Nomes da moda: Chanel | Blog Oxente Menina

Nomes da moda: Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, ou Coco Chanel, como ficou mundialmente conhecida, foi uma grande estilista francesa, cujas criações ditam moda até hoje.

Seu primeiro contato com a costura foi por volta de 1903, então com 20 anos, em uma loja de enxovais. Em 1910 Coco conheceu o inglês Arthur Capel, o grande amor de sua vida, que a ajudou a abrir uma loja de chapéus e abriu-lhe as portas para frequentar a alta sociedade parisiense. Arthur veio a falecer meses depois em um acidente de carro, mas seu incentivo em vida fez com que Coco levasse adiante o seu tino para a costura e para os negócios, e abriu a sua primeira casa de costura.

Estilo Chanel

Uma mulher à frente do seu tempo, com seus cortes retos e elegantes, bolsas com alças de metal e colares de pérolas, foi de Gabrielle a idealização das primeiras calças femininas, criando a imagem da mulher independente e bem sucedida do século 20. Foi dela também a inspiração para criar a versão feminina do terno masculino, que ficou conhecida como tailleur, e que ganhou ainda mais força quando passou a fazer parte do guarda-roupa habitual de Jackie Kennedy.

 Clássicos Chanel 

Vestido preto: “The little black dress” desenhado por Gabrielle Chanel apareceu nas páginas da Vogue em 1926, com o comentário “um uniforme para as mulheres de bom gosto”. Em 1961 o vestido preto clássico foi reverenciado no filme Bonequinha de Luxo,  um Givenchy usado por Audrey Hepburn. 

Chanel Nº 5: Primeiro perfume criado por Chanel no início dos anos 1920 e até hoje o mais vendido da marca. Segundo mademoiselle Chanel: “um perfume com cheiro de mulher”. 

Sapato bicolor: Inspirado nos sapatos esportivos masculinos, que tinham o bico escuro para disfarçar quando estivessem sujos, o sapato bicolor foi a adaptação de Chanel para os pés das mulheres. 

Bolsa com alça de corrente: Feita de matelassê e com correntes douradas, o modelo Chanel 2.55 nunca sai de moda.

Colar de pérolas: Usado com muita classe por mademoiselle Chanel, o colar de pérolas virou sinônimo de elegância.

Quem faz a Chanel?

Desde 1983 as linhas de alta-costura, prêt-a-porter e acessórios estão sob a direção do alemão Karl Lagerfeld, trazendo vida nova à marca Chanel. O designer, que também é artista e fotógrafo, mantém a essência de mademoiselle Chanel através das linhas clássicas e elegância, características primordiais da marca. Lagerfeld também comanda a sua própria marca.

No red carpet 

Das passarelas para os tapetes vermelhos, os vestidos Chanel usados por grandes celebridades enchem os eventos de luxo e glamour. Quem não gostaria de desfilar no tapete vermelho com um modelo Chanel?

 

Chanel para mortais

Quem não tem o poder para desfilar com um modelo de alta-costura Chanel, ainda tem motivos para sorrir: as linhas de acessórios, perfumes e maquiagens cabem no bolso de meros mortais, como nós.

Comente também pelo Facebook!

6 Comentários

  1. Le Petit Nuage
    13 de junho de 2011

    A Chanel é tudo,mto inspiração sérioo…esse vestido da Blake está tudooo!

    http://www.lepetitnuage.com

    Reply

  2. @pamela_lenoir
    13 de junho de 2011

    Chanel foi muito elegante (: gostei dessa matéria :D

    Reply

  3. Gabriela Machado
    13 de junho de 2011

    adorei a ideia da sequencia de posts!
    quero ver todos hihi

    beijo,
    http://efusivamentedeselegante.blogspot.com/

    Reply

  4. Anônimo
    14 de junho de 2011

    Gostei muito da ideia desses posts; aguardo ansiosas pelos próximos.

    Reply

  5. Vanessa - Anyway...
    14 de junho de 2011

    Sou apaixonada pela história da Coco, por sua ousadia e visão de mundo. Um mulher para admirar!
    E obviamente admiro também os produtos que levam os "C's entrelaçados", kkkkkk. Embora a pobre mortal aqui fique restrita à makes, mesmo.
    Bjos

    Reply

  6. Meus blogs - Fernanda Rocha
    05 de julho de 2011

    Muito legal a historia dela..queria encontrar um livro que contasse a historia todinha dela. Inspiração para toda mulher..

    Reply

Deixe um comentário!

Close