Paetês e lantejoulas: qual é a diferença?

Difícil não pensar em fantasias de carnaval ou na era disco quando se fala em paetês e lantejoulas. Menos difícil ainda é não pensar no lúdico e no ridículo quando fazemos essas associações. A verdade é que paetês e lantejoulas há muito tempo deixaram de fazer alusão às fantasias e entraram de vez nos guarda-roupas – dos excêntricos ao tradicionais – e viraram sinônimo de peças chiques.

+ Natal dos paetês
+ Saia de paetê

Qual a diferença entre paetês e lantejoulas?

As diferenças são sutis, porque né, no fim das contas, é tudo brilho mesmo! Existem duas explicações para essa pergunta, mas antes de fazer cara de desânimo, relaxe. As duas são bem simples.

A primeira explicação é que o paetê é o disco liso, e a lantejoula é uma conta sextavasada. Observe na imagem abaixo que o relevo da lantejoula deixa um formato de “forminha”, com seis dobras (daí o nome).

+ Hoje é dia de falar das roupas, bebê!
+ Natal de neon e paetês

Ainda existe outra explicação!

A segunda teoria é que lantejoula é a pecinha avulsa, e o paetê é o tecido feito com lantejoulas.

Depois da publicação deste post, a Bia Del Negro, que é figurinista, endossou o que foi escrito na primeira explicação: “Você está certíssima! Sou figurinista há quase 20 anos e garanto: paetês são sextavados e lantejoulas são lisas”.

E como usar paetês e lantejoulas?

Shorts, saias, casacos, blusas… Está cada vez mais fácil encontrar peças com esse tipo de material, inclusive em lojas fast fashion. E não se prenda às regras: se você quiser usar brilho da cabeça aos pés, está no seu direito, afinal isso vai do gosto de cada um.

Para quem tem um perfil mais moderado, uma ideia é equilibrar as peças com brilho às neutras. Uma saia ou short com uma blusa neutra (e até uma T-shirt) cria um efeito lindo e descolado. E para quem não se arrisca nas peças de forma alguma, pode apostar nos acessórios.

+ Na vibe dos metálicos
+ Para brilhar no carnaval {ainda dá tempo!}

E vocês, tem alguma peça de paetês e/ou lantejoulas? Qual, e com que outras peças gostam de usá-la?

Comentários do Facebook

Compartilhe:
20 comments Add yours
  1. Eu tenho uma blusa de lantejoulas fofa que ganhei de minha irmã!!

    adorooooo

    mais é uma peça que usamos uma ves e tem que passar anoss sem usar denovo!kkkkkkkkk

    ela destaca fia!

  2. ahahaha! eu acho que paetê é liso e lantejoula tem essa textura… ai nem sei! hehehe

    aaaaaaaaaaaamoooo um brilho! tenho algumas peças com lanjetoulas/paetês…

  3. Adorei a explicação Ana, muita gente tem duvida quanto a isso. Eu tenho algumas blusas com aplicações de paetê e lantejolas, ultimamente está se usando muito. Realmente é bom ter cuidado pra não sair brilhando muito por ai.

    beijãão

  4. Ahhh claro que sei…é meu teste para saber se o boyzinho é um possível gay enrustido, pergunto logo se ele sabe a diferença kkkkk

    Eu voto na primeira alternativa. Na loja eles vendem com essa diferenciação.

    Kisses.

    Dani
    @eunaosoumodelo

  5. Lu, lantejoulas (ao lado da purpurina, do glitter e das estrelinhas) era aquilo que eu gostava de colar nos trabalhos escolares. Acho que sempre fui perua.
    Eu acho, por ver por aí, que a diferença é esta mesma que você falou. A de forminha é a lantejoula, e o paetê é esta plaquinha lisa.
    Eu tenho roupaS (sim, no plural), mas sinto que falta o casaco.
    Já usei durante o dia, mas sempre assim, locais que permitam e combinando com roupas que tirem a cara de boate.
    Mas, como sou a estranha, é algo que ninguém se espanta em me ver vestida. Acho que tem a ver um pouco com o estilo da pessoa, e como sou a cara do brilho…
    Belas as escolhas que ilustram o post! Só falta mesmo o sapato, que sempre que vejo na Julia Petit eu quero morrer pra ter um igual…
    E "sua amiga" do Twitter tem. Beijos!

  6. Na Inglaterra eu fazia uns bicos de babysitter, um dia cheguei na casa e a perua ia numa festa chique. Daqui a pouco ela desce as escadas cantando ópera (super desafinada) e quando eu olho, estava com um micro-vestido de lantejoulas com o desenho da bandeira do Reino Unido (aquela azul com uma cruz vermelha no centro). Tive que me segurar muito para nao dar uma gargalhada. Mulher corajosa aquela, já na casa dos 50 e com a perna fina cheia de pelanca balancando. No meu armário, só mesmo umas blusinhas com algum bordado discreto ou detalhe de lantejoula fosca…

    1. Você está certíssima!!! Sou figurinista há quase 20 anos e GA-RAN-TO: Paetês são sextavados e lantejoulas são lisas!!! Pronto, aí está a resposta de uma profissional! Bjs!

  7. Andou andou e todo mundo diz eu tenho uma peça com lantejoulas e paetês. se lantejoula é uma unica peça e paetês é um tecido construído com as lantejoulas, como é que eu vou fazer uma aplicação de lantejoulas e paetês em alguma peça. Sinceramente ainda to na duvida. Tipo assim porque a palavra grande é menor do que pequeno.vai entender esse mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.