Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

O polêmico primer do YouTube

 

Semana passada o Twitter foi à loucura com a divulgação de um vídeo no YouTube que indicava o uso de desodorante Rexona como primer facial. Gente, vamos entender uma coisa: compartilhar dicas de descobertas é maravilhoso, mas as dicas têm que ter, no mínimo, responsabilidade.

Não vamos colocar em questão as boas intenções da mocinha que fez o vídeo, pois acredito que ela tenha tido, sim, a boa vontade de compartilhar algo que para ela foi uma grande descoberta. Mas qual a necessidade de correr esse risco mesmo?

Levemos em consideração que o mercado oferece boas opções de primer facial, então qual a vantagem de usar um produto que não é destinado a isso? Se a resposta for simplesmente a economia, considerando que um desodorante custa em média R$ 6, então recomendo que você não gaste nada e faça a sua pré-maquiagem passando apenas água gelada no rosto. O risco de prejudicar a sua pele com produtos específicos para outras áreas do corpo pode sair mais caro do que pagar por um produto bom. Pense nisso.

Os cosméticos têm todo um estudo por trás de sua finalidade, e não são simplesmente jogados no mercado para o nosso consumo intuitivamente. A substância que faz com que a nossa axila não transpire, o cloridato de alumínio, por exemplo, também está contida nos primers faciais. Os desodorantes, no entanto, contém outros ativos que não são recomendados para a o rosto, e podem causar irritações e manchas. “Não é preciso ser dermatologista ou químico para entender que a pele do rosto é mais sensível. Os olhos e a região junto às narinas são áreas mais fáceis de irritar, e o desodorante contém álcool, ácidos e outros produtos químicos que podem ser prejudiciais ao nosso rosto”, explica o maquiador Guiggo Cavalcanti. “Ninguém inteligente vai usar no rosto os produtos que servem para controlar o odor e o suor das axilas no rosto. É como querer usar na axilas produtos específicos para chulé, são composições diferentes. Como maquiador sou totalmente contra os truques e a favor da técnica”, finaliza.

Vamos combinar de usar a técnica e a responsabilidade? Dicas e descobertas válidas, mas a saúde deve vir sempre em primeiro lugar.

Em tempo: divulgar o vídeo em questão seria tão irresponsável quanto incentivar

Posts relacionados:

 

 

 

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile