Enjoos na gravidez

Em meio a esse período tão esplêndido que é a gravidez, momento em que a mulher exala felicidade e a pele reluz de tanta alegria, os enjoos chegam sem marcar hora e as visitas ao vaso sanitário chegam para acabar com qualquer glamour que uma gestação possa oferecer.

Os boletins semanais dos sites especializados em crianças e gravidez {eu acompanho o BabyCenter Brasil e o Bebe.com.br} costumam dizer que a partir da 12ª semana os enjoos tendem a cessar e a mulher começa a se sentir melhor. Mas toda regra tem sua exceção, e quando se trata de mulheres grávidas, todas as exceções são válidas, pois como os próprios médicos costumam dizer, cada gravidez é única. Algumas mulheres podem passar a gravidez toda sem enjoar {sortudas!}, algumas enjoam especialmente pela manhã, outras podem passar apenas o primeiro trimestre da gestação enjoando, e outras adentram a sala de parto cheias de náuseas. Eu, que ainda estou entrando na 15ª semana, definitivamente não faço parte do grupo que não enjoa, e o horário para eles aparecerem pode ser qualquer um; também já passei do primeiro trimestre e não me vi livre desse efeito, e só me resta torcer para não fazer parte do grupo que enjoa até a hora do bebê nascer. Se você for dessas que também enjoam bastante, vamos dar as mãos e só soltar na hora de correr pro banheiro!

Tomar suco de gengibre, chupar limão e tomar picolé de limão foram alguns dos conselhos milagrosos que me foram dado. Ironicamente meu bebê parece não gostar de picolé de limão {vou poupá-los de ler o que acontece quando tento essa saída}, e o que realmente faz efeito é o santo Dramin B6. O único contratempo dele é que dá muito sono, mas diante de tanto enjoo, cair no sono não soa uma má ideia.

Enjoo não tem hora para acontecer e nem motivo aparente. Tem gente que enjoa do cheiro do que outrora era o seu prato favorito, do cheiro de perfumes e cosméticos em geral {e nem precisa ser forte}, e até do cheiro do marido. Numa conversa recente com uma conhecida e mãe de três filhos, ela me contou que até de música enjoou, e até hoje sempre que ouve a tal música sente um mal-estar.

A gravidez também pode vir acompanhada de vexames. É sério! Se você não concorda ou não acredita, provavelmente nunca fez seu marido parar o carro no meio da rua para vomitar e ter que encarar os olhares de nojo e acusação dos transeuntes que ao presenciarem a cena provavelmente pensaram “não sabe beber e fica fazendo besteira no meio da rua”. Coitadas das grávidas.

Uma das soluções que arranjei para as náuseas, além de estar sempre com uma cartela cheia do Dramin B6, é ficar em casa. Pelo menos nos dias mais críticos. Alguém tem uma solução menos trágica para aconselhar?

Não tome remédios sem a indicação do seu médico.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
107 comments Add yours
  1. Oi Amiga…
    Dos tipos de grávidas que você descreveu, me encacho em dois tipos as que tem enjoo nos primeiros 4 meses (e não 3 como de comum) que nesse caso chequei a ficar 5 dias internada, pois os episódios de vômito s eram no intervalo de 15 minutos (pode acreditar… 15 minutos que alguma coisa ficava no meu estômago…) Nossa era horrível… (Hiperemese Gravídica)
    Já na segunda gravidez, o meu medo era que TUDO fosse igual a gravidez de Artur. Mas Guilherme foi mais camarada comigo… 0 (ZERO), nenhum enjoo… foi só alegria…

    Mas uma dica, eu tomava o MECLIN (que em mim o sono era BEM menor), eu colocava o alarme 20minutos antes do horário que eu levantavam ai voltava a me deitar. Nisso o efeito já ia começando, e o café da manhã era só coisas secas (tapioca, bolo, cuscuz, bolacha… liquidos só bem depois).

    Bom, como você já disse cada gravidez eh diferente uma da outra.

    um xeru, e que o oxentebaby venha com muita saúde e com muita alegria…

    1. Não cheguei ao ponto de vomitar em tão curtos espaços de tempo, mas já cheguei a vomitar 4, 5 vezes ao dia. Pior é naquelas horas q vc acha q está ótima, e de repente dá aquela carreira pro banheiro. Mas tenho certeza que qdo o bebê chegar vou nem lembrar desses enjoos!
      Ah, e vc botou Kate Middleton, q tb teve hiperemese gravídica, no chinelo, rsrs!
      Bjosssss

    2. Aline, tudo bem? Será que você poderia me mandar seu email? Eu tive uma primeira gravidez de muito sofrimento com internações e enjôos. Acabei de descobrir que estou grávida novamente e, embora feliz, pois estava tentanto ja há algum tempo, estou apavorada. Realmente com MUITO medo. Queria apenas trocar uma idéia com você, pois vi que vc teve uma primeira gravidez dificil e uma segunda maravilhosa. Seria muito bom ouvir mais do seu relato para me dar alguma esperança. Obrigada!

    1. Não sei se digo “que maravilha” por não vc não ter passado pelos enjoos ou se declaro publicamente a minha inveja, hahaha. Brincadeira!
      Bom, pelo menos quanto a isso não posso ir contra, com tanto enjoo se eu não estivesse grávida (de um bebê que fica dando piruetas dentro de mim), eu estaria com gravidez psicológica, rs. Bjossss

  2. Eu amo limao, mas cortei ele da minha vida. Piorava muito minha azia ao inves de melhorar.
    Eu ainda não vomitei e tomare que isso não aconteca. Eu já odeio vomitar …porque não páro..só no hospital e olhe lá! =(

    Mas é assim mesmo. Tbm estou fazendo toda semana uma publicacao em vídeo. A da sexta passada, a gravacao ficou pessima, então juntarei 9 e 10 semanas num unico video e contar mais um pouquinho!
    Beijos

  3. Eu enjoei até os 3 meses, ou foi até os 4 haha? Memória curta, haha!
    Mas, não era assim aqueles enjoos muuito fortes, o meu médico me receitou um remédio [que agora não me recordo o nome] mas, nem cheguei a tomar! Graças a Deus enjoei mas, não foi d++! Coitada de quem enjoa até o fim da gestação porque é horrívelll, tomara que com você isso não aconteça Lu!

    beijim

    1. Bruna Ricelly

      Pois eu tô passando pelo pior .
      Sofre na minha primeira gravidez até o meu Davi nascer a médica me receitou o Vonau ele dava uma melhora de uns 20 minutos depois os vômitos voltava, agora, agora estou na minha Segunda gravidez estou com 5 semanas e desde que eu souber que estou grávida que os enjoos é vômitos não me deixam tó sofrendo muito vomito de 3 em 3 minutos e botar a água na boca gelada e ela sair ainda gelada do geito que entrou , já fui socorrida tomei soro mas não passa nem com o remédio Vonau , dramin eu não me dou por favor me ajudem meu medo é que vá até o fim da gravidez já perder 4 ks.

  4. E eu que não tive um enjoo se quer na minha primeira gravidez, espero que a próxima quando eu decidir ter outro filho seja igual, mas adorei as dicas.

  5. Na minha gravidez enjoei o perfume que meu marido usava… Ainda hoje sinto enjoo quando ele usa… kkkkkk… Também sentia muita azia. Nossa! Tudo que comia ou bebia (inclusive água), o estômago reclamava… Infelizmente só passou depois que o baby nasceu… Estou torcendo que não aconteça o mesmo com vc, Aninha… :(

  6. Enjoos lembro bem deles era sempre de manhã assim que levantava da cama e via a escova de dentes, durante a gravidez era pegar a escova de dentes e morrer de enjoos contei para o pediatra que iria recepcionar Enrique ele riu e falou ” Até que enfim conheço uma mãe igual à minha esposa”, cheiro de pipoca era pra morrer ( segundo minha mãe grávida não pode comer pipoca porque não consegue fazer a digestão, confirmei com 2 amigas que passaram mto mal ao comer pipoca na gravidez), o que me salvava era andar com um limão na bolsa em todos os lugares que eu ia levava ele comigocomeçava a enjoar eu dava um apertãozinho na casca e cheirava era milagroso, eu evitava o dramin por causa do sono que ele causa.
    Boa sorte nessa nova fase parabéns e que melhore dos enjoos porque eu sofri com eles até o ultimo dia de gravidez.

    1. Bete, meu marido tem um perfume q eu amo e um q qdo ele passa eu fico enjoada, mas de vez em qdo ele esquece e manda ver no danado do perfume. Mal chego perto dele, kkkkkkkkkk.
      Não sabia esse truque de cheirar limão, mas vou experimentar. Vai que dá certo comigo tb, né?
      Obrigada pelo relato! Bjossss

  7. Ana Lu, uma boa opção para o Dramin B6 é ele em cápsula gel, tem o mesmo efeito mas não dá sono, assim permite que levemos uma vida normal. Quanto aos enjoos os meus só pararam no meio do 4º mês e tive cenas críticas também, onde nem o bendito do dramin parava no meu estômago e era preciso apelar para o intravenoso. Mas depois que essa fase passa é uma delícia.

  8. estou no 4º mês e não aguento o pobre do meu marido coitado ele chega em casa todo feliz e eu grito em pensamento .. socorro

  9. ainda não sei como é ter tudo isso, mas espero que vc fique 100% logo, que isso passe pra vc só curtir o barrigão flor!! mil beijos!!

  10. Estou com 12 semanas e 2 dias…e muuuito enjoada!!! Ai quando será que vai passar tudo isso Meu Deus!!! Pela manhã então é o ó e sem contar as ânsias que vem com tudo, o que é bom pra mim é água gelada (com muito gelo) e Plasil. O dramin dá muita lezera..hehehehehehe
    Espero que passe logo, Boa Sorte para nós mães!!!

  11. To enjoada direto não para só quando durmo mesmo já acordo enjoada coloco algo no estomago e uma hora depois corro pro banheiro tenho até medo de comer tem alguns alimentos que sejãm bons para indicar para que eu não fique sem comer para não deixar de dar vitaminas a meu bebe acredito que esteja de um dois meses de gravidez ainda não saiu i resultado.

  12. Eu só enjoei nos 4 primeiros meses e com poucos episódios de vômito. Eu tomava Meclin. O que me acompanhou em toda gravidez foi a azia, bem chato. Sei que grávida tem digestão lenta e não pode comer em grande quantidade, nem comidas com temperos fortes. Pergunta a tua obstetra sobre o Meclin e no carro leva umas sacolinhas para momentos de desespero :)

    1. A médica receitou Meclin, mas como eu já tinha comprado uma caixa do Dramin B6 estou esperando acabar. O que gosto no Dramin é que pelo menos durmo bem, pq ele me faz apagar meeeesmo, rsrs.
      Sim, e vou levar as sacolinhas sim, boa ideia! Até agora só tinha pensado na escova e pasta de dente pra levar sempre comigo. Bjossss

  13. Olá!! Tenho 9 semanas de gravidez e estou sofrendo muito tb por causa dos enjoos,dramin para mim não funcionou…estou tomando meclin mas fico apagadona,cansada ,toda mole… Desesperador!!!:(

  14. Ola, estou entrando no segundo mês da gestação. Eu acordo ja com enjoo tudo o que eu como me da enjoo e vou logo correndo para o banheiro. É minha primeira gravidez, me da umas dicas pra ver se melhora vou pedir pra minha medica o Dramin. Tomara que de certo Beijo e boa sorte tbm pra voce!!

  15. Bom, na minha primeira gravidez (menino) eu sabia que estava grávida, pq ele mexia e pq a barriga crescia kkk. Mesmo assim demorou 9 anos para eu ter coragem de engravidar novamente (menina) … Estou no início dos 4 meses e vomito até com o ar, sem exageros. Hoje sai na rua e não suportei o cheiro e voltei correndo para o banheiro.
    Nada, absolutamente nada, fica na minha barriga, água esta fora de questão (tenho que bater com uma fruta e tem que estar gelada), mesmo assim muitas vezes volta e para piorar agora acordo de madrugada e tenho que correr para o banheiro, neste caso vomito a “bilis”, por não ter nada no estômago e em outros casos sangue… Muitos dias não tenho forças para sair do sofá, isso sem contar com a garganta que esta pior que se estivesse inflamada … Meu médico me receitou um remédio que dissolve na boca, mas só de sentir o sabor dele corro para o banheiro. Estive no Brasil e comprei Dramim, ele me faz dormir em minutos e assim que acordo o enjoo esta lá, acompanhado de uma sonolência, enfim acho que deveria ter pensado um pouco mais kkk

  16. OI BOM DIA MENINAS!!!
    ESTOU COM 16 SEMANAS E MUITO ENJÔO, O MÉDICO MIM RECEITOU VONAU 4MG, PORÉM DEPOIS DE 08 DIAS TOMANDO DE 8/8 HRAS, MEU ORGANISMO JÁ ACOSTUMOU E OS ENJÔOS VOLTARAM. NÃO SEI MAIS O QUE FAZER, MINHA BOCA ENCHE DE ÁGUA O DIA TODO. NÃO VEJO A HORA DE PASSAR ESSE MAL ESTAR, MINHA PRIMEIRA GRAVIDEZ NÃO SENTI NADA DISSO…BJOS

  17. Olá…Quando dizem que uma gravidez é diferente da outra,posso confirmar por estar sentindo na pele!Estou grávida de 7 semanas e os enjoos e tonturas não me deixam,de tanto incomodar meu médico ele me passou o Meclin para enjoo e tem dado resultado…Já na gravidez da minha primeira filha que tem 7 anos,não senti absolutamente nada!!!
    Bjuu

      1. Santo Meclin…kkkk
        Depois que comecei a tomar os enjoos passaram,mas se fico mais de 1 dia sem tomar voltam os danados dos enjoos.A sorte que não chego a vomitar.

  18. gente do 1º filho não senti nada ,mas agora estou a espera do segundo filho ,apenas 9 semanas mas não aguento mais tanto enjoo….nem dramin e nem meclin nada me deixa sem enjoar , não tenho nem apetite o que faço

  19. amei o site, as dicas me ajudaram bastante, ja estou no 6º mes de gestação e os enjoos embora ja tenham amenizado uns 70% ainda nao me deixaram, como vc disse qdo penso que estava bem la vinha a ânsia novamente, realmente cada organismo funciona de um jeito, maçã não funcionou mas o picolé de limão foi um santo remedio.

  20. estou gravida pela segunda vez e todo o sofrimento esta se repetindo em cada virgula, na primeira gravidez entro o oitavo e setimo mes tive que fazer uma cirurgia renal pois nao conseguia beber agua, minha boca amargando como se tivesse comido fel e dessa vez tdo filme novamente estou com dez semanas e não consigo tomar uma gota de agua. tem horas que da um desespero.

  21. Eu ainda não sei se estou grávida, tive relação num dia e no outeo foi meu periodo fértil, hj faz 13 dias do acontecido, mas estou com muito sono, fome, indo muitas vezes fazer xixi e nao posso sentir o cheiro de nada me da embrulho no estômago. ..
    Será que estou grávida, quando que posso razer o exame pq ja fiz o beta com uma semana depois do ato e deu negativo…

  22. Jesuuuuuuuuuuus!!! Tô quase andando com um saco na boca, não aguento mais… Tudo que eu como eu vomito (ecaaaaa). Alguém sabe alguma receitinha que funcione? Beijos

  23. Estou com 8 semanas, já tenhouma menina de nove anos, e passei por três abortos recentemente. Estou sentindo muitos enjoos e nauseas mais só vomitei uma vez, da minha primeira gravidez não senti nada disso, mais agora estou sofrendo muito meu medico passou o dramin e não adianta muito, junto com os enjoos vem uma irritação e falta de coragem, fico preocupada se isso e normal mesmo pois e muito intenso.
    Bjossss!!!!!

  24. Ola ai eu estou gravida de 8 semanas , e estou enjoando tanto ao ponto de tomar agua e correr pro banheiro pra vomitar nao consigo comer nada nao sei se por medo de vomitar ai é tao ruim em menos de uma semana eu emagreci 6 kilos de tantas ida ao vazo sanitario quero que passe o mais rapido possivel e pra nao falar que nada me alivia a unica coisa que bebo que me sinto bem é suco de laranja

  25. To sofrendo mto com os enjoos e olha q ja to no sexto mes, e nada de parar
    Quandp eu vou pra faculdade pela manha passo mto mal as vezes desço do onibis varias vezes, é uma tortura, as vezes as peasoas acham q é frescura minha e me taxam de chata.

  26. Oie , já estive gravida da minha 1 filha e realmente não tive nada de enjôo estou gravida de novo , tenho muitos enjôo e tô só de 7 semanas , não consigo come carnes ,frangos , comidas forte , e para não fica sem comer comida eu coloco limão, só desse com limão , realmente não tem coisa melhor para melhorar o enjôo do que o LIMÃO , e o pior de tudo que tenho fome toda hora e não consigo comer :/

  27. Oi meu nome é Ânele , tô grávida ,,completo 20 semanas hoje ,, sinto muito enjôo, vivo irritada com tudo, isso é muito chato…
    Já tomei meclin e nada, sera q vou sentir enjôo até o final da gravidez ?

  28. Oii!!!!
    Não sei ao certo se estou grávida, fiz o teste de farmácia e deu positivo, fiz o exame e o resultado deu 41 e alguns quebradinhos… estou sentindo muito náusea, mas sinto também algumas cólicas como se minha menstruação fosse descer, será que isso é normal?!

  29. Também estou gravida sinto enjoou o dia todo e só passa quando eu me alimento que tem que ser de duas em duas horas si não o enjoou volta e me da muita dor no estomago.

  30. Meninas, estou com 10 semanas e estou muito fraca, o Meclin tem melhorado a crise vômitos mas ainda me sinto muito fraca, quase não como nada, tá dificil!

  31. Oiii meninas … Gente me ajudem To passando muito mal com essa anciã … E num sei oke fazer num consigo comer nada … ;(. To de 3 meses e descobrir que estou grávida a 5 dias e esses 5 dias tão me deixando acabadas

  32. Estou de 8 semanas e sinto muito enjoos… não consigo fazer nada, o que me ajuda é ficar deitada. Preciso trabalhar e me sinto frustrada por esses enjoos e vômitos. tomara que passe logo ;(

  33. descobri essa semana que estou gravida de 3 meses fiz um ultra som, e fazia mais de um mes que tava enjoando muito mas sem vomito, e um enjoo de tudo mesmo ate das coisas que gostava, mas agora to comecando a comer melhor , mas e horrivel a sensacao o cheiro das coisas , gosto metalico na boca.

  34. Oi bom dia tudo bem? Bem, estou gravida de 17 semanas e desde 14 eu vômito de manhã.. Não e sempre mais e por exemplo umas 4 vezes por semana.. Mais quando eu vomito e
    , eu vomito muito principalmente de manha… E vomito ate oq comi no jantar.. Oq faço?? E normal?? Oq posso fazer para amenizar esses vômitos terríveis ??? Não aguento mais isso… Me sinto muito mal.. E fico preocupada com o bebê.. Aguardo sua resposta !!! Agradeço desde já.. Beijos

  35. To grávida de 2 meses e tudo que eu como sinto muito cheia com enjôo então eu corro para o banheiro e coloco o dedo na garganta para vomitar tudo será que vai fazer mal ao meu bebê☆

  36. Gente, estou com 14 semanas e não consigo fazer nada em casa, enjoando demais, venho trabalhar a força e direto provocando até um bombom que coloca na boca, quero colocar para fora. Estou muito triste pq fico muito abatida e sem comer nada que volta, desanimada dá vontade de sumir.

  37. estou passando por isso, mais no meu caso nem limao,nem dramin deu jeito… minha medica me passou vonau flash. ate agora esta mais ou menos,porem ainda sofro com os enjoo. enjoei ate minha casa nao entro em casa a 3 semanas, fico chorando por esta nessa situacao,pois queria esta no meu lar para descansar,nada melhor que a nossa casa. mais vai da certo estou com 12 semanas e como vc estou rezando para nao entrar na sala de parto assim… bjs

    1. Não tomei o vonau qdo estava grávida, mas tomei alguns meses atrás qdo estava com um probleminha de saúde e em mim ele não fez efeito nenhum, acabei voltando pro dramin.
      Tenha calma q já já os enjoos passam e vc vai curtir a gravidez com mais tranquilidade. Bjossss

  38. toda manha quando pego o trem passo mal, enjoos ,vontade de desmaiar é horrivel to de 12 semanas e nao vejo a hora de passar esses maus estar.

  39. Na gravidez do meu primeiro filho hj com tres anos tive muito enjoo ate mesmo depois do parto,e agr descobrir recentemente uma outra gravidez,estou de 9 semanas e o enjoo ta pior que na primeira!Ja tentei de tudo e nada,me ajudem meninas to desesperada ja!

  40. Meninas, estou na minha segunda gestação, na primeira tbm tive refluxo e cheguei a vomitar algumas vezes, mas nesta que é de uma menina, estou desesperada, pois estou pra completar 15 semanas, estou tomando ranitidina e bromoprida e continuo passando mal, digestão lentíssima, sensação de algo parado na garganta, enjoos, vômitos, prisão de ventre, boca seca..enfim está bem difícil, peço a Deus todos os dias para ficar melhor e poder curtir a gravidez.

  41. Meninas estou de onze semanas, o que tem melhorado é o vonau. Estava em uma situação de um dia sim um não no hospital. A gente fica tão mal, nem curte direito a gravidez, mas tenham fé que vai passar.

  42. Ola eu menstruei semana passada tive relaçaocm meu esposo sem proteçao depois disso veio um liquido marrom por 2 dias o ultimo dia veio meio rosado agora tenho bantante dores de cabeças e enjoo mais pela madrugada e de manhã sem contar a alteração de humor será que estou grávida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *