Blogs e empresas: DR eterna!

“Gostaríamos de lhe enviar alguns produtos para testar”. Tem gente que sonha em ler essas palavras em um e-mail proveniente de alguma empresa, principalmente novas blogueiras, vorazes por realizar parcerias em seus blogs. Há alguns meses publiquei aqui no Oxente, Menina! o post Parcerias nos blogs de moda e beleza, cujo assunto creio que esteja bem claro no título. Recomendo a leitura dele para entender melhor o conteúdo dos parágrafos seguintes, pois é dele o embasamento para o post que você está lendo neste momento para falar sobre o relacionamento entre blogs e empresas.

Muito tem sido discutido, mas pouco tem sido feito para solucioná-los. Parte desse problema se deve ao fato de as empresas ainda não levarem os blogs a sério. Isso não é de todo incompreensível, afinal de contas nem mesmo as agências de publicidade e assessorias de comunicação se abriram completamente para esta mídia, e estas, em alguns casos, tem o poder de orientar as empresas os meios para o quais seus recursos podem ser direcionados.

+ Ainda sobre parcerias…
+ Keep calm and crie um blog

Blogs e empresas

Claro que toda regra tem a sua exceção, e conforme tinha sido comentado no outro post, algumas empresas nacionais já incluem blogs em seus orçamentos de marketing e conseguem realizar um trabalho excelente nessas parcerias. Ainda assim, o potencial enxergado está longe de ser semelhante ao que as empresas de fora enxergam nos blogs conterrâneos.

Neste post irei citar exemplos positivos e negativos dessa relação entre blogs e empresas, e todos eles são verídicos. Para as situações negativas, por questões éticas, optei por preservar os nomes das empresas, indicando apenas as letras iniciais.

Valorização do trabalho do blogueiro

Recentemente a Forever 21, em parceria com o artista Danny Roberts, criou uma coleção de camisetas inspiradas em blogueiras. Louise Ebel, Geri Hirsch e Alice Point foram algumas das blogueiras que receberam a honra de terem suas ilustrações estampadas nas camisetas da marca. A Forever 21 reconheceu o alcance que os blogs tem e conseguiu transformar isso em uma parceria ganha-ganha. O sucesso da linha foi absoluto!

Blogs e empresas

Reconhecimento que vem de fora

É uma grande ironia, mas as empresas de fora dão mais valor às blogueiras brasileiras do que as nacionais. Algumas postagens atrás, mostrei aqui uma caixa de produtos da Too Faced que recebi, e muita gente me perguntou o que eu fiz para ganhar esse presentão.

Um tempo atrás eu tinha enviado um e-mail para eles perguntando se podiam me indicar lojas que revendessem os produtos da marca aqui no país, pois eu já conhecia a Too Faced e sempre gostei muito dos produtos. Eles então me responderam falando das medidas de expansão da marca, que incluíam o Brasil, e pediram recomendações de lojas virtuais em terras tupiniquins. Meu único trabalho foi indicar algumas lojas e agradecer a atenção deles. Fiquei surpresa quando recebi outro e-mail solicitando meu endereço para que pudessem me enviar alguns produtos para testar, e mais ainda quando recebi a caixa cheia de presentes.

Blogs e empresas

Empresa nota “DES” – DEScaso, DESrespeito, DESprezo

“Boa sorte com o seu blog!” Com toda a ironia possível, foi essa frase que Nayara Leandro, do Chat Feminino foi obrigada a ler em sua caixa de e-mail após recusar uma oferta de parceria com a empresa C. de cosméticos.

A proposta inicialmente parecia interessante: C. disponibilizaria dois produtos à escolha da blogueira, um para que fosse sorteado no blog e outro para que fosse feita uma avaliação, e pedia que a lista de e-mails das participantes do sorteio fosse enviada para a empresa. Até aí tudo normal, ainda que a lista de exigências sobre os quesitos para a resenha a serem seguidos fosse uma solicitação inusitada. Nary até se animou e confirmou seu interesse na parceria por e-mail, e então veio a bomba: além de bancar o frete para a vencedora, a blogger ainda teria que bancar o frete da empresa até sua casa. “Me senti como se estivesse fazendo um favor para a marca, lembrando que eu iria divulgar a marca deles, praticamente sem custos. Eles apenas iriam enviar dois produtos e eu faria propaganda. Já estava pensando até em fazer tutoriais de maquiagem com as sombras. Fiquei indignada com a falta de noção do pessoal do marketing da empresa”, desabafa.

+ Assessorias e influenciadores: como criar um relacionamento de sucesso
+ 8 coisas que você nunca deve dizer a um blogueiro

Caça ao cliente

É normal para quem tem blog de moda e beleza chegar numa loja e tirar fotos para divulgar no seu espaço da web. As empresas deveriam se sentir lisonjeadas, afinal de contas terão seus produtos expostos nos veículos com custo zero. Contudo, a loja de departamento R. não pensa dessa forma. Infelizmente!

Há algumas semanas, Dani Oliveira, do blog Eu Não Sou Modelo, sofreu uma verdadeira caça dentro da loja. Ao se deparar com as peças de roupa que buscava, resolveu fotografá-las, sem saber que tal ato era contra a política da empresa. Informada pela segurança sobre a infração do ato, guardou a câmera e ainda assim continuou sendo seguida pelos corredores pela funcionária – até mesmo ao provador! “Ela ficava o tempo todo passando para ver se me pegava tirando as fotos”, conta Dani.

Não sendo o bastante, a blogueira ainda foi abordada ao sair do provador, já com a sua câmera guardada na bolsa, e um caderninho em mãos, sob o argumento de que era proibido anotar os valores na loja. “Eu simplesmente disse: ‘Decorar eu posso?’ e saí de lá.”

Blogs e empresas

Quando o silêncio é pior do que o “não”

Desde maio, eu e Line, do Papo Nada Cabeça, estávamos em contato com algumas empresas na expectativa de firmar parcerias para o encontro que aconteceu no início de julho. Nossa ação, na hora de estabelecer esse contato, partiu de uma premissa muito simples: contatar empresas que oferecem produtos que nós gostamos de usar. Não à toa, as sacolinhas que as participantes receberam estavam recheadas com produtos da Empório Body Store, Manoella, Mohda, Akakia e Océane Femme, empresas que não apenas doaram brindes, mas acreditaram no poder dos blogs e na força da parceria.

Nos preparamos desde o princípio para receber uma resposta negativa de alguma companhia, o que não seria o fim do mundo. Algumas estabelecem cotas de participação em eventos ou parcerias com blogs, e outras simplesmente não tem interesse, e nós compreendemos isso. O que algumas empresas estão teimando em ignorar é o fato de que além de blogueiras, somos clientes, consumidoras em potencial. Ainda assim, certas empresas sequer se deram ao trabalho de nos oferecer uma resposta, independente de ser a que estávamos esperando.

Outras conseguiram ir além da negativa na questão do descaso. Responderam e-mails, firmaram a parceria, e na hora de enviar os produtos simplesmente sumiram e passaram a ignorar as mensagens posteriores. Como foi o caso da empresa de cosméticos T. Inicialmente a pessoa de contato mostrou-se extremamente solícita e disposta a ajudar, depois evaporou… provavelmente junto com a caixa que prometeram enviar.

+ Ivetização da blogosfera {e outras considerações}
+ Manual da blogueira famosa

Morto. Vivo. Morto. Vivo

Com a empresa K. foi diferente. Forneceram e-mail de contato através do Twitter, responderam por DM a confirmação de que haviam recebido o e-mail sobre a parceria para o evento (enviado mais de um mês antes) – e quase me fizeram nutrir uma inexplicável simpatia por eles, mesmo sem receber uma resposta afirmativa sobre a participação no evento. A simpatia morgou quando as semanas foram passando sem resposta, até que, exatamente um dia antes do evento, chega o seguinte e-mail: “Nessa altura acho que perdemos a oportunidade (para o encontro), porque já estamos no início de julho, não é mesmo? Que pena.”

Na boa, posso estar 100% enganada, mas não consegui sentir sinceridade nessa lamentação. Na minha opinião, teria sido mais fácil para eles responderem dizendo que não tinham interesse, mas enviar um e-mail às vésperas lamentando não terem respondido antes foi terrível. Alguém se prontifica a dar uma consultoria à K. e orientá-los sobre como manter um departamento de marketing organizado?

Blogs e empresas
Meu desabafo

Honestamente, não entendo a política dessas empresas que optam por ignorar as blogueiras (clientes, acima de tudo) ou colocar empecilhos sem fundamento na hora em que estamos fazendo nosso trabalho. Como se não tivéssemos mais nada a fazer além de perder tempo tentando “ganhar presentinhos” ou tentar tirar algum tipo de vantagem em cima delas.

Não posso falar por todas as blogueiras, mas eu levo o meu blog muito a sério. E mesmo tendo um trabalho fixo que consome mais de 1/3 do meu dia, dois trabalhos freelancer, e a ocupação de esposa e dona de casa, tento me dedicar ao blog com a mesma perfeição com que me dedico a todas as tarefas que me são confiadas. Chega a ser um insulto, comigo e com todas as blogueiras que se preocupam em fazer um bom trabalho em seus veículos, nos depararmos com circunstâncias negativas como as que foram apresentadas aqui.

Sei que não irei mudar o mundo com esse post, mas sei também que muita gente concorda com o que foi exposto aqui. Resta-nos torcer para que a mentalidade dessas empresas comece a mudar, e continuarmos fazendo o nosso trabalho da melhor forma, com ou sem apoio. A nossa parte já estamos fazendo…

Comentários do Facebook
Compartilhe:
43 comments Add yours
  1. Luiza, não tenho blog, mas soube do seu através de um RT no twitter que me deixou curiosa. Trabalho na área de comunicação e sou obrigada a concordar com a sua afirmação sobre a aceitação dos blogs como mídias de marketing. Saiba que todos torcemos para que isso mude, e pelo que vejo você está executando a sua parte muito bem.
    Estou escrevendo essa mensagem para elogiar a desenvoltura com que você abordou o assunto e pelo excelente texto. Parabéns!

    Ass. Clara

  2. Não tenho blog nem empresa. Penso que antes de qualquer pessoa chegar a um estabelecimento comercial para fazer fotos, deve se apresentar e pedir permissão para fazê-lo. Empresas tem seus investimentos na área de comunicação, posicionamento da marca, público-alvo e nem sempre há a garantia de que uma blogueira faça isso da melhor forma.
    O que vejo como leitora de inúmeros blogs é que a cada dia novos blogs surgem e este é um espaço único daquela pessoa que o mantêm, porque qualquer empresa é obrigada a acreditar e aceitar essas mídias socias? Porque senão vocês iriam denegrir a imagem deles? Por haver o direito à recusa?
    Sempre vi as indicações dos blogs em relação à produtos ou marcas como uma conversa entre amigas, que quer que uma experimente o que é bom para outra. Um serviço às leitoras que mostra que vc é antenada, atual, ousada e não às empresas. Se vc divulga a marca é porque alguma qualidade ela tem pra isso e a empresa se empenha para alcançar esse patamar.
    O erro que vejo em todos os casos citados é apenas das empresas serem mal educadas, fazerem esperar ou se fazer de desentendidas.
    Para ser reconhecido o blog deve antes de mais nada ser DIFERENTE. Se fazer notar em meio a tantos que falam sempre das mesmas coisas com a mesma intenção.
    É isso, prontofalei!

  3. Belissimo post amiga, e mostra bem a realidade que nós blogueiras passamos com as empresas nacionais! Lá fora a história é outra, mas aqui infelizmente a mentalidade das empresas ainda é pequena demais! Amei o post desabafo!!
    Bjos

  4. Oi querida,

    Adorei o seu post e concordo com tudo o que foi dito aqui. Estou firmando parcerias com algumas empresas, o que é excelente para ambas as partes. Mas já tem uma que vai ser cortada, porque assim como foi exemplificado aqui, esta empresa só quer explorar sem nada dar em troca. Blogueiras fiquem de olho nos abusos e não tolerem!! Bjocas

  5. O caso da C. Hill já é clássico, acho que a blogueira que não foi abordada é só porque o e-mail ainda não chegou.

    Por isto, para manter o meu sossego mental, continuo quieta no meu canto.

    Não, não sou eu que vou mudar o mundo!

  6. Olha, não tenho blog, mas me solidarizo com vcs.
    Vocês têm que aguentar cada coisa!!
    Bjos à todas as blogueiras q continuam firmes e fortes para nos manterem atualizadas, apesar dos perrengues que têm que enfrentar!!
    Vocês são guerreiras mesmo!! ;)

  7. Ana não tenho blog, mas imagino o qnto vc leva isso a sério afinal cada palavrinha q tem aqui saiu da sua cabeça…As empresas em questão deviam ter no mínimo o respeito com o trabalho alheio. Só pq existem vários casos na blogsfera de oportunismo e enganação, não quer dizer que não tenha gente séria aqui. E como uma consumidora levo muito em conta o q leio aqui e os produtos que vc indica. As empresas deviam pensar mais nisso…

  8. Infelizmente o seu post quando retrata a parte ruim está 100% correto!

    Além de blogueiras somos consumidoras e o mínimo que as empresas que comentamos,opinamos, recomendamos e consumimos seus produtos… é o respeito.

    Apesar de novo, meu blog já tem algumas parcerias… e só tive um caso pedindo para eu pagar o frete de envio dos produtos, mas mesmo assim a empresa se explicou ….

    "Tenho um volume muito grande de blogs buscando parceria, e como o nosso valor de parceria já estorou, podemos enviar caso você aceite pagar o frete"

    Já as que não respondem… prefiro acreditar que como uso a frase: caso exista interesse, seguem meus contatos… acabo dando a
    liberdade da empresa responder se estiver disposta a fazer a parceria

    Ainda não fiquei chateada com nenhuma parceria firmada ou tentativa de uma…

    Espero que num futuro próximo algumas empresas vejam nos blogs muito mais que um mero diário virtual.

    Parabéns pelo Post

    Beijos

    Pati Castilho

    http://paticastilho-coisasafins.blogspot.com/

  9. Oi Flor parabéns pelo post.

    Você foi certa em tudo.

    Também estou triste com certas situações, já faz um tempo que tento entrar em contato com empresas e algumas não se dá nem ao trabalho de responder os email dizendo que não desejam parceria ou explicando.

    E também já passei a mesma situação da Dani, foi horrivel fiquei morta de vergonha.

    Beijos flor

  10. Haha a empresa R da caça aos clientes eu sei qual é, já passei por uma situação assim!
    A gente ri para não chorar porque é muuuita falta de respeito!

    Bjs!

  11. Adorei o post! Atualmente estou passando por uma destas situações. Uma empresa me convidou para fazer parte de um projeto deles, no qual eu teria que participar escrevendo posts.

    Muito bem, fiz a minha postagem e a empresa disse que eu receberia um produto em troca. Isso já faz um mês e o único email que eu recebi dizia que o tal produto estava sendo fabricado, enquanto as outras participantes já haviam recebido os seus.

    O que me deixa indignada é que eu gastei meu tempo com isso. Fazer uma postagem leva tempo, pesquisa… Ficamos meio de mãos atadas nessas horas.

    Parabéns pelo post!

    Beijos!

    Gabi
    :: http://lipstickcorner.blogspot.com

  12. Oi Ana!! Parabéns pelo post!! Estava procurando um post assim, já faz algum tempo. Para mim que sou iniciante,é fundamental ler sobre o assunto. Te peço para dar mais dicas.
    beijos!!

  13. Ana Lu, vou contar que a cada inicial de uma empresa, eu parei pra tentar buscar na memória as que começavam por aquela letra. Hahahahaha!

    Tá mais do que na hora de as empresas perceberem a influência que os blogs têm sobre seus leitores. Não tenho um, mas sou leitora assídua de vários e posso afirmar que em TODAS as minhas últimas aquisições de produtos de beleza eu tive um empurrãozinho dos blogs. Ou pq li uma resenha legal e me interessei em testar, ou pq antes de comprar procurei a opinião de quem já tinha usado pra saber se valia a pena. Ler uma opinião positiva de alguém isento é a melhor propaganda!

    Beijos!

  14. Excellent post! ;)

    A verdade é que ainda tem gente que acha que blog é diariozinho de guria que nao tem o que fazer. E nem se da ao trabalho de perceber o excelente trabalho, qualidade e potencial que os mesmos tem.

    Beijo!!

  15. Fazia tempo que eu estava esperando este post! Não só porque queria mesmo ver o asunto exposto com maestria (como eu sempre soube que seria) mas por ter passado por muitas coisas ai ditas…
    Concordo com você quando diz que as empresas gringas estão anos luz a frente das nossas no quesito midias sociais como marketing! Do mesmo jeito que você tem a maravilhosa experiência com a Too Faced, eu tenho o contato com a Illamasqua que, mais do que presentinhos, me trouxe uma pessoa maravilhosa, que é o RP de lá.
    Todo mundo ganha quando existe uma parceria decente entre empresas e blogs: a empresa, por ter um marketing bascamente de graça para eles; a blogueira que, se concordou com aquela parceria é porque já gosta da marca ou, pelo menos, tem curiosidade em conhecer e os clientes, que vão comprar aquela marca muito mais conscientes.
    E lembrando que, pelo menos no Papo, eu dificilmente falo mal de um produto…se ele não está por lá ou eu não conheço a marca/produto ou não gostei dele..
    beijooooo

  16. Ótimo post, mas preciso fazer algumas ressalvas… rs

    Acredito que o problema é que o caso virou uma bola de neve, mas tão grande, tão grande, que ficou confuso e não sabemos ao certo quem é mocinho e vilão na história. É uma coisa muito, mas muito complexa.

    Trabalho com mídias sociais há 3 anos e sou blogueira há quase 9, ou seja, estou dos 2 lados da moeda. Infelizmente o problema não é bem das marcas ou das blogueiras, e sim da vulgarização deste tipo de publicidade: as empresas, sem nenhum conhecimento de causa, leem que "abordar blogueiras" é bom para suas marcas e por outro lado, este tipo de publicidade nos blogs gerou uma banalização blogueira, aonde muitas pessoas (não só de moda/beleza, mas tecnologia entre outros assuntos) criam blogs único e exclusivamente para ganhar brindes.

    O problema dessa história é a seguinte: as empresas não estão preparadas para este tipo de abordagem, e por isso surgem as propostas indecentes. Por outro lado, as blogueiras mais novas acabam topando por falta de experiência (e em alguns casos uma certa ganância em ganhar coisas, infelizmente). Abordar blogueiras não é simplesmente abrir um blog, ver número de comentários e pronto: é preciso saber relevância, números, capacidade de comunicar, entre outros atributos. E aí tem outra coisa: nem sempre um blog super acessado é relevante o suficiente.

    E o que muita blogueira nova não entende: nem todo blog é formador de opinião, é relevante. E assim como qq outro tipo de mídia, você precisa ter uma certa relevância e consequentemente, responsabilidade, principalmente na hora de avaliar um produto.

    Existem ÓTIMAS agências ESPECIALIZADAS em mídias sociais que fazem um trabalho realmente lindo, vide Riot, Live, Click, F Biz, Cubo, Pólvora (só para citar algumas). São boas pq eles analisam target, perfil, audiência, relevância. Eles direcionam cada campanha para um público específico, criam estratégias inteligentes afim de cativar essas blogueiras e fazer com que eleas influenciem suas leitoras. O problema é que com a vulgarização, a cada dia surgem mais agências digitais e a maioria delas, com o mesmo pensamento das empresas que fazem esses cases fails.

    Cabe as empresas e blogueiras que queiram entender melhor o ambiente, lendo artigos, observando ações e afins. Não é por mal, mas é para saber delimitar o que é bom e ruim para sua imagem.

    Agora uma coisa é fato: enquanto as empresas não entenderem que trabalhar com blogueiras consiste em relacionamento vamos esbarrar em casos assim.

    Parabéns pelo post =*

  17. Achei o seu blog por acaso, e apesar de meu blog não ser voltado para esse tipo de assunto, participo bastante de outros blog que são e aprendi muito com dicas sobre produtos, li todo o seu post e fiquei horrorisada com o que vcs passam pra conseguir fechar uma parceria com alguma empresa, achei que até mesmo fosse a empresa que entrasse em contato com vocês com o interesse de divulgação (afinal é isso que a área de marketing deve fazer, pesquisar meios de divulgação de seus produtos, de preferencia com baixo custo), então concordo com a sua revolta sobre o assunto, e ainda me torno seguidora desse blog que achei bastante interessante.
    Bjuss
    =)

  18. Concordo com o que foi dito no post… os blos tomaram uma proporção muito grande na mídia e, em sua maioria, funcionam tanto qto propagandas passadas nos canais de televisão. As empresas têm é que prestar mais atenção nas grandes vantagens das parcerias com blogs :)

  19. Olá querida,

    Novamente concordando com suas palavras, este relacionamento é complicado. Agora poderiamos fazer um post dando dicas para as empresas como saber se o blog é ou não só para arrecadar brindes. Nós precisamos ajudar as empresas…se não começar pela gente mesmo, não podemos esperar de ninguem mais…
    Adoraria se uma assessoria de imprensa fizesse uma reunião para dicas…e essas empresas que fazem pouco caso, confesso que não compro produtos da marca…pode ser o melhor produto…compro de outro mas dela não só por sacanagem…hehehe

    Parabéns…

    Beijos
    BaLaLa

  20. Ana, eu simplesmente amei o post. Jaá estava aguardando ansiosa desde de que você falou que ia fazer. Comigo aconteceu o mesmo que com a Nayara Leandro. Essa mesma empresa me enviou um email oferecendo alguns produtos para que eu escolhesse 1, assim eles me enviariam 2 unidades e eu deveria sortear e enviar o email com as participantes pra a empresa. PAGANDO O FRETE DO SORTEIO E DA EMPRESA PARA MIM. Isso é um horror. Fiquei totalmente chocada. Mas to me acostumando com certos tipos de empresa…

    No caso de Dani, realmente tem lojas que fazem o maior auê com quem tira foto dos produtos. Fazer o que né? Quem perde são elas. Se eu fosse Dani nem tinha provado mais nada…

    Bjos Ana, parabens pelo "desabafo"

  21. Nossa vc falou tudo… vc escreve super bem, e o seu desabafo foi bom, pois vi que não é só comigo que acontece estas barbáries, somos blogueiras, duivulgadoras, e a cima de tudo consumidoras fiéis! Deveriam nos valorizar mais!

  22. Absurdo como ainda muitas empresas não levam a sério os blogs. Aparece cada proposta uma mais horrível que a outra, como se não bastasse, a gente tem que pagar para trabalhar, não, isso não é para mim!
    Excelente post, AnaLu!

    :****

  23. Oi Lu,

    Embora meu blog não seja como o de vocês(de utilidade pública para nós blogueiras.) Entendo e respeito o desabafo. É justo e legítimo. O que mais me impressiona é que as parcerias também beneficiam as empresas.

    beijocas,

    Flor

  24. oii!!
    conheçi seu blog atraves do post da MisTrend, acho que voce está absolutamente correta, apesar de não fazer nem 3 semanas que eu tenho blog, antes de decidir, eu navegava entre os blog de muito tempos atras, até ter certeza que eu iria entrar nessa
    o negócio e paciência, nem tudo vem de graça, e nem o que vem de graça é certo
    vamos ver quando a minha primeira empresa me contatar, ficarei feliz, dependendo da ação realizada em conjunto com ela!

    beijos e sorte nas parcerias! haha
    =))

  25. oii!!
    conheçi seu blog atraves do post da MisTrend, acho que voce está absolutamente correta, apesar de não fazer nem 3 semanas que eu tenho blog, antes de decidir, eu navegava entre os blog de muito tempos atras, até ter certeza que eu iria entrar nessa
    o negócio e paciência, nem tudo vem de graça, e nem o que vem de graça é certo
    vamos ver quando a minha primeira empresa me contatar, ficarei feliz, dependendo da ação realizada em conjunto com ela!

    beijos e sorte nas parcerias! haha
    =))

  26. Hey ^^

    Ótimo post! em meu caso uso meu blog para algo pessoal mesmo ~ porém sabemos como blogueiras seja qual for o direcionamento de seu "cantinho" a importância e a força que esse mundo blogueiro tem. Descaso muito grande dessas empresas, n tinha tal conhecimento sobre o fato e fiquei revoltada.

    Xoxo

    :: Loma

  27. Seu post muito pertinente como sempre! Acho sim que as empresas deveriam olhar com mais atenção os blogs , pois conheci muuuiiiitaaa coisa de cosmético por eles.
    Aqui do Oxente, sempre q vou ao shopping Recife, fico olhando, procurando lojas que vi vc falar aqui.
    Fora que vcs dão descrições dos produtos que nos incentivam mais a comprar do que as próprias vendedoras com aqueles textos decorados, cuja maior preocupação é fazer um sotaque pseudonasciemsãopauloetôaquidandoumachanceavocês em vez de atender ao cliente da melhor forma.
    Aqui a gente se sente conversando com uma amiga que já usou algo,alguém em quem a gente confia e vai sim comprar o produto. Nas lojas com as vendedoras, vc pode até ser envolvida pelo momento, mas qdo vc vê que foi engananda: babau! Vc nem volta lá e ainda espalha pras amigas!
    Eu sou um grande exemplo de pessoa que compra por indicação de blogs. Moro no interior então tem muita coisa que não tem aqui. Fuço reviews o tempo todo e foram as blogueiras que me fizeram ter coragem de comprar em sites internacionais.

    bjos

  28. Oi!

    Uma coisa que eu sempre digo quando vejo um post sobre o assunto: A maioria das empresas não está preparada para aproveitar as oportunidades que a internet lhes dá de expandir sua marca e, ao mesmo tempo, beneficiar os clientes. Falo isso como consumidora, como blogueira e como profissional. Trabalho com análise e desenvolvimento de sistemas web e já vi uma empresa que desenvolveu um sistema de Fale Conosco e, em mais de um ano que trabalhei com eles e tive acesso às informações, não responderam a nenhuma mensagem. Se não dão importância à ferramenta que pagaram pra ser criada, por que dariam aos blogs?

    Nós ainda vamos passar muita raiva com isso, mas tenho esperanças de que caiam na real. Só não podemos desistir, não é?

    Beijos

  29. Adorei o seu post, aliás já tinha lido o outro e tinha gostando muito pq estou no começo do meu blog e foi bom para entender como funciona as parcerias e ficar ligada em algumas empresas. Deve ser realmente horrivel quando as empresas fazem esse tp de coisa, mas sabemos que msm como consumidora sofremos de algumas dessas atitudes. Muitas empresas só olham pra clientes como uma em um milhão e não se importam de ter um bom atendimento pq sabem que não vai fzer muita falta. Acho isso péssimo e sempre que isso acontence saio fazendo uma má propaganda da empresa e fico indignada com tão mal profissionalismo.
    Espero que quando/se surgir parcerias com meu blogs as empresas não tentem me enganar. Mas sabemos que muito disso acontece exatamente por aquelas blogueiras famintas por brindes, gerando uma idéia errada e generalizada de todas as outras.

  30. oi, tens um blogue muito bom, adorei Lê-lo, e mais uma vez aqui venho pois já que estamos no natal Bom Natal, e que para 2011 venham muitas postagens para todos os blogues, são estes os votos de felicidade dos bloguers!
    Feliz Natal e um fantástico 2011

  31. Boa tarde:), chamo-me Vera estudo Artes e adorei muito da tua página! Muito bonita muito bem!
    Concordo plenamente em tudo aquilo que aqui observei.Hoje por vezes há muito que avaliar nos blogs!Nada nada mais aliciante do que por a nossa ideia online!
    Beijinhos :)

  32. Realmente a Océane é uma exelente empresa,eu pedi parceria e já me responderam no mesmo dia e pediram meu endereço para encaminhar amostras,a Kevon tbm é uma ótima empresa.Assim como a Océane são muito dedicados

    endlesdays.blogspot.com

  33. Eu também levo me blog a sério, eu estava fechando parceria com uma empresa grande, com nome no mercado e na hora do primeiro pagamento sumiu sem mais e menos, eu deixei.. Sei que em breve ela volta porque confio no meu trabalho.
    Então eu estou indo em frente e quero isso pra mim, bom o post é ótimo e eu adorei o blog parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *