Bate-papo sobre blogs

Sexta-feira passada (16) fui à João Pessoa participar do 2º Fórum de Blogs da PB. O tema da minha apresentação foi “Blog como ferramenta de trabalho”, e como não gosto de falar sozinha, achei melhor transformar a palestra em um bate-papo. O pessoal de Jampa foi super participativo, e várias perguntas interessantes surgiram durante o encontro.

Uma coisa que pude perceber foi que, embora muita gente tenha vontade de se dedicar integralmente ao blog, a maioria ainda tem medo. O receio não é à tôa! Infelizmente, ainda é muito difícil fazer as empresas entenderem a importância e o valor dessa mídia. Por outro lado, por mais que exista a boa vontade de profissionalizar o blog, muita gente não confia no poder que tem com seu veículo.

Ainda temos muito a aprender, mas resolvi juntar algumas dicas neste post para auxiliar quem quer se aventurar na blogosfera:

  • Mantenha um bom relacionamento com outros blogs. A troca de links é fundamental para quem quer começar o trabalho de divulgação.
  • Transforme seu blogspot/wordpress em .com ou .com.br. Ter um domínio próprio custa pouco e aumenta a sua credibilidade.
  • Não mendigue presentinhos. Entrar em contato com as empresas para apresentar o seu blog é muito mais eficiente.
  • Construa a sua rede de contatos. Blogueiros, empresas, marcas e leitores são igualmente importantes.
  • Seja claro na sua mensagem, mas entenda que cada cabeça é um mundo, e você não tem como controlar o que as outras pessoas pensam.
  • O tempo que você dedica fazendo fotos, editando-as e construindo o seu texto é importante. Não o desvalorize!
  • Divulgar um produto ou empresa de graça fica a seu critério, mas não permita que lhe explorem. Fazer um post na perspectiva de uma possível parceria é válido, mas quando a empresa lhe pede para repetir a dose e não lhe oferece nada em troca, é exploração.
  • Mantenha o seu mídia kit atualizado.
  • Atualize com frequência o seu blog. O leitor que visita o seu blog e gosta, com certeza volta, mas se o encontra desatualizado, acaba desistindo de voltar novamente.

 

Agradecimentos a Romero Souza, da Estação da Moda, pelo convite; a Luzi, Rossana e Faby pelas fotos; e a todos os blogueiros {e não-blogueiros também!} pela receptividade e participação.

Facebook Comments

Compartilhe:
25 comments Add yours
  1. Menina quanta dica valiosa vc nos deu!!!!
    Queria muito ter ido,mas não deu:(
    A mais de ano q quero me aventurar pela blogesfera(sobre viagem
    rsrsrs ) me acho tão leiga no assunto,taí,perdi uma grande oportunidade #mimimi

  2. Oi Ana Lu!
    Que bom que você postou algumas dicas pra nós. Você não sabe como falou comigo ao citar as questões sobre não saber o valor que o blog tem, preciso aprender muito, pois tenho sim, muita vontade de usar meu blog como ferramenta de trabalho.
    Beijos

  3. Eu fui ao evento, e amei!

    Embora eu não entenda nada de moda, e meu blog não estar relacionado a esse tema, valeu a pena.
    A palestra foi realmente muito valiosa. Inclusive já estou aplicando as dicas, e essa semana mesmo, meu blog passará a ser .com, rsrs.

    Beijos.

  4. Nossa, me arrependi tanto por não ter ido. Infelizmente não pude ir. Mais só com essas dicas já acrescentou na formação de meu blog. Criei coragem a pouco tempo de criar um que inclusive comprei o domínio, e foi como você disse, muitas pessoas tem medo. Eu tinha. Espero poder compartilhar links com você, afinal gostei de seu blog, e foi através desse evento que pude conhece-lo e uma coincidência enorme aconteceu que depois falo pra você e quando oficializar meu blog passo por aqui. sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.