Esfumaçar ou esfumar?

Esfumaçar ou esfumar? Olho esfumado ou esfumaçado? O termo correto para definir essa técnica maravilhosa de maquiagem sombreada nos olhos é uma dúvida frequente, inclusive entre profissionais. Para sanar a dúvida de uma vez por todas, aproveitei a pergunta da leitora Natália Cabral e conversei com um professor de português e uma maquiadora.

Sempre vejo e ouço em entrevistas e em blogs o uso da expressão esfumaçar a maquiagem, e sempre achei que o correto fosse esfumar. Fazendo uma busca rápida na internet, encontrei uma explicação, na minha opinião meio forçada, de que as duas formas estão corretas, pois ambas derivam da palavra inglesa smoke, sendo smokey eyes o termo em inglês para definir essa técnica de maquiagem. E então, o correto é esfumaçar ou esfumar? 

Esfumaçar ou esfumar: o que diz o professor

O verbo mais apropriado é esfumar, que tem a ver com a ação de sombrear (como o efeito dado pelo esfuminho). Esfumaçar relaciona-se com a ideia de fumaça, ausente na ação descrita para tal técnica de maquiagem.

+ Tutorial de maquiagem com pincéis acessíveis
+ Pincéis acessíveis

O que diz a maquiadora e blogueira

O termo correto é esfumar.  Esfumaçar refere-se à fumaça, defumar alimentos; e o termo esfumar refere-se ao sombreamento. Sendo assim, quando nos referimos ao ato de utilizar o pincel, cotonete ou qualquer outro instrumento de ponta macia para tornar o traço feito com lápis ou a sombra aplicada mais suave, criando o efeito de degradê e sombreado, podemos afirmar que se trata de esfumar.

O esfumado faz com que a maquiagem fique mais delicada e sutil, e nesta técnica normalmente utilizam-se cores mais escuras como o preto e o marrom para dar o efeito borrado. Uma excelente dica para utilizar o efeito esfumado com sombra é aplicar uma sombra mais escura no côncavo e esfumar com pincel para dar profundidade ao olhar. Outra dica de esfumado é fazer um traço de lápis de olhos macio rente aos cílios superiores, e com uma esponja de esfumar fazer o vai e vem, puxando o traço para cima para borrá-lo.

+ Pincéis Sigma e MAC SE
+ Olho esfumado preto: fácil, simples e possível

Os melhores pincéis para esfumar

Os pincéis para esfumar devem ser bem macios e não possuir um domo (parte dos pelos) muito denso, para que possa se encaixar perfeitamente entre no espaço entre o globo ocular e a sobrancelha, espaço este que chamamos de côncavo.

Os mais usados pelos profissionais são os da MAC, referência 224 e 217, e o da Sigma Makeup, referência E40. As esponjas para esfumar podem ser encontradas em uma das pontas de lápis de olhos, elas são mais firmes que as esponjas que geralmente vem nos kits de pincéis de maquiagem; mas na falta de uma esponja para esfumar, pode ser substituída por uma mais macia, um pincel mais acessível (o mercado oferece várias opções) ou até mesmo cotonete.

Dúvida esclarecida? A partir de agora, os leitores do O! estão proibidos de usar a palavra esfumaçar quando estiverem falando de maquiagem, hein?!

Agradecimentos a Laércio Lutibergue (professor, revisor de texto, consultor linguístico, colunista do Jornal do Commercio e autor do blog Português na Rede); e Ruana Brum (consultora jurídica, maquiadora e autora do blog Nem Toda Menina é Barbie). 

Comentários do Facebook
Compartilhe:
22 comments Add yours
  1. Huuuum… sempre vejo as blogueiras corrigindo umas às outras no uso desse termo, mas nunca vi alguém explicar assim tão direitinho. Não me resta mais dúvidas. Obrigada pelo esclarecimento.

    Beijos.

  2. Oi Ana Lu, meu ouvido dói com o esfumaçar. Por mais que o professor diga que não há correspondente em português para o smokey na maquiagem, e as duas formas sejam aceitas, eu ainda prefiro adaptar do ato de usar esfuminho no desenho. E, neste caso, eles esfumam e não esfumaçam.
    Beijos!

  3. Eu sempre falei esfumar , ai pra me deixarem de cabelo em pé me falaram que é esfumaçar porque vem do ingles smokey, que é esfumaçado.
    enfim deu nó na cachola.
    Vou continuar falando esfumar.

    bjos

    1. Mas em inglês a expressão usada para esfumar não é smokey, é blend (de mesclar, misturar, disfarçar, confundir…), justamente pra dar essa idéia de não deixar marcado, de não perceber onde termina a sombra.

  4. hummm muito bom o post!
    :D
    eu queria muito saber esfumar meus olhos legais, vou começar a comprar pincéis show para poder fazer isso! :D
    Beijos

  5. Amei participar do blog e sempre que quiser pode contar comigo! Fico feliz em ter ajudado a esclarecer essa dúvida tão frequente!
    Grande beijo!

  6. Muito obrigado pela resposta e pela atenção! Adorei poder contar com você e saber que muita gente tinha a mesma dúvida. Agora vou poder falar esfumarrrr quantas vezes quiser sem medo de errar!!! =D. Parabéns pela abertura deste espaço, é muito bom poder interagir com o trabalho do blog. Bjos e que o Oxente Menina continue a crescer!

  7. Agora sim, depois dessa explicação ninguém poderá se queixar que nunca explicaram nada sobre os termos, o post foi feito com conhecimento de causa e propriedade, se restavam dúvidas, foram-se como fumaça ou esfumaçadas rs

  8. Gi, não adianta corrigir (e discutir) no achismo, tem q ter embasamento, né? :) Bjosss

    Kelly, se eu soubesse teria te consultado tb. :)

    Ba,e esfumaçar tá fazendo fumaça, rsrsrs.

    Dani, para não haver mais dúvidas!! :**

    Carlinha, mas foi essa a explicação q o professor Laércio deu, com o exemplo do esfuminho.

  9. Jane, não é pq somos lindas q devemos falar errado, né? kkkkkkk Bjossss

    Karen, ainda bem q teve alguém q explicasse, pq se eu dependesse da arte pra saber, não ia descobrir nunca, kkkkkkkk. Bjosss

    Nat, mas é o certo. :) Bjosss

    Lime, agora pode falar sem medo de ser feliz, hahaha. Bjossssss

    Danda, recomendo o kit da Sigma, q tem um custo benefício bom e os pincéis são ótimos. :) Bjosss

  10. Ru, obrigada pela participação. ;***

    Natália, sua dúvida era a dúvida de muita gente tb. Obrigada por tomar a iniciativa de perguntar. Agora q foi esclarecida, vamos sair lindas de olhos ESFUMADOS, hahaha!! Bjosssss

    Diise, eu antes ouvia esfumaçar o tempo todo, só qdo passei a me interessar mais por make é q ouvi esfumar. Eu tb não estava segura quanto ao termo correto, e agora posso sair linda e esfumada, kkkkkkkkkk. Bjosss

    Patrícia, que bom q te ajudou! Bjossss

    Cla, kkkkkkkkkkkk, a dúvida se esfumaçou!! kkkkkkkkk

  11. Fashion, de acordo com a explicação dada pelos colaboradores no post, seriam "olhos esfumados", hahaha. É verdade, puro glamour! Bjosss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *