Passaporte: Paris, por Camila Moraes


Escrever – ou pelo menos editar o texto e as fotos – sobre Paris me trouxe uma mistura de sentimentos um tanto divergentes: encanto, porque a beleza da cidade-luz, mesmo em fotos, é de deixar qualquer um de queixo caído; nostalgia, por tudo o que eu vi e li sobre esse lugar a vida inteira; depressão, por não poder estar lá neste exato momento; e expectativa, porque a capital francesa continua no cantinho dela, e visitá-la é apenas uma questão de tempo.

Paris é destino certo na viagem dos sonhos de muita gente, e não à tôa vem figurando todos os anos no topo da lista dos lugares mais visitados do mundo. Para Camilinha Moraes, a linda que comanda o blog Le Funny Face, a visita anual a Paris é obrigatória, por isso, ninguém melhor do que ela para nos dar umas dicas. Merci, mon amie!

Paris é linda, e eu sou suspeita para falar dessa cidade. Os jardins, os “grandes magazines”, os monumentos históricos, os bistrôs e o estilo das francesas… É uma cidade cheia de cultura, história e moda. Todos esses aspectos estão ligados a tudo que se vê por lá.

Para turista ver: 

Torre Eiffel: É bem difícil escolher apenas alguns pontos turísticos para se conhecer. Mas, minha primeira dica, com certeza é a Torre Eiffel. Ir à Paris sem conhecer a torre não tem a menor graça! O melhor de tudo são os restaurantes e bistrôs que tem ali por perto. Naquela região tudo é mais caro, mas em compensação a vista é linda e o atendimento é sempre muito bom.

Museus: Quando eu digo que Paris respira história e cultura não é mentira. A cidade é repleta de museus incríveis. E tem para todos os gostos: arte contemporânea, surrealismo e etc. O Louvre, D’Orsay e o Rodin são os meus favoritos. 

Palácio de Versalhes (Château de Versailles): Esse é um passeio que eu indico à todos. O palácio é considerado um dos maiores do mundo e possui 700 quartos (incluindo o da rainha Maria Antonieta). Alguns são possíveis visitar, como os dos reis, e algumas salas e salões principais. Uma das salas mais visitadas é a Galeria dos Espelhos. Já o jardim, é um sonho! Ao andar pelo jardim, você encontra várias esculturas, fontes, lagos… além de lojinhas e restaurantes para os turistas. Não deixe de visitar o jardim de Maria Antonieta, junto ao Petit Trianon.

Gastronomia:

A gastronomia francesa encanta a todos. Paris é recheada de bistrôs, cafés, restaurantes e pâtisserie (docerias) incríveis. E o melhor, tem para todos os gostos e bolsos.

La Coupole: Esse é um dos restaurantes mais conhecidos em Paris. Desde 1927 até os dias de hoje o lugar é um espetáculo de pinturas, mosaicos, pratos deliciosos e celebridades. Sim, muitas personalidades já passaram por lá! 102 Boulevard du Montparnasse 75014 Paris, França +33 1 4320-1420 

Di Vino: Esse é um lugar que eu considero um hot spot em Paris. O restaurante, de cozinha italiana, é bastante conceitual e sofisticado. Entre os pratos: risotos, raviolli e spaghetti ao frutos do mar. O design do restaurante é bem diferente, e lindo. 1, Place de Mexico, 75016 Paris, França +33 1 4553-8979

Crepes: Nada melhor do que os deliciosos crepes das barraquinhas! Lá, eles são encontrados praticamente em cada esquina. O crepe de nutella é o mais procurado, e vou confessar, é uma delicia! Um dos melhores lugares para se comer os crepes é no bairro de Montmartre.

Compras:

Sephora: Nada melhor do que a Sephora para fazer comprinhas de beauté em Paris. Essa loja não pode faltar na lista de ninguém. Existem várias lojas espalhadas pela cidade, e a principal delas fica na Champs-Elysées. Nessa unidade tem MAC, YSL, Lancôme, Benefit, a própria marca da loja, e uma infinidade de marcas e produtos… 70 Avenue des Champs-Elysées Paris, França +33 1 5393-2250



Shakespeare and Company: Se você gosta de ler, e de achados, a livraria Shakespeare and Company é uma ótima pedida. Tem vários livros legais, em um espaço interno e externo. E a localização não poderia ser melhor, bem pertinho da Catedral de Notre Dame. Por ali também tem vários artistas no meio da rua com suas barraquinhas vendendo pinturas, retratos, livros.. todos os tipos de arte! 37 Rue de la Bûcherie 75005 Paris, França +33 1 4325-4093

Gallerie Lafayette: Nada mais turístico do que fazer compras nas galerias, né? Esse é o melhor lugar para encontrar as marcas famosas, pois tem tudo lá. De roupas e maquiagens a vestidos de noivas e produtinhos para casa. Além das comprinhas, há vários restaurantes legais, e a arquitetura do prédio é muito linda. Vale a pena a visita, nem que você saia de lá só com uma sacolinha.

Não deixe de fazer em Paris…

Andar a pé ou de metrô. Paris é linda… então porque você não aproveita a sua viagem para conhecer a cidade andando? {Até porque taxi é caro!}. Se por acaso você quiser ir a um lugar mais longe, aproveite e pegue um metrô. Você pode comprar os bilhetes em qualquer estação, e apesar de ter várias linhas, é super fácil. Invista no Paris Visite, um ticket com o qual você pode se deslocar pelo metrô quantas vezes quiser por dia, em um determinado período {1, 2, 3 ou 5 dias}. 

Comprar souvenirs. A cidade é cheia de barraquinhas, e não adianta muito ficar procurando qual é o mais barato, pois quase todas elas tem o mesmo preço. Mas se você tiver paciência, pode pechinchar. Perto da Torre Eiffel existem vários vendedores, que fazem até seis chaveirinhos por 1 Euro. Tem que ser boa na conversa, gente!

Fazer um piquenique. Quer um fim de tarde super diferente? Aproveite para fazer um piquenique às margens do rio Sena, ou em algum jardim na cidade. Eu recomendo o Jardim de Luxemburgo: é lindo e super tranquilo. Lá tem várias mesinhas e cadeiras para você poder fazer esse tipo de passeio. E não esqueça de levar o vinho.

+ Dicas:
  • Dior, Luis Vuitton, Mulberry, Lacroix, YSL… as lojas de todos os designers que amamos estão em Paris. Não deixe de visitar pelo menos algumas, mesmo que não vá para fazer compras.
  • Comprando o Paris Museum Pass você tem direito a entrar em mais de 60 museus. Os passes são válidos por dois, quatro ou seis dias (32, 48 e 84 euros, respectivamente). Compensa!
  • Vale a pena reservar um tempinho para fazer o passeio de barco pelo Rio Sena, principalmente à noite, quando a Île-de-France está toda iluminada.
  • Assim como nas cidades brasileiras, em Paris também tem vendedores enchendo o saco. Junto à Torre Eiffel tem centenas dele, do tipo mais insistente.Use o “Merci” que você aprendeu no guia e caia fora.
  • Não deixe de pedir o vinho da casa nos restaurantes. É bom e barato!
Comentários do Facebook
Compartilhe:
12 comments Add yours
  1. quantas dicas valiosas, lu!

    esse post me deu a maior saudade de paris (na encarnação passada eu vivia indo pra lá!) vou ali botar mais umas moedas no cofrinho das viagens!

    beijo!

  2. Oi Ana! Oi Camila!
    Que delícia, dá vontade de fazer as malas! Existem tantos lugares lindos que dá vontade de conehcer.
    Beijos!

  3. Line, só vc! kkkkkkkkkk É de babar, né???

    Piu, eu sabia q eu te conhecia de algum lugar! Eu tb ia muito a Paris na minha vida anterior, por isso bateu essa saudade agora. rsrsrs

    , dá vontade, né? Enqto eu selecionava as fotos já fiquei louca pra arrumar a mala e ir. Só falta o $$$… rsrsrs

  4. Fiquei morrendo de vontade de conhecer e olha que eu não tenho paixão por Paris, não acho nada demais (I know, I'm a freak). Mas fiquei com vontade real! Parabéns pra Camila! Post incrível! Adorei!

    beijos

    Julie

  5. "a visita anual a Paris é obrigatória"
    Quero chegar nesse nível um dia pra dizer isso tbm!!!
    :)
    Quero muuuuuuuuuito ir lá em 2011, vou fazer o maior esforço mundial pra conseguir. Nem que eu tenha q levar sanduíche pra me alimentar. hahahaha
    Adorei o post, as fotos, o conteúdo, tudoooo!! Que invejinha boa de Camila.
    Beeijos

    PS: Eu tava de agonia pra saber o q tanto AnaLu e Camilinha combinavam no twitter referente a fotos, post, edição e blá blá blá. Descobriiiiiiiiiiii.
    #curiosidademata

  6. Olá Ana!!!

    Foi um prazer te conhecer na terça, o seu blog é muuuuito fofo e cheio de coisas que amamos! O post de Paris está o máximo! Foi um dos lugares ou o lugar mais lindo que de fato já fui na vida!

    Genial!
    Nos vemos logo logo!

    Mil beijinhos,

    Kira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *