Fausen Haten em Recife | Blog Oxente Menina

Fause Haten em Recife

Ontem tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente o estilista Fause Haten, que esteve no Manhattan, aqui em Recife, para bater um papo sobre moda {claro!} e apresentar ao público pernambucano o seu trabalho como cantor.

A dinâmica da apresentação foi super interessante e leve, mesclando o show com a interação do público com perguntas entre uma música e outra. Mostrando simplicidade, carisma e uma banda super simpática {destaque pro guitarrista André, que é a fonte da animação}, o designer falou sobre seu trabalho e deu algumas dicas para quem deseja enveredar na área.

Individualismo. Essa foi a palavra-chave de Fausen durante a conversa. Quando questionado sobre tendências, o designer afirmou que os formatos estão desgastados, a tendência é o que se estabelece depois que as coleções são apresentadas, e com tanta reinvenção da moda, sobressai-se aquele que confia em seu individualismo para mostrar algo novo. “Às vezes o mais interessante é o olhar do criador sobre algo, e não a sua criação em si”.

Moda usável e democrática. Em resposta a um questionamento da plateia sobre as roupas “muito doidas” que eram apresentadas nos desfiles, F. salientou que procura fazer em suas coleções roupas possíveis, e afirmou que o público passou a entender melhor o conceito da moda, abrindo o leque para essa democratização. Afirmou, ainda, que os estilistas têm tentado transformar suas criações em peças mais comerciais.

Uso de peles. “Não defendo o uso de peles, e não condeno quem usa. Defendo a liberdade de cada de um de se expressar da maneira que lhe convém”. Questionado sobre a polêmica sobre o assunto que assolou as redes sociais há algumas semanas, Fausen afirmou que sofreu bullying por já ter feito uso de peles em suas coleções, mas ressaltou a incoerência nas acusações: “as pessoas querem defender a não-violência contra os animais agindo com violência contra outras pessoas”.

Ditadura na moda. “Ditar regras é uma forma arcaica de ver a moda. O que serve para mim pode não servir para você, ou o fato de não gostar de algo que alguém esteja vestindo não faz com que esteja errado. Como profissional de moda eu entendo proporções, sei o que serve ou não para alguém, mas não existe mais o certo e o errado.”

Quem não teve a chance de ir ontem, Fause Haten e banda se apresentam novamente hoje no Manhattan. Vale a pena!

As fotos foram gentilmente cedidas por Ka Camerino.

Comente também pelo Facebook!

10 Comentários

  1. Graça Barbosa
    20 de julho de 2012

    Cara de fantasma mulher!!. Nem sei se vou conseguir dormir hoje. É você satanás?

    Reply

  2. kirafashion
    20 de julho de 2012

    Ana Lu!

    Que fofura de comment, obrigada por tanta doçura e generosidade… serei eternamente grata a sua linda amizade…
    e sobre o seu post, que máximo que foi à palestra-show!
    Adorei as idéias dele, super contemporâneas e um olhar mesmo novo sobre moda e criação.. well done!

    :DDD

    Reply

  3. TOMATECOMACUCAR
    20 de julho de 2012

    Oi Aninha, deve ter sido muito bom esse evento. Gosto muito do Fause (olha a intimidade rsrsrssrs), beijocas

    Reply

  4. rudynalva soares
    21 de julho de 2012

    Ana!
    Nossa! Que legal! Parabéns por ter podido se encontrar com ele….

    FELIZ DIA DO AMIGO!!

    “AMIGO, palavra tão fácil de se escrever e pronunciar, mas tão difícil de ter. AMIGO, é aquele que nos ampara nos momentos difíceis, é aquele que nos crítica nos erros e fraquezas, é aquele que não engana, que não elogia para não explorar. AMIGO, é aquele que sente a nossa ausência e chora quando choramos.”

    Vim desejar alegria, felicidade e muito amor no coração e um final de semana iluminado, cheio de carinho e felicidade!!
    “Crer, é tornar possível o impossível.”
    Carinho não tem preço, doe-se.
    Blogueiras Unidas 1275!
    Luz e paz!
    Cheirinhos
    Rudy

    Reply

  5. Vanessa Batista
    22 de julho de 2012

    Que massa!Deve ter sido ótimo!!!
    Ameeeei o comentário sobre a ditadura da moda!!!!!
    ;)

    Reply

Deixe um comentário!

Close