Briga de egos e concorrência na blogosfera

Dia desses eu e minhas blogger friends estávamos num evento de moda, e, numa conversinha com a dona da loja, contávamos que aqui em Recife as blogueiras são bem unidas. Tipo, quando uma fica sabendo de um evento, ninguém esconde das outras pra cobrir sozinha, sacas? Ao contrário, acaba chamando todo mundo para que a divulgação seja a maior possível e nós possamos ser reconhecidas pelo trabalho que fazemos nos blogs. Talvez a situação não seja 100% verdade. Não no sentido da historinha acima ser mentira, no sentido de nem todo mundo estar totalmente de acordo com essa linha de pensamento. Em menor ou maior grau, a briga de egos existe sim, e como existe!

Embora aqui em Recife o ringue das gladiadoras esteja mais para pista de dança, a competição na blogosfera é acirrada. Para citar um exemplo, uma vez postei a tag As Meninas do Oxente com o devido link para o blog da entrevistada, e recebi um comentário anônimo que dizia que eu era burra por postar o blog de outra pessoa e desviar a atenção do meu. Nossa, nunca fiquei tão triste com um comentário! Eu autorizo todos, mas dessa vez eu acabei recusando para não contaminar…

Gostaria de ouvir a opinião de vocês sobre o assunto, e compartilhar a minha.

+ O que me irrita nos blogs {e na blogosfera}
+ Manual da blogueira famosa

Briga de egos: eu, para mim, meu!

Divulgar links de blogs amigos nos posts é mais do que natural. Não creio que a atenção de quem lê um blog seja desviada só porque outro foi sugerido. Existem várias razões para uma pessoa abandonar a leitura de um blog: queda na qualidade, falta de originalidade no conteúdo, antipatia com a blogueira, e várias outras, mas substituição de um blog por outro definitivamente não é uma delas.

Vou continuar divulgando links de outros blogs aqui sempre que o post ou a situação assim exija, e garanto que quem lê o Oxente, Menina! vai continuar por aqui. Tem lugar para todo mundo!

Me linka no blogroll!

Assim como divulgar um blog amigo no post, também não tenho problemas em adicionar blogs dos quais gosto no blogroll. Mas não gosto que me cobrem, isso é fato. Não sei o que é pior: pedir para linkar no blogroll ou pedir para seguir no Twitter. Existem casos e casos, eu sei. Um deles é que algumas pessoas seguem ou linkam só para ter retorno, e quando a outra pessoa o faz ela deixa de seguir ou retira o link do blog. Acho isso tão feio! Mas em outros casos, a pessoa esquece ou simplesmente não quer linkar/seguir. É chato, mas aprenda a conviver com isso! Todo mundo acha que seu blog é bom ou que o que fala no Twitter é interessante, mas nem todo mundo tem a mesma opinião. E, na boa, você precisa mesmo da aprovação de certas pessoas para ser mais feliz?

+ 5 motivos para não desistir do blog
+ Parcerias nos blogs de moda e beleza

briga de egos

Panelinha exclusiva

Não entendo porque tanta reclamação em torno das blogueiras famosas que só se entrosam entre si. Tipo, se você quer fazer amizade com elas, para quê ficar reclamando em vez de tentar se entrosar também? Todo mundo tem um grupinho de amigos, pessoas com quem se identificam mais, seja na faculdade, na academia, na tchurminha do fã-clube… Por que aqui na blogosfera deveria ser diferente? Cada um escolhe os amigos que quer, e essa opção vale para todos, inclusive para você. Tem outras pessoas legais no mundo, e se não querem você no meio, parta para outra.

Claro que também existe a teoria de que as novas – e boas – blogueiras intimidem as veteranas. Não sei se por medo de perder espaço ou pelo puro egoísmo em compartilhar um lugar ao sol. Prefiro não comentar e ouvir a opinião de vocês nessa questão…

Puxando o tapete

Se uma pessoa vai bem, sempre tem outra tentando puxar o tapete, né? É incrível como algumas pessoas precisam ver alguém cair para se sentirem melhor, e isso não é característica da blogosfera não, isso é na vida. Quando um blog se dá bem, sempre tem alguém dando desculpas como: “Ela só consegue porque tem dinheiro”, “É burra, mas o pai patrocina”, “Não sabe nem escrever português, mas só porque é bonita consegue as coisas…” e blá, blá, blá. Ai, que cansativo! Até concordo que algumas afirmações são verdadeiras, mas se alguém chegou ao topo, é porque se esforçou pra isso, então que tal darmos o crédito, hein? E se não fez esforço algum e ainda assim conseguiu chegar lá em cima, é porque eu, você e todo mundo estamos colaborando para isso. Dinheiro e beleza não devem ser motivos para condenar ninguém, devem servir como inspiração. Alguns tem um caminho mais longo a trilhar, mas se em vez de soltar veneno canalizar a energia positiva, já economiza nas milhas.

+ Assessorias e influenciadores: como criar um relacionamento de sucesso
+ Blogs de moda e beleza x Seres pensantes

Notícias em primeira mão

Não é porque não queremos rixa que não gostamos de certa exclusividade. Todo mundo gosta de se sentir exclusivo e divulgar uma notícia que ninguém divulgou ainda, o problema é quando isso se transforma em uma disputa e os tapetes começam a ser puxados. Criar um bom relacionamento com as assessorias e ficar atenta às notícias em veículos específicos podem lhe garantir um lugar na fila A. Pense no que é mais importante para você e corra atrás.

briga de egos
Imagem: Getty Images/Cultura RF
Ninguém lembra de mim

Aquela historinha de “quem não é visto não é lembrado” é super verdade. Se você quer ser convidada para eventos, entrar no mailing de assessorias, virar queridinha das empresas, seja vista. O seu blog é a sua vitrine, e se você o atualiza com frequência já é um ótimo começo. Compareça aos eventos, faça contatos. E se não sabe por onde começar, comece fazendo contato com outras blogueiras. Se elas não forem do tipo que só olham pro próprio umbigo, você se entrosa rapidinho.

Não ganho um real com o blog…

Nem eu! E seria hipocrisia minha se dissesse que nem ganho e nem quero. Mas não dá para criar um blog hoje e esperar que uma empresa te ofereça R$ 5.000 por um post patrocinado, né meu bem? E nem pode ficar dando uma de odiosa e amaldiçoar as blogueiras que conseguem seu ganha-pão através do blog. Pensem nas portas que elas abriram e o que ainda está por vir. Você pode ser beneficiada com isso.

Existem outros pontos a serem abordados, mas para não deixar o post muito longo e cansativo, achei que seria mais sensato parar por aqui. Quero saber o ponto de vista de vocês, e, se for o caso, reunir tópicos para uma segunda parte.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
49 comments Add yours
  1. Oi Lu
    Eu conconrdo com vc, o meu que é ligado a interiores faço questão de colocar os créditos e links de fotos e arquitetos que pesquisei, não me importo que saiam do meu para ler outros, acho que tem espaço para todos.
    bjos

  2. Aloka, esse foi um dos posts mais interessantes sobre essa guerra de blogs. Eu realmente acho isso o fim da picada. A internet é um universo tão grande, que não é possível que alguém ainda pense que não há espaço para todo mundo. Comecei há pouco e recebi a força de muitas blogueiras, e faço o mesmo quando vejo alguém começando e que gosto. Divulgo, falo, comento, dô a maior força. O blog para mim é uma forma de relacionamento, e não um meio para inflar meu ego.
    Quanto às panelinha, concordo em algumas coisas e discordo em outras. Se por um lado, todo mundo tem sim suas preferências, por outro não é estranho que suas preferências se restrijam a quem tem tanto ou mais sucesso que você? Não seria essa preferência um interesse então?
    Tão triste quanto, são as blogueiras que ficaram super famosas porque sempre trabalharam e foram super bacanas com suas seguidoras, mas que de repente "esquecem" de responder um pergunta, dar uma atenção a um comentário… Enfim, já acham que não precisam mais se dirigir à essas pessoas… Triste mesmo essa mudança de postura.
    Enfim, para resumir, acho que o blog é sim uma rede social, forma de conhecer pessoas e compartilhar experiências! E quem quer se exibir, que coloque uma melancia no pescoço e deixe quem quer se divertir ser feliz!!!

  3. Adorei o post Ana, é bom desabafar essas coisas de vez em quando porque realmente irrita. Estou começando agora e adoro as dicas que você dá. Faço o possivel pra estar sempre att meu blog e estou planejanto um layout bem legal, mas pra o começo a gente tem que se mais humilde do que o normal porque ninguem começa ganhando presente, dinheiro e fama adoidado. Pra isso precisa ser boa no que faz e conquistar o carisma e a confiança das pessoas. Pessoas que só querem o melhor pra si e derrubam os outros com certeza não estarão no topo por muito tempo.

  4. Eu acho assim, não só na blogosfera, mas também na vida real.

    Quem se incomoda demais com o sucesso alheio, tem tempo demais para procurar intrigas, alimentar a inveja ou a dor de cotovelo, só perde. Sempre! Perde tempo da vida, perde tempo de crescer com o próprio blog e perde no conceito geral!

    Não que niguém tenha que deixar de se preocupar com os outros, mas no quesito relacionamento amigável, e aí é outra história. História esta que união abre tão mais portas do que a intriga.

    Mas que sejamos amigas pelo prazer da amizade, não por intesse, né?

    Gente pequena cansa.

  5. Eu acho que a web é um espaço democrático e nesta, nada é mais democrático ainda que os blogs. O que você posta ou deixa de piostar não é de interesse de ninguém, só seu. Fico muito chateada as vezes com determinados comentários maldosos, principalmente em relação a nós blogueiras que falamos de beleza, moda, etc… somos futéis só pq falamos desses assuntos? Conheço tanta gente que fala de política, mas na verdade é só faixada, pq no funfo, no fundo n sabe é de nada! E o pior: essas pessoas são tão covardes que não tem coragemj de se identificar, aí postam como anônimas! Acho isso patético!

    Eu sou do tipo que penso assim: gosta do que tem aqui, leia e comente se quiser. Não gosta? fecha a página!

    Concordo em genero, n° e grau com tudo o que vc falou!!!

    bjss

  6. haha
    nessa disputa eu n entro mesmo.
    Tenho meu humilde blog sem grandes pretensões além da divcersão(mais aceito os 5.000 se alguém quiser dar), linko quem quero lá, quem vai me veré muito bem recebido(pq amoooo) e futuco vários blogs e babo em várias blogueiras, mas sei que cada uam fez por onde.
    beijos

  7. Esse assunto é muito interessante. Acho que a atitude das pessoas aqui é identica ao que elas são lá fora (mundo real). Concordo que não tem problema nenhum divulgar outros blogs no seu próprio.

    Eu acho que podemos usar uma camparação legal: Blog não é igual carro, que quando conhece um melhor você troca pelo seu antigo. Blog é igual sapato (para mulheres, é claro). Nunca é demais.
    Então eu acho que você está super certa, vamos nos unir aos blogs, lotar nossa pratileira de "sapatos" novos! Isso é ótimo!

    Parabéns pelo post!

  8. Eu ameeeeeeei o post por inteiro!!! E a história de que tem gnt com panelinha pode até existir mas se vc for boa blogueira vão querer te conhecer vc não precisa ficar correndo atrás de ninguém…
    Amada Analu concordo em seu post em "gênero, número e grau"…
    Se todas as blogueiras fossem divertidas, simpáticas e acima de tudo sinceras como vc, a blogesfera seria bem melhor…

    Bjuuuuuuuuuu

  9. Nem sei se é a primeira vez ou já comentei antes, mas hoje não conseguir "não vir aqui", sabe? :}
    Comecei a ler seu blog faz um tempinho, desde uma das sacoladas em que você encontrou granado aqui em recife! hihihihi (Adoro essas dicas de onde encontrar as coisas por aqui.) Sim, mas voltando, como leio sempre pelo feed acabo não comentando.
    Mas pelo que sempre leio acho bacana você falar a sua opinião sobre esses assuntos "bloguísticos", porque além de mostrar o que você pensa, ainda ajuda quem tá começando a não se iludir e tal.
    Eu mesma, tenho um blog a um tempinho já, mas não costumo ir nos encontrinhos por falta de tempo, e por não conhecer bem todas as meninas. Mas sei muito bem que existe essa coisa de panelinha e tal e "se eu não fizer parte não sou popular", pode até rolar essas coisas, mas eu acho que se você maturidade suficiente pra saber o que você quer da vida, não é um grupo de pessoas que você não sabe nem se são legais que vão te fazer ter sucesso.
    Eu acho que o que faz um blog é a blogueira. :)
    :*

  10. Parabéns pra vc!!!! Tenho a mesma opinião e não sou blogueira. Simplesmente acredito na criatividade de cada indivíduo! Cada um é cada um! Se tem pessoas (infelizmente) q n acrescenta nada é melhor estar bem longe!!!! Nunca desista de seus objetivos e sonhos. Tem sempre lugar ao sol pra todos!!! Continue lutando e ignore seres ignorantes! Fique com Deus!!!

  11. Falou e disse!!!
    Blogs unidos jamais serão vencidos!!!
    pra que brigar, se pode unir e fazer melhor! As vezes conheço muitos blogs bons pelos links dos que eu já leio, se for bom continuo visitando, mas se for fraco, a culpa nao é do link… e de qualquer outra maneira a net tah ai pra todos alguns tem sucesso, outros não, como no mundo real fora da blogosfera, cabe cada um cultivar seu sucesso, sem culpar o blog alheio pelo não-sucesso!!!!

  12. Bom, eu axo que estou meio out dessa briga porque o meu blog é bem eu e minha con, posto quando posso, faço minhas coisinhas, adoro os comentários, respondo todos, mas não tenho um pensamento muito grande. Na realidade é o meu portfolio de make, já que estou trabalhando com isso. Acho que por eu ser tão light nesse aspecto não pego os ranca rabo e nem encaro querer crescer de mais para ganhar coisas… sou dessas que acredita que o crescimento não é da noite para o dia – capricorniana trabalhadora… e sei que depois que eu ganhei um sorteio e um concurso, as chances de isso acontecer de novo, pelo menos comigo é beeeem difícil…. então eu vou ralar com as makes na vida real mesmo e o que for para ser, vai ser.
    De qualquer forma, acho podre competição entre blogs, tenho a minha amiga may que eu amo de paixão, que também faz maquiagem e não me sinto ameaçada por ela, nossos blogs seguem a mesma linha de intimidade e tal…
    Quanto ter antipatia com a blogueira famosa, eu tenho =X, mas para que é que eu vou falar? Era um blog que eu gostava até perceber que estava sendo podrinho, ai parei… mas dos granduços o que eu mais gosto é o Sweetest… Paulette mássadjimáis!
    Agora… geeeenteee, que bobeira esse negócio de divulgar link, é claro que não vai tirar o foco de vc, até pq o mundo não é só vc (acho que vc mesma pensa assim) e quem gosta do seu blog vai continuar indo no seu mesmo conhecendo o outro… acho que nem merecia discussão, é bem bobinho o comentário que vc recebeu.
    Ai, acho que tinha mais coisas, mas falei de mais!

    Beijus queriddaaa…
    E relaxa.. em todas as relações sociais vai ter os podres… como vc disse, em qualquer lugar.. às vezes é improfícuo tentar discutir – disse a psicóloga.

  13. flor, ADOREI teu post…aqui no Sul, tb somos super unidas….mas sempre tem umas blogueiras-evil que não entendem o que é amizade…na verdade, isso é a vida não é?

    Gosto bastante do teu blog, venho sempre (está na minha blogroll)…
    parabéns pelo post e pelo blog, super bem escrito sempre!

    grande beijo!
    =*********
    Anita

  14. Adorei o post! Eu por exemplo, adoro me inscrever em sorteios na blogsfera e como consequência acaboa me apegando a alguns blogs. Não acho que assinar o feed ou seguir o twitter faça alguém acessar mais determinado blog; blogs que antes eu visitava N vezes ao dia esperando ser atualizado, agora só entro qnd tem uma notícia que me interesse.
    Mas tem uma meninas q eu sigo no twitter TÃO chatas que não vejo a hora de realizarem o sorteio para poder dar unfallow…

    Bjss

  15. mais uma vez assino embaixo!
    Acima de tudo, você tem que se divertir com o blog…e, no momento que você leva tudo para o lado da competição, você perde o melhor da festa, que é conhecer novas pessoas e novos mundos!!
    Cada um sabe porque criou o seu blog e deve correr atrás para atingir o objetivo…mas dai a puxar tapete, ser falsa, arrogante ou qualquer outra coisa do tipo acaba queimando..
    Eu só lamento de não ser mais ativa com minhas #encontraholics queridas!!
    bjoooo

  16. Oi Ana, sou nova no mundo dos blogs, o meu só tem 1 mês de vida… e nunca tinha pensado nas coisas que você escreveu nesse post… é muito sério isso.

    Mas acredito que tenha espaço para todos, e as pessoas que pensam diferente disso, não conseguem ganhar seu próprio espaço por estarem cuidando demais do espaço do outro.

    E acho muito válido e natural, você postar links, citar nomes, blogs, sites. Isso porque os assuntos se conversam e podem se complementar.

    É loucura se achar absoluto…

    Espero continuar nesse ambiente amigável… é muito mais construtivo e faz a gente muiiiito mais feliz!

    Super Beijo!

    http://paticastilho-coisasafins.blogspot.com

  17. Lu, concordo em gênero número e grau com você. Mas não entendo o porquê dessas brigas, tem espaço para todo mundo, e quem for autêntico sobrevive!
    bjinhos

  18. Amei o post!
    Bom, eu não vejo problema nenhum em divulgar blogs, colocar links etc…
    Penso assim… exemplo, vc já tem seu espaço, é um blog excelente não tem porque ter 'medo' de perder…
    um blog qdo é bom ele se garante por si só…
    E outra, praticar a 'boa vizinhança' – é assim que escreve? hehehe – é uma coisa tão agradavel! é tão bom ver blogs crescerem e principalmente ajudar nisso…

    O que acho das panelas… sim, elas existem e as vezes nem adianta querer chegar, pq simplesmente não deixam!! mas enfim… ai quem perde? as panelas! claro! 'cabeça' nova no pedaço é ótimo! dá novos ares, novas idéias!

    enfim… esta guerra só existe para quem participa dela… e definitivamente… quero estar longe!

    beijocas!

  19. acabei de ver o post! amei amei amei! tirou as palavras da minha boca! acho super pobre quem quer tudo pra si. já fui acusada disso e, claro, dei boas risadas. uma garota se estranhou comigo, acho que é essa coisa que vc falou… medo de perder espaço. oi? JAMAIS, em momento algum, quiz puxar o tapete de ninguém. MUITO PELO CONTRÁRIO, adoro quando as coisas são devidamente compartilhadas, as notícias são espalhadas, os encontros são recheados de novas (e veteranas) blogueiras. eu, como nova blogueira, tenho mais é que agradecer (E MUITO) pelo carinho que recebo das veteranas. e meu mantra é: TEM ESPAÇO PRA TODO MUNDO! se quer o blog como profissão, tem que se esforçar muito pra conseguir se destacar e chegar no topo. e, finalmente, começar a ganhar dinheiro com seu trabalho. é assim que funciona.

    parabéns pelo post, analu! perfeito! :)

  20. Já falei no twitter e repito aqui que o post ficou ótimo! Acho que foi uma das abordagens mais legais que eu já ví sobre esse assunto, tão falado e comentado e tudo o mais. Acho que a questão é realmente essa: se quer as coisas, faça por onde e de nada adianta reclamar que a "grama e as flores" do vizinho crescem mais rápido.
    Tbm acredito demais que a união é a melhor coisa, mas realmente ainda é possível ver pessoas que não pensam da mesma forma ou que só se relacionam com quem interessa (não no sentido de afinidades(que assim como vc disse é uma coisa super normal), e sim no sentido de interesses mesmo) mas isso já é um outro assunto! kkkkkkkkkkk
    Bjus

  21. Nossa concordo plenamente com vc! O fato é que vejo todo tipo de blogueiras; as infladas, as blogueiras bacanas e aquelas despretenciosas.Tenho um pequeno blog há 2 anos, que atualmente está sendo reformulado cujo objetivo é despretenciosamente publicar aquilo que gosto.Não faço dele competição ou ringue.Lógico,gosto de visitas pois não faz sentido escrever pra ninguém,mas o fato é que existem blogs bacanas com pessoas bacanas, blogs bacanas cujas blogueiras simplesmente nos ignoram e blogs modestos com materias honestas e donas acessiveis, como tento pelo menos ser.
    Parabens tb pelo seu!Blog feminino, bacana e com posts pra quem quer conhecimento e reflexão!Bjs

  22. Nossa Flor, é a primeira vez que leio sobre isso…A internet é como um ambiente de trabalho, tem os fofoqueiros, os que querem se dar bem, outros que torcem e tudo mais…Mas, um ponto interessante é que a pessoa tem a opção de não se mostrar (anônimo)o que acho de fato um pouco covarde…

    O fato é: existem pessoas boas e más em qualquer lugar que se esteja, cabe a vc diferenciar e lutar para que seu ambiente fique cada vez melhor, é o que vc faz…
    Parabéns pelo post…
    Bjim

  23. ahahahahahahaha Adorei! Nao tem jeito, onde tem mulher tem fofoca, ciúme e inveja. Na blogosfera isso só fica mais nítido. Quantas vezes já vi gente brigando no orkut porque um tem mais amigos que outros, ou porque recebe mais recados que outras, ou porque o portugues da outra é melhor que o seu. Quando saí do país fui excluída pelas outras meninas porque cheguei na Inglaterra falando ingles fluente e nao queria trabalhar com faxina e nem em restaurante. Sentaram o pau em cima de mim, e até a minha amiga que já morava lá parou de falar comigo porque eu recusei um emprego de garconete. Quanto mais velha a gente fica, mais ve essas coisas acontecendo. E mais fácil fica para reconhecer o amigo verdadeiro do interesseiro. Meu blog tem objetivo específico, nao "linko" ninguém só para trocar: se nao gosto e nao leio o blog, nao tem link no meu blogroll, e do mesmo jeito nao peco para ninguém me adicionar. Vai mesmo de cada um. A inveja nunca vai deixar de existir, infelizmente.

  24. Adorei o post!
    Bem escrito, inteligente e com a "cutucada" na medida certa!
    Partilho de sua opinião e é bem aquilo que a gente tava conversando, né?
    A blogosfera é enorme e tem lugar pra todos, basta que a gente conquiste e, principalmente, cultive nosso espaço!
    Bjinhos!

  25. lú, eu cheguei aki no seu blog por um link de algum outro blog q hj eu nem leio mais, isso nao foi uma troca de blog mas o seu me chamou muito mais atençao e eu leio todos os dias! assino em baixo de tudo o q vc escreveu!!!

  26. Oi Florzinha!

    Concordo contigo e gênero, número e grau rs
    Meu bloguinho é super recente, está engatinhando ainda. Mas já pude sentir um pouquinho destas coisas, é triste! O que acho o ridículo são os comentários anônimos, a pessoa sequer tem o caráter e a dignidade de assumir o seu pensamento ou opinião. Sabemos que ninguém é perfeito, erramos sim, e o que postamos pode e na maioria das vezes não agradará à todos! E também tem aquelas que é você postar algo muito bacana e logo em seguida a pessoa já faz uma postagem para contradizer tudo aquilo que você fez, acho que não tem nem palavras para descrever estes tipos de pessoas, é lamentável. O que acho em relação à tudo isso é que são pessoas totalmente vazias, que não encontram sentido na vida, são infelizes e querem tentar contaminar outras pessoas com todo este veneno de maldade. Mas não serão estas pessoas que tentarão nos corromper com seus pontos de vista chulos e demagogos. Porque tudo o que dizem na maldade ao nosso respeito é totalmente o inverso, senão, por que faria tanta questão e vistar nossos blogs?
    Desculpe o desabafo Florzinha, mas é que este papo enche!

    Bjinhos =*

  27. que debate produtivo, Lu!

    quanto a mim, me sinto muito contente que as bloggers aqui em Recife andem mais nesse mood de cooperação e amizade do que o contrário. É bem verdade toda essa parte que diz respeito a reconhecer a dedicação de quem se trabalha horroooooores pra manter o seu blog bombando, assim como o resultado proporcional para quem não se esforça tanto.

    a "profissão: blogueira" não é pra mim, mas não há como não reconhecer que essa porta recém-aberta no mundo da web dá margem pra muitas outras possibidades pra quem tá com seu broguezinho lá, aberto e em funcionamento.

    pra não encompridar mais ainda a conversa, fecho com o comentário de Line. E fico torcendo pra que o clima permaneça mais pra encontraholics do que pra concorrência entre a gente aqui em PE, porque ô negócio bom trazer amizades online para a vida offline, né? :)

    beijo, lu!

  28. Ana
    Apesar de não ter "loção" desse mundo de blogueiras, sempre passo por aqui para ler seus posts, que são super-interessantes!
    Olha a quantidade de comments desse… Prova que vc arrasa na escrita neh! :P
    Bjs!!!!

  29. Ai que horror!!
    Como as pessoas podem ser assim hein?!?!?!
    Concordo completamente com você.
    Acho que deves continuar indicando e postando os blogs que achas interessantes.
    O seu mesmo vi no post da Dona Comadre e me apaixonei… visito todos os dias, como outros também que vi aqui…

    Tb assino em baixo de tudo que vc escreve!

    Xêro

  30. Ahhhh, eu acho tudo isso muito feio, muito pequeno! As pessoas são tão rídiculas e sequer se dão conta disso. Essa de não colocar o link do blog da outra pra não desviar a atenção do seu proprio blog foi demais. Além de ser totalmente desnecessário, é uma tremenda falta de educação falar de uma pessoa e não apresentá-la de fato (pelo menos, eu vejo assim). É como você disse, Ana, tem espaço para todas. É um clichê mas realmente o sol brilha para todas e nada vem de mão beijada. Acredito que o sucesso de um blog vem por muito esforço e dedicação. E eu admiro muito você e outras blogueiras que dedicam seu tempo livre para o blog.
    Bjos
    Lime

  31. NOSSA ADOREI!!!1
    QUE COISA MAIS INFANTIL FICAR CONCORRENCOM COM BLOG GNT, ONDE MAIS ESTA A CABEÇA DESSAS PESSOAS? ACHO SUPER LEGAL CRIAR UM BLOG PARA FAZER AMIGAS E NAO PARA FAZER INCVEJINHA EM OUTRAS …
    COISA MAIS BOBOCA
    :p

  32. ô mundo cão esse em q vivemos!!! isso n aconteçe só no mundo bloguistico n! mas em tds as esferas: no trabalho, na faculdade,no curso de idiomas, na academia, com os vizinhos, no salão, até na hora de ser atendido em algun outro lugar e ai de vc se for "reconheçida" pelo seu trabalho ou outras coisas…é alvo certeiro de inveja gratuita e alheia, calada vc incomoda, pior ainda se vc for bonita e desenrolada. temq ter muito desprendimento, segurança e amor no coração pra passar por td isso sem se incomodar.

  33. oi
    concordo com cada palavra que escreveu
    sou blogueira nova e ja passei alguns perrengues com algumas blogueiras famosas que olham apenas pro proprio umbigo(ou melhor blog) e não gostam de dar dicas para novas blogueiras
    o blogosfera é tão grande que tem sim lugar pra todos e pra mim blogar e antes de tudo uma diversão um hobby
    parabens pelo post!!

  34. Eu acho que isso não existe.. sempre recomendo os que gosto no meu e acho que isso não vai mudar nada!concordo em gênero número e grau com você.

    Parabéns pelo post!
    Beijinhos Luh

  35. Como em todo lugar, fazer parte de um grupo de pessoas com objetivos semelhantes e se destacar dentro dele, exige quase uma fórmula matemática= competência + dedicação + persistência + muito jogo de cintura + sorte. E mesmo tendo todo esse cálculo acertadinho, ainda tem que se lidar com a guerra de egos, explícita e/ou velada… mas a vida é assim, né? Cheia de surpresinhas boas e ruins. Parabéns pelo post Ana!!! Bjs, Michel.

  36. Concordo com tudo o que a Vanessa (do anyway) escreveu. Eu não tenho problema nenhum com outras blogueiras, sejam elas mais famosas ou iniciantes nesse mundo, mas isso por que eu não levo essa história à sério. Eu criei o meu sem imaginar que teria mais que 10 leitoras (to chutando alto) e qualquer 2 ou 3 a mais que isso pra mim já é o céu. É foda essa coisa de tornar o blog uma coisa comercial, por que perde todo o sentido de blog em si, que é um diarinho né?
    Claro que acho chato quando mando e-mail pra alguma mais conhecida e não recebo resposta, mas não é por que ela me odeia (nem sabem que eu existo, garanto) mas por que não teve tempo. Quanto à panelinhas, isso existe, sim, é inegável.
    E como a Ana Carla escreveu, tem espaço pra todos!

    Beijão, adoro o que vc escreve.

  37. Oi!

    Li esse post há dias, mas não tinha tido tempo pra comentar.

    Graças a Deus, até agora tenho conseguido passar ilesa a esses problemas da blogosfera. Acho que é porque meu blog não se encaixa exatamente em nenhum estilo, então ninguém tem que se sentir ameaçado. Ou não. Sei lá, rs.

    Acho que no mundo virtual as coisas não diferem muito do "mundo real". Em todo lugar vão existir panelinhas, pessoas legais e pessoas invejosas, gente querendo puxar seu tapete e fazer encrenca. Não dá pra se livrar totalmente disso, então temos que aprender a lidar.

    Bjos

  38. Sobre as panelinhas: não há nada que traga mais sucesso que o sucesso! Se vc tá com tudo, as pessoas virão te procurar! E isso não é panelinha.
    É ótimo ficar ao lado de uma pessoa que ta fazendo sucesso.
    Só o falso sucesso que traz as pessoas interesseiras e sanguessugas.
    E todo mundo tem suas preferências, óbvio.
    Sobre a briga de egos: ISSO TEM EM TUDO! É dificil negar. E a concorrência também, afinal, vivemos numa sociedade capitalista. SÓ o que não vale é pisar em cima do outro!
    ''Tão triste quanto, são as blogueiras que ficaram super famosas porque sempre trabalharam e foram super bacanas com suas seguidoras, mas que de repente "esquecem" de responder um pergunta, dar uma atenção a um comentário…"
    Tenho PAVOR disso! Viram narizinhos empinados. Tem blogueiras que nem se dão ao trabalho de te responder comentários. Eu não perdoo. Deixo de fazer comentários e se o babado for grave, até deixo de seguir o blog!

  39. Ola,

    Achei aqui o que procurava! Amei o post…tem menos de dois meses que criei meu blog, simplesmente pq amo moda…e sou maior jeca na Internet e tal e tô caminhando devagar…até pq não vivo de blog e o trampo me deixa acabada…comecei um curso de produção de moda e lá me divirto horrores…

    Ontem recebi o e-mail abaixo e na hora fiquei surpresa…até pq a reclamação é sobre uma montagem de foto e isso pra mim é pequeno d+ (jogo no google e clico em imagens e pego as que acho bacana)…tento lembrar dos crésditos pois acho importante, ainda mais quando se trata de uma criação…mas PQP, uma montagem de fotos tiradas por outras pessoas??? Acho que a abordagem deveria ter sido diferente…depois que entrei no twitter vi um comentário dessa mesma blogueira ironizando esses blogs "o meu" que enviam e-mail das atualizações…o meu sentimento é de tristeza…a blogueira é da mesma cidade que eu…kd a união desse povo??? Admiro as blogueiras Paulistas sabe pq??? Elas são unidas, se ajudam e tal…

    "Olá Flávia,

    Primeiramente gostaria de pedir para retirar meu email do mailing de atualizações do seu blog, visto que costumo visitar os blogs diretamente em suas páginas e não costumo lê-los via email.

    Outra coisa, umas dessas montagens usada nesse seu post (da Kate Bosworth) foi criada por mim e consta nesse post: http://www.fashionismo.com.br/2008/06/chapeu-panama-veio-pra-ficar/
    Peço que a retire ou ao menos dê o devido crédito".

    Beijim e sucesso…adorei o blog!

  40. Na época que vc escreveu, eu não acompanhava seu blog. Quer dizer, comecei há pouco tempo essa onda. E só cheguei aqui, porque ele era link de um outro blog, que não lembro o nome. Eu curto isso da recomendação, porque pra quem não tá no mundo do blog, é muito difícil encontrar um, ou vários interessantes.
    Bjusss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *