Colocar a mão no pote de creme diminui o efeito do produto? | Blog Oxente Menina

Colocar a mão no pote de creme diminui o efeito do produto?

Sempre que recebo mensagens com dúvidas, respondo diretamente por e-mail ou pelo Twitter. Essa semana recebi uma dúvida que eu não soube responder, e nem poderia fazê-lo sem antes consultar um profissional da área. Me ocorreu, então, a ideia de abrir um espaço no blog para que as dúvidas possam ser esclarecidas diretamente com quem entende do assunto, afinal de contas, a dúvida de um pode ser a de vários, não é mesmo?

Portanto, se você tem dúvidas sobre moda, maquiagem, cosméticos em geral e comportamento, clique aqui e envie a sua pergunta.

Conversando com uma amiga, ela disse que jamais coloca a mão dentro de um pote de creme para os cabelos. Ela usa uma colher de plástico (nunca de metal) para retirar o creme e usa luvas para aplicá-lo. A explicação que ela me deu foi que o calor das nossas mãos dentro do pote diminui a ação na fórmula dos produtos. Fiquei na dúvida se as máscaras capilares não faziam efeito em mim por aplicá-las de maneira errada, e se quem mora em áreas mais quentes, como no nordeste, sofre com a perda do efeito dos produtos devido ao calor. Jul Alves – Recife, PE

O uso da espátula, de uma colher de plástico, ou até mesmo um pente, é super adequado para a aplicação do produto nos cabelos. É bom evitar o uso das mãos para não contaminar o produto e nem depositar água no pote (caso seja usado no box). A mesma regra deve ser seguida ao usar os cremes faciais, por isso a maioria já vem com uma espátula acompanhando-o. Quanto ao uso da luva, não há necessidade, pois o contato que as mãos terão com o creme e o cabelo é apenas o tempo da aplicação, tudo muito rápido.

Os produtos atuais são elaborados com altíssima tecnologia e constantes pesquisas de matérias-primas são realizadas. Grande parte das empresas existentes no mercado são multinacionais, como L’Oréal e Wella, e suas linhas de produtos são universais. O que você compra no Brasil, por exemplo, compra em outras partes do mundo, e esses produtos são elaborados para se adequar aos mais diversos climas. Vocês lembram que antigamente precisávamos colocar touca térmica para potencializar a ação dos produtos de hidratação? Hoje é tudo muito mais prático e dinâmico: em cinco minutos seu produto de hidratação já faz efeito! O segredo está no uso correto, na aplicação e na retirada do produto. A mulher está a cada dia mais forte no mercado de trabalho e sem tempo a perder, e o segredo é usar a tecnologia – inclusive a capilar – a favor do tempo.

Dica: Ao utilizar qualquer produto de hidratação, retire TODO o excesso de água do cabelo. O produto deve ser aplicado no cabelo úmido para potencializar a ação, e se o cabelo estiver com muita água, o resultado não será satisfatório. Aplique o produto em toda a extensão do fio, e evite  massagear o couro cabeludo no momento da aplicação. Siga o tempo determinado, e retire bem todo o excesso do creme para não deixar o cabelo pesado, pois o que tinha que ser absorvido pelo fio, já foi captado no período de repouso.

 
Carina Araújo e Ed Silva, do salão Unique Coiffeur, em Recife, foram os responsáveis por esclarecer as dúvidas de Jul Alves.

Serviço: Unique Coiffeur – Rua do Marques, 118, Parnamirim – Recife/PE – Tel: +55 81 3071-3677 – Site: Unique-se

Click here for the English version.

Comente também pelo Facebook!

19 Comentários

  1. Jane design
    20 de março de 2011

    Oi AnaLu, já tinha escutado falar nessa história com produtos para pele, por isso temos que usar uma espátula para nao contaminar o produto. Em relação aos produtos de cabelo, é só seguir a mesma lógica, pois nossas maõs sempre estarão em contato com as bactérias e etc. Mas eu nao tenho paciencia, já são tantos afazeres: aparelho ortodôntico+suas frescurites, fono, tratamento alérgico,arquiteta(projetosss), designer de bijoux(site, blog, criar,etc), atividade de filha, meio dona de casa…UFA!!! Resumindo não sobra tempo(e saco)para mais um cuidado, qd faço hidratação tasco a mão ali mesmo e dá tudo certo o cabelo fica uma seda(uso a linha color plant da natura, inclusive a hidratação)! Mas para quem puder fazer o certo, sigam as dicas – sempre é bom!!!

    beijossssssssss peruaaaaaaa

    http://janedesignblog.blogspot.com/

    Reply

  2. @llacerdaa
    20 de março de 2011

    essa sempre foi uma duvida minha

    Reply

  3. Amanda Luna
    20 de março de 2011

    Oii ótimas dicas , adorei!!!
    beijuuu
    http://www.sermulhereomaximo.com.br

    Reply

  4. Kelly Cristina
    20 de março de 2011

    Eu tbm ouvi dizer isso… e por isso eu uso uma espátula de plástico tbm e depois de usa-la eu a lavo para usar novamente…
    Bjus
    ;-)

    Reply

  5. Brecho da Pat
    20 de março de 2011

    Acho uma boa idéia a espátula de plástico, realmente a de metal pode oxidar o produto. Mas eu não concordo com o fato da temperatura do nosso corpo ser o suficiente para causar algum tipo de reação indesejada. Estamos num país tropical, não acho que uma temperatura de 36°C/37°C detonaria com ele, o simples fato do produto já estar aqui no Brasil já o destruiria. Acredito sinceramente que a Indústria de cosméticos deva se preocupar com essas questões, principalmente na hora do transporte, etc.
    No mais, adorei as dicas!

    Reply

  6. Priscila Brasil
    20 de março de 2011

    Olha, eu nem sabia dessa de não poder massagear o couro cabeludo, boa.

    Essa vai ser eternamente a duvida de muitas mulheres hahah ainda bem que a minha já está esclarecida =)

    Reply

  7. Gabriela Machado
    20 de março de 2011

    olha, confesso que jamais pensie nisso.. mas faz algum sentido sim.
    resta coragem pra tooooda vez que for usar ter o maior cuidade de tirar com a paletinha.. hehe

    beeijo e passa lá no blog que tem post com notícia quentinha!
    http://efusivamentedeselegante.blogspot.com

    Reply

  8. Monize
    20 de março de 2011

    Nossa, eu náo sabia disso! Sempre passo meus cremes com as mãos mesmo e nunca tinha pensado nisso.
    Ótima dica!
    Beeeijo

    Reply

  9. Hestia
    21 de março de 2011

    Eu não tenho paciência pra usar aquelas espátulas que vem nos potinhos…até porque não é só usar e deixar na caixinha né? Tem que lavar e ter todo cuidado com ela porque se não nem adianta! Sobre os cremes de cabelo a mesma coisa..faço como a Jane "tasco a mão ali mesmo e dá tudo certo o cabelo fica uma seda"
    Agora eu fiquei curiosa foi com essa dica de evitar massagear o couro cabeludo no momento da aplicação. É pra evitar porque? Eu faço isso e nos salões que frequento elas dizem que é bom Oo

    Reply

  10. claudia
    21 de março de 2011

    Vou providenciar uma colherzinha de plástico rápidinho!!!

    Reply

  11. Manu Cerqueira
    22 de março de 2011

    oi!!!

    Adorei essas dicas!
    Já tinha ouvido falar mesmo sobre usar uma espatula ou uma colher de plastico. Até ganhei uma espatula mais as vezes tenho q admitir q na pressa do dia a dia eu esqueço de usar.
    mais tento me polciar sobre isso.

    @Manucostablog

    http://tempestadedeinformacao.blogspot.com/

    Reply

  12. Marcele
    22 de março de 2011

    Amiga,
    sempre ouvi esse comentário e tratei de ter uma espátula de plastico, exclusivamente para esse fim.
    Adorei a nova tag!

    Beijos

    Reply

  13. Blog Consuma com Moderação
    23 de março de 2011

    Oi Ana!
    Eu adorei as dicas.
    Já experimentei alguns produtos da Beauty In.
    Beijos,

    Reply

  14. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de março de 2011

    Jane, eu sabia com relação aos produtos para o rosto, mas para o cabelo não. De fato, é muito detalhe que nós, mulheres, somos obrigadas a lembrar. :)

    llarcerda, espero que tenha esclarecido. Bjosss

    Pri, acho q massagear o couro cabeludo com o creme de hidratação é q não pode. Bjossss

    Amanda, que bom gostou!

    Reply

  15. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de março de 2011

    Kelly, observação importantíssima. Depois de usar, tem q lavar, senão não adianta qdo for usar novamente. Bjosss

    Gabi, qdo vc começa a fazer vira hábito. :)

    Lime, é isso que Ca e Ed explicam, q a tecnologia permite q o produto, e o seu uso, sejam a mesma independente do clima. Bjosss

    Monize, coisas simples q a gente só se toca qdo alguém nos fala, né? rsrss

    Reply

  16. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de março de 2011

    Hestia, é bom massagear o cabelo sem nada, né? Acho q o q não pode é massagear com o creme de hidratação. Bjoss

    Claudia, boa garota! ;)

    Manu, o negócio é criar o hábito de usar sempre. Bjosss

    Cele, quando a gente se acostuma, acha até estranho usar o creme sem a espátula, né? Bjossss

    , vc gostou? Bjosss

    Reply

  17. Maysa
    06 de dezembro de 2012

    Olá, vc disse q colocar a mão no pote d hidratação diminui o efeito do produto, ok. Mas gostaria d saber s depois d colocar a mão ele pode se usado como creme d pentiar?

    Reply

  18. Gabryella
    08 de dezembro de 2016

    Pq n pode usar colher de metal pra retira o creme?

    Reply

  19. Gabryella
    08 de dezembro de 2016

    Eu uso a colher de metal pra retira o creme agora sera q n devo usar mas o creme

    Reply

Deixe um comentário!

Close