Cartela Pantone 2016: as cores da próxima estação | Blog Oxente Menina

Cartela Pantone 2016: as cores da próxima estação

pantone-2016

Enquanto muita gente ainda está na vibe do Marsala, a cor Pantone de 2015 {que é linda!}, já estamos sendo bombardeados com a cor da próxima estação. Ou você não viu o post sobre o Rose Quartz, a cor de 2016?

Para entender melhor esse lance de “cor do ano” e quem é essa tal de Pantone que determina o arco-íris das nossas vidas, deixa eu explicar bem rapidinho: Pantone é uma empresa de consultoria de cores. A galera pesquisa o ano todo novas tendências influenciadas por diversos fatores, e aí, com base nesse estudo eles montam uma cartela com essas tendências. Não é uma coisa aleatória do tipo “que lindas que estão minhas unhas hoje, vou colocar essa cor na cartela do próximo ano”. E esse estudo não vale só para a moda não, essa orientação é aproveitada pelo design, arquitetura, decoração, comunicação visual…

E voltando para a cor do ano, ela não vem sozinha. Para 2016, Pantone divulgou recentemente o seu Fashion Color Report com as 10 principais cores da paleta, sendo elas liderada pela Rose Quartz. Nesta edição, a aposta é numa cartela unissex que transcende normas culturais e de gênero. As cores vibrantes indicam o otimismo e entusiasmo, e as cores claras – que predominam na paleta de 2016 – indicam a calma e a estabilidade.

pantone-2016-cores

Como o Rose Quartz já foi mostrado aqui, agora vamos conhecer as outras 9 cores da cartela:

peach-echo-pantone

Peach Echo, uma tonalidade de salmão, o laranja clarinho de fundo rosado, emana conforto e qualidades familiares, como a amizade.

serenity-pantone

Leve e arejado, como o céu, a cor Serenity evoca o efeito calmante, trazendo um sentimento de alívio até mesmo nas horas mais turbulentas.

snorkel-blue-pantone

Um azul inspirado nos tons marítimos, o Snorkel Blue faz parte da família do navy, mas num contexto mais alegre. O nome remonta à férias relaxantes e àquela vontade de sair de casa.

buttercup-pantone

Enquanto a maior parte das cores da paleta primavera/verão levam em direção à calma, outras divergem do tema para criar um contraste. Com o amarelo Buttercup os designers revelam um farol brilhante que nos transporta para um lugar mais ensolarado.

limpet-shell-pantone

Um tom aquático que passeia um pouco entre o azul e o verde, o Limpet Shell é claro, limpo e definido. Sugere clareza e frescor, sua influência moderna e fresca evoca uma tranquilidade mental deliberada.

lilac-gray-pantone

Como em qualquer estação, a necessidade do neutro é básica. O Lilac Gray, um lilás-acinzentado, adiciona um ar moderno ao clássico cinza.

fiesta-pantone

Fiesta é cheio de energia e entusiasmo, que encoraja os espíritos livres a buscarem o desconhecido, mas sem desprezar o familar. Um  The high energy Fiesta is a harbinger of excitement, encouraging free-spirited exploration to unknown but welcoming locales. O tom de vermelho com fundo alaranjado proporciona um interessante contraste à natureza calma da paleta dessa estação.

iced-coffee-pantone

Iced Coffee se manifesta como outro tom neutro forte para a estação. Com sua qualidade de remontar à terra e à natureza, a leveza da cor cria uma base firme quando combinada às outras cores da cartela.

green-flash-pantone

O Green Flash é um convite à exploração. Um empurrão a descobrir o mundano, um estado de abertura que se combina ao restante da paleta de uma forma inesperadamente serena. A popularidade desse tom representa a persistente influência da natureza em ambientes mais urbanos, uma tendência que continua a inspirar designers.

 

FAVELA-PAINTING  OS-ARMARIOS-COLORIDOS-DE-LUCAS-RISE  PAREDE-COLORIDA-MUDANDO-A-COR-NOVAMENTE  USANDO-CORES-A-ANALISE

Comente também pelo Facebook!

4 Comentários

  1. Neysângela
    15 de outubro de 2015

    Quando vejo essas cartelas de cores, não penso em roupas, sapatos ou maquiagens, penso em esmaltes! Já vou imaginando um esmalte para cada cor, para seguir as tendências de moda.

    Reply

  2. Fernanda's Wedding
    15 de abril de 2016

    Olá.
    O vermelho e azul marinho nada mais são do que o fiesta e o snorkel blue? ??

    Quero a paleta de cores pro casamento vermelho e marinho (que Tava chamando de navy pq não acho nada nacional de.inspiração?)
    Mas agora , posso usar o fiesta r snorkel blue como minhas cores
    E a mesma coisa??
    Tipo o marsala e o bordo ou vinho??? Só nome diferente (isso foi falado no programa hoje em dia na.matéria de bolsas mais caras do.mundo)
    Bjs

    Reply

    • Ana Lu - Blog Oxente Menina
      18 de abril de 2016

      São pequenas variações nas tonalidades, por isso os nomes diferentes, mas só de olhar eu tb não seria capaz de identificar cor nenhuma pelo nome pantone, kkkk.
      Agora o Snorkel Blue, especificamente, não é igual ao marinho não, ele é mais puxado pro petróleo, sabe? É da mesma família do marinho, mas um pouco menos fechado.
      Bjossss

      Reply

Deixe um comentário!

Close