Usando o blush | Blog Oxente Menina

Usando o blush

Lá em meados dos anos 80, eu tinha uma Barbie Face. Era uma boneca que, acoplado à sua cabeça, havia um suporte com sombras, blush, batom, pincéis, pente e escova. Eu até era boa nos penteados, mas o que eu gostava mesmo era de maquiar a Barbie. Achava o máximo ter uma cobaia muda!

A variedade de cores era bem restrita, mas exagerar na sombra azul e deixar as bochechas da boneca com cor de alemão depois de visitar o Ceará era sinônimo de diversão pra mim. E, na minha cabeça, a Barbie ficava chiquérrima!

Na mesma época, era exibida na Globo a primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, e comecei a pensar que só porque a Emília era uma boneca que virava gente, eu não tinha o direito de transformar a minha Barbie em boneca de pano. Afinal de contas, eu queria que ela ficasse CHIQUE, e não com cara de boneca, entendem a diferença?

Inconscientemente, compreendi que o blush em demasia não contribuía para deixar as minhas bonecas mais chiques.

O tempo passou, mas as Barbies e Emílias continuam andando pelas ruas. Essas “bonecas” ainda não entenderam que não é preciso exagerar para mostrar o blush. O objetivo desse produto é dar um “ar saudável”, ou chique, e não concorrer a uma vaga no circo.

Selecionei algumas dicas na tentativa de auxiliá-las na escolha e na aplicação do blush.

Tipos de rosto


Se você tem o rosto comprido, aplique o blush nas maçãs do rosto, indo da área próxima ao nariz em direção às orelhas. Isso ajuda a alargar o formato do rosto.

Se você tem o rosto quadrado, passe o blush na metade das maçãs e espalhe em direção ao canto externo dos olhos. Isso ajuda a suavizar o rosto. 

Se você tem o rosto redondo, aplique o blush desde a covinha {para encontrar a sua, faça a boca de peixinho. A parte mais funda é a sua covinha} e pincele em direção às orelhas. Isso ajuda a afinar o rosto.

A cor certa para o seu tom de pele 

Claras: Rosa, pêssego e nude
Morenas: Coral, pêssego e bege
Negras: Tons escuros avermelhados e marrons
Orientais: Acobreados, rosa queimado e terrais

Dicas úteis
  • Para tirar o excesso de blush, use um algodão seco em movimentos circulares, depois passe um pincel macio com pó, até chegar à tonalidade desejada.
  • Para afinar o rosto, aplique um tom mais escuro na altura do maxilar em direção ao queixo.

Há muita informação sobre técnicas de aplicação, texturas de blush, cores e formatos de rosto, mas tentei sintetizar para dar uma ideia geral. Se vocês tiverem interesse em informações mais específicas, é só me falar!

Comente também pelo Facebook!

22 Comentários

  1. Diise França
    13 de maio de 2010

    Bom eu não sei direto o formato do meu rosto (Oi? rs) mas , acho que é comprido então eu to utilizando certo kkkkkkkkkkkkkkkk Adorei as dicas…

    Ain Ana eu lembro dessa Barbie, lembro das meninas brincando com elas enquanto eu estava correndo atrás da bola com os meninos (Sim, eu era bem moleque rsrsr)
    Bjim Ana

    Reply

  2. Ana Carla
    13 de maio de 2010

    Ana
    Eu tive essa barbie!!!
    Sabe q não tinhamuita paciência para pintar… hoje acho ela freak rsss
    Comecei a usar blush a uns 6 meses e não acho mais estranho até gosto.
    Valeu pelas dicas
    bjos

    Reply

  3. Thayana Ota
    13 de maio de 2010

    UAHAUHAHUAHUAHUAHUHAA…ADOREI o post! Até postei uma vez horrorizada falando do blush de uma menina que vi num parque, quase perguntei se ela tava fazendo teste para boneca Emília tbm! auahhauhauhua, realmente tem gente que abusa! :P

    Reply

  4. Coisas da Gigi
    13 de maio de 2010

    Oi Linda, vc tem toda razão quanto às Emilias passeando por aí.
    Coincidentemente, juro, tem um post hoje lá no blog da colaboradora sobre blush. Parece que realemente a galera está usando errado né?

    Reply

  5. Paula Carvalho
    13 de maio de 2010

    Adoro blush. Toda mulher deve usar porque deixa a gente com ar de saúde e bla bla bla. Mas muita gente não sabe passar e fica com casa de palhacinha. Tem que tomar o maior cuidado. Beijos ;*
    http://www.supertendencias.wordpress.com
    Me visite, por favor!!

    Reply

  6. Michelle
    13 de maio de 2010

    Quem tem pele oleosa é melhor optar por um blush sem brilhos neh Ana? Comprei um rosinha com brilhos da Botika e me arrependi…qud o tempo vai passando aumenta a minha sensação de pele bife ao alho e óleo!

    Reply

  7. Michelle
    13 de maio de 2010

    Ah!Essa boneca é minha frustração de criança tbm…queria tanto uma e nunca ganhei!Lembrei de uma melissa que vinha com um estojo de maquiagem rosa que eu tinha que amava!Não se vê mais isso hj…as meninas de hj vão logo é pra salão fazer unhas e makes!!!rsrsrrsrs

    Reply

  8. Blog Consuma com Moderação
    13 de maio de 2010

    Oi Ana!
    Pior é que é verdade, a gente vive encontrando Emílias por aí. Acho que maquiagem carregada fica horrível.

    Eu uso um rosa bem clarinho, o Pink Swoon da MAC e bemmm poquinho.
    Adorei o post!

    Beijos!

    Reply

  9. Carlinha Salgueiro
    13 de maio de 2010

    Esta boneca é uma das minhas frustrações da infância, eu não tive uma.
    Daí que mulher feita eu acabei aproveitando da "cabeça" do curso de cabelereiro da minha amiga. Pois é, existem bonecas assim nestas escolas!
    Estão a venda como material didático. Quase comprei uma, mas minha amiga deixou eu usar a dela, hehe!
    Sobre blush Barbie/Emilia: algumas vezes eu acho o "exagero" da Sandy bonito, mas morro de medo de ser gongada se fizer igual. Então, prefiro parecer que não passei a ter passado demais.
    Beijos!

    Reply

  10. Camila Moraes
    13 de maio de 2010

    Oi Ana!!
    É super importante mesmo saber usar o blush. Para não sair por aí com cara de boneca, ou emilia.. hahaha
    Beijos

    Reply

  11. Larissa Matias
    13 de maio de 2010

    Adorei o Post Ana, eu necessito usar o blush desde as covinhas pq tenho o rosto arredondado. Amei a dica. Essa barbie nao é do meu tempo eu acho ahsuusuas não lembro dela. Mas também adorava maquiar as bonecas. Beijo

    Reply

  12. Aline
    13 de maio de 2010

    Adorei as dicas! Sempre fiz boca de peixinho pra passar o blush e, coincidentemente, hoje mesmo fiquei pensando no sentido disso. Hehehe! Sempre fiz pq aprendi, sei lá onde, que devia fazer assim e segui! Entendido o motivo, tenho o rosto bem redondo, então tô fazendo certo! ;)

    Reply

  13. Alê
    13 de maio de 2010

    oii amiga eu tive essa barbie tambem adoravaaa
    exagerava pacas no blush kkkkk
    hoje estou melhorando ao passar o blush mas ainda tenho muutitas duvidas

    Reply

  14. ♥Ju Monteiro Kenzi Inoue♥
    13 de maio de 2010

    rsrsrs,eu lembro dessa boneca!!
    era engraçado mesmo!Mas,mais engraçado que isso é sair por ai com a cara de Emiliaa!!rsrsr

    tem gente que exagera!!bjkss

    http://julianakenzi.blogspot.com

    Reply

  15. etc & tal
    13 de maio de 2010

    Que legal essa dica…

    Quando eu era criança eu tinha vontade de ter uma boneca dessas, mais minha mãe nunca comprou, então eu tive que me contentar com uma Emilia de pano que eu tenho guardadinha até hoje!!! rsrsrs

    Bjos

    Reply

  16. etc & tal
    13 de maio de 2010

    Que legal essa dica…

    Quando eu era criança eu tinha vontade de ter uma boneca dessas, mais minha mãe nunca comprou, então eu tive que me contentar com uma Emilia de pano que eu tenho guardadinha até hoje!!! rsrsrs

    Bjos

    Reply

  17. Graziele Pacheco
    14 de maio de 2010

    Menina! Adorei as fotos explicativas!
    Tenho rosto redondo é bem díficil achar essas covinhas!
    bjo bjo

    graziele pacheco.
    @grazielepacheco

    Reply

  18. Dayane Kelly (Dayk)
    14 de maio de 2010

    EU concordo plenamente com vc Lu e acho que a dica de "rosto de boneca" deve ser extensiva para bases , tenho pavor qdo vejo pessoas com o rosto literalmente "rebocado" .
    No meu pensar, se é necessário muito esforço e uso diario de produtos para esconder as marcas é pq é necessario uma intervençao de um dermatologista.

    Reply

  19. Renata
    14 de maio de 2010

    nossa gente já vi muita emilia por ai ..e vcs rsrs
    http://www.segredosemaquiagem.blogspot.com

    Reply

  20. raquel
    14 de maio de 2010

    Ana,

    E eu num encontrei uma emilia hj na aula!!! aff como me segurei pra n falar nada!! mas juro q olhei muiiiito pra ela com vontade de falar…acho até q a pobre notou! terminei n falando…acho q n são tds as pessoas q levam na boa um conselho de um estranho do nada sem seu consentimento sobre sua imagem, e como n queria levar um belo dum fora me segurei e sai de perto, vou guardar meus conselhos pra uma amiga, corro menos risco!!! Bjusss

    Reply

  21. claudia
    14 de maio de 2010

    Me deixou triste!!!!uaaaaaaaaaaaaaaauaaaaaaaaaaaaaaaa,pedi pro meu pai uma Barbie face e ele disse que era muito caro!!!e depois de mil anos você me lembrou disto…to triste agora!!!

    Reply

  22. Pati
    18 de junho de 2010

    Oiê!!
    Fiquei sabendo do seu Blog pelo "Eu acredito em cosméticos" e vim dar uma bisbilhotada! Aí vi que te conheço (de fotos), pois conheço Rodrigo e já vi várias fotos suas no orkut dele! Que mundo pequeno!

    Enfim, gostaria de parabenizá-la pelo blog, muito legal, já está favoritado! hihihihi ;)

    Beijos!
    Pati

    Reply

Deixe um comentário!

Close