Guerra contra as olheiras: os tratamentos ideais para combatê-las

Profundas ou mais discretas, em tom escuro ou arroxeado. Não importa o tipo, as olheiras são capazes de causar incômodo e impactar nosso olhar. Elas são aquelas manchinhas ao redor dos olhos intensificadas pelo excesso de melanina no local, outras se caracterizam pelo inchaço na região.

+ Exército contra as olheiras
+ Revelando minhas preferências de maquiagem

Guerra contra as olheiras: a causa vai além da falta de sono!

O aparecimento não é apenas uma consequência do cansaço e de noites mal dormidas. Além do sono – nesse caso, da falta dele – a olheira também pode ser provocada por fatores relacionados à hereditariedade e genética, hidratação, má circulação do sangue, exposição ao sol, ingestão de álcool e até mesmo ao estresse.

Mas como, então, diminuir seu efeito ou evitar o desconforto que traz tanto para, principalmente, as mulheres? Confira abaixo alguns tratamentos eficientes para combater essa indesejada condição.

Tipos de tratamentos para as olheiras

Para escolher o tratamento mais indicado para suas olheiras, é importante entender de que tipo elas são. Para casos que requerem uma ação mais intensa, existem diversas opções de tratamentos estéticos que podem ajudar. É o caso do preenchimento com ácido hialurônico, laser e luz pulsada, por exemplo.

Porém, com o avanço cada vez maior do mercado da beleza e a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, também é possível recorrer a ótimos tratamentos naturais ou cosméticos em casa mesmo. Em ambos os casos existem produtos poderosos no combate às olheiras.

Tratamentos naturais

Como o próprio nome diz, o maior benefício dos tratamentos naturais é o fato de contar com produtos que vêm diretamente da natureza e, dessa forma, não possuir qualquer efeito colateral. Entre os tipos de tratamentos, esse também sai na frente quando o assunto é economia. Aí vão algumas dicas:

Óleo de coco

Ele é o queridinho para muitos tratamentos de beleza, e para ajudar nas olheiras não é diferente. Faça uma massagem delicada na região delas usando uma colher de sopa do óleo. Depois disso, deixe o produto agir ali por cerca de 20 minutos, enxaguando com água fria logo em seguida.

Argila

Funciona como uma espécie de substituta caseira da drenagem linfática. Faça uma máscara em todo o rosto, incluindo a área das olheiras. Ela auxilia na desintoxicação do organismo e deixa a pele mais descansada.

Chá gelado

Suas olheiras são aquelas com aspecto arroxeado? O chá verde e o chá de camomila são competentes para acalmar a pele e contrair os vasos sanguíneos. Fazer uma compressa na região afetada é uma boa dica.

+ Análise de cores: entendendo sobre coloração pessoal
+ Como você usa o Eyeko Cream?

Tratamentos cosméticos

Os tratamentos cosméticos são aqueles adotados com os cremes disponíveis para venda. Um bom produto, de uma boa marca, pode auxiliar muito na guerra contra as olheiras.

Mas, na hora da escolha do melhor creme, o principal ponto é observar a fórmula e se ela conta com ativos que são realmente potentes. Os principais ativos são:

Vitamina C

Além de tantas vantagens que já possui, a vitamina C também tem suas armas contra as olheiras. Ela é capaz de clarear manchas e controlar a produção de melanina. Para melhorar, também ajuda na produção de colágeno, que oferece maior firmeza à pele.

Cafeína

É um dos mais importantes ativos no combate às olheiras. A cafeína ativa a circulação do sangue e ainda fortalece os vasos sanguíneos. Pode apostar nos cremes que contenham esse ingrediente.

Retinol

O grande benefício do retinol é ser um ativo que uniformiza o tom da pele, graças ao seu poder clareador. Por estimular a renovação das células e concentração de colágeno, também fortalece a pele da região onde estão localizadas as olheiras.

Já deu para perceber que não faltam aliados contra as indesejáveis olheiras, não é mesmo? Para escolher o que combina melhor com você, basta observar suas preferências na hora do cuidado, aquele que melhor se adapta à sua rotina do dia a dia e, claro, as mais condizentes com o seu tipo de necessidade.

Para essa última questão, consultar um dermatologista que verifique qual é o tipo específico de suas olheiras é uma ótima pedida. Depois disso, é só aproveitar um olhar ainda mais lindo!

Artigo atualizado em março/2021.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
2 comments Add yours
  1. bommmmm
    eu tambem travo uma guerra com as minhas olheiras
    dica de corretivo?? ando usando e amando o 4 em 1 do boticario + o flash iluminador,tambem de lá….foram as unicas duas coisas que conseguiram disfarçar de maneira razoavel minhas olheiras!
    bjooo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *