Alugando apartamento em Gramado

Duas coisinhas que ajudam um bocado a baratear uma viagem: uma promoção bacanérrima de passagens aéreas e hospedagem num preço bem camarada. Conseguimos as duas coisas na viagem para o Rio Grande do Sul. As passagens consegui comprar numa promoção ótima, o trecho Recife – Porto Alegre saiu por R$ 205 já com as taxas inclusas (que um raio caia em cima da minha cabeça se eu estiver mentindo!). Já a hospedagem não foi nenhuma promoção, mas sim uma modalidade que está sendo cada vez mais difundida e ganhando adeptos no mundo todo: o aluguel de imóveis por curtas temporadas. Optamos por um apartamento em Gramado. 

Alugando apartamento em Gramado: melhor custo-benefício

Essa não foi a primeira vez que alugamos uma casa em vez de escolher um hotel, pousada ou hostel. Ano passado aproveitamos um feriado para curtir a praia e alugamos uma casa ótima em Tamandaré pelo Airbnb, aqui mesmo em Pernambuco. Em Porto Alegre preferimos ficar em hostel, no Porto Alegre Hostel Boutique. Mas para Gramado, onde iríamos passar uma semana inteirinha, encontramos no aluguel do apartamento a melhor opção.

apartamento-centro-gramado

+ Hospedagem em Curitiba: aluguel de apartamento por temporada
+ Pousada Casa da Pedra em Blumenau

Em busca da melhor opção

Buscando nos sites mais conhecidos e confiáveis de imóveis por temporada, dessa vez foi o Alugue Temporada que ofereceu as melhores opções de apartamentos para o nosso grupo em Gramado. E, olha, não foi só bater o olho e fechar não. Dá um medo danado de fechar a hospedagem e dar alguma bronca, tipo o apartamento não existir, ou de um malandro estar anunciando um imóvel que não lhe pertence, ou das fotos mostrarem uma coisa e quando chegar lá ser outra. Ainda mais quando se viaja com um bebê, você quer que tudo saia perfeito e redondinho. Por isso pesquisei bastante, olhei todas as referências dos apartamentos que mais gostei, e depois de definido o imóvel troquei vários e-mails com a proprietária.

A localização mais perfeita de Gramado

A localização do imóvel que alugamos era simplesmente perfeita, no centro de Gramado, numa esquina que cruza com a Borges de Medeiros e pertinho da Rua Coberta, da igreja, do Palácio dos Festivais, supermercado, restaurantes, cafés e toda a vida social de Gramado.

O apartamento tem um quarto só, mas o sofá da sala vira sofá-cama e ainda tem um colchão sobressalente. Para nós foi na medida! Dormimos eu, meu marido e Luca no quarto, que tinha cama de casal, e minha mãe e sogra ficaram na sala, uma no sofá-cama e a outra no colchão extra. Como éramos só nós, gente “de casa”, foi tranquilo dividir banheiro, espelho e a bagunça de Luca – que fazia questão de sair do quarto de manhã cedo para ir acordar as duas avós.

+ Casa da Velha Bruxa
+ Cantina Pastaciutta em Gramado

apartamento-gramado

A roupa de cama também estava completinha com lençóis para forrar. travesseiros para todo mundo e vários edredons e cobertores {que pra gente foram muito necessários}. O mesmo posso dizer dos utensílios de cozinha, tinha tudo que precisávamos, apesar de praticamente só usarmos pela manhã para fazer o café. Minha única queixa era não ter uma máquina de lavar, porque como criança suja muita roupa, eu precisava lavar a de Luca todo dia {eu lavava no tanque sem problemas, a bronca é que como estava bem frio e úmido, as roupas demoravam dias pra secar. Com uma máquina de lavar, pelo menos centrifugando ajudava a dar uma secada}. Ah, e uma coisa muito importante: o apê tem wi-fi!

apartamento-alugar-gramado

apartamento-para-alugar-em-gramado

Apartamento alugado não é hotel 5 estrelas!

Diferente de uma hospedagem tradicional, no apartamento não tem café da manhã pronto e nem camareira para limpar o quarto, mas o café não nos fez falta porque compramos tudo que precisávamos no Supermercado Nacional, praticamente ao lado de casa. E na bagunça a gente mesmo dava uma geral quando precisava.

Colocando na ponta do lápis as finanças, o aluguel saiu cerca de 50% mais barato do que a pousada mais em conta que cheguei a pesquisar para a nossa estadia em Gramado. Para alguns isso pode não fazer diferença, mas para quem prefere viajar com pouco do que não viajar – como nós – essa economia na hospedagem fez uma grande diferença.

Na nossa próxima ida a Gramado – que eu espero que não demore – com certeza buscarei o mesmo apartamento. Espero que haja disponibilidade, porque pelo que pude ver na agenda do Alugue Temporada, ele está com ocupação quase total até o final do ano. Quem quiser ver o apartamento direto no anúncio do site, clica aqui.

Comentários do Facebook
Compartilhe:
3 comments Add yours
  1. Nossa adorei a dica, eu e meu noivo estávamos pensando em ir para gramado, e estava pesquisando alguma pousada, mas não pensei nisso , vou entrar no site aluguel de temporada que você falou e vou procurar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *