Beringela recheada e gratinada | Blog Oxente Menina

Beringela recheada e gratinada

beringela-recheada-receita

Uma conversa entre vizinhas pode render uma ida de uma pessoa leiga na arte culinária à – tchan tchan tchan tachan! – cozinha. Num papo inocente com outras mães e babás aqui do prédio, cujo assunto era perder peso, surgiu a ideia de fazer uma beringela recheada. A ideia era fazê-la como prato principal, juntando o próprio fruto à alguma proteína como atum ou carne moída. Uma alimentação saudável e leve.

Achei melhor não arriscar e fazer a beringela apenas como complemento, porque se não desse certo e a minha arte tivesse que seguir o caminho sinuoso da lata de lixo, pelo menos o nosso almoço do dia não estaria totalmente arruinado. Fuçando algumas receitas na net, optei pela que me pareceu mais simples e fiz algumas adaptações:

beringela-recheada

Passo 1: Corte a beringela em quatro partes e tire o miolo do meio, deixando a beringela com uma borda de aproximadamente 1 cm. Reserve o miolo e leve ao forno para amaciá-la.

tomate-cebola-refogado

beringela-miolo

Passo 2: Refogue tomate e cebola picadinhos e corte em cubinhos a beringela que estava reservada. Misture com o tomate e a cebola, adicione sal a gosto, e deixe dourar.

O que eu faria diferente: Cortaria o tomate e a cebola em pedacinhos menores e deixaria refogando por mais tempo, até o tomate fica mais molinho e se desmanchar. Apesar do sabor não se modificar, depois de pronto os pedaços da beringela seria os predominantes e não “brigariam” com o tomate.

beringela-gratinada

Passo 3: Recheie a beringela que estava no forno com a mistura refogada, cubra com queijo {eu não resisti à parte gorda do babado!} e polvilhe um pouco de orégano e queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar e espere até o queijo derreter. Sirva.

beringela

Outra coisa que eu faria diferente: não levaria a beringela do passo 1, a parte mais decorativa do que saborosa, ao forno. Fica muito bonitinho servir a mistura no próprio fruto, mas a parte gostosa é a que é refogada junto com os outros ingredientes. Na próxima prefiro usar toda a beringela para refogar e se for gratinar é só colocar num refratário.

Comente também pelo Facebook!

3 Comentários

  1. Camila Nunes
    28 de janeiro de 2015

    Gosto de beringela ao forno, tipo uma lasanha só que substituindo a massa pelo legume. Só que não suportooo comer a casca… jura que fica gostoso assim sem tira-la?

    Beijo
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

    Reply

Deixe um comentário!

Close