Como comprar no Ebay | Blog Oxente Menina

Como comprar no Ebay

Já diz o ditado: “Quem não pode viajar, manda alguém trazer ou compra no Ebay. Mentira, não tem ditado nenhum falando isso, mas na prática das compras, faz todo o sentido. Quantas vezes a gente já não babou em alguma coisa que alguém trouxe lá das gringas e a gente ficou só na vontade? Nem vou entrar na questão dos tributos e dos preços que os produtos importados são vendidos no Brasil, mas certas coisas dá para adquirir, senão no preço que é vendido lá fora, pelo menos num valor justo.

Como mostrei em um post anterior, já comprei várias coisas para o enxoval do meu baby pelo Ebay, e algumas pessoas me perguntaram como fazia para comprar nesse paraíso. Não tem mistério! Criei um passo-a-passo bem simples para ajudá-los, mas qualquer estrago no cartão de crédito, não coloquem a culpa em mim, ok?

Ah, e não precisa ser fera no inglês, mas é bom ter alguma noção para não acabar fazendo besteira.

1) Criando a conta no Ebay

Clique em “register” no canto esquerdo da tela e preencha os dados: First name (primeiro nome), Last name (sobrenome), E-mail, Ebay user ID (nome de usuário), Password (senha), Confirm password (confirmar senha). Em seguida clique em “submit”, e um e-mail será enviado para a conta informada no momento do cadastro para confirmação. Ao receber o e-mail, clique no link solicitado e você será encaminhando para o site novamente para terminar de preencher o seu cadastro, como endereço, país, etc. Após o preenchimento dessa estapa sua conta estará ativa.

2) Fazendo as primeiras compras

É difícil escolher o que começar a comprar, mas se é a sua primeira vez, peça recomendações de vendedores com pessoas que já compraram, afinal de contas não queremos que a sua primeira experiência seja negativa, né?

Se você preferir arriscar, alguns pontos que você deve levar em consideração:

Shop by category (Comprar por categoria) e Search (busca): Aqui você tem uma enorme lista de categorias disponíveis no site. Se tiver algum produto em mente, vá direto do “search” e digite as palavras da sua busca. Por exemplo, uma das minhas últimas compras para o baby eu já ia na busca e digitava direto “carters receiving blanket”, assim o resultado já me mostrava uma lista dos paninhos da marca que eu estava procurando.

Auction (Leilão) ou Buy It Now (Compre agora): No filtro, que você encontra clicando em “Advanced” ao lado do campo de busca {e “Refine” se estiver usando o aplicativo do celular}, você pode escolher os resultados através de leilão ou de comprar agora. Os preços do leilão geralmente são mais atraentes, mas você tem que dar o seu lance e cruzar os dedos para acabar como vencedor ou aumentar o seu lance (“increase bid”) caso alguém tenha feito uma oferta maior.

Shipping (frete): Não se anime muito com o preço do produto antes de verificar o valor do frete. Alguns produtos tem preços ótimos, mas o envio às vezes acaba encarecendo bastante. Quando você se registra no site, o Ebay automaticamente identifica a sua localidade {que você informou no momento do cadastro}, e nos anúncios dos produtos o valor do frete já está sendo considerado com base nesse local que você indicou. Quando o vendedor não envia para o Brasil, ao lado do Shipping aparece a mensagem “item does not ship to Brazil”. Fique de olho nessa informação para não acabar clicando em comprar e ter que abrir uma disputa com o vendedor. Dica: os vendedores da China geralmente enviam os produtos com frete grátis. Não é regra, mas é bom observar.

Positive feedback (Reputação do vendedor): Outra coisa bem importante a se levar em consideração é a reputação do vendedor. Alguns vendedores se tornam “Top-rated seller”, que é uma classificação do Ebay para qualificar os vendedores que cumprem suas obrigações enviando os produtos corretos, de acordo com a descrição e dentro do prazo. Antes de clicar em comprar veja se a reputação do vendedor é alta {particularmente não compro com nenhum com menos de 99% de feedback positivo, a menos que o produto esteja com um valor muito em conta. Nesses casos, leio os feedbacks para saber quais foram as reclamações dos outros compradores}.

Condition: New ou Used (Condição: Novo ou Usado): Antes de soltar farpas nos comentários dizendo que o vendedor mandou uma coisa usada, veja na descrição se está especificado como novo. É muito comum lá nos EUA fazerem os chamados “garage sale”, onde as pessoas fazem um bazar de coisas usadas, e o Ebay às vezes é apenas uma extensão disso. Se você quer produtos novos, certifique-se de que o item que você quer comprar esteja listado como “new”, e se não tiver essa informação, questione no espaço reservado para perguntas.

3) Hora de pagar

A maioria dos vendedores só aceita pagamento via PayPal {aqui tem um post antiguinho mostrando como criar conta no PayPal}. Antes de efetuar a compra, verifique as formas de pagamento que o vendedor aceita.

4) Tempo de entrega

Na descrição “delivery” o próprio Ebay dá uma estimativa de quando você irá receber o produto, mas não confie muito nesse prazo. O vendedor pode até postar em tempo hábil, mas não depende só dele, depende também da alfândega e do serviço postal brasileiro. Pela minha experiência nesses vários anos de comprinhas internacionais, alguns produtos chegaram com 3 semanas {recorde!}, e outros já duraram 4 meses. Alguns foram taxados, outros não, e apenas um nunca chegou.

5) Recomendação do usuário

Ao receber o produto, não esqueça de qualificar o usuário (“leave feedback”). Esse comentário que você deixa é essencial para o bom andamento do trabalho do site, e serve como uma grande referência para os demais usuários que estão interessados em algum produto desse mesmo vendedor. Seja sincero, diga se o item veio certinho conforme combinado. Quanto ao tempo de entrega, é complicado colocar a culpa no vendedor justamente pelas condições citadas no item acima {não é justo dar uma estrela pro vendedor se quem reteve sua compra foi a alfândega brasileira, né?}, por isso, se a encomenda demorou para chegar, deixe claro que o vendedor postou no prazo e ficou retido aqui no Brasil.

Basicamente comprar no Ebay é isso. Se vocês tiverem alguma dúvida, podem deixar a pergunta aí nos comentários, que se eu souber irei responder.

Comente também pelo Facebook!

14 Comentários

  1. Luciana Vilela
    22 de julho de 2013

    Ebay é uma mão na roda! :D
    E lembrando que o Paypal disponibiliza uns cupons de desconto de vez em quando, dá pra brincar!
    Bjo

    Reply

  2. veruska
    22 de julho de 2013

    Meinina já tou pegando as dicas aqui no seu blog acabei de descobrir q vou ter bebe também então vou te visitar bastante hehehe.. bjão

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      22 de julho de 2013

      No post de terça passada do Diário da Gravidez inclusive coloquei recomendações de vendedores q comprei e cujos produtos já chegaram. Mas toma cuidado, que o Ebay é uma perdição! kkkkkkkk
      E parabéns pelo baby!!! \o/ Está com quantas semnas? É muita alegria, né? Saúde pra vc e pro(a) pequeno(a). =D
      Bjossss

      Reply

      • veruska
        25 de julho de 2013

        sim, ainda estou com 5 semanas.. ta bem no inicio né?!! mas obrigada vou seguir as dicas kkkk…

        bjão

        Reply

        • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
          25 de julho de 2013

          Eu descobri mais ou menos com esse tempo de gestação. Vou torcer para q vc não sinta enjoos na sua gravidez, q foi a única coisa chata no início da minha. Bjosss

          Reply

  3. Paula Campos
    23 de julho de 2013

    Acredita que nunca comprei no Ebay?? Morro de vontade, as vezes fico lá namorando coisas com vontade de comprar…
    Mas gostei do seu passo-a-passo, quem sabe me arrisco, o problema é a demora pra chegar, morro de ansiedade, rsrs!!!!

    Reply

  4. Cassia Gonçalves
    26 de julho de 2013

    Oi Ana Lu, preciso de cartão internacional pra comprar ou com um nacional eu consigo…

    Bjux

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      28 de julho de 2013

      Cassia, não tenho 100% de certeza pq já tenho conta no PayPal há mais de 10 anos, mas acho que lá vc pode abrir conta cadastrando cartão nacional e comprar no Ebay pela sua conta PayPal. Já no Ebay só com cartão internacional mesmo, isso qdo o vendedor aceita, pq a maioria só aceita pelo Pay Pal. Dá uma olhada em http://www.paypal.com e tenta cadastrar sua conta usando cc nacional. Bjosss

      Reply

  5. Geison Brown
    08 de agosto de 2013

    Oi, obrigado por postar esse guia. Eu fiquei com algumas dúvidas, você falou ali que dos produtos que você comprou alguns foram taxados na alfândega e outros não, então depende da sorte? Outra coisa, eu cliquei em comprar e fui no Paypal que já deu um valor em real do produto, então quer dizer que esse valor ainda pode ser acrescido depois de chegar na alfândega? Apesar de eu não ler muito sobre assuntos desse tipo (já que sou homem e não tenho filhos) achei seu blog muito bonitinha (rrsrsrs), parabéns. Sem mais, obrigado.

    Reply

    • Ana Lu Fragoso | Oxente Menina
      08 de agosto de 2013

      Oi Geison, pela minha experiência, acho q depende da sorte sim. Já tive produtos mais caros q não foram taxados, e já tive produtos q mesmo somado ao frete custava menos de 50 dólares e foi.
      O valor do produto + frete que você visualiza no paypal é o valor que vc efetivamente vai pagar ao vendedor do ebay, e sim, qdo chegar ao Brasil ele pode ser taxado. A gente torce pra q não, mas pode!
      Obrigada pelo elogio ao blog! :)

      Reply

  6. Junior
    25 de outubro de 2013

    bom dia . poderia me ajuda ..

    Eu Estou vendo Uns Equipamento no Ebay
    valor dele muda muito ..
    de US 160,00 até 240,00 chega valor equipamento no máximo o frete chega 75,00 a 135,00 dólar frete dependendo peso se eu compra
    se eu for taxado 99% risco quando iria pagar ??
    aqui no brasil iria pagar ne um bom uns 1.350 reais
    no Ebay achei mais barato .. poderia manda um E mail Explicando
    obrigado

    Reply

Deixe um comentário!

Close