Cartola {a sobremesa}

Vou avisando desde já: esse post engorda só de olhar. Se você estiver de dieta, pode fechar a janelinha do blog, prometo que não vou ficar chateada. Se você continua aqui, então vou ensinar como fazer uma cartola simples, rápida e super engordiet.

A origem dessa sobremesa, segundo alguns sites de gastronomia, é portuguesa, e em outros sites li que é daqui mesmo do nordeste brasileiro. Independente da procedência, aqui por Pernambuco (e pelo Rio Grande do Norte também) é fácil de encontrar cartola nos restaurantes.

Já vi alguns lugares oferecendo cartola com queijo coalho, mas bom mesmo é fazer com queijo manteiga.

Essa é a receita mais simples. Se você não curte canela, pode substituir por chocolate em pó, ganache, brigadeiro, mel de engenho… Fica bom de qualquer jeito!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
27 comments Add yours
  1. Olha, eu acho uma tremenda sacanagem comigo fazer um post desse perto da hora do almoço!
    Sou apaixonada por cartola e só de olhar as fotos me deu água na boca… Sem falar que cartola me lembra automaticamente de Nel.

  2. Huuum, fiquei morrendo de vontade de experimentar. Vou guardar a receita e fazer qualquer dia desses, será que funciona com outro tipo de queijo? Nunca vi esse queijo manteiga por aqui ( e eu moro no interior de Minas hein?!)…

    Beijo

  3. O prato que eu faço tem tantas adaptações que nem chamo cartola, chamo banana frita mesmo. Eu faço com queijo coalho, porque não gosto do queijo manteiga, e uso achocolatado e não canela. Da última vez que fiz, usei o achocolatado Alpino: vc tem noção da delícia que ficou?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.