Removendo o adesivo da caixa de acrílico

Remover adesivo da caixa de acrílico da Ferrero Rocher, como mostrei nesse post, se tornou um grande enigma para mim… Até contar com a ajuda de vocês. Se eu tivesse imaginado que vocês iriam solucionar esse mistério com dicas maravilhosas, já teria publicado esse post antes mesmo dos chocolates acabarem!

Já havia tentado tirar o adesivo com a unha, mas descobri que não era simplesmente um adesivo que você puxa a pontinha e pronto. Ele era grudado na caixa – como se fosse uma impressão tipo aquela de serigrafia. Depois que vocês deram as dicas eu tentei tirar com álcool e detergente, mas não deu muito certo (se bem que com o álcool eu tentei com um pano liso, e não usei o elemento ‘paciência’ que haviam recomendado).

Finalmente, seguindo mais algumas dicas, não sem antes ficar bem cética a respeito do resultado, resolvi tentar remover o adesivo com acetona. E aí a mágica se fez! O segredo é usar a acetona em um pano macio com alguma textura, como uma toalha, para auxiliar na  remoção sem arranhar.

remover adesivo caixa acrilico

Como remover o adesivo da caixa de acrílico

Umedeça a pontinha da toalha com a acetona e vá esfregando colocando um pouco de pressão. Você vai ver que aos poucos a tinta começa a sair sem deixar manchas ou arranhões. Não sei se o tipo de acetona tem alguma influência, para referência, usei a da marca Rishon.

O resultado foi unhas completamente estragadas, mas um caixinha totalmente recuperada! (E para proteger as unhas, você pode usar uma luva de plástico ou de borracha). Ainda segui a sugestão de Aline e colei um adesivo do Oxente, para personalizar o organizador – abusem da criatividade e usem adesivos, fitas adesivas de scrapbook e o que mais a imaginação permitir.

+ DIY: caixa de cerveja personalizada
+ DIY: tags personalizadas de viagem
+ DIY de Páscoa: caixinha de doces

remover adesivo da caixa de acrilico

Outras alternativas possíveis

Algumas pessoas comentaram que a caixinha ficou fosca após passar acetona; outras disseram que o material da caixa de chocolate não é acrílico, e sim plástico, por isso que o uso da acetona não foi eficiente. A dica do post foi o que funcionou conforme relato e fotos, mas se existem outras alternativas, porque não experimentá-las?

As dicas abaixo foram deixadas nos comentários e NÃO testadas por mim:

  • Acetona corrói plástico. Observe exatamente o tipo de material antes de passar algum produto na sua caixinha. Veja se a parte de trás da embalagem traz algum tipo de informação sobre o material.
  • Para remover a cola/adesivo de superfícies plásticas experimente removedores como o Faísca.
  • Óleos removedores desengripantes e lubrificantes, como WD-40, Loctite e 3M podem ser usados para remover a cola do acrílico sem manchar.
  • Recupere o brilho da caixinha usando cera e aplicando o produto com um pano macio.
Comentários do Facebook
Compartilhe:
37 comments Add yours
  1. Ai mentira? Ei vi sua movimentação no twitter, mas não sabia nem o que indicar, decidi ver o que ia sair para copiar depois! rs Ficou linda a caixa, vou pedir para meu Noivo me dar uma ;)

    P.S. Ana muito obrigada pela indicação do meu blog no O!, vc não imagina o quanto me faz bem ver meu cantinho divulgado no meu blog favorito ;) Mil beijos, sua linda

  2. kkkkkkkkk…Nao sabia dessa do removedor de esmaltes…vivendo e aprendendo…Oxente tb é cultura…:D
    Vou comprar 3 caixinhas de Ferrero quando chegar em Recife..hahahaha!!!Beijosssss!!!!

  3. KKKKKKKK morri de rir!! 1 x 0 pra caixinha!!
    Mas vou anotar a sugestão da acetona… e comprar uma luva por que se com o álcool eu já achava que estragava as unhas, imagina com acetona, que estrago… mas vale super a pena, essas caixinhas são uns mimos. Agora a desculpa de comer chocolates foi a melhor de todas!!
    Sustentabilidade djá!!
    Beijos.

  4. E finalmente chega ao fim a saga: Como tirar adesivo da caixinha de bombom Ferrero Rocher! Kkkkkkkkkk…
    É sempre assim: as idéias mais simples, são sempre as melhores!
    Quem diria que acetona resolveria todo o problema…
    Valeu a dica Karina, Ana, Lindinalva e Aline!
    A Ana Lu e todas as leitoras do O! agradecem!!!
    Rsrsrs…

    1. Jessica, tambem nao entendi a dica da acetona, ela destroi o brilho do acrilico… É uma dica super-errada para acrilicos, essa caixa da Ferrero Roche deve ser de outro material plastico, e nao acrilico. Se for assim, entao uma dica muito melhor é usar meramente um removedor como o Faísca, que as pessoas ja usam para limpeza mesmo. Ele remove a cola de qualquer coisa.

      .

    2. Remover cola de produtos é ate bem facil, porque produtos como querosene, faíca, benzeno e outros removedores retiram facil. O problema é que todos eles atacam o acrilico (caixa de bombom Ferrero Rocher nao é acrilico). Acabei descobrindo pela internet que esses oleos em spray do tipo WD40 tambem removem a cola (neste caso, usar junto com detergente para remover com uma escovinha suave a pasta grudosa na qual a cola se transforma).

      Acabei de remover a cola de um produto que é de verdadeiro acrilico, e o WD40 (na verdade usei um spray de oleo chines qualquer, comprado em camelô) removeu sem estragar o acrilico (outros removedores deixam o acrilico fôsco). Fica a dica.

      .

  5. Foram quase 2 anos mas finalmente entendi, na prática, que não é o adesivo e sim a tinta que a acetona remove. #NãoPossoSerTãoBurraAssim
    Deu super certo e bora tirar o pó da caixa de bombom!
    Antes tarde do que mais tarde :p

  6. você me salvou…eu precisava tirar a cola brascoplast de 50 sapatinhos de acrílico…seu post foi a solução do meu problema! Muiiiiiiiiiiiiiito obrigada!

  7. Estou tirando os adesivos de 25 copinhos de acrílico, que será decoração da mesa dos convidados do aniversário do meu filho, foi a melhor maneira que encontrei

  8. Na minha não deu certo, não tirou o adesivo e a caixa ficou desbotada, tirou todo o brilho e detalhes da caixa, estragou a caixinha :(

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *