Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Blogueira popstar {e blogueira dona-de-casa}

A vida de blogueira é puro glamour. Quem tem blog sabe como é a rotina: passar o dia pesquisando tendências e a vida das celebridades na internet, visitar lojas para fazer fotos, ir a vários eventos regados a espumante e cupcakes, e trocar de roupa e de maquiagem dezenas de vezes para poder fotografar o look do dia. Isso quando não estamos viajando alucinadamente para atender às necessidades dos nossos patrocinadores. Nesse meio tempo, twittamos sem parar sobre o quão perfeita é a nossa vida, sem deixar, logicamente, de passar a imagem de que estamos sempre impecáveis e que não há – nunca – um fio de cabelo sequer fora do lugar.

Essa vida é realmente de fazer inveja, não? Se não fosse pura utopia, teria gente se rasgando nesse exato minuto desejando ser eu ou qualquer outra blogueira popstar. Acontece que não é bem assim, Britney!

+ Blogosfera deslumbrada
+ O que me irrita nos blogs {e na blogosfera}

Blogueira popstar: a verdade por trás das fotos perfeitas

Algumas semanas atrás twittei sobre a loucura que estava a minha vida por causa do evento do blog que eu estava organizando, e por acaso mencionei o horror que estavam as minhas unhas. “Como uma blogueira de moda deixa as unhas ficarem desse jeito? Não entendo!” foi uma frase que fui obrigada a ler. Li, respirei fundo, e não respondi na hora, porque as palavras poderiam ficar desprovidas de glamour naquele momento {e eu posso não ser blogueira-popstar, mas também não sou blogueira-barraqueira, viu?}

Para começar, eu não sou celebridade. Moda e beleza são alguns dos assuntos que me interessam e que são abordados no blog, mas eu não sou um profissional especializado na área para me intitular como tal. Sou jornalista, falo no blog sobre o que eu quero. Mas fiquei com uma grande interrogação na cachola: blogueira de moda anda em nuvens de algodão-doce? Porque, na boa, imagino eu que até as celebridades {as verdadeiras, não as que se acham} tem seus momentos de estar com esmalte descascado, unha encravada, cabelo sem chapinha e olheiras de ressaca. Por que então eu – logo eu – não teria o direito de estar com as unhas sem esmalte?

Já que a amiga não entende como “uma blogueira de moda deixa as unhas ficarem desse jeito”, eu explico. Blogueira, pelo menos a maioria, também tem vida fora da internet, e nem sempre é rodeada de tanta pompa como aparenta. Como mulher vaidosa – e isso independe de eu ter um blog – tento estar com as unhas sempre feitas, o cabelo apresentável, uma maquiagem bonita. Mas, lamento desapontá-las, como dona de casa que também sou, afirmo que é quase impossível lavar a louça sem tirar pelo menos uma lasquinha do esmalte {ainda que ele seja Chanel}, e é impossível também estar com a maquigem perfeita depois de passar o dia debaixo de sol escaldante no centro da cidade resolvendo broncas. Seria maravilhoso se tivesse quem resolvesse tudo por mim, ou que pelo menos quando eu chegasse em casa tivesse uma manicure e uma massagista à minha espera, mas…

+ Manual da blogueira famosa
+ Ivetização da blogosfeta {e outras considerações}

A glamourização que não existe (ou pelo menos não tanto quanto querem fazer você acreditar)

A questão aqui não é justificar a razão das unhas estarem descascadas, é chamar a atenção para a glamourização de blogueiras. Embora a imagem que muita gente queira passar é a de que não pisa no chão e que está acima dos outros seres humanos, não é bem assim que a banda toca. Se tem gente se achando a blogstar por aí, é porque tem pessoas dando corda, certo? Há uma diferença entre ser rica e famosa e ser ridícula. Acho ainda uma grande hipocrisia ver críticas às blogueiras, quando as pessoas que criticam são as mesmas que as endeusam e permitem que elas sintam-se nesse patamar de ser supremo.

Dinheiro e roupa patrocinada não são sinônimos de credibilidade. E não estou julgando quem usa as roupas que recebe de presente e mostra no blog, é uma questão de o público dessas pessoas abrir os olhos e saber discernir. Agora dá licença, porque tem uma pilha de louça suja ali para eu lavar.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile