Blogando leve: um resgate ao prazer de blogar

Desculpe a intromissão desse post hoje. Quem acompanha o blog já percebeu, mesmo sem um comunicado oficial, que desde julho o blog passou por uma mudança de layout e de conteúdo. Conforme a nova linha editorial, cada dia da semana contempla um segmento {depois falo sobre isso}, e, tecnicamente, hoje deveria ser o dia de falar de beleza. Peço desculpas novamente, mas o assunto hoje será esse: resgatando o prazer de blogar.

Semana passada me bateu uma saudade danada daquele tempo em que blogar era uma coisa leve. Naquela época, lá pro final de 2009, que foi quando criei o O!, a blogosfera era um espaço muito mais camarada. Todo mundo se linkava, todo mundo compartilhava no Twitter o link de um post legal, mesmo sendo da autoria de outra pessoa, e naquela época ainda se fazia amigos. Por mais que cada um quisesse conquistar seu lugar ao sol, não havia essa competição desleal de números fake, cada um era responsável por seus próprios textos e suas próprias fotos, ninguém precisava de assessoria para dizer que a blogueira X viajou para Paris, porque a própria blogueira contava e postava no blog, não precisava de nenhum release postado em coluna social. Todo mundo lia o blog de todo mundo.

+ Blogosfera deslumbrada
+ Ivetização da blogosfera {e outras considerações}

Então você é contra a profissionalização dos blogs? Nãaaaaaaaaaaao. Não, não, não, mil vezes não. Acho que nada mais justo do que receber por um trabalho, e blogar é um trabalho como qualquer outro {exceto por aqueles blogs que só fazem copiar e colar, aí não é trabalho, é safadeza mesmo. Mas isso não vem ao caso}. Só acho que ser profissional não é sinônimo de ser FDP, sabe? Sei que a profissão não foge à regra de qualquer outra: sempre existem os bons profissionais e os medíocres, sempre existe alguém que não confia no próprio taco e precisa fazer da cabeça dos outros escada em busca de ascensão. O problema – e o meu “recalque” – talvez seja esse, ver gente sem o menor caráter {às vezes sem o menor talento também} lá em cima e muita gente boa sendo esnobada.

Quando postei no meu momento nostalgia essa imagem acima no Instagram e no Facebook do Oxente Menina muita gente concordou comigo. Foi o gancho para retomar  uma conversa antiga com Marília e  criar um grupo no Face com outras blogueiras bem gente boa para tentar resgatar as delícias de blogar como antigamente. O objetivo é um só: ter prazer em falar sobre o que se quer, sem aquela pressão de ter que apresentar números astronômicos, sem passar por cima de ninguém, sem nenhum “caga-regra” dizendo que tem que fazer isso ou aquilo.

Aliás, voltando pra questão de segmentar o blog por assuntos em dias da semana diferentes, desde julho tomei essa decisão. Quando resolvi que na segunda falaria sobre beleza, na terça sobre maternidade, e assim por diante, foi para organizar o blog sim, mas organizar de forma a ter prazer no que estou fazendo. Em vez de ouvir a regra de que blog tem que ser segmentado com um assunto só, fiz o oposto: abri as asas – quero dizer, o espaço para outros assuntos. Por que só vou falar sobre moda se também gosto de comportamento? E por que eu não falaria sobre viagens e gastronomia, se posso desenvolver esses temas que adoro? E são esses assuntos que me fazem blogar de forma mais leve, falar sobre o que me interessa. E se interessa aos leitores do blog também, viva!

+ 8 coisas que você nunca deve dizer a um blogueiro
+ Briga de egos e concorrência na blogosfera

Talvez seja utopia demais querer que tudo seja como antes, afinal o tempo passa, as coisas mudam, as pessoas mudam e progridem. Não espero que a partir de agora todos os blogs voltem a postar selinhos {que poluíam o blog que era uma beleza!}, mas aquela camaradagem de antigamente pode ser resgatada sim. Vou tentar fazer minha parte e prestigiar os blogs amigos, comentando sempre que o assunto for pertinente e eu tiver algo a dizer {porque também abomino aqueles comentários do tipo “seu blog é lindo, passa lá no meu”}. E a forma leve e descontraída de escrever também quero que seja recuperada – mas sem assassinar o português, por favor. Se não puder ser 100% leve, que pelo menos seja mais camarada. Ah, essa blogosfera…

Esse post faz parte da 1ª blogagem coletiva do grupo Blogosfera + unida. Veja também os posts das meninas que estão participando da blogagem:

1) A desbocada da Mari, do blog Coisas da Gigi, sente saudades até de falar palavrão. Pode continuar falando, fia!

2) Nina, do Nina Rosa Hot Space, sente saudade de quando blogs eram diários virtuais.

3) Minha BFF das antigas, Line, do Papo Nada Cabeça, também quer de volta a leveza de blogar.

4) A linda Lu Vilela, do Mulher Sem Photoshop, desabafou sobre ter um blog.

5) Graças ao grupo conheci Kalli Fonseca, do Beleza Sem Tamanho, que também busca uma blogosfera mais leve.

6) De leitora a amiga blogueira, Camis, do Seja Belíssima, dá o seu ponto de vista sobre ter um blog.

7) Até “As meninas do Oxente” ela já foi, e agora com seu cantinho Diise, do Utilidades e Bobagens, fala sobre o amor por blogar.

8) Dani, do Beleza F5, tem um bebê quase da idade de Luca. Mas temos mais em comum do que um baby. Temos opiniões parecidas sobre os rumos da blogosfera também

9) Por que só conheci Taby, do Taby Says, agora? Ela tem a capacidade de colocar em palavras várias coisas que penso.

10) Vê, do Tomate com Açúcar, dá suas impressões sobre a leveza de blogar.

11) Lu Poroli, do Coisas da Poroli, comenta com saudosismo sobre a blogosfera do seu tempo de Au Pair.

12) No Unhas de Bispo, enquanto comemora o 4º aniversário do blog, Si relembra as alegrias de blogar.

13) Simone novamente, só que dessa vez lá no Dona Bispa, fala sobre os perrengues da vida e o ânimo para blogar. Força, Si!

Comentários do Facebook
Compartilhe:
29 comments Add yours
  1. Caracaaaaaaaaaa teu post ficou muito bom! Ai que saudade também daqueles tempos, vc descreveu direitinho o que sinto, e a gente ainda falava o que queria sem o menor medo e receio né? Nem dá pra dizer qual parte amei mais porque teu post ficou perfeito.

  2. Oi Ana,

    Nossa isso é meio que um pensamento coletivo da galera da Old School dos blogs – entre 2002 até 2007.

    Tanto é que a cerca de 1 ano foi criado o Rotaroots, que tem o objetivo de resgatar a época de ouro dos blogs pessoais, incentivando a produção de conteúdo criativo e autoral, sem ser clichê e principalmente, sem regras, blogando pela diversão e pelo amor.

    Se quiser conhecer mais, é so entrar no grupo, todo mes tem temas coletivos, uma comunidade super ativa e criando elos lyndos, como Resgate do Blog Day, que oh, bombou na web!

    https://www.facebook.com/groups/rotarootsblogs/

    Beijos

    1. Thais, entrei nesse grupo essa semana. Logo que criamos o grupo Blogosfera + unida, Mari (essa que cito no post) me falou desse e me convidou pra entrar.
      Nessa época de 2002-2007 eu ainda não tinha blog, mas se eu já fico saudosa pelo que a blogosfera era em 2010, imagina vcs que estão na parada há mais tempo ainda.
      Nem fiquei sabendo do Resgate do Blog Day, mas agora vou ficar mais por dentro.
      Bjão

  3. Adorei o post! Acho que de uma forma ou outra eu continuo blogando do mesmo jeito desde quando comecei, porque nao sou pop nem nada HAHAHA
    Mas acho legal esse resgate. Blogar hoje em dia realmente tem outra definição para certas meninas, é só para mostrar que viajou para cidade tal pela marca tal, e meio que a coisa desandou para o lado do jabá e publicidade geral.
    Espero nunca perder “meu jeitinho” e continuar a blogar até quando achar que devo, e se o reconhecimento vier saberei que será por merecimento =P

    Beijão!
    Camila

    http://www.sejabelissima.com.br

  4. Também me sinto com recalque de blogs ruinzinhos e mal escritos com índices astronômicos em números e patrocínios.
    C’èst la vie … vamos blogar de forma leve, sem ninguém pegando no pé.

  5. Oi Ana Lu,
    Estou todos os dias por aqui, mas não andei comentando por motivos de…preguiça! hahaha!!!
    Mas, hoje estou abrindo uma exceção. Quando eu comecei um blog, em 2010, eu passava por um período difícil pós-formatura. Nada dava certo! E não estava feliz com o caminhar das coisas. Então, resolvi investir em uma coisa que eu gostava: escrever. Tentei fazer igual a você no “Oxente Menina!”, elaborando posts sobre tudo! Maquiagens, mangás, sapatos, o que viesse na minha mente e que fosse interessante compartilhar. O problema é que eu acabei brigando feio com minha mãe e perdi totalmente a vontade de escrever. Além disso, eu participei de um evento grande como blogueira e não me senti a vontade. As outras moças que participaram eram ótimas, mas a organizadora do evento, embora fosse gentil e educada, soltou uma gafe para mim que me deixou desconfortável. Sentia que TINHA de SER OUTRA PESSOA para alavancar o blog e fazer dar certo.
    Então, resolvi abandonar o blog que escrevia e tentar refazer outro só de um assunto que eu gostava. Mas, ainda não sentia o mesmo prazer de quando comecei e abandonei de novo. Aí em 2012, com depressão e desesperada criei um diário virtual. Lá escrevia sobre mim mesma. Parei ano passado, pois, eu iniciei a terapia e não sentia mais a necessidade de escrever na rede virtual. Escrevo agora apenas para mim. O endereço que está aí no comentário é da minha galeria de fotos. Outra coisa que eu gosto de fazer! Ainda adoro escrever.
    Eu sei que não tem nada a ver com post, mas vc abriu uma brecha para eu desabafar tb. hehehe!!!
    Ultimamente, vejo pessoas abastadas criando blogs profissionais com assessorias e o escambau. E pouco se conectam com os leitores! Aí não! Sério, eu vi na revista Caras um evento de uma inauguração de blog de uma pessoa conhecida no meio desta revista. Até aí ok, mas a pessoa só põe o nome dela e terceiros fazem! Aí, eu me pergunto, e aquelas que fazem o blog?! Que compram as coisas, que tiram as fotos, que elaboram os posts?! Não recebem o reconhecimento?!
    Entendo, quando o blog fica tão grande que necessita de uma ajuda, mas ainda assim é preciso de uma conexão com leitor. Ter a presença da pessoa que escreve o blog, sua personalidade, sua humanidade, sua identidade! Afinal, os blogs começaram assim, com pessoas reais na internet!
    E é por isso que a gente sente falta da blogosfera antiga. Porque tinha a identidade! Agora Blog é STATUS! Se vc tem é “IN”, se vc não possui é “OUT”, entendeu? Por isso, também o crescimento de plágios na cara dura! E terceirização dos posts! Sem contar os “estrelismos”!
    É triste porque eu lembro que as blogueiras deram um duro danado para conseguir a confiança das empresas, das pessoas, dos jornalistas, etc. E, agora está virando uma bagunça sabe?!
    Perdão pelo desabafo tb! Mas, acho que precisava escrever isto tb!
    Fique feliz, pois eu a acompanho desde que me respondeu pelo twitter! hahaha!!!!
    Beijos!

    1. Mandy, eu adoro respostas desabafo, hahaha!
      Eu vejo tanta gente falando que as blogueiras tem que ser mais humildes, mais humanas, e blá blá blá, mas no fundo o que a massa gosta mesmo é de ter alguém para idolatrar, e ídolos não são blogueiras como eu ou você, são meninas endinheiradas, lindas e que não pisam no chão. Claro que para toda regra há exceções, mas no geral a coisa é bem assim. Mais uma vez, a crítica não é por ninguém ser rica e linda, e sim pelo q vc falou, de não colocar a mão na massa. Mas enfim…
      Ah, e ainda bem que vc falou comigo no Twitter naquela época, pq agora nem entro mais, e ia acabar deixando vc no vácuo, kkkkkkkkkk.
      Bjooooooo

  6. Adorei o post, adorei o grupo, tem espaço pra todo mundo nessa Blogosfera, só acho um saco os mimimis desnecessários, sabe! Estamos todas saudosas rs.
    E se a internet é terra ninguém, digam pra rainha que o rei morreu e a rainha agora sou eu “Marília Alves saberá do que to falando” bjs Ana Lu

  7. Ana, tenho que confessar que também tenho minhas horas de recalque ao ver uns bloguinhos dando certo… mas aí eu paro, penso e me pergunto se eu toparia fazer igual para alcançar meus objetivos. A resposta vem na hora: não, não e NÃO!!!! Se for pra dar certo, que seja a minha cara, minha maneira de fazer. A dos outros, eu não quero…
    Fico tão feliz em ver que existem outros Quixotes como eu…
    Beijos!!!

  8. Ana, eu não preciso dizer que amei o post né? E nem preciso dizer o quanto te admiro, afinal comecei a blogar de uma forma tranquila, transparente e sem pedir nada a marca nenhuma por sua causa, da Lú (Mulher sem Photoshop) e tantas outras que admiro. Fico feliz demais por debatermos esse assunto, por você ter me add no grupo, porque me identifico e quero isso para o meu blog.
    Um beijo

    Ahh meu post vai ao ar amanhã ;)

    1. Você sempre uma fofa! Não à toa que foi uma das “meninas do oxente” logo no comecinho do blog. Se levássemos esse título para um programa de TV você seria tão importante quanto uma das bailarinas do Faustão. Hahahaha, brincadeira!
      Fico feliz em tê-la no grupo.
      Bjosssss

  9. Ana, tu é a cara rsrsrsrsrs decifrou tudo e muito mais que penso, sinto e observo. Sensacional demais!!! Se eu dizer que não tenho inveja nenhuma de ninguém, tu acreditas? Sabe por que? Porque acho que cada uma tem o seu público alvo e consegue atingi-lo perfeitamente. Se eu não consegui isso, corro atrás, e se ainda assim não consegui, revejo tudo e tento melhor. O blog tá muito parado por causa do corre-corre do final da faculdade, mas estou com mil planos para quando terminar. Beijocas

    1. Acredito, Ve! Também acho que há espaço pra todo mundo, mas não vou negar que acho frustrante ver que alguém não tem conteúdo chega no topo e alguém muito bom fica pra trás. Não tô falando de mim não, penso em muita gente boa que desistiu de blogar por causa dessas coisas. Eu se dependesse de ser popstar pra poder blogar acho q nem teria começado, kkkkkkkk.
      Sucesso com o final da facul. Já já você volta a respirar de novo, e já já chega um príncipe ou princesa pra ocupar o tempo da vovó. <3
      Bjão

  10. Torço tanto pra esse cenário mudar. Não aguento mais ver gente entrando no tapa por brinde, tentando passar a perna em outros blogs porque acham que é concorrencia.
    Já vi mais barraco por causa de contato de assessoria do que por gente furando a fila do mercado.
    Chega de gente indo comentar o blog alheio só pra ofender a pessoa né. Chega.
    Espero que parem de achar que blog é ficar rico de um jeito fácil e bloguem de verdade.

    1. Se eu ganhasse 1 real por cada e-mail/comentário que já recebi perguntando como faz pra ganhar brinde, eu estaria mais rica do que blogueira popstar. Fico sabendo porque essas ~broguera~ ainda comentam por aqui “amei seu blog, passa lá no meu”. Claro que nem aprovo.
      Ainda espero cair do céu toda essa riqueza que as pessoas acham que blogueira tem.

  11. “Recalque” de blogueiros que não sabem escrever nem fotografar, pagam agência e se dão bem! ahahahaha Isso bate às vezes, mas depois passa.

    Vamos recuperar essa blogosfera amiga!!!!! Estamos juntos !!!! Beijao

  12. No dia que você postou, passou um filme na cabeça! Lembrei do meu começo, dos encontros em eventos, das reuniões no Mundo… Nossa, era tudo tão bom! Mas agora vejo tanta competição que chego a desanimar, espero sinceramente que passe logo essa fase chata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *