Enjoos na gravidez | Blog Oxente Menina

Diário da gravidez: enjoos

Em meio a esse período tão esplêndido que é a gravidez, momento em que a mulher exala felicidade e a pele reluz de tanta alegria, os enjoos chegam sem marcar hora e as visitas ao vaso sanitário chegam para acabar com qualquer glamour que uma gestação possa oferecer.

Os boletins semanais dos sites especializados em crianças e gravidez {eu acompanho o BabyCenter Brasil e o Bebe.com.br} costumam dizer que a partir da 12ª semana os enjoos tendem a cessar e a mulher começa a se sentir melhor. Mas toda regra tem sua exceção, e quando se trata de mulheres grávidas, todas as exceções são válidas, pois como os próprios médicos costumam dizer, cada gravidez é única. Algumas mulheres podem passar a gravidez toda sem enjoar {sortudas!}, algumas enjoam especialmente pela manhã, outras podem passar apenas o primeiro trimestre da gestação enjoando, e outras adentram a sala de parto cheias de náuseas. Eu, que ainda estou entrando na 15ª semana, definitivamente não faço parte do grupo que não enjoa, e o horário para eles aparecerem pode ser qualquer um; também já passei do primeiro trimestre e não me vi livre desse efeito, e só me resta torcer para não fazer parte do grupo que enjoa até a hora do bebê nascer. Se você for dessas que também enjoam bastante, vamos dar as mãos e só soltar na hora de correr pro banheiro!

Tomar suco de gengibre, chupar limão e tomar picolé de limão foram alguns dos conselhos milagrosos que me foram dado. Ironicamente meu bebê parece não gostar de picolé de limão {vou poupá-los de ler o que acontece quando tento essa saída}, e o que realmente faz efeito é o santo Dramin B6. O único contratempo dele é que dá muito sono, mas diante de tanto enjoo, cair no sono não soa uma má ideia.

Enjoo não tem hora para acontecer e nem motivo aparente. Tem gente que enjoa do cheiro do que outrora era o seu prato favorito, do cheiro de perfumes e cosméticos em geral {e nem precisa ser forte}, e até do cheiro do marido. Numa conversa recente com uma conhecida e mãe de três filhos, ela me contou que até de música enjoou, e até hoje sempre que ouve a tal música sente um mal-estar.

A gravidez também pode vir acompanhada de vexames. É sério! Se você não concorda ou não acredita, provavelmente nunca fez seu marido parar o carro no meio da rua para vomitar e ter que encarar os olhares de nojo e acusação dos transeuntes que ao presenciarem a cena provavelmente pensaram “não sabe beber e fica fazendo besteira no meio da rua”. Coitadas das grávidas.

Uma das soluções que arranjei para as náuseas, além de estar sempre com uma cartela cheia do Dramin B6, é ficar em casa. Pelo menos nos dias mais críticos. Alguém tem uma solução menos trágica para aconselhar?

Não tome remédios sem a indicação do seu médico.

Leia também:

Comente também pelo Facebook!

62 Comentários

  1. Aline
    14 de maio de 2013

    Oi Amiga…
    Dos tipos de grávidas que você descreveu, me encacho em dois tipos as que tem enjoo nos primeiros 4 meses (e não 3 como de comum) que nesse caso chequei a ficar 5 dias internada, pois os episódios de vômito s eram no intervalo de 15 minutos (pode acreditar… 15 minutos que alguma coisa ficava no meu estômago…) Nossa era horrível… (Hiperemese Gravídica)
    Já na segunda gravidez, o meu medo era que TUDO fosse igual a gravidez de Artur. Mas Guilherme foi mais camarada comigo… 0 (ZERO), nenhum enjoo… foi só alegria…

    Mas uma dica, eu tomava o MECLIN (que em mim o sono era BEM menor), eu colocava o alarme 20minutos antes do horário que eu levantavam ai voltava a me deitar. Nisso o efeito já ia começando, e o café da manhã era só coisas secas (tapioca, bolo, cuscuz, bolacha… liquidos só bem depois).

    Bom, como você já disse cada gravidez eh diferente uma da outra.

    um xeru, e que o oxentebaby venha com muita saúde e com muita alegria…

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      14 de maio de 2013

      Não cheguei ao ponto de vomitar em tão curtos espaços de tempo, mas já cheguei a vomitar 4, 5 vezes ao dia. Pior é naquelas horas q vc acha q está ótima, e de repente dá aquela carreira pro banheiro. Mas tenho certeza que qdo o bebê chegar vou nem lembrar desses enjoos!
      Ah, e vc botou Kate Middleton, q tb teve hiperemese gravídica, no chinelo, rsrs!
      Bjosssss

      Reply

    • Renata
      07 de setembro de 2013

      Aline, tudo bem? Será que você poderia me mandar seu email? Eu tive uma primeira gravidez de muito sofrimento com internações e enjôos. Acabei de descobrir que estou grávida novamente e, embora feliz, pois estava tentanto ja há algum tempo, estou apavorada. Realmente com MUITO medo. Queria apenas trocar uma idéia com você, pois vi que vc teve uma primeira gravidez dificil e uma segunda maravilhosa. Seria muito bom ouvir mais do seu relato para me dar alguma esperança. Obrigada!

      Reply

  2. Verônica
    14 de maio de 2013

    Quando eu engravidei não tive nada, não enjoei, não tive tonteira, nem moleza, nem desejos kkkkk até cheguei a pensar que era tudo balela kkkkk

    bjsssssss

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      14 de maio de 2013

      Não sei se digo “que maravilha” por não vc não ter passado pelos enjoos ou se declaro publicamente a minha inveja, hahaha. Brincadeira!
      Bom, pelo menos quanto a isso não posso ir contra, com tanto enjoo se eu não estivesse grávida (de um bebê que fica dando piruetas dentro de mim), eu estaria com gravidez psicológica, rs. Bjossss

      Reply

  3. Dani @belezaf5
    14 de maio de 2013

    Eu amo limao, mas cortei ele da minha vida. Piorava muito minha azia ao inves de melhorar.
    Eu ainda não vomitei e tomare que isso não aconteca. Eu já odeio vomitar …porque não páro..só no hospital e olhe lá! =(

    Mas é assim mesmo. Tbm estou fazendo toda semana uma publicacao em vídeo. A da sexta passada, a gravacao ficou pessima, então juntarei 9 e 10 semanas num unico video e contar mais um pouquinho!
    Beijos

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      14 de maio de 2013

      Dani, desejo de coração q vc permaneça assim. Acho q nem nas vezes q bebi um pouquinho mais do q o normal, vomitei tanto qto nos 3 últimos meses (e sou daquelas q com duas cervejas fica animada, então meu muito é com 3, rsrs).

      Reply

  4. Brunna Ricelly
    14 de maio de 2013

    Eu enjoei até os 3 meses, ou foi até os 4 haha? Memória curta, haha!
    Mas, não era assim aqueles enjoos muuito fortes, o meu médico me receitou um remédio [que agora não me recordo o nome] mas, nem cheguei a tomar! Graças a Deus enjoei mas, não foi d++! Coitada de quem enjoa até o fim da gestação porque é horrívelll, tomara que com você isso não aconteça Lu!

    beijim

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      14 de maio de 2013

      Deus te ouça, Bru, pq enjoar é ruim demais! A médica disse q normalmente ia até a 16ª semana, e não até a 12ª como diz na maioria dos sites, so to torcendo q não dure tanto.
      Bjossss

      Reply

  5. Thaiza
    14 de maio de 2013

    Ainda não sei como funciona, mas estou adorando o diário.

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      14 de maio de 2013

      Toda terça tem post sobre a gravidez. É uma forma de compartilhar o q estou vivendo e ajudar e ser ajudada por outras futuras-mamães e por aquelas q já passaram por isso. :) Bjos

      Reply

  6. Nara Borges
    14 de maio de 2013

    E eu que não tive um enjoo se quer na minha primeira gravidez, espero que a próxima quando eu decidir ter outro filho seja igual, mas adorei as dicas.

    Reply

  7. Rose Patú
    14 de maio de 2013

    Na minha gravidez enjoei o perfume que meu marido usava… Ainda hoje sinto enjoo quando ele usa… kkkkkk… Também sentia muita azia. Nossa! Tudo que comia ou bebia (inclusive água), o estômago reclamava… Infelizmente só passou depois que o baby nasceu… Estou torcendo que não aconteça o mesmo com vc, Aninha… :(

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      15 de maio de 2013

      Azia também sinto bastante, mas com menos intensidade do que os enjoos. Estou há quase 3 dias completos sem enjoar a ponto de vomitar, vamos ver se isso é um indício do sumiço total dos enjoos. Dedos cruzados. Bjosssss

      Reply

  8. Elizabete Plácimo de Oliveira
    14 de maio de 2013

    Enjoos lembro bem deles era sempre de manhã assim que levantava da cama e via a escova de dentes, durante a gravidez era pegar a escova de dentes e morrer de enjoos contei para o pediatra que iria recepcionar Enrique ele riu e falou ” Até que enfim conheço uma mãe igual à minha esposa”, cheiro de pipoca era pra morrer ( segundo minha mãe grávida não pode comer pipoca porque não consegue fazer a digestão, confirmei com 2 amigas que passaram mto mal ao comer pipoca na gravidez), o que me salvava era andar com um limão na bolsa em todos os lugares que eu ia levava ele comigocomeçava a enjoar eu dava um apertãozinho na casca e cheirava era milagroso, eu evitava o dramin por causa do sono que ele causa.
    Boa sorte nessa nova fase parabéns e que melhore dos enjoos porque eu sofri com eles até o ultimo dia de gravidez.

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      15 de maio de 2013

      Bete, meu marido tem um perfume q eu amo e um q qdo ele passa eu fico enjoada, mas de vez em qdo ele esquece e manda ver no danado do perfume. Mal chego perto dele, kkkkkkkkkk.
      Não sabia esse truque de cheirar limão, mas vou experimentar. Vai que dá certo comigo tb, né?
      Obrigada pelo relato! Bjossss

      Reply

  9. Regina
    15 de maio de 2013

    tou vendo o Bom Dia PE e acabou de aparecer uma repórter muito parecida contigo, Amanda Dantas. Já ouvisse falar?
    bjossss

    Reply

  10. Patrícia Cox
    15 de maio de 2013

    Ana Lu, uma boa opção para o Dramin B6 é ele em cápsula gel, tem o mesmo efeito mas não dá sono, assim permite que levemos uma vida normal. Quanto aos enjoos os meus só pararam no meio do 4º mês e tive cenas críticas também, onde nem o bendito do dramin parava no meu estômago e era preciso apelar para o intravenoso. Mas depois que essa fase passa é uma delícia.

    Reply

  11. Sandra
    16 de maio de 2013

    Funcionava comigo: maçã. Amenizava e muito os enjôos.

    Reply

  12. Tomatecomacucar
    19 de maio de 2013

    Oi Aninha, sei bem o que você está sentindo… Mas tudo passa, viu? E concordo com a Sandra: maçã (pelo menos pra mim, funcionava sim), beijocas

    Reply

  13. luh alves
    20 de maio de 2013

    estou no 4º mês e não aguento o pobre do meu marido coitado ele chega em casa todo feliz e eu grito em pensamento .. socorro

    Reply

  14. Mel Nunes
    21 de maio de 2013

    ainda não sei como é ter tudo isso, mas espero que vc fique 100% logo, que isso passe pra vc só curtir o barrigão flor!! mil beijos!!

    Reply

  15. Jocimara
    21 de maio de 2013

    Estou com 12 semanas e 2 dias…e muuuito enjoada!!! Ai quando será que vai passar tudo isso Meu Deus!!! Pela manhã então é o ó e sem contar as ânsias que vem com tudo, o que é bom pra mim é água gelada (com muito gelo) e Plasil. O dramin dá muita lezera..hehehehehehe
    Espero que passe logo, Boa Sorte para nós mães!!!

    Reply

    • Jocimara
      21 de maio de 2013

      Amigas e tem mais uma saída: Bala: Halls de uva verde….eu coloco 2 de cada vez na boca…é ótimo!!!

      Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      21 de maio de 2013

      To entrando na 16ª e os enjoos ainda não me deixaram. Boa sorte pra nós! :)

      Reply

  16. Jéssica
    22 de maio de 2013

    To enjoada direto não para só quando durmo mesmo já acordo enjoada coloco algo no estomago e uma hora depois corro pro banheiro tenho até medo de comer tem alguns alimentos que sejãm bons para indicar para que eu não fique sem comer para não deixar de dar vitaminas a meu bebe acredito que esteja de um dois meses de gravidez ainda não saiu i resultado.

    Reply

  17. Danuza
    22 de maio de 2013

    Eu só enjoei nos 4 primeiros meses e com poucos episódios de vômito. Eu tomava Meclin. O que me acompanhou em toda gravidez foi a azia, bem chato. Sei que grávida tem digestão lenta e não pode comer em grande quantidade, nem comidas com temperos fortes. Pergunta a tua obstetra sobre o Meclin e no carro leva umas sacolinhas para momentos de desespero :)

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      22 de maio de 2013

      A médica receitou Meclin, mas como eu já tinha comprado uma caixa do Dramin B6 estou esperando acabar. O que gosto no Dramin é que pelo menos durmo bem, pq ele me faz apagar meeeesmo, rsrs.
      Sim, e vou levar as sacolinhas sim, boa ideia! Até agora só tinha pensado na escova e pasta de dente pra levar sempre comigo. Bjossss

      Reply

  18. Lu
    16 de junho de 2013

    Olá!! Tenho 9 semanas de gravidez e estou sofrendo muito tb por causa dos enjoos,dramin para mim não funcionou…estou tomando meclin mas fico apagadona,cansada ,toda mole… Desesperador!!!:(

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      17 de junho de 2013

      Lu, depois da 17ª semana meus enjoos melhoraram tipo 90%. Espero que os seus passem tb.
      Ah, e eu tb to tomando Meclin, pq o Dramin me dá muito sono.

      Reply

  19. Joana Paulva
    02 de setembro de 2013

    Ola, estou entrando no segundo mês da gestação. Eu acordo ja com enjoo tudo o que eu como me da enjoo e vou logo correndo para o banheiro. É minha primeira gravidez, me da umas dicas pra ver se melhora vou pedir pra minha medica o Dramin. Tomara que de certo Beijo e boa sorte tbm pra voce!!

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      02 de setembro de 2013

      Pergunte a sua médica se em vez do Dramin vc pode tomar Meclin, que dá bem menos sono. Eu enjoei até o 4º mês, mal conseguia comer. É um saco, mas a gente sobrevive! :)
      Bjosss

      Reply

  20. Sirlene
    23 de setembro de 2013

    Bom, na minha primeira gravidez (menino) eu sabia que estava grávida, pq ele mexia e pq a barriga crescia kkk. Mesmo assim demorou 9 anos para eu ter coragem de engravidar novamente (menina) … Estou no início dos 4 meses e vomito até com o ar, sem exageros. Hoje sai na rua e não suportei o cheiro e voltei correndo para o banheiro.
    Nada, absolutamente nada, fica na minha barriga, água esta fora de questão (tenho que bater com uma fruta e tem que estar gelada), mesmo assim muitas vezes volta e para piorar agora acordo de madrugada e tenho que correr para o banheiro, neste caso vomito a “bilis”, por não ter nada no estômago e em outros casos sangue… Muitos dias não tenho forças para sair do sofá, isso sem contar com a garganta que esta pior que se estivesse inflamada … Meu médico me receitou um remédio que dissolve na boca, mas só de sentir o sabor dele corro para o banheiro. Estive no Brasil e comprei Dramim, ele me faz dormir em minutos e assim que acordo o enjoo esta lá, acompanhado de uma sonolência, enfim acho que deveria ter pensado um pouco mais kkk

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      24 de setembro de 2013

      Sirlene, tô torcendo pra que seus enjoos passem logo, mas tenha certeza que o bebê está vindo na hora certa. E o meninão, está curtindo a chegada da irmãzinha? Bjosss

      Reply

  21. PATRICIA RODRIGUES
    30 de setembro de 2013

    OI BOM DIA MENINAS!!!
    ESTOU COM 16 SEMANAS E MUITO ENJÔO, O MÉDICO MIM RECEITOU VONAU 4MG, PORÉM DEPOIS DE 08 DIAS TOMANDO DE 8/8 HRAS, MEU ORGANISMO JÁ ACOSTUMOU E OS ENJÔOS VOLTARAM. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, MINHA BOCA ENCHE DE ÁGUA O DIA TODO. NÃO VEJO A HORA DE PASSAR ESSE MAL ESTAR, MINHA PRIMEIRA GRAVIDEZ NÃO SENTI NADA DISSO…BJOS

    Reply

  22. Gislaine Rodrigues
    15 de outubro de 2013

    Olá…Quando dizem que uma gravidez é diferente da outra,posso confirmar por estar sentindo na pele!Estou grávida de 7 semanas e os enjoos e tonturas não me deixam,de tanto incomodar meu médico ele me passou o Meclin para enjoo e tem dado resultado…Já na gravidez da minha primeira filha que tem 7 anos,não senti absolutamente nada!!!
    Bjuu

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      16 de outubro de 2013

      Deus abençoe o Meclin, Gi! kkkkkkkk
      Tomei muito até entrar no 4º mês, tinha dias de eu vomitar umas 4 ou 5x, já estava cansada de correr pro banheiro.
      Tomara que seus enjoos passem logo pra vc curtir mais o momento. Bjossss

      Reply

      • Gislaine Rodrigues
        17 de outubro de 2013

        Santo Meclin…kkkk
        Depois que comecei a tomar os enjoos passaram,mas se fico mais de 1 dia sem tomar voltam os danados dos enjoos.A sorte que não chego a vomitar.

        Reply

  23. Dayane Silva
    24 de outubro de 2013

    gente do 1º filho não senti nada ,mas agora estou a espera do segundo filho ,apenas 9 semanas mas não aguento mais tanto enjoo….nem dramin e nem meclin nada me deixa sem enjoar , não tenho nem apetite o que faço

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      18 de novembro de 2013

      Conversa com tua médica pra ver se tem algum outro remédio que ela possa recomendar. Enjoos são chatos demais! :(

      Reply

  24. Daiane Seabra
    15 de fevereiro de 2014

    amei o site, as dicas me ajudaram bastante, ja estou no 6º mes de gestação e os enjoos embora ja tenham amenizado uns 70% ainda nao me deixaram, como vc disse qdo penso que estava bem la vinha a ânsia novamente, realmente cada organismo funciona de um jeito, maçã não funcionou mas o picolé de limão foi um santo remedio.

    Reply

  25. wilca lucas cavalcante
    20 de março de 2014

    estou gravida pela segunda vez e todo o sofrimento esta se repetindo em cada virgula, na primeira gravidez entro o oitavo e setimo mes tive que fazer uma cirurgia renal pois nao conseguia beber agua, minha boca amargando como se tivesse comido fel e dessa vez tdo filme novamente estou com dez semanas e não consigo tomar uma gota de agua. tem horas que da um desespero.

    Reply

    • Blog Oxente Menina
      21 de março de 2014

      Pelo seu bem e do seu bebê, beba bastante água e sucos, mesmo que não sejam agradáveis ao seu paladar.

      Reply

  26. Flávia Fernandes
    25 de abril de 2014

    Eu ainda não sei se estou grávida, tive relação num dia e no outeo foi meu periodo fértil, hj faz 13 dias do acontecido, mas estou com muito sono, fome, indo muitas vezes fazer xixi e nao posso sentir o cheiro de nada me da embrulho no estômago. ..
    Será que estou grávida, quando que posso razer o exame pq ja fiz o beta com uma semana depois do ato e deu negativo…

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      28 de abril de 2014

      Flávia, não sei com quanto tempo o exame acusa, mas pede pra sua GO solicitar outro beta. Bjos e boa sorte!

      Reply

  27. Letícia
    02 de junho de 2014

    Jesuuuuuuuuuuus!!! Tô quase andando com um saco na boca, não aguento mais… Tudo que eu como eu vomito (ecaaaaa). Alguém sabe alguma receitinha que funcione? Beijos

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      04 de junho de 2014

      Já tomou meclin? Essa história de chupar gelo, tomar picolé de limão… nada disso funcionou pra mim. Bjosss

      Reply

  28. Edna Freitas
    17 de julho de 2014

    Estou com 8 semanas, já tenhouma menina de nove anos, e passei por três abortos recentemente. Estou sentindo muitos enjoos e nauseas mais só vomitei uma vez, da minha primeira gravidez não senti nada disso, mais agora estou sofrendo muito meu medico passou o dramin e não adianta muito, junto com os enjoos vem uma irritação e falta de coragem, fico preocupada se isso e normal mesmo pois e muito intenso.
    Bjossss!!!!!

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      21 de julho de 2014

      Edna, espero que essa angústia passe logo. Os enjoos daqui a pouco vão embora, e vc vai estar com um barrigão lindo pra curtir e esquecer todos os perrengues. Bjoss

      Reply

Deixe um comentário!

*