Ícone do site Oxente Menina por Ana Lu Fragoso

Cantina Pastasciutta em Gramado

Tantas recomendações e tantos suspiros provenientes de quem recomendava tinha que ter uma explicação plausível que justificasse tanto amor pela Cantina Pastasciutta, em Gramado. Eu só poderia comprovar a veracidade dessas informações recebidas na prática, e a única forma de fazer esse tira-teima era indo lá nessa famosa cantina. Então eu aproveitei minha visita a Gramado e fui.

Cantina Patasciutta: é isso tudo mesmo que falam?

Enfrentamos um dia chuvoso e frio na cidade para ir a pé do apartamento para a Cantina Pastasciutta. A fome e a fama do local aliadas à possibilidade de comer uma massa quentinha e deliciosa nos impulsionou a enfrentar a chuva sem pestanejar. Por sorte, como era uma segunda-feira e já passava das 14:00, o local estava tranquilo e pudemos escolher uma mesa sem precisar passar pela fila de espera torturada pelo aroma de comida gostosa, aquele que faz nosso estômago roncar a cada lufada de ar que traz o cheiro dos temperos.

+ Casa da Velha Bruxa
+ Alemanha Encantada em Gramado

Uma típica cantina italiana

O local é uma típica cantina italiana, todo adornado nas cores da bandeira do país e com aquela decoração convidativa e aconchegante que faz o visitante se sentir como se estivesse na casa de uma nonna querida e com aquela certeza de que o que está por vir é um êxtase ao paladar.

Escolhendo pelo mostruário

Junto com o cardápio o garçom traz um mostruário contendo as massas da casa. Funciona assim: você escolhe um dos mais de 15 molhos e o seu tipo de massa favorito, e a cozinha se encarrega de fazer essa deliciosa mistura. A cantina ainda oferece pratos italianos tradicionais e prontos, como lasanha, canelonni, carnes e frangos, mas a escolha do molho e da massa oferece a possibilidade de deixar o prato exatamente como você deseja.

Antes de se deliciar com o prato principal o cliente pode petiscar com queijos, saladas, carpaccio e outras iguarias no buffet de antepastos, esses servidos no peso.

+ Gramado no outono: roteiro de uma semana
+ Macarrão com molho funghi

Pedimos o talharim verde a carbonara. A massa chega à mesa numa panela fumegante, num prato bem servido para duas pessoas {se ninguém estiver morrendo de fome, serve três. Eu e o marido estávamos morrendo de fome – e de gula – então não sobrou nada}.

Não se engane de achar que é apenas um molho bem feito jogado numa massa qualquer. A massa, na verdade, é o grande diferencial da casa, daquele tipo de massa artesanal que dissolve na boca {e que mesmo depois de ter voltado para casa, você lembra e baba enquanto escreve um post}.

Se for para criar uma lista de must go para quem vai visitar Gramado, a Cantina Pastasciutta é aquele lugar que não dá para deixar de ir de jeito nenhum. Recomendado com 5 estrelinhas brilhantes e saltitantes.

Serviço: Cantina Pastasciutta – Av. Borges de Medeiros, 2083 – Centro, Gramado – RS – Telefone: (54) 3286-2131
Comentários do Facebook
Compartilhe:
Sair da versão mobile