Primeira consulta ao dentista | Blog Oxente Menina

Primeira consulta ao dentista

bebe-no-dentista

Para tudo existe uma primeira vez. Certas coisas, quanto mais cedo acostumar, melhor. Assim foi com a primeira consulta de Luca ao dentista.

Na nossa última ida à pediatra, a última antes de Luca fazer 1 aninho, Dra. Fátima nos orientou a procurar um odontopediatra para ver se estava tudo OK com a dentição do gordo. Escolhemos Dra. Ana Patrícia Oliveira, que é na verdade ortodontista e cirurgiã bucal, e já me acompanha desde 2007. Dra. Patrícia também atende crianças em seu consultório, e embora a odontopediatria não seja sua especialidade, já atende crianças há anos e possui vasto conhecimento na área.

dra-ana-patricia-dentista-recife

No consultório o bebê é atendido na cadeira sentado no colinho da mãe ou do responsável que o estiver acompanhando, dessa forma a criança se sente mais segura e não fica solta sozinha naquela cadeira gigante e assustadora. Um artifício usado por Dra. Patrícia {e acredito eu que por outros odontopediatras também} é apresentar um boneco ou bichinho com dentes, e fazer a criança brincar escovando os dentes do brinquedo. O “Tchutchucão”, nosso brinquedo-cobaia, caiu tanto nas graças de Luca que ele não só ajudou a doutora a escovar os dentinhos do animal, como também deixou que ela nos demonstrasse numa boa a maneira correta de escovar os dentinhos dele. Levamos a própria escova e pasta de Luca, para que ele não estranhasse os produtos.

bebe-escovando-dentes

Uma das principais orientações passadas por Dra. Patrícia foi a de levar o bebê ao dentista no primeiro ano de vida, mesmo sem nenhum problema aparente. Segundo ela, essa é uma forma de acostumar a criança sem traumas {imagina deixar para levar a criança ao dentista pela primeira vez na hora de extrair um dente?!}. O recomendado é que retorne a cada seis meses, e, assim como a higiene bucal dos adultos, deve-se escovar os dentes sempre após as refeições.

luca-usa

Em nenhum momento o OxenteBaby chorou ou reclamou por ter que abrir a boca para escovar os dentes ou aplicar flúor. Agora é manter os dentinhos limpos e saudáveis para evitar ou minimizar problemas futuros.

Comente também pelo Facebook!

2 Comentários

  1. Camila Nunes
    17 de novembro de 2014

    Super importante introduzir a criança logo cedo a ter bons costumes dentários né?
    Vejo minha irmã aqui pegando no pé do sobrinho pra escovar o dente, ele super chora mas no final sempre escova rsrs
    Eles tbm usam essa pasta ai!

    Beijos
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    Reply

Deixe um comentário!

Close