Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Birkenstocks {ou simplesmente birkens}

Sol, mar e água fresca. Foi o que sempre pensei ao ver uma birken, que eu nem sabia que tinha esse nome e me referia ao calçado como o puro e bom chinelão. Acostumada também a ver nos pés masculinos, me causou uma certa estranheza ao ver o item na lista de calçados femininos. Estranhei com uma pausa. Só até me dar conta da delícia que é usar um calçado confortável assim.

As birkens viraram a menina dos olhos das americanas e europeias durante o verão do lado de lá da Linha do Equador, quase como as havaianas foram as queridinhas uns anos atrás. Lembram que as celebs lá das gringas eram fotografadas todas arrumadinhas no jeans e as legítimas nos pés? Pois é, dessa vez as flip-flops emborrachadas deram lugar às birkenstocks.

Os looks tendem a ser despojados, acompanhando na roupa o conforto que está nos pés. As consultoras de estilo Corina Simões e Genuza Nunes explicam que o modelo anatômico das sandálias foi criado para oferecer conforto, por isso tendem a atrair looks mais confortáveis e despojados, mas afirmam que isso não é regra. “Com a inovação das peças e a variedade dos modelos, estampas, texturas e cores, as birkens ficaram mais estilosas. O look aparentemente largado pode ganhar um ar mais refinado”, explicam.

Corina e Genuza também explicam que algumas profissões menos formais como publicitários, jornalistas {é nós!} e webdesigners, por exemplo, que possuem um estilo criativo/esportivo podem usar a peça num look mais arrumado. “A birken somada a calças de tecido + blazer + bolsa de couro resulta numa combinação interessante; ou até mesmo a sandália + jeans + camisa de botão. Nos dois exemplos os looks ficam mais arrumados sem perder o conforto”, finalizam.

Com a popularidade das birkenstocks, o mercado já oferece várias opções para todos os bolsos e gostos. Já escolheu sua favorita?

Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile