Qual é o seu estilo?

Nem todo mundo consegue, de cara, definir o próprio estilo. Não há nenhum pecado nisso! É que diante de tantas novidades no mundo da moda, é inevitável experimentar e arriscar peças que não são exatamente cópias das existentes no seu closet. Isso não faz de você uma pessoa sem estilo, e muito menos sem personalidade, significa apenas que você tem mais de um estilo.

Fazendo uma auto-análise e ouvindo o veredito de amigas profissionais de moda, descobri que meu perfil segue os estilos clássico, moderno e elegante. O fato de ter alguns predominantes não deve redimir uma pessoa de usar outros, se essa for a vontade dela. No meu caso, para citar como exemplo, eu poderia mesclar um estilo mais romântico ou esportivo, e ainda assim aqueles continuariam sendo mais “a minha cara”.

Para explicar melhor os estilos, pedi a duas amigas blogueiras – Dani e Karina – para enviarem algumas fotos mostrando diferentes looks, e convidei a consultora de imagem Micheline Macêdo para analisar as fotos das meninas e as minhas, e comentar o estilo de cada uma de nós baseado nas imagens.

Segundo Micheline, cada pessoa tem de 2 a 3 estilos mesclados que formam o estilo pessoal, mas ressaltou que os estilos predominantes não são necessariamente os visíveis nas fotos.

Embalada na análise dos estilos, Micheline ainda tirou um tempinho para nos explicar cada um deles:

CRIATIVO: sabe quando você tem que sair para uma balada, direto da casa de uma amiga, e só levou uma saia estampada, e quando pede uma blusa emprestada, ela te oferece outra peça estampada? Achou estranho? Então, a mulher que possui o estilo criativo rapidamente consegue montar um look com essas duas peças estampadas, e com tanta naturalidade, que ninguém vai achar o look estranho. Normalmente conhecidas como alternativas, são pessoas que gostam de usar e ousar nas suas composições. Misturando num mesmo look, várias referências ao mesmo tempo.

ELEGANTE: a mulher do estilo predominantemente elegante tem características que vão além da seleção de peças com excelente qualidade (modelagem e caimento impecáveis). Naturalmente, ela escolhe suas peças com o mesmo critério que age nos ambientes que frequenta: criteriosa, atenciosa e natural. Portanto, não mescla mais que 3 cores no mesmo look e prefere tons neutros e peças atemporais.

ESPORTIVO: esse estilo não se refere apenas às pessoas que curtem atividade física e esportes. Ele tem como característica principal a busca pelo conforto, pela seleção de peças que sejam fáceis de guardar e de manter. Exemplo: se numa loja tem 2 vestidos semelhantes, a pessoa do estilo esportivo vai optar pelo tecido que não amassa e que veste sem apertar ou “pinicar”.

MODERNO: esse estilo também é conhecido como contemporâneo e dramático. Isso porque a mulher de estilo moderno sempre está buscando a atenção do seu “público”, pela forma interessante e antenada com que se veste. Ela é capaz de adiantar tendências no ambiente em que frequenta, já que é sempre muito bem informada sobre esse tema.

ROMÂNTICO: esse estilo é quase um suspiro de tanta doçura! Babados, lacinhos, desenhos fofos, tecidos com movimentos esvoaçantes, sapatos arredondados tipo boneca, cores pastel… essas são algumas das escolhas da mulher do estilo romântico.

SEXY: a mulher que tem o estilo sexy como predominante, gosta de estar e se sentir glamorosa. Adora que todos ao seu redor observem os seus atributos de beleza. Por isso, escolhe peças mais justas com tecidos em cores ou estampas chamativas, que mostrem a forma do seu corpo. Além de acessórios que não passem despercebidos.

TRADICIONAL: o estilo tradicional atualmente é pouco visto, pois remete a uma imagem mais séria e fechada. Porém, a mulher de estilo predominantemente tradicional opta por modelagens extremamente retas sem muitos detalhes, cores sóbrias, tecidos encorpados e acessórios que não chamem atenção, apenas atendam à sua necessidade de parecer sempre uma pessoa confiável e competente.

Facebook Comments
17 comments Add yours
  1. Lu, adorei participar, obrigada pelo convite!
    Acho uma delícia passear por vários estilos e este post incrível só nos prova o quanto isso é possível!
    A descrição certeira da expert Micheline Macêdo foi super precisa e objetiva, nos ajudando a descobrir ou ‘redescobrir’ o nosso estilo principal e os secundários!
    Post perfeito, amei!
    Bju grande, Ka.

  2. Adorei o post, e fiquei aliviada de saber que eu sou normal com meus tantos estilos!! Vou do elegante ao periguete as vezes, depende do meu humor hahaha!!
    Beijinhos…

  3. Que alívio saber que ter mais de um estilo é normal. Acho que meu estilo predominante é o esportivo (diria esportivo-sedentário), mas com pitadas de outros, especialmente romântico e elegante.

  4. Amo moda, não é a tôa que estudei e estou tentando fazer o que gosto que é produzir, fotografar e costurar.
    Acho que precisamos ter vários estilos porque somos várias “mulheres” numa só. Um estilo apenas não seria suficiente né?
    Adorei a matéria.
    =***

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.