Bico de silicone para amamentar

O romantismo da amamentação, como citei no post Mães (im)perfeitas, não aconteceu comigo. Aquela coisa de olhares se cruzando em cumplicidade entre mamãe e bebê, como nos comerciais de produtos infantis, não é uma coisa tão corriqueira entre nós – não durante a amamentação, quero dizer. O vínculo de amor entre Luca e eu acontece sim a cada instante, mas através de um beijo, de um carinho, de um toque… aquele elo do contato na amamentação enfrenta um pequeno obstáculo que separa o “pele com pele”: um bico de silicone.

+ Produtos de bebê aprovados pelo #OxenteBaby
+ Comentários inconvenientes no pós-parto

Bico de silicone: um aliado

Conforme comentei no post supracitado, o bico do meu seio é plano, e desde os primeiros dias de Luca precisei da ajuda de um bico de silicone para que ele conseguisse mamar. Já tentei várias vezes fazer com que ele pegasse o bico do peito, até porque o que importa não é exatamente o bico propriamente dito, o que o bebê precisa fazer é abocanhar toda a aréola para conseguir sugar e estimular a produção do leite. Apesar das inúmeras tentativas {eu ainda não desisti!}, o bico de silicone é meu aliado se eu realmente quiser continuar amamentando. Chamei até uma consultora de amamentação para me auxiliar uma época dessas, e depois de um tempo {e muito escândalo dele} conseguimos fazer com que Luca pegasse o peito, mas palavras dela quanto a isso: “mamar no peito ele até consegue, o problema é que ele tem preguiça”.

Algumas mamães acabam usando o bico de silicone para proteger o seio depois de passar por problemas de fissuras, rachaduras e sangramentos devido à pega do bebê. Nesses casos, o silicone funciona como uma capa protetora, e após o devido tratamento com pomadas ou com o próprio leite materno passado na mama e exposta ao sol, o bebê volta a mamar diretamente no peito.

+ O que levar na mala do bebê em viagens
+ Ergobaby: um caso de amor

Nesses 4 meses testei os bicos de duas marcas: Philips Avent e MAM. Seguem minhas considerações positivas sobre cada um.

bico de silicone

Mamar com bico de silicone ou não mamar de forma alguma?

O da MAM é mesmo meu favorito. Embora a pega com o bico da Avent seja mais correta, já que obriga o bebê a fazer a boca de peixinho, o da MAM é melhor nos outros quesitos, inclusive tem um plástico mais fininho e vem num estojo que é ótimo para guardar e transportar os bicos. Com relação ao preço, a diferença acaba sendo muito pequena (veja quadro abaixo) e a higienização é a mesma, tem que lavar e esterilizar.

Seria ótimo que meu filho pegasse diretamente o bico do peito, até porque não é nada conveniente usar os bicos de silicone na rua {às vezes na hora que o bebê abocanha o bico cai, para lavar na rua é mais complicado, coisas assim…}, mas entre mamar com bico de silicone ou não mamar, fico com a primeira opção.

bico de silicone amamentar

+ Como fazer o CPF do bebê
+ Mordedor para bebê

É importante saber que esse tipo de produto só deve ser usado por quem realmente precisa. Se você tem um bico do peito livre de problemas, não faça uso do bico de silicone para não atrapalhar a pega correta do bebê!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
70 comments Add yours
  1. “Ooooolha, o bloco das mamães aí, Geeeeente!”
    Oi Ana Lu!
    Não resisti a brincadeira! hahaha!!! Bom Carnaval para vc e todos aí! Beijos!

  2. Meu bico também é plano e meu bebe também tem preguiça de puxar minha primeira alternativa foi comprar a bombinha de tirar leite, agora vou tentar o bico de silicone.

  3. Eu tambem uso o bico de silicone da man..que por sinal e otimo..pois tive rachaduras e mta dor no seios..uma amiga de meu, comecei a usar e minha bb nao eatranhou .. o ruim eh que depois que o peito melhora o bb nao pega mais o seu proprio seio..as vezes tiro o bico de silicone pra ela mamar..maia ela estranha e torno a colocar o bico novamentee..lembrando que eu tenho bico nos sseios.
    Super indico o da man.. mais so usem se for realmente necesario

    1. olá! Tb uso o bico de silicone para amamentar não por opção mas pq minha bb nao pegou meu bico do peito por ser plano, nao gosto desse bico, meu sonho era ela pegar diretamente meu peito! Por qto tempo vc amamentou com o bico?

  4. Olá! Também estou utilizando o bico de silicone, meu bebê tem 15 dias. Queria saber por quanto tempo você utilizou, se conseguiu tirar o bico depois e se isso atrapalhou a amamentação! Suas dicas foram ótimas! Abraços!

    1. Até quase 5 meses, o problema é que por não ter muito leite, meu filho sugava sugava e não saía muita coisa, aí ele acabou ficando com preguiça. Hoje ele tá com 7 meses e meio, ainda tenho leite, mas ele não pega mais o peito, eu preciso tirar pra dar a ele.
      Bjosss

  5. Pingback: Minhas Considerações: Bico de Silicone e Concha para Amamentação | Mae Nova
  6. Olá! Tenho uma bebe de 18 dias e tb estou sofrendo com a amamentação pois ela só pega meu bico e não a aréola, o que acaba machucando e me causando mta dor. Queria mto estar nessa fase em que o bebe abocanha direitinho e fica calminho, mas é uma luta grande cada hora de colocar para mamar. Estamos indo no banco de leite toda semana e lá ela pega que é uma beleza, o problema é qnd chega em ksa. Como ela não ganhou peso suficiente a pediatra sugeriu o bico de silicone, fico com medo dela não pegar mais meu seio, mas acho que será a única alternativa para conseguirmos abandonar de vez o complemento.

    1. Oi Fernanda, eu precisei fazer uma escolha: amamentar mesmo com bico de silicone ou não amamentar. Entre as duas alternativas, optei pelo bico de silicone.
      Mas se vc puder continue tentando amamentar sua filha diretamente no seio, qdo não conseguir coloque o bico.

  7. Ola! Meu filho tem duas semanas e tb se acostumou com o bico de silicone e nao pega direto no peito mais. Voce percebeu se usar o bico interferiu na sua produçao de leite? E no fato dele largar o peito precocemente? Ele ganhou peso corretamente? Nuito obrigada pela ajuda. Bjs

  8. Oi Ana, tenho uma filha de 20 dias, comecei a usar o bico de silicone, porque estava machucado e ela não conseguia sugar meu bico, então ela pegou bem o bico, mas agora não quer mais pegar sem o bico. O problema é que ela não ganhou peso, perdeu, então com 17 dias a pediatra entrou com complemento e em 2 dias ela engordou 150 grs. A pediatra me falou que o problema é em usar o bico de silicone, mas não sei mais o que fazer para ela pegar sem o bico de silicone. Seu filho sempre tomou complemento? E isso não afetou ele pegar o peito? Porque você entrou com o complemento? Como viu que tinha pouco leite?

    1. Dani, chamei até consultora de amamentação pra me auxiliar, mas não teve jeito dele pegar o peito sem o bico de silicone. E ele sempre tomou complemento sim, mas nos primeiros meses tomava só uma ou duas vezes ao dia, depois que comecei a perceber que mesmo mamando bem ele ainda ficava comendo a mão de fome, passei a dar o complemento mais vezes pq só o peito não estava sendo suficiente. Vi que tinha pouco leite porque mesmo desmamando saía muito pouco.

  9. Eu não pretendia usar os bicos de silicone, mas eu quase não tinha bico. Uso as conchas e também o bico. Estou só dando o peito e minha filha tem engordado o esperado. Só tomou complemento na maternidade enquanto o leite não descia. A pediatra dela não se opõe ao uso do bico. Estava usando daa marcas nuk e mam, mas percebi agora depois de muito choro dela que ela não quer usar o bico da mam. Uma amiga descobriu ferimento no céu da boca do bebe dela que também só usava dessa marca. Fiquem atentas!

  10. Olá! Sou fonoaudióloga e acho que posso ajudar!
    O bico/mamilo intermediário de silicone, como é conhecido, é uma artefato que pode ser útil para as mães que possuem o bico do seio plano e/ou invertido, fazendo com que o bebê tenha dificuldade na hora de realizar a pega no seio. Ele procura (com a boca aberta), tenta abocanhar, muitas vezes até consegue abocanhar, mas não mantém essa pega.
    Li os comentários e queria destacar algumas coisas importantes:

    1. Este mamilo intermediário não influencia na produção de leite, podendo ser usado tranquilamente para amamentar;
    2. Ele facilita a pega do bebê e, à medida que ele vai crescendo, consegue abocanhar melhor o seio, não sendo mais necessário o uso do mamilo de silicone; É um processo natural.
    3. Ele não causa nenhum tipo de machucado no seio da mãe.
    4. As bombinhas de tirar leite do seio NÃO TEM A FINALIDADE DE “CRIAR” o bico do seio. Bico do seio não é criado ou aumentado de nenhuma forma. Com o uso do intermediário de silicone, ele parece mais longo após a mamada, mas após retorna ao seu tamanho original.

    Por fim, sugiro que vocês, mães, em caso de dificuldade na amamentação, procurem auxílio de um profissional da saúde, pois o mamilo intermediário não deve ser indicado para a todas as mães, sem necessidade.

    Espero ter ajudado.
    Abraço!

    1. Não consegui ler todos os comentários; mas concluo que sou uma excessao. Amamento com o bico intermediário há 1 ano e 7 meses. Desde que minha bebê nasceu. Meu bico é muito pequeno. Eu ia tirar quando ela estivesse com alguns meses. Mas aí quando eu achei que ela aprenderia vieram os dentinhos. Ela me dilacerava e não entende. Morde a valer mesmo. E sigo assim. Bico intermediario bombando. E ela não toma mamadeira.

  11. Oi meninas… tenho um bebe de um mês e 4 dias, armamento ele com o bico de silicone, tento colocá-lo no peito mas a sucção dele deve ser mto forte e acaba me machucando ai eu volto a usar o bico novamente.. Já pedi auxilio de profissionais mas msm no consultório eles me ajudando ainda machuca, não quero de forma alguma parar de amamentar então optei por manter assim, com o bico quando melhorar dou peito, se machucar coloco o bico novamente e assim vai.. Fiquei feliz ao ler o post da Vanessa fonoaudióloga, fiquei com medo em comprometer a amamentação… Mas msm assim continuarei a me esforçar dando sem o bico.. :)

  12. olha, eu to amamentando a 1 mês e 3 dias, ja fiz de tudo, ja usei hipoglós, casca de banana, salsinha, leite do peito, sol, deixei ao ar livre, de tuuuuudo e todas as vezes que amamentei, chorei . Doi muito, demais, nossa :/ agora lendo os posts de voces, resolvi usar o bico de silicone, vou na farmácia amanha cediiiinho .. minha duvida eh : sera que um dia, sei la, eu viu conseguir amamentar tranquilamente sem sentir dor ? meu Deus, eu ja pedi tanto, eu acho tao lindo amamentar e ja jurei que nao desisto ! sem falar que, eu vejo todo mundo amamentando, fico me sentindo um lixo, e quando para de doer um pouquinho eu vou la correndo dar mama pra ele, e ai comeca de novo :'( todo mundo diz : ah, eh assim mesmo, tem que dar mesmo sangrando. Mas gente, eh uma dor insuportavel, arde, corta, sangra, e eu tenho bastante leite, o jeito eh ordenhar e dar pra ele na mamadeira, o que acho chato, pq vai que ele acostuma ne .. #desabafei .

  13. OLA MEU BB TEM 3 SEMANAS E EU NAO CONSEGUI AMAMENTAR ENTAO ESTOU DANDO O LEITE NAN PRO 1 SO Q ESTA DANDO MUITA COLICA E ELE ESTA ENPACHADO QUERIA CONSEGUIR AMAMENTAR VCS PODEM ME AJUDAR BJSS

    1. Flor, beba bastante líquido! Uma coisa que me ajudou foi a tintura de algodoeiro, mas algumas pessoas dizem que funcionam, outras dizem que não. Não se martirize, se não tiver leite ou não conseguir por qualquer outro motivo, dê a fórmula e bastante amor. Amor de mãe é o que o bebê mais precisa! Bjosss

  14. NAO TO CONSEGUINDO AMAMENTAR MEU BB JA TEM 3 SEMANAS E AINDA NAO PEGA O PEITO ENTAO ESTOU DANDO O NAN PRO 1 MAIS QUERIA MUITO AMAMENTAR SE PODEREM ME AJUDAR
    BJSS

  15. Olá! Primeiramente quero agradecer por este blog existir, sou mãe de primeira viagem e encontrei muito conforto neste blog.
    Tenho uma bebê de 24 dias e amamenta-la tem sido extremamente difícil, doloroso e sacrificante, tenho um peito com bico plano e o outro peito o bico é normal porem curto, não forma bicão, me indicaram o bico de silicone e desde entao minha filha nao mama o peito sem ele, ja tentei de td para tirar, mas nao consigo, me sinto frustrada,tenho vergonha de amamenta-la perto de outras pessoas, diferente das outras mães, um lixo! fico pensando, será que um dia sentirei prazer em amamentar? Nao aceito esse bico, meu sonho era que ela mamasse direto no peito, tenho medo dela largar o peito por conta desse bico ou entao que ela nao ganhe peso.

    1. Oi Roberta! Pelo tempo de vida da sua princesa, leve em consideração que nesse momento você é uma bomba hormonal, tudo está diferente, novo, e por isso você está se sentindo assim. Eu passei por isso tb! Mas respire fundo e pense: é melhor amamentar com bico de silicone ou não amamentar de jeito nenhum? Em um mundo perfeito a gente teria o peito perfeito e jorraria leite, mas infelizmente a realidade não é assim pra todas as mulheres. Não se envergonhe por usar bico de silicone, em vez de se importar com o que as pessoas estão achando, deixe fluir apenas o amor pela sua filha. Aos poucos tente tirar o bico para ver se ela pega o peito, e se não der não se sinta frustrada, tenho certeza que seu amor não é menor por causa disso. Bjosss

      1. Ana Lu muito obrigada pelas palavras de conforto, nem acredito que encontrei esse blog e posso conversar com alguem que fale a mesma lígua que a minha, que Deus nos abençõe!

  16. Ana Lu bom dia! Preciso muito de sua ajuda, não sei mais o que fazer, uso bico de silicone para amamentar pois meu bico é plano, mesmo usando o bico meu peito direito rachou e nao cicatriza! Nao aguento mais sentir dor e ver sangue saindo, o que faço????

    1. Beta, vc já usou alguma daquelas pomadas para cicatrização? Lansinoh, Lanidrat… Pergunta pra sua médica qual vc pode usar, pq tem uma delas q não tem problema o bebê ter contato. Outra alternativa é vc passar o próprio leite no bico e ir pro sol, q ajuda a cicatrizar. Enquanto um seio estiver cicatrizando tente amamentar o bebê no outro.

  17. Olá Ana Lu, gostaria de saber qual complemento está dando para seu bebe, pois por mais que eu amamente meu filho, ele ainda fica chupando a mão e vejo que ainda está com fome. Obrigada.

  18. Olá meu bebê tem 2 meses e só amamento com bico de silicone foi o que me ajudou pra conseguir amamentar meu bebê, estou sérias complicações no peito mastite, fungos e ainda continuo usando o bico mas sintomuitoa dor não sei se ele pega errado ou doi mesmo rss. Mas queria saber prq tenti tirar o bico mas meu bebe já acistumou e não pega facilmente direto no meu peito. . Com quantos meses mais ou menos o nenem solta o bico de silicone ou então não solta tenho que tentar mesmo tirar.. Obrigada

  19. Meu bebê está com 19 dias e estamos usando o bico de silicone… Uso o de 3 marcas: MAM, AVENT e AMAMENTE… Eu uso as três marcas diferentes durante o dia…pra que ele não se acostume com nenhuma… até porque cada uma tem as suas vantagens… Não uso complemento…e meu bebê fica bem saciado
    Vou compartilhar com vcs as vantagens de cada marca

    MAM: melhor aderência, ele gruda na pele… e vem com uma caixinha pra vc guardar os bicos ( Eu acho que é o preferido das mães)
    AVENT: ele possui um bico mais largo…obrigando o bebê abrir mais a boca ( é o que o meu bebê menos gosta, pois ele precisa fazer um esforço maior, mas é o que possui a pega mais correta)
    AMAMENTE: bico indicado pelas enfermeiras do hospital por ser o mais molinho…é o que possui o silicone mais fino… a vantagem dele é que percebo um aumento na produção de leite qdo uso este bico, pq aqui o atrito é maior…A desvantagem dele é que não gruda nos seios

    Estou sonhando também em abandonar esses bicos… mas não é nada fácil… só sabe quem passa…

  20. Oi Ana! Tive dificuldades no início da amamentação e recorri ao bico de silicone.
    Conto o que aconteceu conosco no blog, que está no inicinho:
    Bjs

    1. Lilian, sempre pensei como seu médico, melhor amamentar com o bico do q não amamentar. Com Luca foi assim, e agora com quase 2 anos é uma criança forte e muito saudável. Que com Clara seja assim tb, independente de mamar com bico, sem bico ou na mamadeira. Bjos

      1. Obrigada, Ana!
        Complementando… Venho usando o bico Amamente e ontem resolvi comprar o da Mam pra testar! Quanta diferença! O bico da Mam adere muito melhor à mama e parece que permite estimular mais pois a sucção é transmitida quase que integralmente da boquinha do bebê para o mamilo. A sensação para mim é que ela nem estava usando o bico.
        Bjs e parabéns pelo blog!

        1. Pois é, ele era meu favorito. Na época q escrevi o post eu ainda tentava dar o peito sem bico, mas atribuo 90% do sucesso da amamentação ao auxílio do bico de silicone. Sem ele Luca teria mamado muito menos.
          Sucesso nessa jornada, com ou sem bico. Bjão

  21. OLá meu bb está com 04 meses e desde o inicio estou com problema na amamentação,meus seios feriram muito e quando fiz todo ritual de por no sol e etc melhrou,mas depois voltou a ferir só agora no meio do bico é uma dor isuportavel .
    cada vez que ele termia de mamar queima muito,estou dando uma fromula para amenizar a dor mas está muito complicado,já procurei ajuda medica porém o que a médica mim mandou fazer seguir a risca como já citei acima .Comprei o bico de silicone tbm mas ñ resolveu muito o que faço ?
    Porfavor mim ajudee

  22. Tenho um recem nascido de 16 dias e ele fez a pega incorreta ja tentei mas ele acostumou a pegar so os bicos do meus seios e se eu ponho a aurela toda dentro da boca dele ele nao puxa e até hoje meus seios esta machucados e não sarou estou querendo comprar os bicos de silicone para me ajudar até meus seios melhorarem o que vc cs me aconselham pois estou dando de mamar so em um peito pois o outro esta saindo pus eu estou sempre passando leite do peito para melhorar !
    Alguma ajuda ?

  23. Olá!!! meu bb está com dois meses e até hj sinto uma dor infita nos mamilos,já contratei consultora de amamentação para ver se a pega estava errada mais nada adiantou descobrir que meu mamilo é mt sencivel a sucção do meu filho,queria saber se o bico de silicone diminuirá essa dor que sinto?bj

  24. Minha bebe tem 15 dias e usa bico de silicone pois não pega no peito de jeito nenhum. Estava usando o Mam mas o bico é longo e fino e ela só pegava nele. Troquei pelo da Avent, a obriga a abrir a boca e ela não fica chupetando nele, também estimula mais a aureola do peito. Todo o meu ideal e sonho de amamentação foram frustrados quando vi que minha filha não ia pegar no peito depois de 6 dias tentando na maternidade. Com certeza ficaria mais feliz se amamentasse sem esses bicos, mas a verdade é que é muuuito melhor que dar mamadeira para ela. Apesar de tudo, eu sou sua fonte de nutrição e aconchego e quando ela chora somente eu a acalmo.

  25. Minha bebê está com 4 dias e o bico de silicone machuco a linguinha dela , agora ela não mama de jeito nenhum , não sei oque faço , será q seria bom eu da mamadeira ?

  26. Oi meninas adorei o post, estou com uma bebê de 13 dias e estou tendo dificuldades em amamentar tmb, só que nem sempre foi assim tenho um filho de 12 anos e ele quando nasceu, no início tive dificuldades de amamentar tmb, tomou complemento no hospital, e quando fui pra casa durante os três primeiros dias foi um sufoco até chorava, não conseguia amamentar pq tenho o bico do seio invertido, só que depois a coisa fluiu muito bem, tirava com a bombinha e desprezava de tanto leite…já dessa não estou conseguindo pq ela é muito preguicinha, vou tentar esse bico espero que tenha sucesso, pq tirar na bombinha sempre não dá, até pq é muito demorado, e quando se sai para passear com a bebê como vamos fazer. Obg e me desejem boa sorte.

  27. Oi Ana Lu, estou passando por esse problema da pega. Como machucou e meus bicos tbm eram planos, comecei usar o bico da Mam, já tentei diversas vezes fazer ela mamar sem eles, mas não adianta. Por quanto tempo você amamentou com o bico?

  28. Excelente artigo. importante lembrar que eu só descobri que nós lactantes temos restrições alimentares quando levei minha filha em sua primeira consulta com o Pediatra dez dias após seu nascimento.(A primeira consulta acontece sempre após os sete, dez dias.

    Até então, tudo o que tinha pra comer, eu mandava pra dentro. Já que amamentar dá uma baita fome!

    Mas então o Pediatra de meus filhos me explicou que, alguns alimentos podiam fazer com que a cólica e os gases viessem com mais intensidade provocando mais dor e desconforto para o bebê.

    Parabéns seu artigo ficou ótimo, estou escrevendo sobre o assunto no meu blog, dá uma olhada lá sua opinião será muito importante. abraços

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *