Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Análise de cores: entendendo sobre coloração pessoal

No carnaval fiz uma maquiagem azul nos olhos e quando acabei de maquiar fiquei sem saber que cor usar nos lábios. Escolhi um batom laranja, mas quando me olhei no espelho tive aquela sensação de “não rolou”, sabe como é? Acabei mudando para um batom rosa de fundo azulado e achei que ficou mais harmônico. Uma amiga, que viu minha foto, comentou que a combinação não ficou coesa, foi só aí que entendi que uma análise de cores pode dizer muito mais do que a gente imagina!

+ Usando cores: na prática
+ Significado das cores para o ano novo

Análise de cores: entendendo o círculo cromático

A Teoria das Cores é uma série de princípios utilizados para criar combinações harmônicas. E isto não serve apenas para designers ou artistas plásticos, a harmonia das cores se encaixa perfeitamente às nossas necessidades diárias, vide o exemplo da maquiagem, e até mesmo para combinar as nossas peças de roupa. O círculo cromático serve para nos orientar em busca dessa harmonia.

Entendendo o círculo

Fazendo a análise de cores

Com essa noção de combinações através do círculo cromático, já podemos nos jogar nas cores, certo? Errado. Precisamos levar em consideração que nem tudo que é combinável entre si, combina com o nosso tom de pele.

A análise de cores serve para mostrar que algumas cores e suas tonalidades específicas podem ressaltar a nossa beleza. Tudo bem que podemos intuir isso diante do espelho, mas a intuição não se compara a uma análise profissional feita por alguém qualificado.

Aqui em Recife, fiz com a consultora de imagem Micheline Macêdo, que veio na minha casa com todo o seu aparato: babador e touca cinzas e os jogos de bandeirinhas coloridas. O babador e a touca servem para neutralizar qualquer interferência de cor próximo ao nosso rosto, que é o que serve de referência para a análise, e as bandeirinhas de tecido servem para descobrir qual delas se adequa mais ao nosso tom. Vale salientar que a análise de cores deve ser feita com boa luz natural, e nós não podemos usar nenhuma maquiagem.

+ Hotel Pantone: uma explosão de cores
+ Cores no Oxente Day

Descobrindo o tom

O primeiro passo é descobrir se o seu tom é neutro, quente ou frio, e cada uma dessas divisões leva a outros sets de cores, divididos por estações, para definir qual cartela de cores é a que se adequa melhor a cada pessoa. Além dos sets de tonalidade, existem outras 12 subdivisões de cores.

Ao fazer o teste, pude perceber o grande impacto que as cores causavam! Algumas ressaltavam as olheiras, outras faziam com que meu rosto parecesse mais quadrado, outras me deixavam completamente abatida ou rosa demais. Por outro lado, algumas cores me deixavam com o ar completamente saudável, ou afinavam o meu rosto, e até disfarçavam olheiras. Sabe aqueles elogios que a gente recebe do tipo “a cor do seu vestido combinou tanto com você”? Pois é, depois da análise, comecei a entender que isso faz todo o sentido.

Após todo esse processo, que dura cerca de 45 minutos, a minha cartela de cores foi definida: inverno intenso. Cada cartela possui 60 cores, e devemos andar com ela sempre na bolsa para poder consultá-la na hora de fazer comprinhas. A minha ainda não chegou {vem de SP}, mas assim que ela chegar quero ir correndo no shopping para fazer compras “color-consciente”. Ah, e eu já fiquei feliz sabendo que a cartela inverno intenso tem várias tonalidades de rosa.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile