Birkenstocks {ou simplesmente birkens}

Sol, mar e água fresca. Foi o que sempre pensei ao ver uma birken, que eu nem sabia que tinha esse nome e me referia ao calçado como o puro e bom chinelão. Acostumada também a ver nos pés masculinos, me causou uma certa estranheza ao ver o item na lista de calçados femininos. Estranhei com uma pausa. Só até me dar conta da delícia que é usar um calçado confortável assim.

As birkens viraram a menina dos olhos das americanas e europeias durante o verão do lado de lá da Linha do Equador, quase como as havaianas foram as queridinhas uns anos atrás. Lembram que as celebs lá das gringas eram fotografadas todas arrumadinhas no jeans e as legítimas nos pés? Pois é, dessa vez as flip-flops emborrachadas deram lugar às birkenstocks.

birkenstocks-celebrities

Os looks tendem a ser despojados, acompanhando na roupa o conforto que está nos pés. As consultoras de estilo Corina Simões e Genuza Nunes explicam que o modelo anatômico das sandálias foi criado para oferecer conforto, por isso tendem a atrair looks mais confortáveis e despojados, mas afirmam que isso não é regra. “Com a inovação das peças e a variedade dos modelos, estampas, texturas e cores, as birkens ficaram mais estilosas. O look aparentemente largado pode ganhar um ar mais refinado”, explicam.

Corina e Genuza também explicam que algumas profissões menos formais como publicitários, jornalistas {é nós!} e webdesigners, por exemplo, que possuem um estilo criativo/esportivo podem usar a peça num look mais arrumado. “A birken somada a calças de tecido + blazer + bolsa de couro resulta numa combinação interessante; ou até mesmo a sandália + jeans + camisa de botão. Nos dois exemplos os looks ficam mais arrumados sem perder o conforto”, finalizam.

Com a popularidade das birkenstocks, o mercado já oferece várias opções para todos os bolsos e gostos. Já escolheu sua favorita?

BIRKENSTOCKS

Comentários do Facebook
Compartilhe:
8 comments Add yours
  1. Oi Ana Lu!
    Devo dizer que este calçado é um tanto polêmico. Alguns “fashionistas” (também conhecidos por formadores de opinião de moda e estilo, hehehe) consideram a sandália cafona demais! E que deveria ser queimada na fogueira fashion (hahaha)! Tirando minhas considerações, nós, brasileiras(os) somos afortunadas(os) em poder compor “looks” com Havaianas, com Birkenstocks e outras sandálias rasteiras e confortáveis o ANO TODO! hahaha!!! E estamos sempre elegantes! hahahaah!!!!! Eu já tive uma Birken amarela, mas a sandália criou “fungos” (sim, mofou literalmente), como aconteceu, eu não sei. Sei que não deu mais para usar e tive de jogar fora. Infelizmente! Gostava tanto da bichinha… Beijos!

  2. Eu tive uma dessas mas também sou da época que isso era chinelão, não tinha nome complicado. Ah, tinha nome sim: era chinelo confortável. Lembro que comprei a minha justamente num dia que meu sapato estava fazendo um calo monstruoso. Parei no shopping e comprei meu chinelo, que me acompanhou por muito tempo.
    Já vi algumas recentemente e minha mãe até comentou “você já teve uma dessas”. Deu saudade desse conforto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *