Ultrassom morfológico

Será que está tudo bem com ele? Ele tem todos os dedinhos? Os órgãos estão formados? Se você tem esse tipo de pensamento antes de fazer o exame de ultrassom morfológico, parabéns! Você é uma futura mamãe – com suas neuras, medos e anseios – como todas as outras!

Por mais tranquilas que sejam algumas mulheres quanto à saúde do bebê que está à caminho, para a maioria é inevitável ter esse tipo de pensamento, que permanece até aquele momento em que o médico coloca o gel na barriga e a imagem do príncipe ou da princesa aparece na telinha. Até esse momento a tensão se alastra por todo o corpo, e  só depois de alguns minutos, quando o médico diz que está tudo bem com o bebê, é que a gente se dá conta de que esteve prendendo a respiração por um bom tempo, e consegue, por fim, respirar aliviada.

+ Ultra 3D
+ Mudanças no corpo na gravidez

Atualmente, diferente da época das nossas mães ou avós, a medicina e a tecnologia permitem que durante a gravidez seja feito um acompanhamento do desenvolvimento do bebê. Além dos ultrassons endovaginais, feitos em média até a 11ª semana, e dos demais ultrassons de rotina, por volta da 12ª semana é realizado o exame da translucência nucal. Esse exame, chamado de TN, mede uma dobra específica na nuca do bebê e verifica a presença do osso nasal, com o objetivo de detectar sinais de problemas genéticos como a Síndrome de Down.

Um pouco mais tarde, entre a 20ª e a 24ª semana, é realizado o ultrassom morfológico, um exame minucioso que dura em média 30 minutos, no qual o médico observa órgão por órgão, mede os ossos do bebê para verificar se o tamanho está de acordo com o desenvolvimento apropriado à idade gestacional, escuta os batimentos cardíacos e consegue identificar alguma anormalidade que porventura possa haver. Esses exames não eliminam a possibilidade de haver alguma anomalia, mas um resultado normal serve, na pior das hipóteses, para deixar a mamãe mais tranquila.

+ Descolamento do saco gestacional
+ Os movimentos do bebê na barriga

E se houver alguma anormalidade com o meu bebê? Uma coisa que o médico falou para mim quando contei sobre minha apreensão pré-exame: a probabilidade de que tudo esteja bem é muito maior do que a possibilidade de algo estar errado. Mas caso isso aconteça, identificá-la com o bebê ainda na barriga já é um ótimo começo para que os médicos possam indicar uma intervenção enquanto o bebê ainda não nasceu ou direcioná-lo para o tratamento mais adequado tão logo ele chegue ao mundo.

Por experiência própria, sei que dizer que vai ficar tudo bem não faz a nossa ansiedade e o medo desaparecerem por completo, mas conservar o pensamento positivo e irradiar energia e amor para o bebê acalenta o nosso coração, e, por consequência, passa o bom sentimento para ele.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
179 comments Add yours
  1. Na minha gravidez eu não fiz a morfológica e nem a TN e quando descobri que tinha que fazer, quase matei a médica e ainda sai ameaçando ela, ela me perguntou ” e o que muda? pelas ultra ele vai nascer ótimo perfeito” , mas não era essa a questão da perfeição mas sim de se preparar pra alguma coisa , porque depois que nasce sempre tem aquele chato que vem pergunta ou choramingar “ai q dó nasceu assim, porque hein, judiação ia ser uma crança tão linda”, e o povo ainda tem muito preconceito.

    1. Bete, que descaso da médica. Quem bom que estava tudo bem, mas se ele tivesse algum probleminha que só pudesse ser identificado através desses exames vcs já teriam perdido um tempão para um possível tratamento.
      E quanto aos chatos, esses a gente tem q aprender ignorar, pq é incrível como as pessoas botam defeito mesmo onde não há. Parece q as pessoas sentem prazer em fazer as outras se sentirem pra baixo, né?
      Bjos

      1. Olá estou com 22 semanas e na minha ultima ultra, não fiquei muito feliz, a médica disse que deu uma alteração no meu bb :( ele esta com um rins maior que o outro, ela disse que ate o final da gravidez pode voltar ao normal, mais tem a possibilidade de não voltar, semana que vem farei o ultrassom morfologico e estou torcendo que tenha tido uma melhora. Bjos para todas as mamães *-*

  2. Oieee!
    Eu já fiz a minha primeira e dia 23 farei a segunda.
    Meu marido é uma enciclopédia em qualquer assunto que ele queira saber. Ele que participa de alguns fóruns de papais, fala sobre fralda, roupa, a coisa mais engraçada. Acho que por isso sou sussa!
    Hoje fiz relatos sobre o q estou passando la no blog =)

    O resultado do primeiro exame foi ótimo. O meu GO disse que não precisava fazer um exame mais aprofundado e caro (2.000 mil), porque a probabilidade do nenem ter alguma anomalia era mínima. Mas a gnt sempre fica com um medinho né?

    Beijos

    1. Que exame é esse que custa 2 pilas? Ouch!
      Acho fofo os maridos que participam assim, o meu só curte o q eu faço, mas ele não é muito de ir atrás (nem tem tempo pra isso, tadinho). O bom é q ele curte tudo, ele vibra com as novidades.
      Sim, e o medinho sempre fica, mas a gente tem que pensar que está td bem, senão a gente fica louca, kkkkkkkk.
      Bjos pra vc e Rafi!

      1. é um exame para saber detalhado quais os riscos que o seu bebe corre, caso o resultado do primeiro morfo fosse muito ruim. Dai com esse exame é possivel tratar as anomalias quase que corretamente e individualmente!
        Beijos pra vcs tbm!

  3. Vc está com quantas semanas?
    Eu fiz todas essas ultras morfológicas (A TN tb é conhecida como morfológica do 1º trismestre), mas um dos médicos que fui antes de escolher meu obstetra disse que não gosta desses exames e que por ele eu só faria 2 ultras a gravidez toda (óbvio que eu surtei, por mim eu faria uma ultra por semana, rs)!!! Ele disse que no caso de acusar alguma anomalia, o que é bem possível de acontecer e essa anomalia no fim não se confirmar, a mãe fica a gravidez inteira com medo de ter um filho com alguma alteração genética e que acaba passando essa alfição e apreensão ao feto.. E pensando beeem friamente, ele tem razão! Dificilmente uma mutação genética tem alguma coisa a ser feita mesmo com o bebê na barriga, e tirando o fato de que a mãe estará mais ou menos preparada para isso, não faz faz nenhuma diferença (em questão de tratamento) descobrir com 12 ou 40 semanas… Eu tenho 2 casos na família em que a TN deu alteração, e os bebês nasceram super saudáveis e normais, e quando o osso nasal, por exemplo, não é identificado até 12 semanas, não tem mais como ver nos próximos meses (através de exames de imagem), aí fica a dúvida até o momento do nascimento.. Imagina ficar 30 semanas na expectativa se seu filho vai ter mutação genética ou não, deve ser de enlouquecer!! Ou então fazer um exame invasivo, caro, colocar a vida do bebê em risco pra ainda sim não ter certeza nenhuma.. Aff.. Tem horas que muita tecnologia e informação acabam atrapalhando!

    1. To com 22/23, Nat. Por mim tb faria uma ultra toda semana pra acompanhar o baby mais de perto, mas to fazendo em média 1 por mês.
      Olha, vou ser sincera, não consigo pensar friamente nessas horas. Realmente se fosse o caso de uma mutação genética, não teria o q fazer e deixaria a mãe angustiada, mas de todo jeito ela teria esse tempo para se acostumar a ideia. E pelo q andei lendo, existem algumas coisas q dá pra fazer enqto o bebê ainda está na barriga, como umas complicações no coraçãozinho (não sei te explicar exatamente o que), q é tratado com medicamento tomado pela mãe mesmo.
      No fundo a gente reza para estar tudo bem e não precisar de nada disso, né? Mas com minhas ultras quero seguir firme e forte pra poder ver Luca. :)
      Bjooooo

    2. Estou chorando agora com o seu post que me deu uma leve esperança.
      Ontem fiz o morfológico e a médica disse que tinha chances de ter anomalias, estou de 11 semanas, ontem feriado passei o dia chorando, o meu chão se abriu e sabe aquela vontade de ficar em um buraco escuro sem falar com ninguém, o seu post me deu um pouco de esperança.

      Obrigada

  4. Fiz a ultrassom morfologica normal, 22 semanas. Durou pouco mais de 10 minutos. O médico só tirou 4 fotos e eu não vi as maozinhas dele. É normal ou devo fazer outro ultrassom?

    1. Talvez vc não tenha visto as mãozinhas por causa da posição do baby. Seria bom perguntar a sua médica se há necessidade de fazer outra, não sei te dizer se é normal ou não, mas geralmente é um exame mais minucioso e acho 10 minutos muito rápido pra ver tudo.

  5. Oi meninas sou mãe de primeira viajem e meu obstetra comentou dessa ultrassom morfológico, e eu fiquei pensando se o meu bebe tem algum problema que ele pediu ou se todos pedem?

  6. Ola meninas sou mãe de primeira viagem e fiz esta ultrasom vc comsegue saber tudo do seu bebe, se ele vai ter ou não algum problema graças a Deus o meu bebe esta perfeito essa ultrason e otima

  7. Olá! Estou com 22 para 23 semanas e ainda vou fazer a ultrassom morfológica na próxima semana…sou mamãe de primeira viagem e estou super ansiosa e querendo ou não acabo ficando preocupada!!!! Alguém assim????

  8. Estou preocupada.
    Minha GO passou encaminhamento para a morfologica, mas eu não sabia que tinha um prazo para fazer, onde eu ia fazer so tinha como fazer 2 semanas depois da consulta.
    Quando fui fazer estava de 26 semanas e não teve como fazer.
    Devia ter feito na semana em que a médica passou o encaminhamento, mas como não sabia… Ja era.
    E se meu bebe tiver alguma coisa, como vou saber agora ?
    Nas ultrassons que ja fiz estava tudo normal, mas estou muito preocupada agora !

  9. Ain meninas fiquei tão assustada quando a médica passou a minha ultra… to de 7 semans ela pediu pra eu fazer com 10 ou 11 ansiosa mais sei que o Senhor tá cuidando do meu milagrinho e que tudo esta perfeitamente bem ;

  10. fiz minha primeira utra som dia 2 de fevereiro tava com 8 semanas e 2 dias td bem graças a deus só que quando estava perto de 11 semanas estava com muita cólica fiquei preocupada decide fazer uma ultra som por conta própria no mesmo medico que fez a primeira chegando o la ele perguntou ta de quantas semanas ai eu disse depois ele se lembrou de mim e perguntou qual era o motivo de estar la novamente expliquei a ele que estava sentindo muita cólica e queria saber se estava td bem com o meu bebe ele fez disse que estava td bem e que queria fazer translucência mas que o bebe estava bem ele disse que e um exame de rotina mesmo mas que minha go iria pedir de td jeito mas fiquei um pouco preocupada pq ele pediu esse exame ??

  11. Oi pessoal adoro qdo leio os dpoimentos positivos
    das mamaes aki dste forum! Pois a uma semana ando
    bem preocupada e angustiada pois a TN do menu bb deu mto
    alterada,e msmn q naum queira naum tem c naum se
    preocupar! Colok e meu bb em suas oracoes… Que Deus
    protejam tdos!

  12. Bom dia…descobri que estou gravida há uma semana.mas mas minha mestruação não vem há mais 75 dias..fiz o exame de fármacia e o de sangue..e confirmou que estou gravida!!!gostaria de saber onde fazer e qual ultrason vc me recomenda na minha cidade.muito obrigada Monique

  13. olá blog! brigadim por me resp e to orando sim e confiante
    q pra Deus nada é impossivel e que ele é o medico dos
    medicos e que dsde d dentro do meu ventre Deus ja
    derramou seu poder sobre o meu bebe,e ja deu o livramento
    pqo meu bebe ele vai nascer perfeito e xeio d saude! Em nome
    d Jesus Amem. bjuxs

  14. Ola fiz minha ultrassom morfologica com 21 semana e deu menino , e agora com 25 fiz uma normal e a medica disse q acha ser menina, qual posso confiar??

  15. Bom dia , hontem eu fiz a ultrassom morfologica e a medica disse que os orgaos da cabeçinha nao estao totalmente formado eu estou com 23 semanas e estou muito preocupada , sera que os orgaos vao se formar ou nao , estou muito desisperada mais tenho fé no Deus que eu sirvo que meu bebe vai nascer normal !

  16. Oi estou de 22 semanas, fiz a morfológica e a GO disse que é menino, mas minha ultra de 16 semanas disse que era menia e agora? Estou confusa.

  17. Ola mamães, em dezembro passado perdi minha bebê, (fiz sexagem fetal) era minha primeira gestação. Meu marido e eu estávamos mega felizes. No dia que fiz 12 semanas, fui fazer a 1 morfologica e infelizmente deu uma sindrome de anomalia, chamada body stalk. Quase morri de tanto chorar (nao tenho nenhum tipo de vicios e pratica atividades leves). Infelizmente a perdi dia 24/12. Mas Deus em sua bondade me concedeu um novo milagre. Agora estou com 10 semanas de gravidez de um menino. Estou super ansiosa, com receio da morfologica. Qualquer palavra de ânimo será bem-vinda

    1. Lu, imagino que a tristeza pela perda do primeiro bebê seja traumatizante, você fica com medo de que tudo aconteça novamente, mas essa é uma nova gestação, uma nova chance! Tente não ficar pensando que algo de ruim pode acontecer, pense que esse bebê que está aí daqui a uns meses estará em seus braços enchendo sua vida de alegria, os exames são apenas para assegurar sua chegada. Bjão

  18. Prezada Ana Lu, muitoooo obrigada pelas singelas palavras. Hoje graças a Deus estou mais calma. Sigo confiando em Deus.

    Um beijooo

  19. Oi meninas! Hoje fiz o exame de 22 semanas, o morfológico. Todos os órgãos formados mas o coração ela nao conseguiu olhar direto por causa da posição dela. Ela pediu um ecofetal, na 28 semana. Alguém já teve que fazer? Fiquei preocupada…

    1. Oi Marcelle,

      Eu sei que faz tempo que fez sua ultrassom, mas estou no mesmo caso do seu.
      a minha médica não conseguiu vizualizar direito o coração por causa da estatica fetal.
      e o que deu no seu ecofetal? tudo certo?

  20. oi menina, fiz a morfológica e o medico escreveu que esta tudo normal , mais escreveu que o pulmão não examinado , porque será

  21. Flor fiz a morfológica mais a médica que fez me disse que não colocaria o tamanho do bebe porque a morfológica não mostra o tamanho certo e avia me dito que meu bb estaria com 14cm sendo que ele estava com 15 cm quando fiz a minha ultra obstétrica. Ouve um erro da médica não ter colocado o tamanho do bebê? estou em dúvida. Obrigada

  22. Meninas Boa Tarde, estou um pouco assustada, teria que ter feito a ultrassom TN, só que passou da época e não foi realizado, sendo que fiz 2 ultrassom obstétrica neste período por conta própria, sem saber da TN.
    Estou com 25 semanas, e fiz a ultra morfológica, nela constou o golff ball no ventrículo esquerdo da minha princesa.
    A medica me disse que não precisava me preocupar pois isso tende a sumir com o tempo e que não vai atrapalhar na vida da minha boneca, alguém passou por isso?
    Mãe de primeira viagem e muito nervosa com a situação.

    beijos e obrigada a todas

  23. Oi Meninas, fiz a TN com 13 semanas e meu bebe tem alteração genetica grave…ele não tem a calota craniana e estrutura cerebral, estou agora com 16 semanas e preciso esperar até a 18ª semanas para a confirmação do diagnostico, afinal, eles não conseguem um diagnostico final. Meu coração tá apertado, mas tbm acreditando em um milagre. Tenho um bebe de 8 meses de idade e ele é uma graça, perfeito, inteligente. O bom de ficar sabendo das alterações é q vc se prepara emocionalmente, mas o amor prevalece o mesmo !!!Desejo a todas uma ótima gestação e Deus abençoe a cada uma !! bjuss

  24. Olá a todas!!! LÙ , vou fazer 12 semanas dia 30/07/14, estou curiosa pra saber se está tudo bem, e para saber o sexo do bb, tem algum risco de fazer a morfológica?e porque ,ou tenho que fazer só a ultra?bjssss !!!

    1. Eu acho que não adianta fazer a morfológica agora. Nesse tempo de gestação vc tem que fazer a translucência nucal, a morfológica é por volta da 20ª semana.
      Ah, e o sexo vc pode descobrir numa ultra normal, é só o bebê deixar ver, rsrs.
      Bjossssss

  25. gostaria de saber se tem algum problema fazer a ultrasson morfologica com 26 semanas? estou de 25 semanas e só consegui marcar o exame pra semana que vem

  26. Fiz minha primeira trans translucência nucal de 0,9 mm(baixo risco- menor que 2,5mm) poderia me dizer se esta normal?vo mostra pro meu obstreta semana que vem mais estou preucupada nao intendo nada!e também nao acharam o corpo lútio ja estou de 11 semanas!obrigada!

  27. Olá.. quando fiz a TN deu tudo perfeito (normal até 2,5mm), mas agora fiz a morfológica com 23 semanas e deu que a prega nucal esta espessada ( normal seria ate 6,0 mm e deu 7,6 mm). O médico me disse que isso significa um risco maior de ter alguma deformidade ou sindrome. Meu médico me pediu a cariotipo fetal (amniocentese). Estou bem tensa.. faço exame dia 03/09 e o resultado sai apenas após 15 dias.. alguém aqui já passou por isso? Acho poucas coisas na internet sobre essa assunto da prega nucal espessada. Abraços

  28. Olá, estou de 22 semanas e na próxima quarta tenho o morfológico, claro que como todas as mamães eu fico preocupada se meu Gui está bem, mas talvez não como todas as mamães eu tenho um agravante, eu faço terapia porque fiquei com trauma de us quando perdi meu primeiro bebê com 13 semanas, nem cheguei a descobrir o sexo e dois meses depois engravidei de novo. Até agora todos os us foram ótimos e motivadores, estou começando a sentir ele mexer, mas mesmo assim o morfológico está me apavorando, o que fazer para me acalmar?

    1. Fran, minha florzinha, não tenho a solução pra isso. O que posso dizer, do fundo do coração, é que conserve pensamentos positivos sobre sua saúde e a do seu bebê. Quando tive o descolamento, todos os dias rezava pra N. Senhora, pedia a ela que protegesse o meu bebê, e hoje ele está aqui saudável e feliz.
      Bjão

  29. estou com 28 semanas mas vim descobrir que estava gravida com 5 meses e antes disso tomei vários remédios sem saber chá bastante amargos e química no cabelo. Estou com medo de ter prejudicado em alguma coisa minha filhinha.

  30. estou de 12 semanas acho q minha ansiedade de saber oq é ta me judiando semana q vem dia 27/09 vou fazer uma morfologica espero q esteja td bem com minha plincesa ou plincipe q aj amooo muito seu blog e muito legal semana q vem volta pra contar as novidades bjs

  31. Oi.. boa noite.. sou mãe de primeira viagem e vivo angústiada por causa de ultrassonografia rsrs.. eu durante minha gestação ja fiz duas uma 16 semanas outra com 20 foi ai que consegui vê o sexo do meu bebê. . Mais nenhuma das duas foi a morfológica. . Hoje completo 23 semanas. . E minha ultrasson morfológica ta marcada pra segunda feira dia 29/09 .. tem algum problema? Sabe me dizer se o médico vai consegui verificar tudo sobre meu Bebê. .. formação, órgão. . ?

  32. Oi bom dia linda! Hoje estou completando 19 semanas e na próxima Semana irei fazer a mofologica. Sempre fica aquela preocupação de será que meu bebe está bem? Mas eu confio em deus e acredito que tudo vai dar certo. Eu tenho 3 menininhos lindos e tou orando que seja uma menininha. Mas se for menino irei ama-lo de todo jeito pois o coração de uma mãe e muito grande. Bjs querida e um forte abraço.

  33. Olha eu de novo! Eu tava pensando em fazer a mofologica na próxima semana mais consegui marcar amanhã pela tarde, será que tem algum problema? A onde eu irei fazer e gratuito e só ta fazendo até amanhã. Seja o que deus quiser e bom que eu estou louquinha pra comprar as roupinhas. Um grande beijo querida e obg pelo seu carinho amanhã voltarei para contar sobre o sexo pois tou morrendo de curiosidade. Rs rs rs

  34. Oi linda! Noosssaaa tou muito feliz vai vim uma princesinha e ta linda e perfeitinha. Graças a deus ela ta ótima e os igualzinhos dela ficaram super feliz bjs minha linda e fique com deus.

  35. Boa tarde meninas estou um pouco preocupada a minha medica pediu a morfologica para hj dia 28/10/14.. cheguei la o medico mandou eu voltar sema.a q vem ele disse q faltava uma semana para eu fazer a semana q precisa para fazer a morfologica.. ele disse q eu estou com 19 semanas.. mas de acordo com as duas primeiras ultras estou fazendo 20 semanas hj e nao 19.enfim estou mega confusa , pq deu datas diferentes?? Pq ele mandou eu voltar semana q vem? Sera q ele viu algo de errado com meu bebe?

    1. Fique tranquila, se ele pediu pra voltar com uma semana é pq provavelmente não ia conseguir ver tudo o que precisa nesse exame. Se tivesse algo errado ele teria pedido pra vc falar com sua médica.
      Fica bem, e na próxima semana venha nos contar do seu baby. :)
      Bjosss

  36. Oi meninas fiquei super ansiosa pra fazer a morfologica
    Com medo e insegurança , mas fiz hj e meu filho esta otimo
    Nao parava de mexer esta tudo perfeitinho segundo o medico.
    Estou muito feliz meu principe Miguel minha vidas2
    Boa sorte a todas as mamães
    Bjss :-)

  37. oi estou em duvida fiz uma eco com 21 semanas o médico deu 99% q era menina, com 27 semanas fiz outra eco com um outro médico ele confirmo menina com 35 semanas fui fazer outra eco mas segundo o médico n deu pra ver, então na dúvida fiz uma ontem com o médico q confirmou a 1º eco q era menina, porém ai surgiu a grande duvida estou com 36 semanas ele 1º falou q era menina falou sobre a vulva da meninha e td mais… dali a pouco disse q estava encucado com o meu bb e procuro revirou e enfim disse q é menino? e agora estou apavorada pq pode com 21 e 27 semanas errar ou está errado agora?
    por favor da uma idéia?

  38. Fiz 3 ultras e todas deram menino, sendo que em uma deu pra ver o saco e o pênis, hoje fiz outra e o medico ficou na duvida, ai ele disse que as primeiras davam pra ver melhor, meu marido e minha filha estão surtados.

  39. Olá. Estou de 16 semanas, e somente essa semana eu descobri q tinha que ter feito a TN. O troglodita do meu médico não tinha pedido nenhuma ultra ainda, só a transvaginal q fiz com 8 semanas. Fiquei tão preocupada e tão decepcionada com esse médico. Estou até entrando em depressao!! Obviamente mudei de medico, e estou aguardando uma ultrassom q será agora dia 05. O que será q devo fazer? Rezo todos os dias para q meu bb tenha saúde e agora q descobri sobre a TN (tardiamente) estou em pânico pq na minha família tem um caso de down. Paralelo a isso estou na maior ansiedade para descobrir o sexo. Tomara que consiga ver. Bjo meninas.

    1. Paty, não fique angustiada, isso não vai ajudar em nada. O que você podia fazer já fez, que foi trocar de médico, e agora é esperar pra fazer sua ultra.
      Grávida tem esse terrível hábito de pensar no que pode dar errado, mas pensando friamente, se seu bebê tiver síndrome de down vc acha que vai amá-lo menos? Não vai não. Vamos torcer pra que td esteja ótimo com o baby (vai estar sim!), aí essa mamãe fica logo tranquilinha. :)
      Bjosss

  40. Olá meninas, estou muito preocupada e triste… Fiz o exame “Ultra-som Obstétrico Morfológico do 1 Trimestre”, e abri antes de passar na consulta com o médico, acho que todas as mamães fariam a mesma coisa, para saber se está tudo bem… E vi que tem uma parte que ta escrita assim, desta forma… Riscos de trissomia do cromosso 21 (Síndrome de Down). Estou apavorada, já pensei em até ligar pro médico.. Será que devo considerar esse diagnóstico????

  41. Estou com 6 Meses Vow Fazer 7 Meses No Dia 24 Desse Mes Minha Barriga é Pequena Ooh Bebê Pode Nascer Piqueno? As Vezis Eu Durmu Em Cima Da Minha Barriga!!

  42. Boa noite! gostaria de saber porque os médicos não fazem o ultrassom morfológico na 25ª semana de gravidez. Obrigada!

  43. Oie pessoal, gostaria de saber, se quando o morfologico informa osso nasal presente, isso descarta que o bebê tenha sindrome de down?

  44. Oi Bom dia, eu estou de 27 semanas meu médico não pediu a Translucencia Nucal, fiz minha morfológica com 22 semanas, e o medico identificou umas anomalias, pois o ruim esquerdo esta com vários cistos dilatados e o coração apresenta Golf Boll nos dois ventrículos, ele disse que pode ser sintomas de síndrome de Down estou muito nervosa e gostaria de mais informações

  45. Oi fiz um morfológico com20 semanas e nele foi constatado um golf ball no ventrículo esquerdo do neném, mas no restante do exame ta normal, no morfológico deu p ver todos os órgãos e o osso nasal. Devo me preocupar?

  46. Boa Tarde, Eu fiz todos os exames, e um acompanhamento certinho, com um medico que dizia ter mais de 30 anos de profissão e aparelhos modernos em 3D, o caso é que sempre ele me falava que estava tudo bem, e quando minha filha nasceu descobri que ela tinha síndrome de down, mais o pior é que depois de 3 meses descobri que ela tinha uma cardiopatia congênita e depois disso foi so internada, ela viveu ate os cinco meses e sinto muita falta dela, isso foi irresponsabilidade do medico, estou pensando em processa-lo.

  47. Olá, soube que estava grávida já de 9 semanas, e minha primeira consulta é quarta agora dia 21, porém não aguento mais me torturar, pois como eu não sabia q estava grávida fui em parque águatico, fiz esforço físico, trilha, pulei em piscina, andei de moto e entrei em piscina aquecida
    Tenho medo de ter prejudicado meu bebê, e tbm de não saber antes e tomado as vitaminas necessárias

  48. Oi descobri que tava gravida com 19 semana.quando voltei pro meu retorno.neiminha medica acreditou tava tomado ferane pra desmacha ovarios poliscitos..ela disse que tava gravida de uma menina.quando fiz 22 semana fiz outra utra com outra medica ela falou q era uma meninaco cordao ta entre as pernas ..fiz outra com 25 deu menino..e agora qual dessa confii…

  49. Obrigada Ana Lu, eu penso em engravidar novamente. a minha familia e a familia do meu esposo torce para que seja em breve. hoje é o dia de vim minha menstruação e ate agora nada, mais nao sinto nada de diferente em meu corpo, acho que nao estou nao. Uma gravidez pode ser diferente da Outra a esse ponto de nao sentir nada???

    1. Apesar de só ter engravidado uma vez, segundo relatos que já li e ouvi, uma gravidez pode ser diferente da outra sim. Conheço várias mulheres que enjoaram muito com um filho e nada com outro, cada gravidez é única. Espero que seu desejo se realize logo, mas cuide do seu psicológico também, porque lidar com essa pressão da família não ajuda muito. Bjoooooo

  50. To Com um duvida pela minha primeira ultrassom pelas contas Eu to Com 37 semanas quase 38…. mas fiz outra pra ter certeza q era uma menina so q por essa Eu to Com 35 semanas quase 36….

  51. Olá sou Ani! Eu fiz uma TN com 12 semanas e deu uma alteração, eu quase fiquei louca, emagrecir 2 kilos em uma semana e só chorava, mais eu confio muito em Deus e td dará certo, na minha ultra morfológica deu td certo graças a Deus e é um menimo, não estou mais preocupada por que sei que Deus está no controle de td… Bjs

  52. Oi meninas sou a dani tive um pequeno descolamento de placenta com 11semanas fiquei de repouso duas semanas depois de alguns dias a medica pediu uma ultra morfo me preocupei mas graças a Deus estava tudo bem munha placenta tinnha colado de novo

  53. Oi, eu fiz o morfológico do 1º trimestre com 12 semanas e três dias. A TN deu normal 1,9 mm e CCN também normal, com 6,9 cm. Mas o médico não conseguiu identificar o osso nasal. Completo 14 semanas amanhã e desde então estou muito preocupada.

  54. Oi estou preucupada pois ja estou com 25 semanas e meu medico solicitou a eco morfológica, pela questao de eu estar com toxoplasmose!! E que periga ter alguma sequela em minha princesa !! Irei fazer somente em abril e até la vou estar mais e mais angustiada pois nao sei se atingiu minha bb

  55. Meninas tudo bem?
    Estou aqui a procura de ajuda pois estou muito angustiada e temo ter uma crise de depressão. Sou mãe de dois rapazes lindos com 11 e 06 anos, estou na minha terceira gestação que foi muito planejada. Meu esposo e eu decidimos ter a nossa princesa que sempre foi o sonho do meu coração e por isso, tudo que vcs imaginarem de técnicas para conceber menina eu fiz.
    E para a nossa surpresa, vieram gêmeos… fiquei muito feliz e claro que na esperança de um deles ser a minha pequena. Fiz uma morfologica com 13 semanas e não deu p ver os sexos, porém tive que repetir duas semnas seguinte(ontem), pois o equipamento teve um problema. Com 15 semnas e 04 dias repeti a morfologica, graças a deus eles estão perfeitos. O primeiro bebê estava de pernas fechadas e o segundo deu para ver nitidamente que era um menino, mais depois de tanto vira para cá e para lá, o médico disse sr outro menino.
    Eu não consigo acreditar pois não vi o pipi dele, e fiz tantas pesquisas que gemeos distintos a maioria das vezes são um casal, sei que não é uma regra. Gostaria de saber se ha chances de erro por conta do tempo de gestação e se o medico pode ter visto o cordão e não o pipi.
    Já a conteceu com alguém aqui no grupo? Eu sei que não deveria estat angustiada e me sinto muito culpada por isso, sei que estou precisando de ajuda. Bjs! Aguardo resposta!

  56. boa noite meninas.estou preocupada pois minha filha fez uma morfológica com 19/20 semanas e o osso nasal deu 4.0 e pelo que vi o mínimo tem que ser 5,7mm .mais tbm já vi um especialista aqui falando que se aparece o osso que tem que considerar perigoso para síndrome de dow. alguém podeme explicar por favor .minha filha ta muito nervosa.obrigada pela atenção.tenho muita fé em deus que nossa julinha vai estar bem. agora ela esta com 23 semanas ainda vai no medico.

  57. Quero saber se a ultrasom normal da para ver alguma alteracao no bebe….ou se e so a morfologica q da para ver…tou de 5 meses e meio e tive deslocamento de placenta e ja fiz 4 ultrasom sem ser a morfologica e o medico disse q esta td bem,sera mesmo q esta

  58. Boa noite!!!
    Meninas está semana fiz a morfológica, o osso nasal está perfeito, o ducto venoso ok, mas minha TN deu 2,9. Confesso que estou bem apreensiva mas entreguei nas mãos de Deus… Orem por mim bjs

  59. Olá! Mto legal esse blog…. marinheiras de primeira viagem estão sempre ansiosas…. mto bom poder compartilhar! Tenho uma dúvida qnto a TN, pois a minha a médica da ultra disse q está normal, mas não comentou sobre o osso nasal e não falá nada sobre isso no exame tbm… Eu só sabia da medição da nuca mas li sobre o osso nasal.

  60. Olá meninas! Estou preocupada pois estou com 29 semanas e perdi o prazo p fazer a morfologica. Na segunda obstétrica o médico não conseguiu ver os braços, disse q deviam estar escondidos, mas q conseguiu ver as mãos de lado. Será q pode ter algo errado?

  61. Boa Tarde

    Tenho uma sobrinha que completou 03 meses,tem hipotonia no pescoço,o morfologico deu normal,apgar 8 e 10,numa consulta ao pediatra ele encaminhou ao neuro para uma
    ressonancia,so não falou o motivo….amanha deve sair,estamos apreensivos.A bebe ja sorri,emite sons.poe a maos na boca…..acompanha movimento.Pode ser so atraso motor?
    obrigada.

  62. boa tarde fiço o morfologico com 21 semanas o medico disse se uma menina,mais não me mostrou só falou estou na duvida é logico qualquer um que venha com saude,ja olhei as fotos do ultrassom mais não vejo nada sera que ele pode te errado

  63. Olá ! Na ecografia de 13 semanas a médica não viu os dedos da mão esquerda do meu bebê … Na semana 22 também não viu … Fiz amniocentese ,tudo bem . Exame ao coração do bebê e tudo bem . Não quero acreditar … Queria saber se alguem já passou por isto e no fim estava tudo bem .

  64. olá, sou Thayna tenho 20 anos, fiz meu primeiro ultrassom morfológico com 14 semanas, porém era necessário fazer outro, mas estou sem condições no momento, gostaria de saber se teria alguma alteração ao fazer novamente. Quando realizei o primeiro estava tudo bem com o bb e o exame de translucência nucal estava normal, corre o risco de alterar?

  65. Olá,me chamo Antunila,fiz 3 exames de farmácia deram positivos,fiz o BTHCG deu positivo,com 11 semanas fiz a ultrassom,e confirmou a gravidez,vi o feto estava tudo certinho só que eu não estou conseguindo absorver isso não é rejeição,s o não consigo acreditar,o que posso fazer nesse caso será bom procurar acompanhamentos psicológicos??

    1. Oi flor, não sei qual é o caso exatamente (se vc não queria engravidar, ou se é muito nova, etc), mas acho que vale fazer acompanhamento psicológico sim. Desejo que você consiga enxergar essa bênção de ter uma vida dentro de você e possa curtir todas as fases desse pequeno ser que está se desenvolvendo. Bjoss

  66. Ola meninas me chamo Edna e queria que vcs me ajudasse o medico obstetra pediu uma ultrassom e eu perguntei o meu medico do pré natal se podia fazer e ele disse que eu podia fazer mais agora eu tou na duvida porque mês que vem eu faço 5 mês e a ultrassom morfológica e feita com 22 a 24 semanas e eu acabei esquecendo de pergunta a ele se e pra fazer a normal ou a morfológica. Me ajudem por favor

  67. Boa noite. Estou d 8 semanas e qndo estava de 6 semanas fiz uma ultraonde deu visicul Vitelia aumentada, ai o dr disse que é um indício de anomalias ou má formaçao. Alguém aqui ja deu alterado e depois o bebe nasceu normal? Estou muito nervosa qm puder me ajudar. .. Obrigada

  68. Estou con 8 semanas de gestação e ha 2 semanas fiz minha primeira ultra aue para meu desespero deu um aumento na vesícula vitelia onde é médico disse que é possivel que o bebe venha com alguma anomalia genetica ou má formação. Estou mega desesperada tenho um filho de 9 anos e esse bebe foi tão plsnejado e sonhado… Alguém ja passou por isso e pode trocar experiência comigo? Um grande bj a todas.

  69. Por um erro na minha mofologica,que não foi diagnosticado,meu bebe nasceu com hipoplasia do coração esquerdo,infelizmente ele só ficou comigo dez dias ,depois teve uma parada e faleceu em meus braços.Me senti impotente diante de tudo que poderia ter sido feito antes do seu nascimento,que poderia ter feito muito mais por ele.

  70. Estava aqui lendo os comentários sobre TN, pois no exame da minha esposa apontou alteração de 8,0, porém o osso nasal de acordo com o médico que efetuou o morfoligico está ok. Mas estamos muito apavorados com essa alteração da medida da nuca, será que nosso bebê poderá ter a sindrome de Down, alguém já ouviu falar de casos que tiveram alterações altas e o bebê nasceu sem problemas? Estamos orando para que não exista nada, pois semana passada quando ficamos sabendo ficamos muito abalados e estamos até agora preocupados!

  71. Estava procurando sobre alterações no US morfológico e encontrei seu site, me deixou ainda com esperança. No primeiro morfológico que fiz, deu alteração no coração, estamos bastante preocupados. Porém iremos fazer outro us morfológico por esses dias, tenho fé em Deus que tudo dará certo.

  72. Oi meninas!! Domingo não estava me sentindo bem, mas não por conta da gravidez e sim dor no corpo…E aí fui no medico do pronto socorro do meu convênio e fizeram exame de toque, exame de urina e a médica pediu um ultrassom.. Estava de 9 para 10 semanas.. Ouvi o coraçãozinho foi lindo.. porém fiquei preocupada.. pois não vi no ultrassom indícios da mãozinha e os pezinhos… Será q pq esta muito no início da gestação??? Alguém pode me esclarecer

    1. Parabéns pela gravidez, é uma fase muito especial que você vai começar a viver agora. :)
      O feto nessa fase da gestação tem cerca de 2 ou 3 cm, é normal os membros não estarem formados ainda. Você vai ver a velocidade com que o bebê se desenvolve. Curta bastante!

  73. Estou grávida gravida de 25 semanas completando hj. Há uma semana atrás fiz um morfologico, medições e órgãos aparentemente o médico falou que está tudo bem. Porém meu filho não tem os dedos a não ser os dedinhos mindinho a e dos pezinhos odedoes e os dedinhos. Meu mundo caiu. Confesso que não me preocupei tanto com os pés, mas com as mãozinhas. Fiquei tão preocupada e triste que no dia seguinte fui fazer outra morfologica em outro lugar e deu a mesma coisa, porém essa médica me tranquilizou um pouco mais falando que ele teria a primeira falange dos dedos… Mas mesmo assim a cada instante da minha vida peço a Deus por um milagre que ele estivesse com as mãozinhas fechadas… Vivendo e esperando por um milagre de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *