Berinjela recheada e gratinada

Uma conversa entre vizinhas pode render uma ida de uma pessoa leiga na arte culinária à – tchan tchan tchan tachan! – cozinha. Num papo inocente com outras mães e babás aqui do prédio, cujo assunto era perder peso, surgiu a ideia de fazer uma berinjela recheada. A ideia era fazê-la como prato principal, juntando o próprio fruto à alguma proteína como atum ou carne moída. Uma alimentação saudável e leve.

+ Bolo de cenoura fácil
+ Macarrão com molho funghi

Adaptando receitas de berinjela recheada

Achei melhor não arriscar e fazer a berinjela apenas como complemento, porque se não desse certo e a minha arte tivesse que seguir o caminho sinuoso da lata de lixo, pelo menos o nosso almoço do dia não estaria totalmente arruinado. Fuçando algumas receitas na net, optei pela que me pareceu mais simples e fiz algumas adaptações:

beringela-recheada

Passo 1: Corte a beringela em quatro partes e tire o miolo do meio, deixando a beringela com uma borda de aproximadamente 1 cm. Reserve o miolo e leve ao forno para amaciá-la.

tomate-cebola-refogado

beringela-miolo

Passo 2: Refogue tomate e cebola picadinhos e corte em cubinhos a beringela que estava reservada. Misture com o tomate e a cebola, adicione sal a gosto, e deixe dourar.

O que eu faria diferente: Cortaria o tomate e a cebola em pedacinhos menores e deixaria refogando por mais tempo, até o tomate fica mais molinho e se desmanchar. Apesar do sabor não se modificar, depois de pronto os pedaços da beringela seria os predominantes e não “brigariam” com o tomate.

beringela-gratinada

Passo 3: Recheie a beringela que estava no forno com a mistura refogada, cubra com queijo {eu não resisti à parte gorda do babado!} e polvilhe um pouco de orégano e queijo parmesão. Leve ao forno para gratinar e espere até o queijo derreter. Sirva.

+ Panqueca de brigadeiro
+ Conhecendo a Uzumaki Temakeria

beringela

Outra coisa que eu faria diferente: não levaria a beringela do passo 1, a parte mais decorativa do que saborosa, ao forno. Fica muito bonitinho servir a mistura no próprio fruto, mas a parte gostosa é a que é refogada junto com os outros ingredientes. Na próxima prefiro usar toda a beringela para refogar e se for gratinar é só colocar num refratário.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
3 comments Add yours

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *