Blogs de moda e beleza X Seres pensantes | Blog Oxente Menina

Blogs de moda e beleza X Seres pensantes

BLOGS-moda-beleza

“Pessoas que gostam de moda são fúteis”

Se você concorda com a premissa acima, e é uma daquelas pessoas que acham que é impossível para um ser humano ser provido de beleza e inteligência, pode parar de ler aqui, pois provavelmente não irá apreciar o escopo desse texto.

Por outro lado, se você também concorda com o intento da frase, e gosta de moda {e provavelmente não entendeu o sarcasmo da comparação}, talvez não consiga compreender a ideia central do que está escrito aqui. Cabe a você continuar lendo ou desistir.

Desde a época da faculdade, quando eu explicitamente mostrava interesse pelo mundo da moda e beleza, era taxada de “patricinha” entre os simpáticos, “fútil” pelos enrustidos, e “burra” pelos pseudo-intelectuais. Agora pergunto: como uma pessoa é capaz de classificar outra baseada em algumas preferências? E, pior, como é possível julgar o grau de inteligência de outrem baseado apenas nisso?

Cansei de ser olhada torto por adorar blues e me acabar atrás de um trio-elétrico, por vestir rosa e discutir futebol com um bando de macho, por ler chick-lit e explicar que o nome da minha filha (quando eu tiver uma) é proveniente de uma história de Dante. Por que não podemos apreciar coisas que não necessariamente tem a ver com outras áreas de nosso interesse? Isso nos transforma em seres sem opinião própria? Ou somos apenas pessoas flexíveis e abertas a conhecer e gostar de coisas variadas?

Trazendo a abordagem para o mundo bloguístico, recentemente fui questionada sobre a qualidade do conteúdo exposto em blogs de moda e beleza, e – reparem na ênfase – sendo eu uma jornalista, qual era a minha opinião sobre o assunto.

Vamos lá.

Para mim, o blog é um hobby. Independente de ter um diploma de jornalismo, escrevo no Oxente, Menina! por puro e simples prazer. Acredito que quem lê, o faz pela mesma razão. Jamais escrevi aqui pensando no grau do QI dos leitores – que eu não estimo e nem subestimo – apenas não penso nisso como um ponto determinante para escrever um texto.

Sinceramente, penso que se os leitores desse segmento de blogs quisessem ler textos super elaborados, eles iriam buscar jornais, revistas ou livros. Vejo os blogs como um acesso mais prático e leve à informação, que, de forma alguma, substitui ou elimina os outros meios de comunicação.

Existem posts que demandam uma intensidade maior de pesquisa, outros são apenas fotos com textos curtos, e isso acontece em toda a blogsfera, não apenas neste blog. Algumas pessoas conseguem se expressar muito bem, já outras nem tanto. Mas cabe ao leitor, apenas ao leitor, escolher e se identificar com os blogs (e blogueiros) que ele gosta. Isso nada tem a ver com ser inteligente ou ter um nível cultural decente. Absolutamente nada a ver.

Costumo usar uma certa dose de humor e sarcasmo em alguns posts, que se juntam às gírias e adjetivos, e que certamente não os usaria se estivesse escrevendo uma matéria sobre a Bovespa para o Valor Econômico. Esse estilo pode fazer com que algumas pessoas se identifiquem comigo, e outras me achem uma chata.

Então, *suspiros* para quê tantos questionamentos em cima de uma coisa que deveria ser sinônimo de diversão? E daí que todos os blogs postaram sobre o mesmo assunto no mesmo dia? A blogsfera não é uma competição para ver quem expõe a ideia mais rápido ou mais bem explicada. A informação está aí acessível à todos, e lê quem quer. Existem blogs fantásticos escritos por pessoas inteligentíssimas e lindas. O fato de alguém gostar de batom rosa, não significa que não possa gostar de ler Nietzsche.

Existem blogs ruins, com conteúdo péssimo? Sim. E repito: lê quem quer. Mas vamos acabar com generalizações sem fundamento de que quem fala sobre moda e beleza é burra, vamos deixar de lado esse pseudo-intelectualismo exacerbado, que o separa da chatice apenas por uma linha imaginária, porque aqui não é o lugar para isso.

Gostaria ainda de sugerir uma ação prática e efetiva para quem se considera demasiadamente superior, intelectualmente falando, para estar aqui: no canto direito da tela, lá no alto, tem um X. Tá vendo? Clica lá.

E para quem continua aqui, peço licença para finalizar o post neste exato momento. Preciso me maquiar antes de continuar a leitura do meu livro…

Comente também pelo Facebook!

40 Comentários

  1. Camila
    07 de maio de 2010

    apoiadíssima!´Desde que formei em moda, já ouvi muito: " se formou em moda? Sério? Mas vc sempre gostou tanto de ler.." Oi? e eu tenho parar de ler para trabalhar com moda? Muito pelo contrário, meu bem! Temos que ler muito. Saber sobre sociologia, história, mkt…
    beijo
    E outra coisa…um pouco de "futilidade" é sempre bom! Vamos nos divertir, Brasil!!!

    Reply

  2. VaH
    07 de maio de 2010

    Simplesmente AMEI seu post. Falou tudo!!!

    Reply

  3. Camila
    07 de maio de 2010

    Olá!!!
    Mais um post com alto nível de argumentos ;)
    Amei e concordo muito com td o que vc disse…
    Quem não percebe q hj as mulheres tem varias faces, esta muito atrasado hehehe
    Eu já vi muitos comentarios hostis sobre pessoas q vivem nesse mundo de beleza e tbm as blogueiras e leitoras…
    Eu sou eng química, adoro futebol, cuido dos investimentos da minha família, leio jornal, tenho um marido historiador e amo os passeios culturais q ele curte, ouço somente rock and roll, leio bastante (já li Dante e ou filósofos, alem de titulos mais acadêmicos)…
    Mas tbm amo makes, moda, comportamento…
    Acho q as pessoas tem problema em aceitar as opiniões dos outros. Isso na minha opinião é obrigação. Uma pessoa inteligente e educada sempre saberá separar opiniões e comportamentos.
    Sou mulherzinha sim!!!!
    Hj em dia as mulheres tem q ter mil facetas sim!!! Temos q saber td o q acontece ao nosso redor, em todas as áreas ;)
    Saber o porque das variações cambiais ajuda a entender a economia global e a saber se vale ou nao comprar aquele batom na tia brigette… Ah e a organizar a super viagem pra NYC ou Paris :)
    E aos homens… Os q não gostam de mulheres mulherzinhas estão perdendo… O maridão ama!!!! Ele sabe dar valor e entender q eu preciso de um pouco de tudo Pr me sentir compelta.
    Nessa ele assite filme açucarado; documentário da industria do petróleo, canal francês e bloomberg ahahah
    é isso

    Bjo e parabéns!!!!

    Reply

  4. Camila B.
    07 de maio de 2010

    Olha, eu não sou de generalizações, não me acho superior a ninguém, adoro minha parte "fútil" de gostar de moda, sapatos, make, bolsas (tudo de bom!) e de ler a respeito do assunto, mas aqui pra nós… simplesmente pra mim não dá ler blogs mal escritos.
    Se a pessoa se propõe a escrever algo para ser lido por outras pessoas, acho que tem que ter um mínimo de cuidado, não com o conteúdo, pois isso é relativo e, realmente, lê quem quer, mas sim com a forma!
    Ler blogs bem escritos, como o de Ana Lu, me dão mais prazer.
    Gosto da fluidez do seu texto e da naturalidade com que escreve com essa pitada de humor e sarcasmo – adoraria escrever assim!!

    Reply

  5. Camila B.
    07 de maio de 2010

    Nooossa, quanta Camila aqui hoje!!!

    Reply

  6. Aline Costa
    07 de maio de 2010

    Acompanho seu blog já há um tempo, e adoro!
    Mas esse post pra mim foi o melhpr de todos!!! Amei!!!

    Bjus

    Reply

  7. Karen Lommez
    07 de maio de 2010

    No início do meu blog fiz um post falando disso, dos rótulos. Vc tem razão, total razão, e como sempre escreveu um texto impecável, claro. Adorei. Acreditar nesse clichê sim é coisa de gente burra, obtusa. Sou professora universitária, dou aula numa das grandes faculdades de medicina de MG e do país, ontem dei uma palestra, dei aula, sou graduada e pós graduada pela UFMG e toda vez que estou na frente dos meus alunos ou expectadores, estou sempre arrumada e bonita. Tb fui muito rotulada de patricinha e de barbie na faculdade de Ciências Sociais, onde tem muita gente pseudo-intelectual que acha que mulher inteligente é feia e tem sovaco cabeludo e calcanhar preto e cascudo de tanto usar sandalinha de couro. Nunca liguei para isso, pois na hora do vamos ver, quem sempre ficava na frente nos concursos era eu, e então aparecia um monte de gente pra falar que isso acontecia porque eu devia ter dado para os professores da banca. O mundo dos blogs deve sim ser leve e divertido, mas deve ser informativo, claro, e os textos precisam ser bons.Os blogs que acompanho, inclusive o seu, são assim. òtimo post. bjk

    Reply

  8. Cynthia
    07 de maio de 2010

    Ana Lu, acho que isso que você falou traduz muito o que penso. Na faculdade eu evito falar sobre meu blog pq sei que quando a maioria souber vou ser taxada nos corredores como a fútil e superficial.
    Eu no começo sofria muito com isso, não só da faculdade, mas com olhares de alguns familiares. Mas ai depois pensei? Quem sao voces para me julgar? Será que vou ter de gostar de algo pela preferencia de outras pessoas?
    Você assumir o que você gosta e saber lidar com as criticas que no nosso caso, na maioria das vezes é destrutiva é complicado, e exige muita paciencia e maturidade.

    Vou escutar somente as pessoas que eu sei que realmente se importam comigo, o resto é besteira, criticar é a coisa mais facil do mundo e cabe a nós saber quais escutar.

    Parabens pelo post. Muito bem pensado, é por isso que o blog está um sucesso.

    Beijos e um ótimo fds!

    Reply

  9. Fenix...
    07 de maio de 2010

    Simplesmente um luxo!!!

    Adorei o post e serve de cala a boca pra quem morre de inveja.

    Parabens pelo conteudo!!!

    Reply

  10. Carlinha Salgueiro
    07 de maio de 2010

    Lu, nem preciso falar mais nada. E outra que culpa temos se gostamos de "preservar" a beleza que nos foi dada?

    Brincadeiras a parte, esta semana mesmo recebi um e-mail de um pseudo inteligente que me cortejava. Ao ser posto de lado por alguns minutos para eu cuidar da minha vida, soltou a pérolas relacionadas com meu gosto por cosméticos.

    Este foi só um dos milhares, porque se colocar na pauta que o mundo cão que escolhi para minha profissão, onde impera o concreto, o tijolo, os "brocos", nem dá para listar. Mas, já ouvi gente dizer que eu não daria conta do recado e coisas do tipo, por causa do meu jeito.

    Com o tempo, fui aprendendo a não esquentar a cabeça e deixar que o tempo mostrasse a quem quisesse ver. Algumas pessoas recebem bem uma mulher que gosta de ser mulher e não deixa de ser profissional.

    Uma vez um professor da faculdade me corrigiu, um dos que me davam apoio contra as pessoas que adoram rotular. Eu disse a ele na época que além de tudo eu era mulher. Ele corrigiu: "Antes de tudo você é mulher!".

    Quer saber, nem ligo, quem precisa dar rótulos para me classificar (ou desclassificar) em posições na vida é o tipo de gente que não me apetece, que não faço questão de ter por perto.

    Quer achar que sou fútil? Tudo bem, eu sei dentro de mim que a pessoa está perdendo uma grande oportunidade de conseguir me abrir e descobrir outras coisas fantásticas. E gente preguiçosa assim, é melhor que esteja longe, obrigada!

    Foi por não ter preguiça que conheci “meninas” inteligentes, você, a Karen, a Dáfni, a Milena e a Renata e que leio mesmo por prazer. Espero me identificar com muitas outras que sabem que não somos “um caso perdido”!

    Beijos!

    ps: Também ri demais com os comentários da Karen e fiquei feliz com as respostas lidas aqui.

    Reply

  11. Luciete
    07 de maio de 2010

    Adorei o post. Eu adoro moda e make e isso e desde muito nova, sempre fui a "pricesinha" da familia, e depois mais velha passei a ser chamada de "patricinha" pelos amigos de escola e trabalho. Não é porque eu gosto de me vestir bem que eu sou fútil, eu gosto de moda assim como eu gosto de musica, livros e outras coisas. Eu acho que as pessoas que tem blog ou que segue esses blog de moda são tachadas assim por causa do preconceito é claro, mas tb por causa de alguns blog que realmente passa essa imagem, mostrando o batom da marca "X" que custa caro e que é exclusivo, ou a coleção do esmalte "X" que ela ganhou antes mesmo do lançamento, assim o blog passa a ser uma exibição dos produtos caro que ela compra e perde o objetivo de um blog que é compartilhar experiências e conhecimento. Mais é como vc disse, cada um lê o que quer.
    Mais podem me chamar do que quiser, patricinha, fútil, fresca… Eu não ligo, eu sou assim e vou continuar sendo…

    Beijinhos!!!!

    Reply

  12. ♥Ju Monteiro Kenzi Inoue♥
    07 de maio de 2010

    Passando pra te deixar um beijinho e desejar um otimo final de semana repleto de realizações!beijos

    http://julianakenzi.blogspot.com

    =)

    Reply

  13. Haranin Julia Maria
    07 de maio de 2010

    Só tenho a dizer uma coisa:
    Arrasou na argumentação!!!
    Parabéns!
    Beijinhos

    Reply

  14. Mel Salvi
    07 de maio de 2010

    Eu vou logo dizer que o ÚNICO blog em que fico com vergonha de comentar é o Oxente.

    AnaLu escreve maravilhosamente bem e ainda vem as leitoras como as Camilas, Cyntia, Karen, Carlinha com comments super elaborados. Morro de vergonha! Por outro lado eu uso óleo de peroba todo dia e continuo falando….

    Sobre os post, eu acredito exatametne no oposto. As pessoas que realmente entendem de moda são as pensantes. Moda não é só pano! É história, é arte, é conhecimento de verdade.

    Escrever o que voce acha de um look ou tendência é fácil. Ter credibilidade para isso é outra coisa…

    bjks
    Mel

    Reply

  15. raquel
    07 de maio de 2010

    Ana,

    Não te estressa com inveja alheia não! isso prova q seu blog incomoda de tão bom e bem escrito que é! ou vc acha q se seu blog fosse só mais uma cópia falsificada como tantas q tem por ai, que ia ter gente se doendo pelo q vc escreve? me desculpem as pessoas que n conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo em suas vidas como ser bons profissionais, boas pessoas, serem inteligentes, gostar de coisas sérias e também de coisas fúteis que pra elas são importantes, me perdoem os que acham q só podem ser inteligentes e centrados por q elegem como importante só o lado das coisas que acham q são sérias como a alta do dólar, se a bolsa caiu ou não, a crise europeia e etc! Podemos muito bem sim…saber ser bons profissionais inteligentes e tb gostar de maquiagem e moda, já senti olhares n muito aprovadores quando falo que aprendi várias coisas lendo meus blogs preferidos ou lendo minhas revistas "fúteis" mas sabe do q mais? Não estou nem ai…minha vida continua independente dos rotulos que me dão, o que importa é q quando é preciso tanto no trabalho ou na vida pessoal q mostro do que sou capaz e calo sim a boca de muita gente invejosa e por q n…mal amada kkkkkkk que acha q por q sou mulher e bonita que só posso ser burra e patricinha e não ter estudo e ser uma boa profissional. O bom é q sei que as pessoas em geral que acham isso são pessoas frustadas na vida e usam isso como motivo para atacar as pessoas que eles gostariam de ser e não tem coragem de admitir.

    Reply

  16. Giovanna
    07 de maio de 2010

    Clap, clap! Adorei o que você falou!

    Reply

  17. Inara Silveira
    07 de maio de 2010

    Falou tudo!
    Viva nossas 'feminices'!
    Assino embaixo de cada palavra tua!!

    Beijocas, flor.

    Reply

  18. Regina
    07 de maio de 2010

    Ana, concordo com tudo o que você falou. Blog é diversão, não entendo porque as pessoas levam isso tão a sério! E infelizmente as pessoas ainda tem esse pensamento retrógrado de que quem se interessa por beleza e moda não pode gostar de literatura, não lê jornal, não é "culta". Para citar o meu exemplo, amigas minhas que me conhecem de faculdade, escola, ficaram extremamente surpresas quando souberam do meu blog. Porque eu parecia "tão inteligente" que a idéia de blogar sobre beleza não fazia sentido. Dá pra entender uma coisa dessas? Todos nós somos seres complexos, o que não faz sentido é se interessar só por uma coisa específica e desprezar todo o resto como se nada daquilo fosse relevante. Abrir a mente é bom =)

    Bom final de semana, Ana! =*

    Reply

  19. Alê
    08 de maio de 2010

    concordo mesmo com você
    acho que temos sim que se interessar por beleza e afins,porque somos varias mulheres em uma so e podemos sim gostar de tudo um pouco!
    blog de moda tem zilhão e adoro ficar futucando um e outro
    hahahahahah
    post magnifico parabens!!!

    Reply

  20. Juliana Abi
    08 de maio de 2010

    Não concordo que pessoas que se preocupam com moda são fúteis. São pessoas que gostam de se vestir bem e utilizam da moda para se inspirar.
    Uma coisinha: nem tudo é inveja. Tem gente que quando ouve uma crítica, já diz ''É inveja sua" Nem sempre, as vezes quem recebe a crítica nao tem senso crítico de si mesma e acha que tá tudo maravilhoso, mas cada um é cada um…

    Reply

  21. Line
    08 de maio de 2010

    Pessoas que acreditam que as outras, para serem inteligentes, precisam gostar de apenas uma coisa e só podem falar de coisas sérias são extremamente limitadas.
    Então eu, por ser advogada, não posso escrever um blog sobre beleza?? acaso eu tenho que ser uma excelente advogada e feia, porque se eu gostar de me cuidar ai eu serei bonita e burra??
    mulheres, desde sempre, são seres de múltiplas facetas e tarefas..e ler um livro de filosofia para depois escrever um post sobre aquele batom da moda, faz parte dessa magia que é ser mulher nos tempos de hoje.
    quanto ao nivel do que se escreve, ai é outra história…mas a blogsfera é livre…escreve quem quer e ler qualquer baboseira quem quer também..essa é a alma do negócio!
    bjoo

    Reply

  22. Dani Sales
    08 de maio de 2010

    Adorei mais esse post, como sempre Ana Lu! Imagina só que eu fiz Letras e mesmo devorando Shakespeare e Dostoievsky, defendia com unhas e dentes Sidney Sheldon…
    Sempre disse aos meus críticos: tem maior sinal de burrice do que rotular?
    As pessos se revoltam ou cochichm 'távendoelanãoétãointeligente assim',com mulheres que se preocupam tanto com o que as chuvas vão fazer de estrago nos morros quanto nos próprios cabelos rsrsrs
    Bom eles não sabem que as felicidade mora também nas coisas mais simples e imateriais…

    bjs
    Deixemo-los pra lá então kkkk

    Reply

  23. Prit´s
    08 de maio de 2010

    Acredito que nós mulheres já somos multitarefas desde o útero, está no DNA, negar isso, especialmente em nossos dias, onde informações de todos os gêneros estão sempre tão acessíveis a um clique do mouse, é negar a nossa própria natureza.
    Podemos ser lindas, inteligentes, opinativas, conectadas e críticas em cima do salto sim!
    Minha filha se chama Beatriz por causa da "Divina Comédia" de Dante…rsrs! Temos algo em comum!
    Bjs

    Reply

  24. ´maryyapaz
    08 de maio de 2010

    Meninas é por essas e outras que eu adoro meu amigo Stanford do diva diz.
    E daí que os outros pretendem me rotular? Eu sou fútil mas sou exigente…(citando palavras dele)
    Bjs

    Reply

  25. Coisas da Gigi
    08 de maio de 2010

    Ana, já pensei nisso várias vezes, pois sempre me questionaram o fato de eu escutar Bossa Nova e adorar umas bijus e makes. Já me questionaram de eu ver Discovery e jornais e gostar tb de ler revistas de moda. Então sinceramente teu texto tá ótimo e acredito que varias blogueiras vão comentar assim, porque quando falamos de makes e tal somos taxadas de patricinhas e burras e quando falamos de notícias livros e tal somos taxadas de intelectuais e nerds, é muita taxa pro ser humano.

    Reply

  26. Nel
    08 de maio de 2010

    Tbm adorei e super concordo!!
    Ninguém é obrigado a ler. Fica aqui quem quer e quem gosta!
    Como eu quero e eu gosto, eu fico, viu Lu?!
    ;)
    Um beeeeeeeeijo

    Reply

  27. Bel
    08 de maio de 2010

    Vim pelo título do post q li no de uma amiga e adorei cada frase! Vlw! É tudo o que penso tb!

    Reply

  28. Flavia
    09 de maio de 2010

    As pessoas são tão atrasadas…
    Odeio gente limitada.
    Muito bom o texto, vai deixar gente com raiva…
    Bjo

    Reply

  29. Ceci
    09 de maio de 2010

    adorei oq vc escreveu :D seu blog ta com tudo eein lindo amei bjos

    http://ceciiribeiro.blogspot.com/

    Reply

  30. Hestia
    09 de maio de 2010

    Oxe! eu tinha ctz que já seguia mais quando entrei hoje aqui por uma indicação de uma leitora do nosso blog [coisasdenatalie] meu e de Nat :P
    eu não estava seguindo!! não sei o que houve sei que aqui estou novamente

    Beijos

    Reply

  31. Guiggo
    09 de maio de 2010

    Adorei o pots , sou muito julgado pela profissão que escolhi, sou maquiador. As pessoas tem na imaginação que maquiador é aquela pessoa fútil, afeminada, e geralmente meio burra e que ganha pouco.
    Eu ESCOLHI ser maquiador, sou muito feliz com minha profissão e sou o inverso desse estereótipo, sou fluente em 3 linguas, ja viajei grande parte desse mundo, pra maquiar é preciso muita pesquisa ou seja ler e sento em qualquer mesa de bar e bato papo com qualquer machão pois tenho orgulho do que faço.

    Parabéns pelo post e pelo texto que vai fazer muita gente refletir.
    bjs
    Guiggo
    http://www.guiggo.com

    Reply

  32. CAROL FERRAZ
    09 de maio de 2010

    Fazer blog feminino é um desafio maior do que quem está de fora desse círculo pode pensar!
    As críticas chegam de todos os lados, de homens porque acham que falar de 'feminísses' é futilidade, de mulheres recalcadas que acham que têm o direito de criticar pelo puro prazer do desdém, e de desocupados pseudo intelectualizados que não têm mais o que fazer além de tentar atormentar quem não concorda com suas idéias.
    Escolhi um ramo profissional extremamente masculino e sofri e ainda sofro muito preconceito por minha escolha, e pior, por estar nesse ambiente machista e continuar vaidosa, delicada e feminina.
    Críticas e rótilos vêm de todos os lados, destilados por pessoas mal resolvidas que acham que tudo o que é diferente de seus pensamentos não presta.
    Adorei o blog e amei o post.
    Bjos.

    Reply

  33. Andrea
    10 de maio de 2010

    Hunf..Queria tanto ser FINA, DELICADA,COMER DEVAGAR..Resumindo ser MULHERZINHA como disse a Camila.Acho que NEM SE EU FIZESSE UM CURSO INTENSIVO DE ETIQUETA..Ainda assim não seria. Tenho impressão que a pessoa nasce Elegante. Nao falo nem de moda (acompanhar literalmente a moda). Mas de saber se comportar, se vestir, falar.Tenho uma enteada insuportavelmente fina. Um primor. Ela pode vestir o que for que esta lá..Um deslumbre..alem de ser insuportavelmente Magra.Quero ver um óculos de feira, nao parecer nela um óculos de griffe..Enfim, as pessoas que criticam tem uma invejazona..NAO SAO FINAS..QUERIAM TANTO SER.. e não assume..Ana Lu, nao precisa postar…Nao tenho blog..só passo aqui para fuçar mesmo..I N V E J A R..kkkkkkkkkkkk
    XERO GRANDE!!

    Reply

  34. Thaís Nascimento
    10 de maio de 2010

    Post MUITO bom, ate twittei indicando..!
    Odeio gente monotematica, mas nao eh porque vc escreve um blog sobre moda que voce SOH entende de moda neh? Tem gente que, por um blog, acha que pode definir e julgar a pessoa toda, quando aquilo eh apenas PARTE da vida dela.
    Bjusss

    Reply

  35. Diise França
    10 de maio de 2010

    Adorei…só pq fico louca com uma sombra da MAC não quer dizer que não sei fazer um ensaio sobro o livro do MAchado de Assis (que aliás isso é o meu cotidiano) as pessoas se prendem demais em muito questionamentos e esquece do essencial da vida: sorrir e se divertir…

    Reply

  36. Sissi | www.commode.com.br
    10 de maio de 2010

    Ana, ótimo post. Assino embaixo com doses de alívio porque sinto que você conseguiu dizer muito do que tava entalado aqui.

    O mínimo de responsabilidade que eu me cobro como blogueira é pesquisar bastante por a) interesse espontâneo e b) paixão pela informação correta.

    Bjocas.

    Reply

  37. Aline
    10 de maio de 2010

    Mais um dos motivos que me fizeram ter interesse pelo Oxente, Menina!, um blog de mulherzices pra meninas pensantes. Pq, vamos combinar que, embora uma coisa não tenha NADA a ver com a outra, sobram por aí blogs de meninas que parecem fazer questão de parecerem vazias. Por isso tô me sentindo em casa aqui, um achado no mundo virtual! ;)

    Reply

  38. Margarete Cicolin
    11 de maio de 2010

    Mandou muito bem Aninha! Blog = lazer. Não está bom assim? Quer algo mais culto? Vá ler Encíclica! Não sabe o que é? Procura no Google, rsrsrs.
    Bjo, fui… :)

    Reply

  39. Anônimo
    23 de setembro de 2010

    Emile, lol :)

    Elena

    Reply

  40. Anônimo
    26 de setembro de 2010

    Great read! Maybe you could do a follow up on this topic!?!

    Reply

Deixe um comentário!

Close