Encontrando o obstetra | Blog Oxente Menina

Diário da gravidez: a escolha do obstetra

Feliz de quem tem um obstetra “de família”, aquele que acompanhou a gravidez da mãe, da irmã, da cunhada, da filha da vizinha… O acompanhamento da gestação e a segurança de saber que está sendo cuidada por um profissional de confiança deixa uma futura mamãe muito mais tranquila.

Em outros casos, porém, a realidade é diferente, e a busca por um bom obstetra passa da simples recomendação de um conhecido para a busca incessante nos livretos dos planos de saúde. Como encontrar o profissional certo com base apenas no nome e endereço contidos num pedaço de papel? Nesses casos, tem que tentar a sorte e consultar vários profissionais, até que encontre um que dê a segurança que uma gestante necessita.

No meu caso, em particular, acabei mudando de médica estando com mais de 10 semanas de gestação. Na época do descolamento do saco gestacional telefonei {em total desespero sem saber o que era o tal descolamento} para a médica que até então me atendia e ela me receitou um medicamento. Até aí tudo bem! Dias depois telefonei novamente para saber o que fazer a partir dali, e ela além de ter sido super grossa no telefone comigo porque estava dirigindo no momento, quando liguei mais tarde, como ela havia pedido, ela não me atendeu mais. Para uma futura mamãe aflita por conta de complicações e dúvidas da primeira gravidez, isso foi a gota d’água e razão mais que suficiente para não querer voltar a ela. Só depois que passei a me consultar com a nova médica {que já tinha sido minha GO logo que cheguei a Recife, mas acabei deixando por conta da mudança do meu plano de saúde da antiga empresa} foi que percebi o quanto a primeira tinha sido negligente em certos aspectos, deixando de solicitar alguns exames importantes e nunca me examinando em seu consultório.

A receita mágica para encontrar o profissional perfeito não existe, e é provável que você tenha que se consultar com alguns indicados pelo seu plano de saúde até que encontre um médico que faça com que você se sinta segura, mas aqui vão algumas dicas na hora de definir quem irá acompanhar a sua gestação e o nascimento do seu bebê:

1. O obstetra não tem como saber como está sua saúde e a do seu filho apenas olhando para a sua cara. O médico precisa ouvir seus batimentos cardíacos, ver o seu peso, aferir sua pressão… Se ele nunca faz isso, caia fora.

2. O médico sabe que você tem dúvidas, mas não sabe o que você está pensando. Não tenha medo de fazer perguntas, mas observe se ele as responde com atenção e numa linguagem que você compreenda.

3. Nas primeiras consultas {geralmente depois que você leva o resultado dos exames} ele irá passar várias orientações sobre o que você pode e não pode fazer durante a gravidez. Se ele não passar nenhuma, questione.

4. Ter o telefone celular do seu médico não os torna melhores amigos, e nem significa que você deve ser inconveniente a ponto de ligar para ele o tempo todo, mas saber que em uma situação de emergência você poderá alcançá-lo a deixará mais segura. Evite ser acompanhada por um médico que se recusar a lhe fornecer algum telefone de contato que não seja o do consultório.

5. Não tenha medo de checar as referências do médico. Se você o encontrou por recomendação do próprio plano, use o Sr. Google para pesquisar sobre o profissional.

 

Comente também pelo Facebook!

28 Comentários

  1. Vi Furrati
    18 de junho de 2013

    Ótimas dicas! Minha ginecologista é obstreta, então provavelmente continuaria com ela… mas quem sabe né.

    Reply

  2. Amanda
    18 de junho de 2013

    Oi Ana Lu!
    Sua história lembrou a saga da minha mãe, enquanto ela estava grávida da minha irmã. Ela tb precisou mudar o ginecologista e obstetra. O nosso plano de saúde não cobre o nosso ginecologista atualmente (ele está com a gente, desde que minha irmã nasceu), mas a gente prefere pagar mais caro do que ir a outro coberto pelo plano e não ser bom.
    Beijos!

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      18 de junho de 2013

      Mandy, acho válido ter esse acompanhamento de um médico que vc confia, mesmo tendo q pagar. Pra quem pode, claro!
      Bjosss

      Reply

  3. Maria Joana Tenorio
    18 de junho de 2013

    Essa historia de troca de obstetra e fogo mesmo! No meu caso hj estou sendo acompanhada por 2

    Reply

  4. veruska
    18 de junho de 2013

    Otima dica para uma pessoa que está pensando seriamente em engravidar ainda esse ano… hihihiih….

    bjão

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      20 de junho de 2013

      <3 <3 <3 Mais um baby!!!
      Vê se sua ginecologista é obstetra tb, pq se for já tem mais de meio caminho andado. Ah, e não esqueça de se consultar com ela antes de engravidar pra ela ver seus exames e vc começar a tomar o ácido fólico pelo menos 3 meses antes de engravidar.
      Bjosssss

      Reply

  5. Marcela
    19 de junho de 2013

    A gestação é realmente um momento muito especial para nós mulheres. Estamos super ansiosas e felizes, mas ao mesmo tempo, ficamos muito mais sensíveis (pelo menos para mim foi assim). Ter um obstetra que vc confia é fundamental. Além de confiar, é preciso gostar e se identificar, pode ser o melhor obstetra da cidade, mas se vc não se identifica, não vai rolar….Outrao ponto importante, se vc quiser parto normal é conversar sobre isso na primeira consulta, tirar todas as suas duvidas e saber se seu futuro obstetra tem disponibilidade de tempo para parto normal. Beijos!

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      20 de junho de 2013

      Penso igual vc, tem mesmo q se identificar! Anos atrás fui numa GO q todo mundo amava, ngm nem se importava em esperar horas no consultório pra ser atendido por ela, aí diante de tanta de tanta recomendação encarei. A médica realmente era ótima, mas simplesmente não rolou a química entre nós, e acabei só indo uma única vez.
      E ótima dica sobre o PN!
      Bjossss

      Reply

  6. Dani Oliva
    19 de junho de 2013

    Meu ginecologista é Obstetra, estou com ele desde quando retornei a SP. Ele não é do meu plano, mas o plano reembolsa até 80% cada consulta/exames como ultrassom, que ele já tem toda a aparelhagem no consultório.

    Daí minha mãe operou com ele há 2 anos, tirou o útero e minha irmã vai nele também. Confio de olhos fechados. E olha que sou chata com médicos! ahahahahah

    Beijos

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      20 de junho de 2013

      Dani, tb sou chata com médicos! Só lembro de uma que queria fazer uma cauterização em mim a todo custo (detalhe, era pago) e quis marcar pro dia da minha primeira consulta, mandou eu ir tirar o dinheiro e voltar que ela esperava.
      Graças a Deus a atual é maravilhosa!!!
      Bjosss pra vc e Rafi!

      Reply

      • Dani Oliva
        27 de junho de 2013

        Que bom que você mudou! Confiar no médico é tudo de bom!!! Eu fico relaxada quase sempre! ahahah
        Obrigada! Beijos nossos pra vc e pro Luca!

        Reply

        • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
          27 de junho de 2013

          Dani, mudei logo no início, quando tive o descolamento do saco gestacional. Deus me livre ficar com uma médica que desdenha da minha ansiedade.
          Bjo pra tu e Rafi!! :****

          Reply

  7. Danuza
    26 de junho de 2013

    ÓTIMAS DICAS.
    A MINHA OBSTETRA FEZ TUDO ISSO DURANTE MINHA GRAVIDEZ.

    Reply

  8. Cristina
    13 de março de 2014

    Olá! Primeiramente parabéns pelo blog! Graças aos seus posts pude respirar aliviada de ontem para hoje.

    Tive um sangramento e ao procurar uma médica ela me examinou e, por ter visto um pequeno sangramento me recomendou repouso e o mesmo remédio que você tomou. Amanhã farei a primeira US! De toda forma, como também sou de Recife, gostaria de saber qual foi sua medica! Poderia me informar!? Sou de fora da cidade de não conheço nenhum medico…

    Muito obrigada e Deus te abençoe!

    Reply

    • Blog Oxente Menina
      15 de março de 2014

      A minha médica é Dra. Sonia Cristina Hinrichsen, atende lá no Derby. Não sei se ela está pegando novos pacientes, mas não custa tentar. O tel de lá é 3423-8631 (se não atender de primeira, insista!).
      Dra. Sônia é maravilhosa, se eu tiver mais 10 filhos vou querer que ela me acompanhe e faça o parto de todos.
      Bjos e boa sorte!

      Reply

  9. Lu Poroli
    30 de abril de 2014

    To passando por isso Lu, já estou com 28 semanas e ainda não encontrei um obstetra que gostasse! :/

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      30 de abril de 2014

      Ai Lu, to na torcida pra vc achar logo! Minha obstetra foi responsável pela minha tranquilidade durante a gravidez, já q sou meio neurótica e fico vendo problema onde nem existe. Tomara q vc encontre alguém q a deixe tranquila e em quem vc sinta total confiança. Bjo grande, pra vc e pro baby!

      Reply

  10. Fabiana Dias
    17 de outubro de 2014

    Estou nessa situação agora a minha médica foi um show de grosserias ontem, nem me ouviu e ficou com ódio por eu ter consultado meu cardiologista já que a minha pressão estava descompensada, sou hipertensa crônica e mesmo com a medicação e dosagem recomendada por ela estava com pré-síncope. Enfim ela me atendeu super mal, não ouviu o coração do bebê, nem mediu a minha barriga, sem falar que o aparelho que ela usa para aferir a pressão é desses digitais comprados em farmácia. Ele sequer se levanta da mesa para atender a paciente e colocou a culpa da pressão alta no estresse. O nome dela é Ivanelza Cavalcante, não a recomendo a ninguém. Agora estou procurando um obstetra que acompanhe gestante de alto risco.

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      19 de outubro de 2014

      Fabi, o momento já é tão cheio de altos e baixos por causa das emoções, tudo o que uma grávida não precisa é de uma médica grossa. Indico minha gineco de olhos fechados, mas não sei se ela acompanha gestação de alto risco não tendo sido acompanhada por ela desde o início, mas se quiser dá uma ligadinha: Dra. Sônia Cristina Hinrichsen – (81) 3423-8631
      Bjos e tudo de bom nessa gestação! <3

      Reply

  11. Maria
    22 de maio de 2015

    Oi Analú!
    Como foi o seu parto?
    Foi normal ou cesárea?
    Tb estou c a dra. Sônia, ainda não decidi sobre o parto, por isso gostaria muito da sua opinião. Bjo

    Reply

  12. Juliana Torres
    25 de agosto de 2015

    Ola boa tarde,

    Lendo sua história como todas aqui me identifiquei.
    Já há alguns meses que venho procurando GO para ser acompanhada, quero engravidar mas não quero ficar pulando de GO em GO no meio da gestação, mas enfim toda vez que marco uma consulta quando está próximo alguém me liga e desmarca, já virou algo super chato, não consigo fazer uma consulta há 3 meses.
    Lendo seus comentários maravilhosos sobre sua GO resolvi ligar, mas o atendimento por telefone foi péssimo, a pessoa que atendeu não pareceu está muito feliz em me passar as informações as quais fui buscar, não fui bem tratada e fiquei super triste.
    Estou com vários exames para entregar, saber se está tudo bem comigo, enfim não consigo por que ninguém me atende, está uma situação desgastante.

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      26 de agosto de 2015

      Nossa, que chato! E mais chato ainda esse tipo de atendimento num momento tão especial na vida da mulher (e cheio de altos e baixos por causa dos hormônios). Mas só pra lhe deixar mais tranquila, caso vc ainda queira ir a Dra. Sônia, é que as atendentes NÃO são reflexo da profissional q ela é. A médica é super atenciosa e examina do dedo do pé ao fio de cabelo.
      Espero q vc encontre logo alguém com quem se identifique e se sinta acolhida, pq confiança no médico é meio caminho andado para uma boa hora. Bjosss

      Reply

  13. Cineide
    27 de agosto de 2015

    Olá! Estou grávida(15 semanas), é minha segunda gestação, moro em Gravatá, tenho plano de saúde Amil 300 e em minha cidade não há atendimento, nessa área pelo plano. Tenho que partir para Recife. Já li muita informação sobre os obstetras em Recife, mas não conheço nenhum. Meu primeiro parto foi por outro plano de saúde e foi feito por médico de Vitória no Hospital D’Ávila(experiência nada boa!). Dei uma olhada no Hospital Memorial São José e fiquei ainda mais confusa(muitos nomes de médicos). Preciso de indicações para obstetra e hospital.
    Agradeço desde já!

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      30 de agosto de 2015

      A minha médica eu sei que não atende seu plano. Entra no grupo Grávidas e Mães do Recife, talvez lá alguém saiba te indicar um profissional bom e que atenda o plano. Bjsss

      Reply

Deixe um comentário!

Close