Filhos de férias, e agora?

Chega essa época de férias escolares eu percebo nitidamente duas coisas na vibe do meu condomínio: a primeira é felicidade das crianças externada em forma de muita gritaria. Por vezes eu chego na varanda com o telefone em punhos para chamar a polícia, a ambulância ou os bombeiros, mas o que eu penso ser uma tentativa de estrangulamento é apenas êxtase da meninada por conta das férias. A segunda coisa é a cara de desespero e de cansaço dos pais. Filhos de férias… e elas estão apenas começando!

É nesse período que os pais precisam se desdobrar para atender às expectativas de diversão das crianças e ter jogo de cintura para conciliar o trabalho deles, já que nem todos conseguem tirar férias ao mesmo tempo, com o tempo livre dos pequenos. E se fazer uma viagem em família ou mandar as crianças para a casa dos avós ou dos tios em outra cidade não são opções possíveis, o jeito é puxar o coelho da criatividade da cartola e arranjar várias atividades, além dos shoppings e do videogame, para entreter – e cansar – essa galerinha.

Colônia de férias

Depois de passar o ano inteiro frequentando as aulas, o que as crianças menos querem é ter a obrigação de ir para a escola nas férias. No entanto, na colônia de férias, mesmo que seja numa escola, a regra é brincar e os pequenos certamente não se incomodarão com essa “obrigação”. A colônia de férias é a opção mais conveniente para os pais que precisam trabalhar fora e precisam deixar os filhos sob os cuidados de terceiros.

+ A importância do elogio para as crianças
+ Como impor limites aos filhos

ferias-filhos-02

Parques, praças e jardins

Se brincar na rua hoje em dia não é mais como era antigamente, ainda bem que existem os parques com muito verde e espaço aberto para as crianças correrem soltas. Em Recife, o Parque da Jaqueira, o Parque Treze de Maio, o Parque Dona Lindu e o Jardim Botânico são opções que agradam em cheio aos pequenos, e, para ficar ainda melhor, nas férias sempre acontecem oficinas, teatros e brincadeiras gratuitas ou a custos simbólicos.

+ Espaço Ciência: museu a céu aberto em Pernambuco
+ Parque Dois Irmãos: o zoológico do Recife

Oficinas

Deixe o seu filho soltar o pequeno chef que existe nele. Ou o artista. Ou o músico. Opções para transformar um talento numa grande brincadeira é o que não vai faltar. Várias empresas aproveitam as férias para oferecer uma programação especial e diferente para as crianças, como oficinas de cupcake, de preparo de massas {sim, algumas são de nível quase profissional}, música, artes plásticas e dança, só para citar alguns.

Recreação no condomínio

Alguns condomínios contam com uma ótima estrutura de lazer, e para os pais que preferem que os filhos fiquem em casa, contratar uma empresa de recreação pode ser um esquema interessante. Geralmente as empresas que oferecem esse serviço trabalham com pacotes semanais, oferecendo a cada dia uma atividade diferente, como pintura, brincadeiras, produção de brinquedos com papel e brincadeiras na piscina. Se o síndico do seu prédio não tomou essa iniciativa, uma alternativa é se juntar com outros pais interessados e ratear o valor.

ferias-filhos-03
Imagem: Shutterstock
Diversão em casa

E se nenhuma das opções for viável, o jeito é transformar a casa em quartel general com opções diversificadas inspiradas nas dicas acimas. Que tal fazer um calendário com a programação de férias e estabelecer as atividades de cada dia? No dia do cinema, a criança pode escolher o filme favorito e ajudar os pais a fazerem a pipoca; no dia da arte poderá confeccionar ou decorar um avental que servirá para usar no dia da oficina de bolos, e assim por diante. É só deixar a criatividade fluir.

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *