Guia de futebol para mulheres | Blog Oxente Menina

Guia de futebol para mulheres


Mulherada, atenção! Preparem-se para abrir mão da companhia dos seus namorados/noivos/maridos pelo menos duas vezes por semana nos próximos sete meses. No dia 21 de maio começa o Campeonato Brasileiro de Futebol, a principal divisão do esporte no país.

Durante o campeonato, que vai até o dia 4 de dezembro deste ano, vocês irão presenciar momentos de pura loucura, euforia, angústia, alegria e decepção masculina {às vezes tudo junto}. Não se assustem! Desde já estejam cientes de que o problema nunca é com vocês… mas jamais, em hipótese alguma, marquem o cinema ou aquele jantar especial em dia de jogo do time do coração dele. Discutir a relação em dia de jogo? Mandar ele escolher entre você ou o time? Nem pense nisso.

Se você não deseja que o seu relacionamento caia para a série Z, aprenda a respeitar a paixão do seu namô por futebol. E se você quiser fazer bonito diante dele, o Oxente te ajuda a assimilar algumas coisinhas básicas sobre o esporte que mais mexe com a emoção dos brasileiros. E se o assunto não lhe interessa de maneira alguma, ainda assim vale a pena assistir à uma partida de futebol: os jogadores estão sempre em ótima forma!

 

Como é que é esse babado aê?

Em uma partida de futebol dois times competem, e vence aquele que consegue marcar o maior número de gols em cima do time adversário. Cada time conta com 11 jogadores em campo, além do árbitro da partida. Fora do campo, auxiliando o juiz, ficam os bandeirinhas e o quarto árbitro, além do treinador e dos jogadores reservas de cada equipe. 

Uma partida de futebol dura 90 minutos, sendo dividida em  dois tempos de 45 minutos e com um intervalo de 15 minutos entre eles, cada tempo podendo ser prolongado em alguns minutos dependendo do andamento da partida.

E aqueles bonitões lá correndo?

 

O goleiro é o responsável por não deixar a bola entrar no gol. Quando o time adversário ataca, o goleiro deve ficar atento à jogada para impedir que a bola atravesse a linha da trave. O goleiro pode pegar a bola com as mãos, exceto quando é algum outro jogador do seu time quem chuta para ele. Fazer gols é o que se espera do atacante (ou centro avante), é ele o responsável por finalizar as jogadas {pelo menos em teoria}, chutando a bola sempre em direção ao gol na tentativa de pontuar para a sua equipe. Impedir que o atacante chegue perto do gol é o trabalho do zagueiro, o chamado xerife da equipe. Uma zaga forte é aquela que ameniza o trabalho do goleiro, pois consegue impedir que os jogadores adversários encontrem espaço para marcar gols. O meia (ou meio campista) é o cérebro da equipe, e é através dele que nasce a maioria das jogadas. O jogador que atua nessa posição deve ter ótima visão de jogo, bom passe, bom chute e habilidade. Lateral é o jogador que mais corre em campo, pois ele precisa marcar em seu campo de defesa e partir para o ataque para jogar ao lado dos meias e atacantes, geralmente cruzando bolas na área para a finalização dos atacantes. Existem dois tipos de volantes: o cabeça de área, que atua próximo à meia-lua do campo, normalmente tem a função de marcar algum jogador específico; já o segundo volante atua como um lateral no meio campo, com a função de marcar o armador da equipe adversária e sair para o jogo quando o seu time está com a posse de bola.

 

Foi falta, seu juiz!

O jogador cai, todo mundo grita, e você fica com aquela cara de pastel sem entender bulhufas do que se passou? Isso não vai mais acontecer depois que você aprender essas regrinhas:

Falta é quando um jogador confunde futebol com luta-livre, e em vez de acertar a bola, ele acerta o jogador do time adversário. Quando isso acontece dentro da grande área, ganha o nome de pênalti.

O arremesso lateral é feito quando um jogador do time adversário é o último a tocar na bola antes dela sair pela lateral do campo. Nessa situação, o jogador pode pegar a bola com as mãos para arremessá-la de volta ao campo. Quando a bola, em vez de sair pela lateral do campo, sai pela linha que fica a trave, o arremesso ganha o nome de escanteio, e o jogador chuta a bola da esquina do gramado, onde ficam as bandeirinhas.

Impedimento é quando um jogador recebe a bola e não há nenhum outro jogador do time adversário entre ele e o goleiro {a regra do impedimento não se aplica no caso de cobrança de arremesso lateral}. 
E aqueles cartõezinhos coloridos, hein? 

Basicamente, os cartões – amarelo ou vermelho – são mostrados pelo juiz ocasionado pela falta de disciplina do jogador.

Algumas situações que podem resultar em cartão amarelo: tirar a camisa para comemorar um gol;  “fazer cera” para colocar a bola em jogo; puxar a camisa do adversário; pegar a bola com a mão; e atingir o adversário com violência. O cartão vermelho é mostrado em situações mais extremas, como receber o cartão amarelo pela segunda vez; atingir com mais violência o jogador adversário {principalmente por trás, com um “carrinho”, por exemplo}; impedir a jogada do atacante adversário com falta, quando este está diante do gol.

Série A, B, C… é tipo na escola?

Não, gata! Séries A, B, C e D são as divisões do campeonato. A série A é a principal, onde jogam as melhores equipes do país. Os quatro piores times da série A de um ano, descem para a série B no ano seguinte, e assim por diante nas demais divisões; da mesma forma que os melhores times das séries B, C e D sobem para a divisão acima {como o meu ABC-RN, que foi campeão da série C em 2010, e agora vai jogar pela série B. Uhuuu!}.

Frases de efeito {porque não é só o juiz que traz cartas na manga… ops, no bolso!}

Deu para ter uma ideia geral, mas você ainda não domina a arte do futebol? Sem problemas. O básico já dá para dar uma aliviada, mas se você quiser impressionar os marmanjos em dia de jogo, sem precisar vestir a fantasia de piriguete, aí vão algumas frases de impacto:

“Qual o esquema tático que o time está jogando?” – Alguém irá responder algo como 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3. Faça cara de entendida e pergunte se o pessoal aceita mais uma cerveja.

“Fulano está no banco de reservas?!” – Tenha a decência de aprender o nome de alguns jogadores do time do seu amado, né fia? Dica: pegue o jornal do domingo, que traz todas as informações para o jogo do dia, e veja quem está escalado, quem está contundido, quem foi vendido para outro time…

“Foi falta, p*!” – Tem um jogador no chão e os seus companheiros de jogo estão esbravejando algo incompreensível? Solte algumas palavras como “falta”, “impedido”, “cartão” seguido de um palavrão, ou então xingue a Sra. Mãe do Juiz. Não vai ser bonito, mas vai ser convincente.
E se nenhuma explicação sobre futebol funcionar, há sempre a possibilidade de assistir aos jogos por outras razões:

Agradecimento especial ao meu marido lindo e torcedor do Sport Club do Recife, Rodrigo Fragoso, que esperou até os 45 minutos do segundo tempo para me passar as informações que eu havia solicitado há tempos para poder escrever este post… mas passou! Obrigada, amorzão!

Esse é um post de humor. Contém brincadeiras, contém ironias.

Comente também pelo Facebook!

23 Comentários

  1. Cíntia Mara
    15 de maio de 2011

    Ih, comigo não tem essa de que futebol é coisa de homem. Gosto, assisto, torço, sofro e entendo. Claro que não acho ruim quando os jogadores dão um brilho a mais, rsrs. Fábio é uma gracinha. Até minha irmã atleticana é doida com ele. Do Roger eu já não sou muito fã. Ele é até bonitinho, mas ele passou meses no Cruzeiro sem fazer nada!

    Beijos

    Reply

  2. Brecho da Pat
    15 de maio de 2011

    kkkkkkk, eu não aguento! Valeu pela tentativa Ana, mas eu sou uó em qualquer esporte, quanto mais em futebol, rssss. Todo ano e várias vezes por ano eu pergunto a mesma coisa pro meu marido: " Mas eles não jogaram na semana passada?" E meu marido pacientemente me responde que era outro campeonato, kkkkk.
    Eu não consigo entender como as pessoas ficam tão insanas diante de 22 homens correndo atrás de uma bola.

    Reply

  3. Danda
    15 de maio de 2011

    Mulher ADOREIIIIII o post
    a gente sempre é deixada de lado por conta de um jogo de futebol.
    já pensei que fosse pro comigo, mas na verdade não é, é só esses jogos que enlouquecem a cabeça desses homens.
    Amei mesmo beijoss

    Reply

  4. Simone Bispo
    15 de maio de 2011

    Ah eu tenho sorte!
    Torço pelo Sport junto com Fagner… Vou pra estádio, grito, reclamo, pareço um deles durante o jogo! kkkkk

    O post ficou maravilhosooooo! Concordo com tudo o que você falou e digo mais, quando a gente pergunta sobre o esquema tático do jogo, eles nos olham com cara de espanto e admiração ao mesmo tempo. Por isso, perguntem SEMPRE! hahaha

    Eita que esse marido torce certíssimo, mas hoje vamos sofrer e gritar juntos. (Final do Pernambucano, eu sou ligada, viu?! rs)

    Bjs lu!

    Reply

  5. Pati Jasset
    15 de maio de 2011

    Oxe! Comigo tem isso não. Torço muuuuuito e sofro junto também. Quando ele viaja vou ao estádio sozinha. Às vezes, estamos em casa e ele nem está com vontade de ir ao jogo, mas eu encho tanto que ele vai. Sou louca por nosso time do coração (Clube Náutico Capibaribe) e faço qualquer coisa pra ir ao jogo. A emoção de estar no estádio junto com a torcida não tem igual.
    Bom, é isso!
    Amo futebol e não me atrapalha em nada.

    Reply

  6. Anônimo
    15 de maio de 2011

    Sou totalmente apaixonada por futebol. Amo o SPORT CLUB DO RECIFE. Já troquei de namorado, já troquei de marido, mas de time JAMAIS !! Desde criança sou SPORT e morrerei SPORT , que para mim é o único e melhor time do mundo !
    Não perco um jogo e entendo as regras do futebol. É si
    Futebol é simplesmente, totalmente apaixonante !!!

    Reply

  7. Carol Jung
    15 de maio de 2011

    Luuu adorei a matéria!!! kkk
    Eu entendo bem de futebol, pois amooo de paixão e inclusive já bati uma bolinha, mas senti prazer em ler o texto…
    Com certeza vai elucidar dúvidas de muitas meninas e até de alguns meninos, se duvidar… rsrsrs
    Bjos e Vamos com tudo no Brasileirão (ah! Sou gremista rsrs)

    Reply

  8. Bruna
    15 de maio de 2011

    ADOREIIIII…. Ri d+!!!!
    Sou mulher mais amo futebol. Para mim é que nem casamento, na alegria e na tristeza, na saude e na doença ate que a morte nos separe!!! Choro, sofro, fico nervosa! Tem uns amigos que dizem que pareço galvao bueno, falou de futebol na minha frente tou comentando tambem! Adorei o time do seu marido… SOU SPORT CLUBE DO RECIFE TAMBEM. E hoje é dia de morrer do coração!!! MAIS VAMOS LA… CAZA, CAZA, CAZA, CAZA, CAZA A TURMA É MESMO BOA, É MESMO DA FUZACA SPORT SPORT SPORTTTTT!!! RUMO AO HEXA!!!

    Reply

  9. Neysângela
    15 de maio de 2011

    Eu gosto de futebol, mas não sou de acompanhar cada jogo (assisto a Copa; campeonato estadual e nacional geralmente só vejo jogos decisivos). Mesmo me considerando "entendida" no assunto, adorei a explicação do volante – isso para mim era mais difícil que entender impedimento.
    Nunca assisti um jogo no estádio.

    Reply

  10. Natalia da Costa
    16 de maio de 2011

    muito bom!!!! sou mulher e curto futebol. Ana Lu arrasando!

    Reply

  11. Aline
    16 de maio de 2011

    Hahahahahahahahaha! Amei o post, Ana Lu! Amei, amei, amei!

    Eu sou uma apaixonada por futebol e torcedora louca e desesperada do Sport (cazá, cazá!). Adoro discutir sobre o assunto com homens e ver a cara de surpresa deles quando percebem que eu não tô falando besteira! Hehehe…

    No meu namoro, os papéis meio que se invertem. Apesar de entender do assunto, meu namorado não dá lá tanta importância pra futebol, não. Eu que sou mais fanática! Preciso fazer mil apelos pra conseguir convencer ele a ir pro jogo e, pra falar a verdade, nunca mais deu certo! Hahahahaha!

    O post/aula tá excelente. Além de muito útil, pq, no que diz respeito a mulher (ou homem, whatever!) que não entende nada do assunto e fica dando pitaco ou ignorando a partida e puxando papo sobre qualquer outra coisa enquanto a gente tenta assistir ao jogo, eu tô no time deles: ou fica calada ou vai falar besteira longe, mas não atrapalha! Hehehe…

    Acrescentando só um detalhe, Ana Lu, além de não poder pegar a bola com as mãos qdo a recebe de um companheiro de time, o goleiro também só pode usar os pés quando estiver fora da grande área. ;)

    Beijos!

    Reply

  12. Gabi Soares
    16 de maio de 2011

    Hahahaa… adoooorei a iniciativa!
    Beeeijo.

    http://gabisoares.blogspot.com/

    Reply

  13. addictgirls
    16 de maio de 2011

    Ahhhh
    Adoro futebol, domingo tem que ver um joguinho. Amei o post muito esclarecedor hahahahah, tenho amigas que sempre chamam o impedimento de vantagem hauhauhauhuahau! =*

    HEXA é LUXO! N-Á-U-T-I-C-O

    Reply

  14. Patrícia Cristina
    17 de maio de 2011

    Kkkkkkkkk

    Que bom que ele é torcedor do Sport…
    Gostei na iniciativa do post… criativa e útil!
    Como eu nasci no berço rubro-negro com uma bola e uma chuteira já conheço todos os macetes… Mas pra quem não conhece,olha aí!

    Bjs
    Paty

    PS: Faltou Daniel Paulista, ou para os íntimos, Dani!

    Reply

  15. Michelle
    17 de maio de 2011

    Ana…algum problema com meus comments??? O do casaqinho sumiu! :P
    Será que esse vai…
    Adorooooo futebol! E adoro torcer!!! Seja para o Sport-PE, Brasil, ou qualquer time que esteja jogando na TV e seja contrário ao que meu marido esteja torcendo!!!kkkkkkk
    Bjss!!! Mih

    Reply

  16. Fábrica dos Convites
    18 de maio de 2011

    Eu adoro futebol, e sempre acompanho meu time. Futebol para mim sempre foi melhor que brincar de boneca. Bjs, rose;D

    Reply

  17. Debora Dias
    18 de maio de 2011

    Genteeeeeeee, que post mais que perfeito! Muito útil, sobretudo nesses últimos dias aí de final de campeonato pernambucano ahahaha. Esse truque de aprender os nomes de alguns jogadores é bem útil e sempre impressiona. Outra coisa que eu sempre indico para quem quer impressionar é fazer de conta que sabe o que é impedimento ahahaha… toda vez que o bandeirinha levantar a bandeira numa hora que não foi falta, é impedimento. É só ficar observando o bandeirinha e falar "ué, mas tava impedido mesmo??" – pq não importa o quanto o impedimento esteja claro, sempre o torcedor vai dizer que não foi! Hehehe… Parabéns pelo post! Ameeeeeeeeeei messsssssssmo!!!!

    Reply

  18. Tia Pri
    19 de maio de 2011

    Menina,

    nunca comentei em seu blog, mas este post foi muito engraçado!!
    Explico pq digo que engraçado, pelo simples fato de que os homens acham que mulher bem arrumada e bonita não entende nada de futebol. Claro, vc tentou dar uma pincelada nas principais coisas e óbvio que ninguém vai se tornar um Arnaldo cesar coelho e vai sair discutindo se foi impedimento ou se o jogador estava na mesma linhda…Enfim…agora só tem um detalhe a comentar… vc colocu diversos jogadores bonitões aí, mas esqueceu de colocar o cara que foi eleito galão do CAmpeonato Pernambucano, Léo, do Santa Cruz.
    Ah, e eu sou torcedora do Santa Cruz,vou aos jogos desde os 6 anos de idade e estou tão feliz pq finalmente o Santa foi campeão em cima do "ex-port" após longos 21 anos de espera que tds as coisas sobre futebol vem me emocionando ultimamente. Valeu pelo post. Abraço.

    Reply

  19. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de maio de 2011

    Cíntia, coloquei foto do Roger pq sei q agrada a mulherada, mas eu acho ele meio sem sal, hahahaha. Bjossss

    Lime, kkkkkkkkkkkkkk. Eu adoro futebol, fico assistindo com meu marido td q é campeonato, hehehe.

    Danda, é não, gata, essa "doença" acomete todos os homens, hahaha. Bjosss

    Si, uma vez me meti na conversa dos amigos de Rodrigo e um deles ficou me olhando com uma cara! Precisou Rodrigo dizer a ele q eu entendia de futebol pra ele me levar a sério, kkkkkkk.

    Carol, eu acho q muitos meninos vão tirar dúvidas tb, viu? Mas eles não vão querer admitir isso, então não vamos fazer alarde, kkkkkkk. Bjosssss

    Reply

  20. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de maio de 2011

    Bruna, Galvão nãaaaaaao, kkkkkkkkkk. Eu não chego a esse nível, mas qdo o assunto começa, eu não sou daquelas q franze a testa, eu gosto de pelo menos ouvir. :)

    Pati, adoro a energia do estádio, mas não sou de ir. Mas em casa assisto quase todos! :)

    Helo, isso sim é paixão! Conheço tanta gente q muda de time td vez q muda de namorado, kkkkkkkk. Bjosss

    Ney, eu precisei da ajuda do meu marido para esclarecer a função dos jogadores, hahaha, Bjossss

    Natty, hahaha, valeu!! :****

    Reply

  21. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de maio de 2011

    Aline, ótimo complemento! A mulherada vai sair fera daqui depois de ler o post e os comentários. :) Bjossss

    Tássia, nem entro nessa briga de hexa, pq meu time é deca! hahaha Bjossss

    Gabi, ;)))

    Patrícia, Daniel Paulista é do Sport? Bjosss

    Mi, o q chega pra mim eu autorizo, deve ser algo na hora de enviar. Bjossss

    Reply

  22. Ana Lu Fragoso - Oxente Menina
    23 de maio de 2011

    Rose, eu nem gostava muito qdo era pequena, mas depois q vc toma gosto, sai de perto! hahaha Bjosss

    Debora, vc já tem toda a manha, né? kkkkkkkkk Bjosssssss

    Tia Pri, mas ele é bonito mesmo, ou é melhorzinho em comparação as outros? Pq os times de PE são um chama de gente feia, viu! kkkkkkkkkk Bjosssss

    Reply

  23. Luciana Soares
    01 de outubro de 2013

    ótima a mensagem ,
    Saudações rubro negras!

    LuhRubronegra ( torcedora fiel do sport Recife)

    Reply

Deixe um comentário!

Close