Paço do Frevo | Blog Oxente Menina

Paço do Frevo

PACO-DO-FREVO-RECIFE-01

Em meio às árvores, ao encontro do rio com o mar e a linda arquitetura que colorem as ruas do Recife Antigo, um imponente casarão abriga o acervo de uma das maiores manifestações culturais de Pernambuco: o frevo. Inaugurado em 2014, o Paço do Frevo é um espaço dedicado a preservar e a perpetuar essa arte que em 2012 entrou na seleta lista de Patrimônio Imaterial da Humanidade e é a maior referência quando se fala no carnaval de Pernambuco.

03

O museu está localizado na Praça do Arsenal, no bairro do Recife. O projeto é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com criação e realização da Fundação Roberto Marinho, patrocinado por empresas públicas e privadas e o apoio do IPHAN e do Governo Federal.

O prédio é dividido em três andares. Logo na entrada, no térreo, fica a bilheteria e o café, e passando a roleta damos de cara com um corredor cheio de imagens em preto e branco que fazem parte do acervo fotográfico. Alguns passos a diante chegamos na sala Linha do Tempo, que conta a história do carnaval contada através dos anos e através do grande livro no centro da sala. As paredes da Linha do Tempo formam um grande quadro negro, e o giz está à disposição para que os visitantes deixem o seu recado ou apenas registrem a sua passagem.

PACO-DO-FREVO-RECIFE-02

PACO-DO-FREVO-RECIFE-04

PACO-DO-FREVO-RECIFE-10

O segundo andar é onde fica a escola de dança e de música, que oferecem aulas ao longo do ano. Frevo capoeira, frevo pilates, canto coral e técnica vocal são alguns dos cursos disponibilizados para os interessados, com duração variando de semanas a alguns meses. O andar fica normalmente fechado para visitação, sendo aberto ao público em geral quando há alguma exibição.

Já no terceiro andar é onde fica a Praça do Frevo, o grande espaço colorido com a história do frevo contada através de monitores, fotografias e o incrível chão de vidro que abriga os estandartes dos blocos carnavalescos. Como se o esmero do acervo não fosse o bastante, das grandes janelas de vidro o visitante pode apreciar a bela vista da capital pernambucana de um lado e o mar do outro.

Além da Praça, duas pequenas salas de cinema exibem depoimentos e documentários dessa grande manifestação de música, arte e dança.

PACO-DO-FREVO-RECIFE-06

PACO-DO-FREVO-RECIFE-08

PACO-DO-FREVO-RECIFE-07

PACO-DO-FREVO-RECIFE-09

Recentemente foi compartilhada nas redes sociais a notícia de que o Paço do Frevo chegaria ao fim, informação essa que questionei durante a visita ao local e citei no vídeo {gravado na última semana de 2015}. Coincidentemente, nessa primeira semana de janeiro, o Diário de Pernambuco publicou uma matéria confirmando a renovação do contrato da Prefeitura do Recife para administração do local. Com a revitalização do casarão, toda a curadoria do acervo e a dedicação de quem veste a camisa do Paço do Frevo, seria lamentável não levar esse lindo projeto adiante.

O espaço funciona de terça a sexta das 09:00 às 17:00 e aos sábados e domingos das 14:00 às 18:00. A entrada custa R$ 8,00 com direito a meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos. Às terças a entrada no local é franca.

 

leia-tambem

JARDIM-BOTANICO-DO-RECIFE  CONHECENDO-UM-POUCO-DO-RECIFE-MARCO-ZERO  ARRUMANDO-A-MALA-DO-BEBE-PRO-CARNAVAL  10-COISAS-PARA-FAZER-NAS-FERIAS

Comente também pelo Facebook!

Deixe um comentário!

Close