Benefícios da água termal | Blog Oxente Menina

Benefícios da água termal

Muito se falou nos benefícios da água termal no verão, e agora que estamos entrando no inverno {que inverno?}, o assunto ficou meio esquecido. É bem verdade que uma borrifada em meio ao calor escaldante opera o milagre do alívio; contudo, a refrescância não é o único – ou sequer o mais importante – benefício oferecido pela água termal.

Composição e atuação

Encontrada nas rochas e subterrâneos, a água termal é rica em minerais e outros antioxidantes, que contribuem para acalmar e refrescar a pele. O costume dos banhos termais foi difundido na Grécia Antiga, bem como o banho a vapor, posteriormente, com o intuito de dilatar os poros e induzir à transpiração como forma de desintoxicar o organismo.

Com a disseminação do banho termal e a descoberta dos benefícios para a saúde, vítimas de doenças respiratórias, dermatológicas e reumáticas – dentre outras – descobriram nas águas milagrosas um escape para a cura, ou pelo menos para a atenuação desses problemas.

Na era da estética e da beleza

Apesar de os famosos banhos termais ainda existirem espalhados pelo mundo, e serem bastante procurados por pessoas com problemas de saúde que buscam a cura natural, um grande filão que vem se desenvolvendo com o uso das águas termais é o da estética e beleza.

Até bem pouco tempo, o produto era mais utilizado por pessoas que passavam por cirurgias e buscavam um auxílio para a cicatrização ou diminuição de hematomas. Hoje em dia, é comum ver o uso da água termal por pessoas que buscam mais opções para o cuidado da pele.

Quem não tem banho caça com frasco

Talvez os banhos termais não estejam ao alcance de todos, financeira e geograficamente falando, mas os frascos da água podem ser facilmente encontrados em farmácias e lojas online. Várias marcas oferecem esse tipo de produto no mercado, e os preços variam bastante de acordo com a marca e a quantidade de produto no frasco.

Alguns dos benefícios da água termal 
  • Acalma e refresca a pele 
  • Atenua a vermelhidão
  • Auxilia na cicatrização 
  • Hidrata e nutre 
  • Combate a expressão de cansaço 
  • Ajuda a controlar a oleosidade
    Dicas 
    • Coloque a água termal na geladeira para mais refrescância na hora de usar 
    • Borrife no rosto antes de passar a maquiagem para ajudar na fixação 
    • Use após o banho de mar ou de piscina para alívio imediato após o contato com o sal/cloro

      Atualmente uso a água termal da Avène e a da Águas de São Pedro. Ambas são igualmente maravilhosas, mas dou um crédito maior para a Águas de São Pedro 1) por ser made in Brazil, 2) por ser mais refrescante. E vocês, usam? Têm preferência por alguma?

      Comente também pelo Facebook!

      23 Comentários

      1. Ana Carla
        09 de junho de 2010

        Oi Ana
        Eu uso da Avene a pelo menos 2 anos e gosto da sensação que além de refrescar, nutri a pele, pelos minerais e tal e ja li que a da Avene é mais indicada para quem tem pele com tendência a oleosidade,
        bjo

        Reply

      2. Anônimo
        09 de junho de 2010

        Muito boa a matéria sobre água termal. Além dos usos indicados eu já usei como pós barba e é excelente para eliminar aquele inflamado dos pelos encravados. A água termal é rica em selênio, um mineral que possui ação antiinflamatória. Há muitos cosméticos que utilizam a água termal na produção de suas bases. Vale a pena conferir, e pagar um pouquinho mais… Hehehe

        Reply

      3. Vanessa
        09 de junho de 2010

        Oi Lu,

        Adorei o post…ja uso faz um bom tempo da Avene e amo!

        Ja usei a da La Roche Posay mas ainda prefiro a da Avene.

        E tb faco o marido usar apos o barbear e tb uso pos depilacao com cera….tira a vermelhidao e refresca!

        Agua thermal e essencial na vida da mulher! rs

        Bjo

        Reply

      4. Diise França
        09 de junho de 2010

        Nossa Nega…Adorei o post. Já tinha ouvido falar mas não conseguia entender para que servia…ótima dica vou atrás…

        Reply

      5. Aline
        09 de junho de 2010

        Ana Lu, acredita que eu tava ontem pesquisando sobre águas termais pelos blogs? Amei o post! Tô louca pra comprar a minha e foi muito bom saber que a marca nacional e acessível é legal. ;)
        Obrigada pelas dicas, vieram MUITO a calhar!

        Reply

      6. Camila B.
        09 de junho de 2010

        Ainda não experimentei, mas tenho vontade!

        Reply

      7. Betty Gaeta
        09 de junho de 2010

        Aqui está frio! Não dá para borrifar água termal…
        Bjkas e um bom dia.

        Reply

      8. Line
        09 de junho de 2010

        eu uso a da aguas de são pedro também!!!
        é um milagre ela beeemmm geladinha!! heheheh
        bjoooo

        Reply

      9. Ana Lu Fragoso
        09 de junho de 2010

        Aninha, não sabia dessa indicação da Avène. Bom saber disso!

        João, ótima dica! Vou falar pro meu marido testar como pós-barba.

        Van, qdo fui comprar fiquei na dúvida entre as duas, escolhi a da Avène pq tava mais barata. Mas fico feliz em saber q além disso ela tb é melhor, hahaha.

        Diise e Cami, testem sim, vale muito a pena.

        Aline, eu super recomendo essa da Águas de São Pedro, ando sempre com ela na bolsa.

        Betty, borrifar para refrescar não, mas vc pode usar para hidratar e antes de colocar a maquiagem.

        Reply

      10. Aline
        09 de junho de 2010

        Tô tentando abrir o Twitter há horas pra não ter que perguntar por aqui e deixar mais um comentário, mas a baleia tá reinando hoje! Onde que eu encontro, aqui em Recife ou na web, a da Águas de São Pedro?

        Reply

      11. Ana Lu Fragoso
        09 de junho de 2010

        Inarinha, vc usa qual? Que continue com seu hábito "horrível" por muito tempo, rsrsrs.

        Aline, o site da Águas de São Pedro é esse: http://www.aguasdesaopedro.com/ Aqui em Recife acho q não tem nenhum ponto de venda.

        Reply

      12. Apartamento Fashion
        09 de junho de 2010

        nunca usei, mas ja soube que tb serve pra ficar maquiagem.

        vou tentar achar uma mais baratinha pelas farmácias pra testar!

        Reply

      13. Inara Silveira
        09 de junho de 2010

        Eunão esqueço da minha nem no inverno!
        Já criei um habito 'horrivel' em passa-la hehehehe

        Beijocas

        Reply

      14. Graziele Pacheco
        09 de junho de 2010

        Olá!!
        Adorei o post! tinha dúvidas sobre isso e vc me esclareceu! Rs.
        ainda não comprei nenhuma, mas vou comprar sim!
        bjo bjo

        graziele pacheco.
        @grazielepacheco

        Reply

      15. Aninha
        09 de junho de 2010

        Eu uso a água termal da La Roche!!!
        Na verdade, a dermatologista indicou pra minha mãe, quando ela fez o laser no rosto! rsrs
        Bjo

        Reply

      16. Carol Barboza
        10 de junho de 2010

        Nossa que bacana! Gostei da dica. Confesso que eu nunca usei, mas fiquei com super vontade de experimentar agora :)
        Beijão

        Reply

      17. Carol Neves
        10 de junho de 2010

        Oxe! e eu que nem sabia que isso era vendido em frascos… hahaha
        agora vou atrás de uma né? com esses benefícios todos…!

        Reply

      18. Regina
        10 de junho de 2010

        Oi, Ana!
        Eu uso a da La Roche, acho boa mas nunca usei de outra marca para poder comparar. Costumo dar uma borrifada no rosto após passar o pó no rosto, porque aí o make fica com um ar mais natural e não tão matte, que eu prefiro =)

        Beijos!

        Reply

      19. Michelle Lynn
        10 de junho de 2010

        Muito boa a dica!
        Adorei o seu blog e estou segindo!
        bjoss

        Reply

      20. Ana Lu Fragoso
        10 de junho de 2010

        Karol, ajuda sim. Mas eu prefiro passar antes do que depois da maquiagem, embora nunca tenha borrado mesmo aplicando depois.

        Aninha, nunca usei a da La Roche. E vc pegando carona nas coisas da sua mãe, hein? hehehe

        Grazi, se tiver mais dúvidas pergunte, viu? :***

        Carol Neves, qdo vc começar a usar vc nunca mais vai deixar de andar com uma, hahaha.

        , ótima dica, principalmente para quem tem preferência semelhante.

        Carol Barboza, qdo experimentar conta pra gente o q achou, tá? :)

        Michelle, bem vinda, xuxu!

        Reply

      21. Blog Consuma com Moderação
        10 de junho de 2010

        Ana, nunca usei água termal, nunca tinha me interessado muito até ler esse post. Fiuei curiosa, vou comprar!
        Beijos,

        Reply

      22. Piu.
        10 de junho de 2010

        meninaaaaa, tô doida pra testar esse babado da água termal! :D

        Reply

      23. Karina Camerino
        10 de junho de 2010

        Nunca usei, mas só tenho ouvido coisas boas sobre a água termal.
        Vou testar!
        Bjinhos!

        Reply

      Deixe um comentário!

      Close