Para quê serve o primer?

 

Outro dia eu estava no chat das alokas, quando uma das meninas que estava participando da conversa perguntou qual era a finalidade de um primer.

Nos blogs de beleza, inclusive no Oxente, o uso de primer nos tutoriais já é uma coisa tão comum, que supondo que todo mundo já sabe para que serve, a gente acaba não se dando conta de explicar a sua real função. Mas chegou a hora de preencher esse vazio e contar, enfim, para que danado serve um primer!

Entre seus vários significados na língua inglesa, a definição da palavra como “primeiro” e como “substância de cobertura” se encaixam perfeitamente ao propósito do primer utilizado na maquiagem. Este produto deve ser aplicado na pele antes dos demais {é a chamada pré-maquiagem}, pois ele cria uma camada fina e invisível sob a tez que dá um acabamento aveludado e opaco, e auxilia no controle da oleosidade e disfarça os poros, além de fazer com que a maquiagem dure mais. Alguns primers vão além, e ajudam também a atenuar as linhas de expressão do rosto.

Na imagem acima, um comparativo da pele sem e com o primer. Percebam que, na foto à direita da tela, o brilho foi controlado e a pele está matificada e com os poros mais atenuados.

Os produtos específicos para os olhos, além de executar todas as funções do primer para o rosto, exerce ainda a função de potencializar a cor.

O mercado oferece várias opções de primers líquidos e em gel. Neste post foram utilizados os produtos mostrados na primeira imagem: para o rosto, o HD primer facial da Tracta; nos olhos, o Shadow Insurance da Too Faced. Mais dicas de primers no post Pré-maquiagem: tecnologia tupiniquim nos primers faciais.

Leia também:  Kit básico de maquiagem {com exemplo prático}

Uso e recomendo: Para o rosto – Opaque Gel, da Pharmapele; Photo Finish Foundation, da Smashbox; MagiX, da Avon. Para os olhos – Eyeshadow Primer Potion, da Urban Decay; Potencializador de sombras do Boticário.

Facebook Comments

Compartilhe:
16 comments Add yours
  1. Tão bom ter você pra explicar isso, meu primer acabou faz um tempinho, tô em dúvida qual marca devo comprar agora.
    Existem alguns que fazem verdadeiros milagres na pele ressecada.

    =***

  2. eu nem me ligava para o primer, achava balela, mas GENTEN esse negócio funciona MUITOO!!
    :D
    acho massa e ainda da para você fazer em casa!
    :D
    beijos

  3. Acho que eu sou a menina do chat desinformada. hahaha
    Mas estou engatinhando no mundo das makes e todas as informações são especiais pra mim. Obrigada por esse post suuuper esclarecedor!
    Bjos!!

  4. Rossana, se vc tem a pele ressecada, não recomendo o da Koloss e nem o Opaque Gel. Bjossss

    Danda, a maquiagem fica outra coisa qdo vc passa o primer. Mas peraí, dá pra fazer o q em casa? A maquiagem, né? rsrs Bjos

    Si, só falta a senhorita USAR, né? ;) Bjoss

    Mari, gostei por ele ser tipo um silicone, mas esfarela um pouco.

    Mila, o da Avon muita gente acha super oleoso, mas na minha pele ele é ótimo. O da Tracta eu achei que esfarelou um pouco, mas curti a textura dele. Bjossss

  5. Laylah, quando a gente começa a usar e a ver a diferença, não larga mais, né? :) Bjosssss

    Van, esse da Tracta é tipo um gel de silicone, tem a textura parecida com o da Smashbox, mas achei q ele esfarelou um pouco na hora da aplicação. Bjosss

    Pops, que bom que te ajudou! :) Bjosss

    Bruna, fico feliz que os posts ajudem vcs a esclarecer dúvidas. :) Bjossss

  6. Jana, sua sumidinha!! :***

    Lu, é o nosso trabalho! :) Bjosss

    Cla, mas se alguém tiver dúvidas, é só perguntar. Se eu souber, vou responder com o maior prazer. :) Bjossss

    Jane, o q eu amo no da Pharmapele é que ele dá uma sensação super refrescante na hora que é aplicado. Vc vai curtir!! Bjossss

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.