Carreiras em Moda: Modelista

No post anterior da tag Carreiras em Moda falamos sobre a profissão de estilista e do glamour ilusório que a envolve. É provável que a maioria daqueles que acreditam no glamour da profissão, não saiba que ao lado de um grande estilista, existe um grande modelista.

Você sabe o que é um modelista, e sabe qual é o papel dele?

Quando o estilista desenha a sua coleção, é necessário traduzi-la para o papel, dar formas, criar moldes… e esse papel quem executa é o modelista. Nem sempre o que o estilista idealiza, e da forma que ele idealiza, pode ser transformado em indumentárias; por esse motivo, cabe também ao modelista informar o tecido adequado ou sugerir mudanças na modelagem que possam deixar a peça o mais fiel possível à concepção do estilista.

Embora hoje em dia existam programas de computador que auxiliam em todo o processo da modelagem, principalmente em produções de grande escala, a intervenção manual é fundamental, portanto, a familiaridade com réguas e fitas métricas é fundamental.

O profissional que trabalha com modelagem não precisa, necessariamente, ser formado em moda. Muitos cursos técnicos específicos são oferecidos em todo o país. Ao contrário de outras carreiras em moda, o mercado para o modelista é bastante amplo, e muitas empresas e ateliês carecem de profissionais qualificados. O salário inicial do modelista é de cerca de R$ 800,00.
 

Cursos de modelagem:

  • Senac (em todo o Brasil)Modelagem em Tecido Plano 
  • Senai (em todo o Brasil)Modelagem Têxtil e do Vestuário  
  • Instituto da Costura (em todo o Brasil) – Modelagem Através do Sistema CAD 
  • Casa 208 (Recife – PE)Modelagem

Facebook Comments

9 comments Add yours
  1. Oi, flor. Gostei muito desse post. Minha mãe é costureira, aprendeu com a minha vó, mas elas nunca fizeram curso. Elas fazem qualquer roupa, mas precisa de um molde, o que dificulta um pouco. Já tem um tempo que penso em aprender a desenhar, fazer os moldes, mas não tinha procurado ainda que curso fazer para aprender isso (e outra faculdade é uma coisa que não passa pela minha cabeça).

    Brigadinha pela ajuda. ;)

    =*

  2. Achei teu blog por acaso e ja amei o post. Parabéns pela iniciativa em mostrar as áreas q podemos seguir qdo optamos pela carreira em moda, muita gente não sabe mesmo. Estudei Direito e agora estou investindo na nova carreira, q é o q amo, e todas essas informações são válidas.

    Bjos
    Lara

  3. Tacyla, super essencial mesmo. O que seria de nós sem os astros da modelagem? hahaha

    Carol, espero q os posts da tag ajudem. :)

    Alice, acho super válido vc procurar um curso técnico. O Senac mesmo oferece, e é voltado especificamente para isso. Tipo, vc encarar uma faculdade só para aprender modelagem não rola, né? ;)

    Nel, assim tu me quebra!!! kkkkk Mas acho q antes de modelagem, seria interessante vc fazer o de corte e costura.

    Lara, vc não é a única a querer trocar o Direito pela Moda, viu?! rsrsrs O negócio é fazer o q gosta mesmo! Boa sorte na nova carreira. :)

    Lai, no link da tag Carreiras em Moda tem os posts que foram publicados aqui no blog até agora: http://www.oxentemenina.com/search/label/Carreiras%20em%20Moda. E se vc tiver alguma sugestão de carreiras q se encaixe, pode falar q eu corro atrás das informações. ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.