Favela painting

Os holandeses Haas e Hahn começaram a trabalhar juntos em 2005, quando subiram as favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo para fazer um documentário sobre o hip hop para a MTV. Inspirados por esta visita, começaram a jornada artística nas favelas do Rio pintando enormes murais com a ajuda da comunidade local.

Junto à ideia de levar a arte para a comunidade, a expectativa da dupla holandesa era de ajudar os jovens a não seguir pelo caminho da violência e do tráfico de drogas. Em vez desse cenário conturbado que faz parte da realidade de muitos moradores de favelas no Brasil, Haas e Hahn conseguiram desviá-los para o caminho da criatividade, celebrando a arte com muitas imagens em referência à própria comunidade, e, acima de tudo, muitas cores.

Crédito das imagens: Haas&Hahn for favelapainting.com

Mais informações no site Favela Painting: www.favelapainting.com

Comentários do Facebook
Compartilhe:
17 comments Add yours
  1. Oi Ana Lu, amo tudo, tudo, tudo que for relacionado a urbanização de assentamentos precários, favelas e afins.
    Infelizmente não trabalho mais com isto, mas não deixo de sonhar e admirar.
    E que fique de bonus aqui pra quem vir ler sobre o assunto, a Rocinha é uma das favelas pioneiras no quesito regularização fundiária (regularização do parcelamento do solo).
    Beijos e feliz 2012.

    1. Carlinha, que informação maravilhosa você está nos dando. Meu conhecimento aprofundado no assunto é zero, mas pelo pouco que entendo, acho que essa regularização é um grande passo nas favelas por ser uma área que se expande com rapidez e como ‘terra de ninguém’.

  2. Não sei o que é pior…Os traficantes e grafiteiros ou essa corja de benfeitores que invadiram as favelas e pintaram tudo com esse visual esquisofrênico…Que mau gosto ! Coisa de pseudoartista decadente de subúrbio…

  3. Muito legal isso! A favela fica com outra cara! Adorei! Ana, quero te convidar para participar de um sorteio que estou fazendo no blog só para o pessoal de Recife. O prêmio é uma bolsa da Ana Lu, uma marca que faz acessórios artesanais muito lindos e estará na FenaHall. O sorteio será realizado no dia 6 agora. Conto com você! :) bjo!

  4. Ano passado eu, Luziane e outras meninas, participamos do curso de painel de inspirações 2012, uma das propostas era valorizar o que temos e enfeitar nossas casas, ruas, etc, no material havia uma foto dessa favela. Os moradores ficaram tão emocionados ao ver o lugar que eles moram sendo admirado; adolescentes que estariam no tráfico agora fazem oficinas de arte, música e cursos profissionalizantes, tudo isso motivado pelo trabalho deles. Achei tão digna essa iniciativa além de amar street art.

    Ficou lindo o post.

    =****

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *