Carreiras em Moda: Modelista | Blog Oxente Menina

Carreiras em Moda: Modelista

No post anterior da tag Carreiras em Moda falamos sobre a profissão de estilista e do glamour ilusório que a envolve. É provável que a maioria daqueles que acreditam no glamour da profissão, não saiba que ao lado de um grande estilista, existe um grande modelista.

Você sabe o que é um modelista, e sabe qual é o papel dele?

Quando o estilista desenha a sua coleção, é necessário traduzi-la para o papel, dar formas, criar moldes… e esse papel quem executa é o modelista. Nem sempre o que o estilista idealiza, e da forma que ele idealiza, pode ser transformado em indumentárias; por esse motivo, cabe também ao modelista informar o tecido adequado ou sugerir mudanças na modelagem que possam deixar a peça o mais fiel possível à concepção do estilista.

Embora hoje em dia existam programas de computador que auxiliam em todo o processo da modelagem, principalmente em produções de grande escala, a intervenção manual é fundamental, portanto, a familiaridade com réguas e fitas métricas é fundamental.

O profissional que trabalha com modelagem não precisa, necessariamente, ser formado em moda. Muitos cursos técnicos específicos são oferecidos em todo o país. Ao contrário de outras carreiras em moda, o mercado para o modelista é bastante amplo, e muitas empresas e ateliês carecem de profissionais qualificados. O salário inicial do modelista é de cerca de R$ 800,00.
 

Cursos de modelagem:

  • Senac (em todo o Brasil)Modelagem em Tecido Plano 
  • Senai (em todo o Brasil)Modelagem Têxtil e do Vestuário  
  • Instituto da Costura (em todo o Brasil) – Modelagem Através do Sistema CAD 
  • Casa 208 (Recife – PE)Modelagem

Comente também pelo Facebook!

9 Comentários

  1. Tacyla
    16 de setembro de 2010

    Carreira dificl no começo mas suuuper essencial em nossas vidas!hehehehe!
    Vc já viu a Kate Perry na campanha da Melissa?É o assunto de hoje no blog,passa lá!
    http://miltacylas.blogspot.com

    Beeeijo!

    Reply

  2. Anônimo
    16 de setembro de 2010

    Analu, ahco muito bom qdo vc posta essas diquinhas de carreiras em moda, pq eu ainda não sei ao certo o q quero seguir. Valeuuuu!! :***

    Reply

  3. Alice Cardoso Brandão
    16 de setembro de 2010

    Oi, flor. Gostei muito desse post. Minha mãe é costureira, aprendeu com a minha vó, mas elas nunca fizeram curso. Elas fazem qualquer roupa, mas precisa de um molde, o que dificulta um pouco. Já tem um tempo que penso em aprender a desenhar, fazer os moldes, mas não tinha procurado ainda que curso fazer para aprender isso (e outra faculdade é uma coisa que não passa pela minha cabeça).

    Brigadinha pela ajuda. ;)

    =*

    Reply

  4. Nel
    16 de setembro de 2010

    Adorei o post!!!
    Bora fazer esse curso tbm? Quero estudar tudo agora. rsrsrs
    Bjinhos

    Reply

  5. Lara Valença
    16 de setembro de 2010

    Achei teu blog por acaso e ja amei o post. Parabéns pela iniciativa em mostrar as áreas q podemos seguir qdo optamos pela carreira em moda, muita gente não sabe mesmo. Estudei Direito e agora estou investindo na nova carreira, q é o q amo, e todas essas informações são válidas.

    Bjos
    Lara

    Reply

  6. LaiLacerda
    16 de setembro de 2010

    Que interessante. Gostaria de ver mais posts sobre carreiras em moda.

    Reply

  7. Diise França
    16 de setembro de 2010

    Tou adorando essa série de posts, é para mostrar que o mundo da moda não é só desfiles e tendência. Tem muita gente por trás disso…Bjokas Ana

    Reply

  8. Ana Lu Fragoso
    16 de setembro de 2010

    Tacyla, super essencial mesmo. O que seria de nós sem os astros da modelagem? hahaha

    Carol, espero q os posts da tag ajudem. :)

    Alice, acho super válido vc procurar um curso técnico. O Senac mesmo oferece, e é voltado especificamente para isso. Tipo, vc encarar uma faculdade só para aprender modelagem não rola, né? ;)

    Nel, assim tu me quebra!!! kkkkk Mas acho q antes de modelagem, seria interessante vc fazer o de corte e costura.

    Lara, vc não é a única a querer trocar o Direito pela Moda, viu?! rsrsrs O negócio é fazer o q gosta mesmo! Boa sorte na nova carreira. :)

    Lai, no link da tag Carreiras em Moda tem os posts que foram publicados aqui no blog até agora: http://www.oxentemenina.com/search/label/Carreiras%20em%20Moda. E se vc tiver alguma sugestão de carreiras q se encaixe, pode falar q eu corro atrás das informações. ;)

    Reply

  9. Carlinha Salgueiro
    20 de setembro de 2010

    Sabia que eu não sabia destas diferenças?
    Beijos!

    Reply

Deixe um comentário!

Close