Comidas típicas do São João do Nordeste | Blog Oxente Menina

Comidas típicas do São João do Nordeste

comidas-tipicas-sao-joao-nordeste

Parece carma, um castigo dos deuses roliços, junho chega e a gente já se sente com uns quilinhos a mais. Também pudera, com tanta comida gostosa, é preciso muita força de vontade para resistir à tentação de devorar as delícias que as festas juninas trazem. E se é intriga da oposição ou se é a mais pura verdade, só quem anda dos dois lados pode afirmar, mas dizem por aí que as comidas típicas do nordeste são imbatíveis.

Para adiantar o babado, milho é uma iguaria muito usada nas comidas da estação, mas não se preocupe, você não vai enjoar. E sim, você vai conseguir aprender a diferença entre uma e outra, e vai aprender que macaxeira é a mesma coisa que aipim {só que se você falar macaxeira vai alegrar nossos corações e te daremos um pedaço maior do bolo}.

E se para você canjica é um mingau branco e sem graça, pare tudo o que está fazendo e vá nos sites das companhias aéreas procurar passagem pro nordeste {recomendo fortemente Pernambuco ou Paraíba, que são os dois estados que fazem as maiores festas juninas}, ao chegar aqui você vai perceber que a canjica é amarelinha e cremosa – e é deliciosa!

 

canjica

pamonha

milho-assado

bolo-de-milho

bolo-de-macaxeira

É claro que todas as guloseimas da festança de São João não se resumem a isso. Faltou o milho cozido, o pé-de-moleque, o arroz doce, o bolo de fubá, e tantos outros. A minha intenção foi instigá-los a virem conhecer o que o nordeste tem a oferecer, porque se a gente não conquista pelas praias, tenho fé que conquista pela barriga.

Crédito das imagens: Shutterstock

 

CARNE-DE-SOL-NATA-MANGAI  CARTOLA-A-SOBREMESA  AULAS-CULINARIA-PERSONALIZADAS-EM-CASA  BOLO-DE-CENOURA-FACIL

Comente também pelo Facebook!

3 Comentários

  1. Nara Borges
    09 de junho de 2016

    Milho assado, meu preferido, pode comer tudo mas, deixe milho pra mim rs

    Reply

  2. lazaro
    20 de junho de 2017

    origem histórica das tradições juninas é a Europa, quando os agricultores realizavam festas para comemorar as colheitas. Em Portugal, a tradição é celebrar a colheita do trigo, que acontece no verão europeu, entre os meses de junho e setembro. Com a colonização do Brasil, o costume foi introduzido aos poucos por aqui. [ x ] No entanto, o Brasil não era um grande produtor de trigo na época, por isso, as festas começaram a ser celebradas com outro grão, o milho. Atualmente, o item serve de base para quase todos os alimentos consumidos nas festas juninas. Além do milho cozido em si, outras comidas derivadas desse grão, como canjica, pipoca, curau e o bolo de milho ou fubá, são servidas durante os festejos. Há pratos feitos de milho que variam conforme a região, como a pamonha, mais comum nos estados de Goiás e Minas Gerais, e a polenta, tradicional entre os gaúchos. Já os nordestinos costumam usar o milho para fazer cuscuz, que pode ser consumido com carne-seca ou ovo cozido. Amendoim

    Reply

Deixe um comentário!

Close