Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Porto Alegre Hostel Boutique

No meio da Floresta existe um hostel. Uma hospedagem no meio da mata em Porto Alegre? Não, nada disso. Floresta é o bairro que abriga o charmoso Porto Alegre Hostel Boutique, comandado pelo Sr. Carlos Augusto – um mochileiro com mais de 40 anos de viagens e mais de 80 países na bagagem.

Porto Alegre Hostel Boutique: para todas as idades!

Os hostels – antes conhecidos como Albergues da Juventude – são opções de hospedagem econômicas e que antes tinham a fama de hospedar viajantes jovens com pouca grana. A ideia de hospedagem econômica permanece, mas a juventude, bem, podemos dizer que a que vale mesmo é a de espírito. Por isso escolhemos na nossa viagem em família – dois adultos, um bebê e duas senhoras da melhor idade – o hostel mais famoso da capital gaúcha.

+ Hospedagem em Florianópolis
+ Alugando apartamento em Gramado

Hostel com cara de hotel

Esqueça aqueles prédios com cara de cenário de filme de terror e quartos coletivos bagunçados cheios de toalhas molhadas jogadas em camas alheias. O Porto Alegre Hostel Boutique não apenas parece um ponto turístico da cidade, com seu casarão lindo e bem conservado, mas suas instalações e serviços também são dignos de um hotel.

Por conveniência por causa de Luca, minha mãe e minha sogra preferimos uma suíte a um quarto coletivo, embora a suíte tenha se tornado o nosso quarto coletivo. A acomodação que ficamos tinha duas camas de solteiro {que juntamos para formar uma de casal} e um beliche. O quarto era tão grande que mesmo com todas as malas no chão e a bagunça que Luca fazia, ainda havia espaço suficiente para transitar. Havia toalhas para todos do quarto, com sabonete e talco para os pés como um mimo atencioso; e edredons e colchas extras para os mais desacostumados ao friozinho do sul. As camas, diga-se de passagem, super confortáveis!

Organização em cada ambiente

Todo hostel possui áreas sociais, como a copa/cozinha {que usamos bastante para lavar as mamadeiras de Luca}, refeitório e sala de leitura. Fora a cozinha, utilizamos pouco os demais, mas pelo tour deu para perceber o aconchego e a organização em cada um deles.

O refeitório, que à noite vira bruschetteria, era onde tomávamos o café-da-manhã, que apesar de simples, era bem completo e gostoso {eu e Luca amamos o bolo de cenoura}. Era no momento do café-da-manhã que tínhamos a oportunidade de ver e interagir um pouco com outros hóspedes, e me chamou a atenção que não éramos os únicos de faixa etária distintas, outras famílias, com crianças e idosos também estavam desfrutando de suas diárias no albergue. Muito legal!

+ Alugando pelo Airbnb
+ CouchSurfing: surfando sofás pelo mundo

Lazer dentro de casa

Além da bruschetteria que funciona no próprio hostel, o Porto Alegre Hostel Boutique abriga em sua geladeira um tesouro especial: uma variedade de cervejas, das artesanais às importadas. Não tivemos a chance de provar a famosa bruschetta, mas provamos a cerveja Hot Lager, feita com pimenta.

Como parte da vida cultural e revitalização do bairro Floresta, na esquina do hostel fica o piano livre – cujo projeto leva esse nome – que todos podem tocar. Numa noite perfeita, tomar uma cervejinha e degustar uma deliciosa bruschetta ao som do piano parece uma boa ideia, não?

A nossa primeira experiênca com a família toda em hostel foi perfeita – as jovens da melhor idade também adoraram a atmosfera aconchegante do hostel! – pena que nosso tempo em Porto Alegre foi tão curto. Aproveito ainda para destacar a cordialidade e simpatia do staff, que fez com que a nossa estadia fosse ainda mais confortável.

Serviço: Porto Alegre Hostel Boutique – Rua S. Carlos, 545 (esquina com a Gaspar Martins) – Porto Alegre/RS – Telefones: (51) 3228-3802 (51) 3264-0457
Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile