Síndrome do Viajante: o que é e como evitar | Blog Oxente Menina

Síndrome do Viajante: o que é e como evitar

viagem-aviao

Férias escolares ainda rolando, carnaval se aproximando e muita gente aproveitando esse período para viajar. Em viagens, a propensão é que fiquemos muito tempo sentados impossibilitando a circulação apropriada. Viagens com mais de duas horas de duração podem ocasionar inchaço e dores nos pés e pernas, e, em casos mais sérios, podem resultar na “Síndrome do Viajante”, ou TBV, uma Trombose Venosa Profunda causada pela coagulação do sangue no interior das veias.

O pouco espaço para movimentação não é o único fator que pode acarretar a Síndrome do Viajante. Desidratação, ingestão de álcool, obesidade, pressurização das cabines e tabagismo são outros fatores que também contribuem para o surgimento de problemas circulatórios durante o período na estrada ou no avião. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, estima-se ainda que, em viagens com mais de duas horas de duração, a incidência de TBV pode aumentar em até três vezes.

viagem-carro

Antes de cancelar sua próxima viagem, confira algumas dicas para evitar ou minimizar o problema da circulação sanguínea durante o trajeto:

  • A cada duas horas faça movimento circulares com os pés e movimentos para cima e para baixo
  • Se estiver viajando de avião, faça pequenas caminhadas pelo corredor pelo menos a cada duas horas
  • Se estiver viajando de ônibus, aproveite as paradas para exercitar os pés e pernas, ou caminhe pelo corredor do veículo
  • Em viagens de carro, tente fazer pequenas paradas para poder se movimentar um pouco
  • Evite bebidas alcoólicas durante a viagem, mas aproveite para se hidratar com bastante água
  • Em qualquer um dos meios de transporte, tente elevar as pernas sempre que o espaço permitir
  • Prefira roupas e sapatos confortáveis e use meias de compressão

 

Imagens: Shutterstock

 

COMO-VIAJAR-GASTANDO-POUCO  COMPORTAMENTO-DE-BEBES-EM-VIAGENS  DEPRESSAO-POS-VIAGEM  10-MUDANCAS-PARA-AS-FAMILIAS-VIAJAREM-MAIS-PELO-BRASIL

Comente também pelo Facebook!

Deixe um comentário!

Close