Porto Alegre Hostel Boutique

No meio da Floresta existe um hostel. Uma hospedagem no meio da mata em Porto Alegre? Não, nada disso. Floresta é o bairro que abriga o charmoso Porto Alegre Hostel Boutique, comandado pelo Sr. Carlos Augusto – um mochileiro com mais de 40 anos de viagens e mais de 80 países na bagagem.

Porto Alegre Hostel Boutique: para todas as idades!

Os hostels – antes conhecidos como Albergues da Juventude – são opções de hospedagem econômicas e que antes tinham a fama de hospedar viajantes jovens com pouca grana. A ideia de hospedagem econômica permanece, mas a juventude, bem, podemos dizer que a que vale mesmo é a de espírito. Por isso escolhemos na nossa viagem em família – dois adultos, um bebê e duas senhoras da melhor idade – o hostel mais famoso da capital gaúcha.

+ Hospedagem em Florianópolis
+ Alugando apartamento em Gramado

poa

porto-alegre-hostel

Hostel com cara de hotel

Esqueça aqueles prédios com cara de cenário de filme de terror e quartos coletivos bagunçados cheios de toalhas molhadas jogadas em camas alheias. O Porto Alegre Hostel Boutique não apenas parece um ponto turístico da cidade, com seu casarão lindo e bem conservado, mas suas instalações e serviços também são dignos de um hotel.

Por conveniência por causa de Luca, minha mãe e minha sogra preferimos uma suíte a um quarto coletivo, embora a suíte tenha se tornado o nosso quarto coletivo. A acomodação que ficamos tinha duas camas de solteiro {que juntamos para formar uma de casal} e um beliche. O quarto era tão grande que mesmo com todas as malas no chão e a bagunça que Luca fazia, ainda havia espaço suficiente para transitar. Havia toalhas para todos do quarto, com sabonete e talco para os pés como um mimo atencioso; e edredons e colchas extras para os mais desacostumados ao friozinho do sul. As camas, diga-se de passagem, super confortáveis!

quarto-poa-hostel

toalhas-hostel

Organização em cada ambiente

Todo hostel possui áreas sociais, como a copa/cozinha {que usamos bastante para lavar as mamadeiras de Luca}, refeitório e sala de leitura. Fora a cozinha, utilizamos pouco os demais, mas pelo tour deu para perceber o aconchego e a organização em cada um deles.

O refeitório, que à noite vira bruschetteria, era onde tomávamos o café-da-manhã, que apesar de simples, era bem completo e gostoso {eu e Luca amamos o bolo de cenoura}. Era no momento do café-da-manhã que tínhamos a oportunidade de ver e interagir um pouco com outros hóspedes, e me chamou a atenção que não éramos os únicos de faixa etária distintas, outras famílias, com crianças e idosos também estavam desfrutando de suas diárias no albergue. Muito legal!

+ Alugando pelo Airbnb
+ CouchSurfing: surfando sofás pelo mundo

cafe-da-manha-hostel

areas-sociais-hostel

sala-de-leitura

luca-hostel

Lazer dentro de casa

Além da bruschetteria que funciona no próprio hostel, o Porto Alegre Hostel Boutique abriga em sua geladeira um tesouro especial: uma variedade de cervejas, das artesanais às importadas. Não tivemos a chance de provar a famosa bruschetta, mas provamos a cerveja Hot Lager, feita com pimenta.

Como parte da vida cultural e revitalização do bairro Floresta, na esquina do hostel fica o piano livre – cujo projeto leva esse nome – que todos podem tocar. Numa noite perfeita, tomar uma cervejinha e degustar uma deliciosa bruschetta ao som do piano parece uma boa ideia, não?

piano-poa

piano-livre-projeto

A nossa primeira experiênca com a família toda em hostel foi perfeita – as jovens da melhor idade também adoraram a atmosfera aconchegante do hostel! – pena que nosso tempo em Porto Alegre foi tão curto. Aproveito ainda para destacar a cordialidade e simpatia do staff, que fez com que a nossa estadia fosse ainda mais confortável.

Serviço: Porto Alegre Hostel Boutique – Rua S. Carlos, 545 (esquina com a Gaspar Martins) – Porto Alegre/RS – Telefones: (51) 3228-3802 (51) 3264-0457

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *