Biblioteca colaborativa nos táxis | Blog Oxente Menina

Biblioteca colaborativa nos táxis

bibliotaxi

O dia está corrido, você está a mil por hora, pede um táxi através do aplicativo e depois de passar as informações para o motorista sobre o seu destino e olhar para o relógio dez vezes, como se isso fizesse o trânsito andar mais rápido, descobre no táxi uma grata surpresa: uma biblioteca itinerante. Uma parceria entre o Grupo Saraiva e o Easy Taxi, aplicativo de smartphone que conecta o passageiro ao taxista, está disponibilizando mais de 80 mil livros para o Bibliotaxi um projeto que transforma táxis em bibliotecas colaborativas.

Cerca de 10 mil táxis afiliados à Easy Taxi estão circulando com os livros desde o início de maio. A ideia é que o passageiro escolha um exemplar, leve consigo e, após a leitura, coloque o título novamente em circulação, em sua próxima corrida, nos bolsões customizados do projeto, localizados no encosto do banco dianteiro do passageiro nos veículos. Na relação de obras doadas estão clássicos da literatura, lançamentos e grandes best-sellers. Entre as editoras parceiras na ação também estão: Casa da Palavra, Companhia das Letras, Editora Globo, Intrínseca, Leya, Melhoramentos, Nova Fronteira, Novo Conceito, Objetiva e Sextante.

Leitora ávida, a advogada Clarissa Gregory,  de Niterói, ficou positivamente surpresa ao pegar um táxi através do aplicativo no final de maio e se deparar com o projeto: “Adorei a iniciativa da Saraiva e do Easy Taxi. Acho que o povo precisa de surpresas boas como essa, que incentivam à leitura. Meu receio é que os livros não sejam devolvidos, mas temos que ter esperança”, declarou. Clarissa contou ainda que não sabia do projeto até entrar no táxi e ver a bolsa com os livros e a sinalização explicando sobre o projeto. Deixou o carro com o livro Ceo Por Acaso – As Melhores Lições de Quem Chegou ao Topo, de David Novak.

taxi-clarissa

“A parceria com a Saraiva permite que a Easy Taxi fomente cultura e mobilidade em todo o Brasil. É a união de duas empresas, líderes em seus segmentos, em prol de objetivos comuns: difundir o hábito da leitura e promover a educação das pessoas, além de incentivar a prática do compartilhamento entre a população”, afirma Tallis Gomes, co-CEO da Easy Taxi.

As cidades contempladas com a doação da Saraiva ao projeto Bibliotaxi em circulação nos veículos que integram a frota da Easy Taxi são: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São José dos Campos, São Luís, São Paulo e Vitória.

Comente também pelo Facebook!

6 Comentários

  1. Amanda
    02 de junho de 2014

    Oi Ana Lu!
    Achei esta iniciativa muito interessante! É um bom jeito de se distrair e combater as tensões do dia a dia! Beijos!

    Reply

  2. Ludmila Beltrão
    03 de junho de 2014

    Oi, Ana! Adoro seu blog, essa dica do app foi demais! Sem falar as montagens que vc faz nas fotos, fica mto massa. Qual editor vc usa para fazer as montagens nas fotos? Vc podia fazer um post com os melhores editores de foto para blogs. Ia ajudar mtas blogueiras iniciantes. Fica a dica!!! Bjão.

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      04 de junho de 2014

      Oi Ludy, obrigada!! Eu uso o photoshop, mas no começo do blog usava uns mais fáceis para iniciantes. Sua sugestão está anotada, assim que der faço esse post. :)
      Bjossss

      Reply

  3. Natalia
    01 de julho de 2014

    Adorei!!
    Pena que na minha cidadezinha não chegam essas inovações!!

    Reply

Deixe um comentário!

Close