Na passarela com o Pernambuco com Design

Capacitação, inclusão social e desenvolvimento sustentável. Estes são apenas alguns dos objetivos alcançados pelo projeto Pernambuco com Design, idealizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).

Em coletiva de imprensa realizada na última quarta-feira (07) durante a Fenearte, um grupo de blogueiras teve a chance de acompanhar em detalhes os resultados do projeto Pernambuco com Design, que visa capacitar um grupo de costureiras do estado sob o comando de grandes estilistas do cenário nacional, como Ronaldo Fraga, Walter Rodrigues, Tininha da Fonte e Melk Z Da.

Ao todo, 90 costureiras de Quipapá, Passira, Brasília Teimosa (bairro do Recife) e, mais recentemente, Fernando de Noronha, fazem parte do projeto orientadas por um dos estilistas envolvidos na iniciativa, cuja missão inclui ainda o resgate da cultura e do artesanato local nas peças confeccionadas.

Ronaldo Fraga e as constureiras de Passira trabalham em cima de renda e bordados, resgatando a arte minuciosa das rendeiras do local. Já o trabalho de Tininha da Fonte para a moda praia da Movimento, com as costureiras de Brasília Teimosa, utiliza como matéria-prima o couro do peixe curtido. Melk Z Da e o grupo de Fernando de Noronha, inspirados na fauna, darão início ao projeto a partir de agosto próximo e terão como base a costura de excelência.

Os trabalhos desenvolvidos durante o projeto já puderam ser vistos nas passarelas nas últimas edições do Fashion Rio e São Paulo Fashion Week.

Facebook Comments
14 comments Add yours
  1. Nossa Ana que projeto legal… e as peças parecem ser perfeitas *_*, o resgate à cultura é ótima para um região, aumenta a auto estima dos habitantes adorei!!!

    Achei um máximo ter um bairoo chamado Brasília Teimosa hahah bjokass

  2. Adoreiiii o blog,
    estou adorando conhecer blogs daqui de Recife, tenho blog a muito tempo e quase não encontro gente daqui..
    é bom para saber as novidades e tudo mais!!
    beijos

  3. ai que projeto legal, acho que deveria existir no brasil todo, incentivando surgirem mais profissionais no nosso país, pois a moda é tão restrita no brasil, é?
    Beijoca
    sermulhereomaximo.blogspot.com

  4. Eu ja sabia dos trabalhos das rendeiras de Passira no desfile de Ronaldo Fraga do SPFW, mas quanto aos projeto eu nao conhecia! Muito interessante, adoro quando valorizam a producao pernambucana!
    Beijos!

  5. Aninha…Saudades de tu….mas como leio diariamente o Oxente fico por tabela tendo notícias suas tbm… Um beijão. Saudades!!!
    Estive na FENEART passei 4horas batendo perna hahahahah

  6. Puxa, que legal. Aqui nós conhecemos muito as rendas de passira, tem muitas vendedoras porta a porta por aqui. São bem caras, mas são bem bonitas…

  7. Oi flor!!! adorei o projeto… é sempre bom ver pessoas engajadas em promover o que temos de melhor na nossa região!!!
    já estou te seguindo!!
    dá uma passada no meu blog depois!!
    estava olhando as fotos do encontro que vocês organizaram aí em Recife… me deu uma invejinha branca rsrsrsrsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.