Templo Budista de Três Coroas | Blog Oxente Menina

Templo Budista de Três Coroas

templo-budista-tres-coroas-01

Escolhemos um dia que oscilava entre chuva fina e um tímido sol para conhecer o Templo Budista Khadro Ling, em Três Coroas, a 30 km de Gramado. Se o tempo não contribuiu para formar o cenário perfeito, passou batido, porque o local é tão incrível e tem uma energia tão boa, que, faça chuva ou faça sol, a visita é surpreendente.

O acesso ao templo fica no município de Três Coroas, no sentido Taquara-Gramado. Embora o Khadro Ling seja provavelmente uma das principais – se não a principal – atrações da cidade, poucas foram as sinalizações que vimos no trajeto feito partindo de Gramado. Nada que a boa e velha parada para perguntar o caminho não resolva.

Por estar localizado no topo de uma serra, o caminho para o centro tibetano é uma subida constante, numa estrada que só é calçada até um ponto e daí em diante é feita de terra batida até a chegada ao templo. O momento zen budista para adentrar o centro começa ainda no carro, com um grande teste de paciência que é a espera e a ansiedade para chegar logo, percorrendo uma estrada que parece não ter fim. É só respirar fundo – e quem sabe entoar um mantra – porque ao chegar no Khadro Ling, logo de cara a gente percebe que cada minuto do sinuoso acesso valeu à pena.

templo-budista-tres-coroas-02

templo-budista-tres-coroas-03

templo-budista-tres-coroas-04

templo-budista-tres-coroas-05

Basta colocar os pés no chão para ser levado para a Tailândia, a Índia, o Camboja ou para o Instagram de Zeca Camargo em uma de suas visitas à Ásia. Voltando do devaneio, e por mais atraente que uma viagem e uma imersão na cultura asiática possa soar como música aos nossos ouvidos, visitar o Templo Budista de Três Coroas nos faz perceber que não é preciso mudar de continente para contemplar tanta beleza. Basta inspirar e expirar o ar das montanhas e deixar que a alma seja invadida pela mais pura energia da mistura de fé e natureza.

templo-budista-tres-coroas-06

templo-budista-tres-coroas-07

O local é destinado ao estudo e à prática do budismo, mas está aberto à visitação pública de quarta à domingo. Se o budismo não é sua prática religiosa, não deixe que isso interfira na sua visita ao lugar. Ao contrário de algumas religiões, em que os seguidores tentam a qualquer custo convencer de que o que é professado pela sua crença é o caminho para a salvação, durante a sua visita ao Khadro Ling ninguém irá abordá-lo e muito menos tentar convencê-lo de que o que é praticado ali é a verdade suprema. Sendo assim, se conflitos religiosos o deixam num dilema, tente simplesmente apreciar a arquitetura e a energia emanada pela natureza que circunda a área do templo. Aos interessados na prática, aos domingos há meditação aberta ao público às 09:00 {recomenda-se chegar com 15 minutos de antecedência}.

templo-budista-tres-coroas-08

templo-budista-tres-coroas-09

templo-budista-tres-coroas-12

O acesso ao Templo Budista é gratuito, e doações para a manutenção do local podem ser feitas lá mesmo. A organização solicita apenas que grupos acima de 10 pessoas agendem a visita antecipadamente {veja como agendar visita em grupo ao Khadro Ling}.

templo-budista-tres-coroas-10

templo-budista-tres-coroas-11

Serviço: Templo Budista Khadro Ling – Estr. Linha Águas Brancas, 1211 – Três Coroas/RS | Dias e horários de visitação: Quartas às sextas: das 9h30 às 11h30 e das 14h às 17h – Sábados e domingos: das 9h às 16h30

Comente também pelo Facebook!

Deixe um comentário!

Close