Ainda sobre parcerias… | Blog Oxente Menina

Ainda sobre parcerias…

Um dos posts mais lidos do blog é o post sobre parcerias entre os blogs e empresas. O assunto parece não se esgotar nunca, porque além das discussões que vejo sempre no Twitter, ainda recebo vários e-mails com perguntas.

Levando esses fatos em consideração, escrevo mais um post complementando o que já foi escrito anteriormente. Lembrando que tudo tem o seu lado e que eu não sou a dona da verdade, portanto, que fique aqui registrado: salvo o que estiver indicado como sendo citações de tercerios, o que está escrito aqui reflete o meu ponto de vista, ora sob a análise como blogueira, ora compreendendo o lado das empresas.

Sinta-se à vontade para deixar sua opinião, relatos de experiências sobre o assunto ou perguntas nos comentários. Caso eu não saiba responder, conto com a ajuda das blogueiras amigas.

O prazer é todo seu!

Imagina ser apresentado à uma pessoa e ao cumprimentá-la com um sonoro e animado “muito prazer” receber de volta uma revirada de olhos e um “o prazer é todo seu!”. É de ficar com a cara no chão, né? Esta é a sensação que eu tenho ao receber certas propostas.

Veja bem: cada empresa tem uma forma de trabalhar, dentro das suas possibilidades, mas cabe a nós o bom senso de aceitar ou não propostas de parceria absurdas. Algumas chegam a ser uma ofensa a todo o trabalho que realizamos nos blogs, e, o que é pior, a maneira com que somos abordados é tão cheia de menosprezo que parece até que estão fazendo um grande favor em nos contatar.

Para ilustrar o parágrafo anterior e mostrar que não é exagero meu, copio na íntegra uma troca de e-mails com uma empresa propondo uma parceria. Por questões éticas, o nome da companhia foi subsituído por empresa: “Olá, Ana Lu! Boa tarde! Meu nome é Fulana de Tal, responsável pela área de mídia social da Empresa, tudo bem? Estou entrando em contato com você a respeito de uma possível parceria. Seu blog é lindo, organizado, bem bacana, parabéns! Ele atende exatamente o perfil de blogs que buscamos. Portanto, segue abaixo uma proposta de parceria para você analisar. 1) Ser seguidora do seu blog e seguir o nosso blog também; 2) Visitar o blog da Empresa e comentar no post da enquete, para concorrer aos produtos da empresa; 3) O blog irá ganhar dois produtos da marca. Sendo um deles para ser colocado no post, e o outro para realização de sorteio entre seus seguidores; 4) Ter um link (banner) para o blog da Empresa no seu blog”.

Com tantas regras, achei que tivesse entendido errado, e repliquei ao e-mail: “Olá, Fulana de Tal! Agradeço o seu contato e elogios. Só para esclarecer algumas dúvidas: eu teria que oferecer um banner (por quanto tempo?), seguir seu blog, comentar em posts, fazer um post para divulgar um sorteio e bancar o frete para a ganhadora? E em troca disso eu receberia um produto da marca?”. E a resposta: “Obrigada por retornar. Bom, vamos às dúvidas! 1) Banner: deixar até o dia do resultado do sorteio. Muitas deixam por 3 meses, após o sorteio, para ter visibilidade. Este prazo, além do solicitado, fica aberto à blogueira. 2) Seguir o blog é uma das regras para a participante. Com isso linkamos o seu blog ao nosso; 3) Comentar o post é uma forma de mensurarmos a participação das seguidoras vindas dos blogs parceiros. Faz parte de uma das regras, e é para ser feita somente uma vez; 4) Você faria o post no seu blog justamente para divulgar o sorteio com o nosso produto, e se testá-los, colocar a resenha. 5) O produto é um kit completo (5 produtos); 6) Se achar que fica inviável pagar o frete, nos avise, que fechamos a melhor forma. Espero ter sanado suas dúvidas”. Sim, as minhas dúvidas foram sanadas, mas eu tenho outra pergunta: prefere suco de laranja ou achocolatado no café-da-manhã?

Claro que não mandei essa pergunta atrevida, apenas agradeci o contato e disse que esse tipo de proposta, no momento, não era interessante para o blog. Mas ainda recebi mais um e-mail deles: “Já fechamos parcerias com mais de 200 blogueiras e sempre foi muito produtivo para ambas as partes, mas entendo sua posição. Obrigada pelo retorno, abraços e boa sorte com seu blog!”. Pelo menos ela foi simpática {não estou sendo irônica, ela foi mesmo!}, e quanto às 200 blogueiras que fecharam a parceria, um abraço! 

Mea culpa, mea culpa, mea maxima culpa

Não culpemos só as empresas. Se elas oferecem essas propostas sem-noção, é porque tem gente que as aceita. Quem sou eu para dizer o que uma blogueira deve ou não fazer com seu blog? Se houvesse  um roteiro para isso, a blogosfera seria infestada pelo tédio, não é verdade? E analisando friamente a questão, se as empresas enxergam essa brecha de divulgação a custo quase zero, porque elas não haveriam de tentar? Não que eu concorde com isso, mas se elas tem a chance de jogar verde e colher maduro, não as culpo por fazê-lo.

Muita gente talvez aceite essas barbaridades simplesmente por não saber como proceder, ou por ter um blog novo e ficar feliz com a possibilidade da primeira parceria. Algumas vão mais longe e criam um blog apenas para ganhar presentinhos. Já cheguei a receber um e-mail em que a pessoa dizia abertamente que gostaria de fazer um blog para conseguir brindes, e uma outra que pedia que eu indicasse algumas empresas para que ela pudesse entrar em contato. Ahã, Cláudia já deve estar com a buzanfa quadrada de tanto ficar sentada…

Você sabe com quem está falando?

Tem ainda aquela blogueira que quer ser a Vic Ceridono e conquistar o mundo com duas semanas de blog, e bombardeia as empresas pedindo produtos para resenha, se achando no direito de serem atendidas na hora em que elas querem.

O que essas pessoas não entendem é que companhias que fazem trabalhos sérios junto aos blogs não cedem produtos num estalar de dedos. O ponto primordial por parte da empresa é a análise de conteúdo, conforme explica Fernanda Siepierski, responsável pelo atendimento da Lime Crime no Brasil: “Às vezes chegamos a receber 50 e-mails por dia solicitando parceria, e é impossível para a empresa atender a todos esse pedidos, por isso entramos em todos os blogs para analisar o conteúdo, e complementa: “Algumas vezes recebemos e-mails mal-educados, exigindo produtos grátis, e outros de pessoas que nunca falaram de maquiagem em seus blogs, mas ainda assim querem receber produtos da marca. E se você acabou de criar um blog, ou vai criar um blog na próxima semana, é bem legal, mas ainda assim não temos conteúdo para análise e, portanto, não podemos enviar produtos. É chato quando as pessoas ficam ofendidas com uma negativa, mas não temos como atender a todas as solicitações.”

Medalhas e condecorações

Uma empresa lhe mandou um vidro de esmalte, outra uma amostra de shampoo e outra uma pinça, e lá está o banner de cada uma delas exposto no seu blog sob as luzes brilhantes de parceiros. Oh!

Banners de empresas parceiras não são como estrelinhas que você ganhava no caderno por cada página de caligrafia bem feita. “Parece uma corrida maluca, em que o blog que tem mais banner é o melhor”, ironiza Carlinha Salgueiro, do blog Eu Acredito em Cosméticos. A dica é uma só: valorize o seu espaço!

Kuen, kuen, kuen…

Citando outro caso de empresa, Carla ainda exemplifica uma situação com uma marca que ela estimava, e passou a desgostar: “A marca de maquiagem tinha tudo para estar em alta conta comigo, tanto pela qualidade dos produtos como pela proposta quando ela foi lançada. Tanto é que mereceu nota no blog, independente de contato ou brinde. Daí que, tentando estreitar o contato com as blogueiras e iniciar um trabalho nas mídias sociais, a marca começou a mandar e-mails perguntando quem queria parceria e, pasme, oferecia desconto de 10% para quem fizesse post sobre eles”. Antes tivessem continuado com a mídia espontânea, não? Talvez surtisse muito mais efeito.

Apesar do longo post, poderíamos discorrer sobre o assunto por páginas e páginas. Os casos citados são apenas alguns exemplos do que acontece nessa disputa acirrada por parcerias após o boom dos blogs de moda e beleza. Não é o objetivo do post assustar ninguém, sejam os autores de blogs ou empresas que enxergam o potencial desse tipo de mídia. A receita para o bom andamento das parcerias não tem mistério: é realização de um bom e consistente trabalho e uma ação justa que beneficie ambas as partes.

Ainda aguenta ler mais?

Comente também pelo Facebook!

32 Comentários

  1. julia...
    01 de abril de 2011

    Esse foi simplesmente o melhor post que já li sobre o assunto!

    Ai, Ana Lu… Tipo, eu tenho um "baby-blog", mas procuro mantê-lo com uma boa dose de bom senso. E acho que é isso que anda faltando às blogueiras e às empresas que fazem as "parcerias" (entre aspas MESMO). Não existe mais sinceridade, nem originalidade, nem auto-valorização… As pessoas andam se "vendendo" por muito pouco, o que é – obviamente – ótimo para estas "empresas".

    Quanto a assustar alguém, não se preocupe: aquelas que realmente estao comprometidas com seus blogs já perceberam isso há tempos, e pode apostar que há tempos também já estão assustadas!

    Abraços!

    Reply

  2. Jane design
    01 de abril de 2011

    Ana Lu adorei o post!!Tenho sua mesma linha de pensamento apesar de meu blog ser "empresa"…tem muita gente cara de pau, imagino outras coisas q vc deve receber e não caberia aí… Esse da marca q sugeriu os 10% era melhor ficar calado mesmo!
    beijos
    http://janedesignblog.blogspot.com/

    Reply

  3. Brecho da Pat
    01 de abril de 2011

    Eu acho petulante da parte da empresa num primeiro contato já impondo regras. Será que eles se acham a última bolacha do pacote?

    Também tem umas blogueiras sem noção: dias desses, eu recebi um e-mail de uma blogueira me propondo uma parceria na qual eu deveria lhe enviar um produto que eu venda para ela testar e apresentar o teste em um vídeo. E me pedia pra entrar em contato logo pois ela já estava começando os vídeos(!) Já achei meio esquisito porque eu não conhecia a pessoa, nunca tinha ouvido falar do blog e achei a maneira de se apresentar bem agressiva. Mas eu fui visitar o blog pra não dizer que eu sou implicante. Fui lá e a criatura tinha acabado de criar o blog, o post inicial era do começo de março. Ahhh, eu achei aquilo absurdo demias, quase perguntei fiz a mesma pergunta sobre o café da manhã.

    Reply

  4. Aline
    01 de abril de 2011

    Aguardei meses por um post sobre esse assunto, Ana Lu! Acertou em cheio, adorei! O post, não o que está relatado nele.

    Incrível a cara de pau dessas empresas, agora entendo o que vc tanto fala. Sorte tua ter paciência pra responder educadamente. Hehehe! Mas é bem isso mesmo, se eles oferecem, é pq tem quem tope. ;)

    Só tenho que admitir que a curiosidade de saber que empresas são essas tá ainda maior agora! Hahahaha!

    Beijos!

    Reply

  5. Karen Lommez
    01 de abril de 2011

    Concordo com tudo, tu-di-nho! Morri de rir, para não ter que chorar, com os exemplos citados! É assim mesmo! Triste, mas é verdade. Já recusei propostas absurdas e não exponho banners em troca de meia dúzia de esmaltes ou de um kit de produtos enviados uma vez e nunca mais. Vi empresa sorteando um, digo UM, 1, UNZINHO esmalte no Twitter! Fala sério, não compensa nem pagar o frete! bj

    Reply

  6. Simone Bispo
    01 de abril de 2011

    Nossa… PERFEITO!
    Adorei esse post!!! Cometi alguns desses erros logo no início, mas logo acordei e hoje eu analiso bem se são boas propostas ou não.

    É realmente uma pena que existam pessoas que criam blog no intuito de ganhar coisas… Lamentável!

    Reply

  7. Anônimo
    01 de abril de 2011

    muito legal esse post
    tambem é muito chato ir em um blog e sempre achar propagandas de tudo quanto é coisa, num blog de beleza que eu lia (delicadacomoboneca) antes de ele começar com parcerias a menina chegou a falar sobre um produto de tirar cheiro de alho da mao, num blog onde só se falava de maquiagem e unhas
    achei uó quando fui falar pra ela que estava exagerando nesses posts de parcerias e ela ainda respondeu com um post no blog me citando como invejosa, e dizendo que eu comentei anonimo…

    mais é muito bom ver que existe blogueiras interessadas mesmo em mostrar conteudo e não somente ganhar brindes
    parabens pelo post e blog
    beijooo

    Reply

  8. Isabelita @novamodaemdestq
    01 de abril de 2011

    Ana até parece que você adivinha meu pensamento, ontém fiquei tao chateada com uma empresa que sugeriu enviar um produto para sorteio se eu pagasse o frete! Achei um absurdo, já que havia feito uma postagem tao interessante para a mesma!

    Gostei do comentário que fez e enfatizo: temos que valorizar nosso trabalho nos nossos blogs com proposta positivas!!!

    Bjus!!!

    Reply

  9. Madame Excêntrica
    01 de abril de 2011

    Oi Ana,

    Sempre que posso passo no seu cantinho para ficar por dentro das novidades…E aproveito para dizer que achei super legal o seu blog agora fazer parte dos parceiros do NE10!!!!Parabéns de verdade.

    Sou blogueira do Madame Excêntrica(www.madameexcentrica.blogspot.com) em coletiva de imprensa recente estive com outras blogueiras e falamos justamente sobre essa questão das "parcerias" e como é impressionante a falta de respeito de alguns empresas e suas assessorias de imprensa.Chega a ser cara de pau mesmo…..Na verdade chega a ser nojento

    Devido alguns acontecimentos com determinadas empresas esse adotei algumas políticas de postagem no meu blog.Produtos ou eu testo ou sem chance de falar e ponto….

    Que o seu post de hj sirva de alerta para as blogueiras que tem comprometimento com a questão do profissionalismo e naõ fiquem se vendendo por meia dúzias produtinhos…Fazer parcerias e publicidade que seja de forma séria.E acima de tudo bom para ambos os lados

    Sucesso Sempre

    um forte abraço

    Desculpa o tamnho do comentário,mas esse assunto rende!!!

    Reply

  10. Buh
    01 de abril de 2011

    Flor é o segundo post em blogs diferentes que leio essa semana.. cômico né? Eu acho super válido e como sou iniciante amo ver tudo o que vocês colocam sobre isso.
    Amo ver as experiências de vocês para que eu aprenda a usar a meu favor .

    bjs

    Reply

  11. Cynthia
    01 de abril de 2011

    Eu já fui bem taxativa com essa história de parceria. No começo procurei muitas, mas hoje deixo as coisas acontecerem naturalmente. Depois de um tempo percebi que a parceria só é valida quando ela é saudável para os dois lados. Acho que muitas blogueiras que estão no inicio sentem a mesma sede que eu tive no início, mas com um tempo a gente começa a separar o joio do trigo. Não condeno quem faz publicidade no seu blog. O que tem demais ganhar dinheiro com isso? Mas sem transparência não dá. Já recebi propostas absurdas para expor e sortear lixas de unha. Oi? Mas como disse parceria tem que ser legal para quem faz. Mas desde que ninguém seja enganado, inclusive os leitores.

    E como tudo nessa vida, as pessoas vão percebendo que é de verdade, quem se vende e quem é hipócrita. Fica fácil se destacar quando falamos a verdade. E eu ainda não consigo acreditar que existam meninas que façam blogs para ganhar brinde. Já escutei bastante, colegas minhas falarem que irão fazer um blog para ganhar as coisas que as empresas mandam para mim. Mas quando eu começo a falar de como é uma rotina de uma blogueira com compromisso com seus leitores elas desistem rapidinho. Então é isso, poderia passar uma tarde inteira só falando. Mas posso voltar aqui depois para debater com as outras leitoras.

    Sorry se ficou muito grande.

    Beijos Cynthia

    Reply

  12. Ester
    01 de abril de 2011

    Então legal ler post assim. A idéia de blog está tão fútil,sem nexo.

    http://geleiadexuxu.blogspot.com

    Reply

  13. Fernanda
    01 de abril de 2011

    Arrazou, também já me senti muito ofendida com o posicionamento de algumas empresas, não tenho intenção nenhuma de ficar famosa com meu blog, ou me "vender" por uns vidrinhos de esmalte, faço porque gosto é uma atividade prazeroza que já me rendeu muita coisa boa como informaçoes e leitoras que se tornaram amigas

    Reply

  14. Acho Chic
    01 de abril de 2011

    Vc está certissima… qd dizem PARCERIA esquecem o sentido da palavra PARCEIRO… tb já recebi cada proposta que sinceramente… fiquei até com vergonha de responder!!!!!

    http://www.achochicc.blogspot.com

    beijinhos!!!!

    Reply

  15. COISAS DI KAROL
    02 de abril de 2011

    MUITO COERENTE tudo que você escreveu sobre parcerias ,achei o máximo!!! É exatamente como penso sobre elas … Como disse a Julia , foi o melhor POST que li sobre o assunto!!!!

    JÁ ESTOU SEGUINDO O BLOG LÓGICO!!! AMEI TUDINHO AQUI OXENTE!!!

    Te espero lá no meu cantinho

    Reply

  16. Eulalia
    02 de abril de 2011

    Sinceramente, concordo com vc em algumas partes, mas acho q vc foi muito "taxativa"em outras, direito todo seu!
    Na verdade, muitas vezes a busca desesperada de parceiros para divulgar ou promover sorteios no blog, acaba banalizando e fazendo com as empresas nÃo valorizem realmente a proposta e o serviço do blog, claro pq não deixa de ser um serviço!
    Eu fiz parcerias muito boas, que duram até hoje, como tam;bem recusei outras por perceber que seriam exploração, ou abuso.
    Mas acho q vale a pena vc deixar claro as regras do blog e pronto, aceita quem quiser!
    Beijinhos
    Eulalia
    http://www.papodemeninas.com/

    Reply

  17. Nαηdα Cσηiηch Cαmαrgσ
    02 de abril de 2011

    adooro seu bloog
    estoou seempre seguiindo e babaando!

    Beiijos, boom fiinds Liindona

    Reply


  18. 02 de abril de 2011

    Oi Ana Lu!

    Sabe que surgiu esse assunto ontem com minha mãe? Falando sobre o trabalho no meu blog, ela perguntou o que ganho com isso… só o prazer de escrever para minhas leitoras e poder melhor informá-las sobre os produtos que vendo, não é suficiente?
    Como meu assunto de cosméticos só envolve Avon, minha mãe disse que faço propaganda de graça… mas sou revendedora e faço parte desta empresa.
    Mas, ao contrário do que pensam, a Avon NUNCA fornece produtos GRÁTIS para as revendedoras :`(
    Não sabia quanta "sujeira" havia nestas parcerias, vou ser mais crítica ao ler resenhas por aí.
    Obrigada por esse post, EXCELENTE!
    Bjs

    Reply

  19. Cigarrete
    02 de abril de 2011

    Bom, já li o seu outro post sobre o mesmo assunto ( mais de uma vez), achei as colocações bem válidas e mudaram um pouco minha opinião. E como vocÊ disse, se as empresas oferecem tas propostas abusivas é porque tem muita gente que não se dá o valor.

    beijos
    http://cigarrete.blogspot.com

    Reply

  20. Danda
    03 de abril de 2011

    AMEIII O POSTT…
    ana você arrasou!
    eu não tenho parceria lá no blog. estou começando uma agora pouco, mas adorei o seu post, pois abre os olhos das pessoas que tem blogs e querem parcerias, pois a gente passa uma parte do nosso tempo nos dedicando aos nossos blogs e não vai dar valor??
    amei mesmo!
    beijos

    Reply

  21. Anônimo
    04 de abril de 2011

    Adorei o post. Sou leitora, nao sou blogueira! Ja vi muitos blogs de baixa qualidade que tem cheiro de que foram criados so para aproveitar as parcerias bizarras. Mas nao os julgo. Cada um faz do seu espaco o que quiser. Cabe aos leitores escolher o que quer ler!
    Eu escolho blogs como o seu, sérios; despretensiosos, que nao querem parecer ser o que nao sao; cheios de boas informacoes; e que respeitam seus leitores.
    Parabens!!!!

    Reply

  22. Carlinha Salgueiro
    04 de abril de 2011

    Ana Lu, nunca tenho medo de te dar depoimento, já disse que além de bonita é muito inteligente, né?
    Gosto das suas matérias, sim, acho que seus posts, caberiam bem em qualquer revista de bom gosto!
    Agora o que mais me aborrece é mesmo a palavra em si. Quase ninguém usa a palavra "parceria" como deve ser usada.
    Receber produtos é receber produtos!
    Ou sou "parceira" da Illamasqua e não sabia?
    Vou botar a condecoração, ops, banner da marca e ficar "bombante" na blogosfera!
    Pra mim, parceria só cabe no caso, como o seu, com o meio de comunicação aí do Recife que você fez.
    O resto, como já disse aqui, acho que preciso me fazer entender, haha, é só ganhar presente (ou jabá, ou brince…).
    E, que fique claro, gostoso é, mas não faz ninguém melhor que ninguém.
    E, pra finalizar, do lado oposto ao "ganhar brindes não faz ninguém melhor", implorar "parcerias" e botar banner de tudo quanto é empresa de esmalte que manda brinde (porque a bonita implorou), só diminui a pessoa no meu conceito!
    Beijos!

    PS1: programa de afiliados em lojas não é "parceria", porque tem gente que ainda não sabe diferenciar isto!
    PS2: tenho tanto medo da palavra que sempre a coloco entre aspas!

    Reply

  23. Ana Carolina - Vila Trendy
    04 de abril de 2011

    Adoreiiii! Perfeito! Muito bem colocado, exemplifica e direto! Parabéns pelo post e ponto de vista!

    Reply

  24. Ana Carolina - Vila Trendy
    04 de abril de 2011

    Esse post me lembrou uma frase que li no o pensador: – Quando alguém fala em "vamos fazer uma parceria" eu tenho tremores. Geralmente alguém está tentando fazer por pouco ou por nada, aquilo que deveria pagar mais mais caro. Rsssss

    Reply

  25. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    06 de abril de 2011

    Julia, fico feliz qdo as pessoas entendem a mensagem q eu quero passar. Longe de mim julgar o q é certo ou errado, mas a dose de bom senso é essencial. Beijos!!!

    Jane, é cada proposta q a gente recebe, q daria até um livro, rsrsrs. Bjosss

    Cy, tb não sou contra publicidade nos blogs, afinal nada mais justo vc ter retorno pelo trabalho q exerce, né? Minha queixa é contra quem deseja colher os louros com o esforço dos outros. Bjos!

    Lime, já recebi um email assim, e achei o cúmulo da cara de pau. Essa semana recebi outro email, dessa vez um coletivo (e sem cco), pedindo brindes para parceria. Oi? Quer torrada ou croissant? rsrs Bjossss

    Aline, depois te conto! rsrsrs

    Reply

  26. Patrícia Buarque
    06 de abril de 2011

    O post ficou perfeito! É muito difícil mesmo essa coisa de parceria! Como o meu blog tá engatinhando ainda eu não me preocupo muito com isso. Prefiro me preocupar com a qualidade dos posts. Os leitores devem estar em primeiro lugar!

    BJu!

    http://patriciabu.blogspot.com

    Reply

  27. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    12 de abril de 2011

    Karen, na boa, acho o cúmulo da miséria uma empresa sortear UM esmalte. Se isso faz tanta diferença no orçamento deles (e sim, to sendo irônica, obviamente), então não façam sorteios, né? Bjosssss

    Si, todas já passamos por isso, e vamos aprendendo errando mesmo. O problema é q tem gente q não aprende, prefere se vender por besteira. Bjossssss

    Tainá, que falta de profissionalismo! Além de não aceitar a crítica ela te criticar num post é bem baixo. Vc não pode evitar esse tipo de comportamento por parte de outros, mas vc pode escolher os blogs q vc quer ler. :) Bjosss

    Isa, elas acham que estão tirando vantagem e na verdade estão se queimando com o público consumidor. Uma pena! Não sei se é falta de conhecimento ou de caráter, mas tb não cabe a nós educar empresa por empresa, né? Bjossss

    Madame Excêntrica, o assunto rende tanto que eu li seu comentário e fiquei aqui argumentando seu texto comigo mesma, rsrsrs. Ótima colocação, e estou absolutamente de acordo com a sua posição. Bjossssss

    Reply

  28. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    12 de abril de 2011

    Buh, estou sempre aprendendo, mas espero q esses posts sirvam de norte para novas blogueiras. :) Bjosss

    Ester, cada blog tem sua proposta, e eu não condeno isso. Condeno aqueles q queimam toda uma classe por se trocarem por pouco. :) Bjossssss

    Francesca, o ideal seria ser poupada desse tipo de proposta, mas o negócio é respirar fundo e declinar a 'oferta', rsrs. Bjos!

    Fernanda, se a gente for depender de vidrinhos de esmalte para ficar famosa, melhor ir no centrão e comprar vários, né? kkkkk Bjosss

    Eulália, taxativa em q ponto exatamente? A discussão continua em aberto, e acho interessante ler argumentos, a gente sempre aprende mais com a opinião dos outros. :) Bjoss

    Reply

  29. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    12 de abril de 2011

    Karol, espero que as dicas tenham sido proveitosas. :) Bjossss

    Nanda, obrigada, querida! Como está o baby? Bjossssss

    , se a sua proposta é revender os produtos, acho super válida a sua iniciativa de testá-los e fazer resenha sobre eles. Isso é um diferencial seu, q vai poder recomendar (e vender) com conhecimento de causa. Mesmo sem ganhar os produtos q vc testa, garanto q a confiança das clientes em vc é maior do que nas revendedoras q só mostram a revistinha. Bjsssss

    Cigarrete, e sempre vai existir gente q se troca por pouco. Mas se a gente tem conhecimento, pode evitar de cair nessas roubadas. ;) Bjossss

    Danda, é justamente por darmos valor ao nosso trabalho que precisamos fazer parcerias que realmente agreguem, não é verdade? :) Bjos, querida!

    Reply

  30. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    12 de abril de 2011

    Carlinha, minha vontade é colocar seus comentários sem edição no post. Será q isso faria de vc uma parceira do blog? rsrs. Bjosss, e obrigada mais uma vez por topar participar!!!

    Carol Lima, vc falou exatamente o q penso: cabe ao leitor escolher o q quer ler. Fico feliz do Oxente atender ao critério de leitoras inteligentes com vc. :) Bjosss

    Carol Vila Trendy, não vou mentir: tb sinto um calafrio qdo leio essa pergunta. Mas qdo as pessoas estão abertas à sua proposta é ótimo, difícil é qdo elas já estabelecem uma proposta absurda. Bjossssss

    Patrícia, vc está certíssima. O sucesso de um bom trabalho chega com o tempo. :) Bjosss

    Reply

  31. Arco Íris da Beleza
    15 de novembro de 2011

    Inclusive gostaria de fazer uma pergunta que não tem muito haver com o post, mas lá vai…

    É feio a gente divulgar um link do nosso blog, como fiz acima?

    ps: desculpe os dois comentários, pensei em perguntar só depois.
    Super oobrigada! Beijo :*

    Reply

  32. Aurora Vogel
    07 de dezembro de 2011

    Fun feature, I genuinely benefited from studying it, keep doing the good thoughts.

    Reply

Deixe um comentário!

Close