Fause Haten em Recife

Ontem tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente o estilista Fause Haten, que esteve no Manhattan, aqui em Recife, para bater um papo sobre moda {claro!} e apresentar ao público pernambucano o seu trabalho como cantor.

A dinâmica da apresentação foi super interessante e leve, mesclando o show com a interação do público com perguntas entre uma música e outra. Mostrando simplicidade, carisma e uma banda super simpática {destaque pro guitarrista André, que é a fonte da animação}, o designer falou sobre seu trabalho e deu algumas dicas para quem deseja enveredar na área.

Individualismo. Essa foi a palavra-chave de Fausen durante a conversa. Quando questionado sobre tendências, o designer afirmou que os formatos estão desgastados, a tendência é o que se estabelece depois que as coleções são apresentadas, e com tanta reinvenção da moda, sobressai-se aquele que confia em seu individualismo para mostrar algo novo. “Às vezes o mais interessante é o olhar do criador sobre algo, e não a sua criação em si”.

Moda usável e democrática. Em resposta a um questionamento da plateia sobre as roupas “muito doidas” que eram apresentadas nos desfiles, F. salientou que procura fazer em suas coleções roupas possíveis, e afirmou que o público passou a entender melhor o conceito da moda, abrindo o leque para essa democratização. Afirmou, ainda, que os estilistas têm tentado transformar suas criações em peças mais comerciais.

Uso de peles. “Não defendo o uso de peles, e não condeno quem usa. Defendo a liberdade de cada de um de se expressar da maneira que lhe convém”. Questionado sobre a polêmica sobre o assunto que assolou as redes sociais há algumas semanas, Fausen afirmou que sofreu bullying por já ter feito uso de peles em suas coleções, mas ressaltou a incoerência nas acusações: “as pessoas querem defender a não-violência contra os animais agindo com violência contra outras pessoas”.

Ditadura na moda. “Ditar regras é uma forma arcaica de ver a moda. O que serve para mim pode não servir para você, ou o fato de não gostar de algo que alguém esteja vestindo não faz com que esteja errado. Como profissional de moda eu entendo proporções, sei o que serve ou não para alguém, mas não existe mais o certo e o errado.”

Quem não teve a chance de ir ontem, Fause Haten e banda se apresentam novamente hoje no Manhattan. Vale a pena!

As fotos foram gentilmente cedidas por Ka Camerino.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
10 comments Add yours
  1. Ana Lu!

    Que fofura de comment, obrigada por tanta doçura e generosidade… serei eternamente grata a sua linda amizade…
    e sobre o seu post, que máximo que foi à palestra-show!
    Adorei as idéias dele, super contemporâneas e um olhar mesmo novo sobre moda e criação.. well done!

    :DDD

  2. Ana!
    Nossa! Que legal! Parabéns por ter podido se encontrar com ele….

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    “AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos.”

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *