Fashion Revolution Day | Blog Oxente Menina

Fashion Revolution Day

fashion-revolution-day

De onde vem a roupa que você está vestindo? Em 2013 a discussão veio à tona após o desabamento do Edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava confecções de roupas e matou mais de 1000 pessoas e deixou 2500 feridos. Mão de obra barata foi um dos fatores cruciais para o país se tornar o segundo em exportação de peças de vestuário, perdendo apenas para a China.

Rana-Plaza-Tragedy

O Fashion Revolution Day é um movimento internacional que surgiu após a tragédia de Bangladesh, com o objetivo de conscientizar sobre os impactos ecológicos e sociais que a indústria da moda vem causando. O Dia da Revolução da Moda nos propõe uma reconexão com as nossas roupas. Perguntando quem fez e de onde vem, será possível estabelecer uma relação mais justa e consciente.

O movimento foi fundado em Londres por Carry Somers (foto abaixo), pioneira em moda ética, e conta com uma equipe formada por líderes globais da indústria de moda sustentável, imprensa, ativistas e acadêmicos. No Brasil, o grupo é composto por doze profissionais da área e já realizou eventos em diferentes Estados do país.

carrie-somers

Com objetivos estratégicos o evento pretende aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases, do processo de produção ao consumo. Mostrar ao mundo que a mudança é possível através da divulgação de pessoas e marcas envolvidas na criação de um futuro mais sustentável. Incentivar práticas de negócios e cadeias de abastecimento mais transparentes e criar uma conexão mundial entre marcas, trabalhadores, ativistas e consumidores.

No dia 24 de abril de 2015 (sexta-feira), segundo aniversário do colapso do Rana Plaza, será celebrada a 2ª edição do Fashion Revolution Day. O movimento propõe que todos vistam suas roupas ao avesso e perguntem: “Quem fez minhas roupas?”. Esse gesto convida o consumidor a refletir sobre a cadeia de produção e questiona o produtor, exigindo transparência. O evento acontece em 66 países.

fashion-revolution-day-24-04

No Brasil irão acontecer eventos em oito estados, sendo em São Paulo o evento principal. Em Recife a programação segue com um bate-papo que reunirá profissionais da moda como Eduardo Ferreira, Leopoldo Nóbrega, Heloiza Lima Luz, Thiana Santos, Saulo Moura, Mayara Lima Pimentel, Mychelle Jacob, além dos produtores do evento Luciene Vilhena e Nestor Mádenes, e ainda exposição de roupas ao avesso, vídeos entre outras ações.

A edição pernambucana acontece na Etiqueta Verde Ecomoda (Rua Conselheiro Portela, 417, Espinheiro), a partir das 18 horas, com produção da S7YLING e apoio do AURORA Eco Fashion. Evento aberto ao público com entrada franca.

 

leia-tambem

SOMOS-TODAS-MODELOS  HOJE-DIA-FALAR-ROUPAS-BEBE  O-LADO-CRUEL-DA-INDUSTRIA-VAIDADE  ELA-E-O-CHEFE-MULTIFUNCIONAL

Comente também pelo Facebook!

Deixe um comentário!

Close