Numeração das roupas infantis: o dilema

Na hora de comprar uma roupa para o seu filho, tenho certeza que é só bater o olho na peça que você já sabe se cabe ou não, nem precisa olhar a etiqueta. Para comprar para terceiros, no entanto, é preciso se basear pelo tamanho da criança. Sendo assim a tarefa é fácil: basta comprar a peça cuja numeração corresponda à idade da criança, certo? Nem sempre. A numeração das roupas infantis tem sido um grande obstáculo para mim.

Existe uma tabela criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que estabelece um sistema de indicação de tamanhos. Para classificar esses tamanhos é considerada uma média para cada faixa etária, levando em conta as medidas do tórax, quadril, cintura, ombros, etc. É claro que nem todas as crianças têm o mesmo tamanho, por isso que para essas medidas é estimada uma média das dimensões dos membros para cada idade.

+ Look de Luca: passeio de sábado
+ Look de Luca: Galochas

Diferenças na numeração das roupas infantis

Além dessas oscilações entre os tamanhos das crianças, um outro problema enfrentado pelos consumidores é a falta de padronização dos tamanhos e modelagens pelas marcas, mesmo existindo essa tabela disponibilizada pela ABNT. Para Marcele Galvão, mãe de Maria Alice, de 3 anos, as compras online são restritas às marcas que ela já conhece por conta das diferenças na modelagem das roupas. “Costumo comprar roupas online através de alguns sites que confio e gosto, busco sempre pelas marcas que já conheço. Uma vez encontrei uma promoção de uma marca que nunca tinha comprado antes para minha filha e resolvi arriscar, na época ela tinha menos de 2 anos e a roupa era tamanho 2, quando o conjunto chegou vi que ele era tão pequeno, que só caberia se Alice estivesse com uns 10 meses”, dispara.

Como mãe de um menino de pouco mais de 2 anos e meio, me deparo com essas situações sempre. Para ilustrar, fotografei algumas camisetas de tamanho 3 de Luca, a diferença entre elas é tão significativa que enquanto uma está com seus dias de uso contados, outra nunca usamos porque ainda fica muito grande nele.

+ Bela pequena: vestidos de festa infantil
+ Look de Luca: passeando em Gravatá

numeração das roupas infantis

Fiz um vídeo com um apelo para as marcas e dicas para comprar online e não ter surpresas com os tamanhos das roupas para os pequenos. O apelo serve para as roupas de adultos também!

Comentários do Facebook
Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *